Novo Kicks chega dia 3 e vai custar de R$ 160 mil a R$ 199 mil

Os adeptos de SUVs do Brasil e da América do Sul ganharam mais uma boa opção na hora de escolher um bom carro: a partir de 3 de julho, chega às concessionárias da Nissan a primeira fornada do novo Kicks, um 1.0 turbo com injeção direta e câmbio de dupla embreagem que entrega 125 cavalos de potência com um torque de 22,5kgfm. O SUV pretende agora brigar diretamente com o Creta, da Hyundai; CRV, da Honda; e Compass, da Jeep – tanto em preço quanto em qualidade.
São quatro versões: a Sense, de entrada, Advance, Exclusive e Platinum – todas em pré-venda. Interessados devem acessar o link para fazer a reserva com preços promocionais, variando de R$ 160 mil (Sense); 168 mil (Advance); 178 mil (Exclusive); e 199 mil (Platinum). Esta última, claro, entrega um bom pacote de equipamentos, até sofisticado para o segmento. O sistema de proteção e auxílio ao motorista tem 23 itens sensoriais, que garantem uma excelente dirigibilidade e atendem bem todas as necessidades: ultrapassagem, estacionamento, manobras e condução, acusando qualquer desvio involuntário do motorista, mantendo o veículo dentro das faixas de rolamento e equilibrado na pista.
O motor responde muito bem nas ultrapassagens, garantindo a decisão de mudança de faixa para ultrapassagem e retomadas. O modelo tem rodas de 19 polegadas nas versões Exclusive e Platinum e de 17 na Sense e Advance. A distância entre-eixos é de 2.65 metros, a maior da categoria. No total a Nissan investe nos últimos três anos R$ 2,8 bilhões com 98 novos robôs, ampliação do quadro de colaboradores em pelo menos 400 novos contratados e um aumento de produção de 24 para 32 carros por hora.
(Walberto Maciel, especial para a coluna De Bigu com a modernidade)
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RS3 Sportback custa a partir de R$ 325 mil – A Audi confirmou a chegada da linha 2026 para o Sportback. O hatch recebeu novidades no design, com a nova linguagem visual global da marca, e oferece mais itens de série. São duas versões de acabamento: Performance e Performance Black. Na dianteira, assim como a versão sedã, o A3 traz novos para-choques, com entradas de ar redesenhadas, e a grade em colmeia, mais larga e plana em cromo escuro com alto brilho. Na Performance, versão de entrada na linha, há rodas de liga-leve com 18″, aquecedor de banco dianteiro, ar-condicionado automático de 3 zonas, bancos dianteiros eletricamente ajustáveis.
O Pacote S Line para o interior passa agora a ser de série e é composto por bancos esportivos em couro sintético, pedaleiras em alumínio e teto moldado em tecido preto. O Audi Sound System tem 10 alto falantes (180 W) e painel de instrumentos digital de 12,3”. A top de linha Performance Black agrega, além dos itens das versão de entrada, acabamento do painel e bancos em microfibra, pacote de luzes ambiente e sistema de som premium Sonos 3D (680 W).
Omoda & Jaecoo: o que vem por aí – A chinesa Omoda & Jaecoom acaba de anunciar a importação de mais dois modelos, a partir do quarto trimestre: os Omoda HEV e Omoda 7 SHS. O primeiro tem conjunto combinando motor a gasolina 1.5 turbo com outro elétrico e será a opção de entrada do modelo (hoje apenas elétrico). O segundo é plug-in e tem autonomia de 1,2 mil quilômetros, sendo até 90 km em modo exclusivamente elétrico. Assim, a O&J terá quatro modelos à venda. Desde abril, já vende o Omoda E5 e o Jaecoo 7. Com eles, espera comercializar 30 mil veículos por ano e, no futuro, ficar entre as dez mais vendidas.

EX30 Cross Country em pré-venda – A Volvo Car Brasil anunciou a abertura da pré-venda do EX30 Cross Country. A previsão de entrega é para setembro, por R$ 315 mil. O SUV é equipado com dois motores elétricos e tração integral, entregando 428 cv de potência e 55,4kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.É o modelo mais rápido da marca até hoje. A bateria de 69 kWh garante uma autonomia de até 327 km (Inmetro).

