O Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP) promove, nos dias 26 e 27 de novembro, o “2º Seminário do CAMP: Estratégia, Comunicação e Democracia”, reunindo grande parte dos principais profissionais de marketing político do país. O evento tem como objetivo discutir novas propostas para as normas da Justiça Eleitoral e o papel dos meios de comunicação e do marketing político no fortalecimento da democracia.
O seminário será realizado no auditório da ESPM em São Paulo, dentre os participantes, estão confirmados grandes nomes reconhecidos do marketing político brasileiro, que estavam à frente das principais campanhas à prefeito esse ano. Estão confirmados também profissionais norte-americanos de peso, como Mark McKinnon (estrategista do George W. Bush e John McCain), Jess O’Connell (Conselheira sênior das campanhas presidenciais da Hillary Clinton e Pete Buttigieg) e Alex Tarascio (Diretor do instituto de pesquisa da campanha presidencial do Donald Trump).
Leia maisPara Bruno Hoffmann, presidente do CAMP, a importância desse encontro, especialmente no período pós-eleitoral, é estimular o debate sobre o mercado. “O principal ponto da agenda não é discutir cases, mas refletir sobre a relevância do mercado, debater caminhos e oportunidades para desmistificar nossa atividade. Um trabalho contínuo de estímulo à profissionalização do setor e de relacionamento para estar cada vez mais próximo das instituições democráticas, em especial a Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional.”
O presidente ressalta que, ao participarem desse processo de decisão e regulamentação, os profissionais podem contribuir para o fortalecimento da democracia. “Conseguimos trazer nosso olhar para que as normas estejam coerentes e justas, não apenas para nosso trabalho, mas também para o fortalecimento da democracia. Nossa expectativa é criar um debate enriquecedor, discutindo que tipos de regras poderiam ser modificadas, sob a ótica da comunicação.”
De acordo com o diretor sudeste do CAMP, Fernando Vieira, o debate promovido é fundamental para fortalecer a democracia. “É a oportunidade de abordarmos diferentes visões, a partir da experiência dos principais profissionais que atuam ativamente, antes e depois das eleições, em todas as gestões e poderes da República”, afirma.
Por fim, Bruno Hoffmann destaca que o seminário dará voz aos profissionais do marketing político, que têm recebido pouco espaço nas discussões sobre reforma eleitoral. “Os debates geralmente ocorrem entre parlamentares, advogados e técnicos da Justiça Eleitoral, mas nós, os profissionais de marketing político, que estão na ponta, e aplicam, e lideram conforme essas regras, também precisam ser ouvidos.”
Além da ESPM, o evento contará com o apoio da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político) e agências de comunicação.
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