Novo Territory chega em julho – A Ford confirmou a chegada da versão atualizada do SUV Territory para julho. “É o modelo do nosso portfólio que mais cresceu no último ano no Brasil e na América do Sul”, disse o pernambucano Antonio Baltar Jr., diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford América do Sul. Destaque para o design, com os faróis full-LED em L integrados à nova grade dianteira preta com detalhes cromados e o novo logo oval Ford no centro.
Ele teve ainda para-choque dianteiro redesenhado, ganhou novas rodas de 19” e maçanetas cromadas. Na traseira, as mudanças incluem os para-choques, lanternas e o logo Ford. O interior ficou mais sofisticado e tecnológico, com novos bancos em cinza e marrom e acabamento aprimorado. Os preços não foram divulgados.
Haval ganha prêmio da Autoesporte – A GWM celebra uma conquista interessante no mercado brasileiro: o Haval H6 GT foi eleito o melhor modelo da categoria Híbridos Premium na edição 2025 do tradicional guia Qual Comprar, da revista Autoesporte. A publicação, que este ano avaliou mais de 180 veículos em diferentes segmentos, destacou o SUV da GWM pela relação custo-benefício. O H6 GT superou nomes de peso do setor automotivo, como Audi Q5, BMW Série 3, Volvo XC60, Toyota RAV4 e Honda CR-V. Entre os critérios considerados na avaliação estão preço, valor do seguro, motorização e câmbio, capacidade do porta-malas, tempo de garantia, pacote de peças e custo das revisões.
Novo Tera é cinco estrelas – O Volkswagen Tera, o recém-lançado SUV compacto fabricado no Brasil, conquistou cinco estrelas no Latin NCAP, programa de avaliação de segurança para América Latina e Caribe. A nota máxima foi garantida após o modelo ter bom desempenho em todas as áreas testadas – principalmente na proteção de adultos e crianças. Ainda foi levada em conta a presença de sistemas de assistência à condução (os chamados Adas), presentes até mesmo nas versões de entrada.
O Tera obteve, no geral, 89,88% na proteção de ocupantes adultos, 87,25% para crianças, 75,77% na proteção a pedestres e 84,76% nos sistemas de assistência à segurança. O modelo foi testado em impacto frontal, lateral e lateral de poste, chicotada cervical, além de ter sido submetido à análise dos sistemas de frenagem autônoma (AEB), controle de estabilidade (ESC), assistência de velocidade, monitoramento de ponto cego e manutenção de faixa.
Kwid Zen – e até demais – A linha 2026 do Renault Kwid já está nas concessionárias para ser o carro mais barato do Brasil: são exatos R$ 79.790. Convenhamos, é de impressionar que o veículo mais barato do país, 0km, custe impressionantes R$ 80 mil. A versão Zen (é preciso ser muito zen mesmo) tem um motor 1.0 aspirado, câmbio manual e equipamentos mínimos. Rádio? Que nada! Tem “preparação para o som”. A tomada 12V foi embora — e agora aparece uma porta USB. No interior, haja plástico, em todas as superfícies. Os bancos são de tecido. O quadro de instrumentos vem com dois mostradores analógicos nas extremidades e uma tela digital ao centro. Só oferece um porta-copos e um porta-objetos pequeno. O ar-condicionado — sim, existe — é analógico. Os retrovisores são manuais. Bem, e por aí vai.


Nova BMW C 400 X – Terceiro lançamento da BMW Motorrad no Brasil em 2025, a nova BMW C 400 X já está em pré-venda. Criada para aprimorar a mobilidade urbana, o modelo chega com visual renovado. Os clientes que adquirirem o scooter na pré-venda garantem ainda um ano de seguro. O design se destaca pelo visual mais dinâmico e esportivo, dando uma aparência atualizada. Aros, faixas e detalhes vermelhos são inéditos. Um para-brisa fumê e o banco vermelho-preto completam o visual com personalidade e estilo. A BMW C 400 X permanece equipada com o motor monocilíndrico de 34 cv e torque máximo de 35 Nm e transmissão CVT.
Preços de lançamento:
BMW C 400 X Preta – R$ 64.900
BMW C 400 X Kalamata “Rugged” – R$ 65.900
Elétricos na Europa – A Shell, que já opera 75 mil carregadores elétricos em todo o mundo, divulgou estudo, feito com cerca de 15 mil motoristas europeus, chineses e americanos, mostrando que parou de crescer a disposição deles em trocar veículos a combustão por aqueles movidos exclusivamente elétricos. A tendência é ainda maior entre os europeus, aponta o estudo. A motivação principal segue sendo a mesma de cerca de duas décadas atrás: o preço superior dos carros elétricos frente aos movidos a gasolina ou diesel.
Mesmo em mercados com consumidores de poder aquisitivo elevado, a diferença ainda é bastante significativa, da ordem de um terço. Dos consumidores europeus ouvidos, somente 41% consideram trocar seu veículo a combustão por um modelo elétrico. Na consulta realizada em 2024, essa fatia era mais expressiva, 48%. Nos Estados Unidos o índice também encolheu, ainda que em menor grau, para 31%.
Comprador de olho nos seminovos – A categoria de veículos usados que mais cresce em vendas em 2025 é dos seminovos, aqueles com até 3 anos de usado. Trocaram de dono nos cinco primeiros meses do ano pelo menos 1,4 milhão dessas unidades específicas. Isso significa, uma alta de 32,3% sobre total de 2024. Os velhinhos, com mais de 13 anos, garantiram a segunda maior alta entre os usados, com 21,5%.
As demais categorias são as dos jovens (4 a 8 anos) e maduros (9 a 12 anos) com altas de, respectivamente, 5,1% e 0,7% no comparativo interanual. No total, o mercado de usados atingiu uma expansão de 14,3% sobre janeiro a maio do ano passado. Alguns fatores justificam essa alta maior no caso dos seminovos, sendo uma delas a dificuldade maior no momento de o consumidor adquirir um carro 0km.
Depreciação do mercado automotivo – A desvalorização do mercado automotivo cresceu em maio pelo segundo mês consecutivo, segundo dados do Índice Webmotors, que calcula todos os meses as variações percentuais dos valores dos carros anunciados na plataforma. Segundo o levantamento, o mercado como um todo (considerando novos e usados) apresentou em maio um índice de -0,272%, o que representa uma variação de -0,106 ponto percentual com relação a abril.
O segmento de usados apresentou seu segundo mês consecutivo de desvalorização e registrou índice de -0,297%, com variação de -0,103 ponto percentual em relação a abril. Com relação ao mesmo mês do ano anterior, no entanto, a desvalorização em maio de 2025 foi +0,028 ponto percentual inferior. Já o segmento de 0km apresentou valorização pelo sexto mês consecutivo, com índice de +0,77%.

Conheça 6 vantagens em fazer uma lavagem a seco – A falta de um espaço adequado e muitas vezes de tempo para levar e buscar o carro em um lava-jato acabam sendo um dos principais motivos de ficar circulando com ele sujo pelas ruas. Uma solução que surgiu nos últimos anos e tem ganhado cada vez mais adeptos é a lavagem a seco, que ao contrário da tradicional, é uma solução prática e sustentável. Marco Lisboa é CEO e fundador da KoalaCar, microfranquia de limpeza a seco de veículos, listou seis vantagens para quem quer cuidar do carro e otimizar tempo:
Economia de água – O baixo consumo de água é um dos principais atrativos: uma lavagem convencional pode gastar até 300 litros por carro, enquanto a versão a seco usa apenas os produtos para fazer a higienização. “Para quem tem o hábito de lavar o carro semanalmente ou a cada 15 dias, essa é uma economia significativa em tempos de escassez hídrica. A lavagem a seco pode ser uma ótima alternativa para manter o automóvel sempre limpo e sem desperdício”, diz o CEO da KoalaCar.
Otimização de tempo – O consumidor não precisa levar o carro até o lava-jato: basta agendar o serviço no local que você estiver, seja em casa, garagens residenciais ou no trabalho, por exemplo. Para quem tem uma agenda apertada, essa é uma alternativa prática.
Proteção para a pintura – A lavagem a seco contém ceras e agentes que formam uma camada protetora sobre a pintura. Isso ajuda a preservar o brilho e a proteger a lataria contra poeira, poluição e raios solares. Fora que, existem produtos específicos para o vidro e para a parte interna do veículo.
Sustentabilidade ambiental – Além da economia de água, os produtos utilizados nesse serviço são biodegradáveis e menos agressivos ao meio ambiente.
Agilidade no processo – Por dispensar a etapa de enxágue, a lavagem a seco costuma ser mais rápida que a tradicional. Em poucos minutos, o carro pode estar limpo.
Custo-benefício – Com ótimo custo-benefício, a proteção extra prolonga o tempo entre uma limpeza e outra, e a redução no desgaste da pintura pode evitar gastos com polimento no futuro, por exemplo.
“Essa é uma alternativa prática, eficiente, sustentável e ideal para os motoristas da atualidade, que costumam ter uma agenda mais apertada e não tem como ficar horas esperando o carro ficar pronto”, ressalta Marco Lisboa.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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