Dirceu afirma que o PT foi reprimido e segregado socialmente

Em entrevista à jornalista e colunista da Folha de São Paulo, o ex-ministro José Dirceu (PT), que já foi preso no escândalo do Mensalão, afirmou que o Partido dos Trabalhadores foi reprimido e segregado. “Nós erramos. Mas o fato histórico é que houve uma repressão institucional e social contra o PT. Por responsabilidade nossa, mas sabemos que isso tudo [combate à corrupção] foi pretexto”, afirma.

Confira o vídeo:

Um caminhão dos Correios foi apreendido com 1.947 quilos de maconha em Cascavel, no oeste do estado, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante aconteceu na manhã deste sábado (21). 

Em nota, os Correios disseram que o caminhão pertence à frota terceirizada. Afirmaram ainda que, tão logo souberam do caso, acionaram a empresa prestadora para as medidas cabíveis.

“Não havia carga postal sendo transportada no momento da apreensão. A empresa segue acompanhando o caso e colaborando com as autoridades competentes. A estatal reitera que mantém estreita parceria com órgãos de segurança pública para prevenir crimes e ocorrências contra os serviços postais.”

Conforme PRF, durante uma fiscalização, o motorista do caminhão recebeu ordem de parada, mas ignorou e fugiu pela BR-277, sentido Curitiba.

Ainda de acordo com a polícia, próximo a uma praça de pedágio desativada, o motorista entrou em uma estrada rural, onde abandonou o veículo e fugiu a pé.

A PRF informou que para retirar o caminhão do local foi necessário o uso de um trator. Tanto a droga, quanto o caminhão apreendido foram encaminhados à Polícia Federal, em Cascavel.

Do g1

Ainda em Garanhuns, com minha Nayla, me atualizando sobre o quadro eleitoral com o prefeito Sivaldo Albino (PSB), amplamente favorito para emplacar a reeleição. Ele, com sua Livia, e o seu herdeiro político Cayo, com sua Mércia. Degustamos as melhores iguarias do tradicional Varandas. A propósito, se Júnior Matuto for eleito prefeito de Paulista, Cayo, como segundo-suplente, assume seu mandato na Assembleia Legislativa.

A passagem de Fernando Haddad pela USP na sexta-feira (20), teve momentos em que o ministro da Fazenda foi ovacionado e tietado por estudantes, como é comum em suas idas a universidades públicas. Porém, ele também esteve diante de protestos contra o arcabouço fiscal e faixas reivindicando mais investimentos em educação. Chegou a ser chamado pelos manifestantes de “Paulo Guedes do PT”.

As manifestações foram realizadas pela União da Juventude Comunista (UJC), que também distribuiu folhetos em que julga que o governo é subserviente à iniciativa privada, financeira e industrial. “Haddad trabalha pro patrão”, disparava uma das faixas estendidas no auditório onde aconteceu a palestra do ministro.

Em sua fala, Haddad defendeu que a ansiedade seja controlada, para que não se volte contra o objetivo comum de desenvolvimento do País. Depois de abrir a palestra tratando da transição entre governos, quando o que estava em jogo, mais do que definições de metas fiscais, eram riscos políticos e institucionais, Haddad considerou que tensões sociais estão longe de serem superadas.

O ministro sustentou que o presidente Lula assumiu um País em completa anormalidade, e que apesar da ansiedade em colocar o Brasil em um patamar mais elevado, não seria em um ano e meio que resolveria todos os problemas herdados. Haddad fez uma menção a um rapaz que segurava um cartaz pedindo “Abaixo o arcabouço”, e reconheceu que o marco das contas públicas poderia ser melhor. Porém, defendeu que houve uma evolução em relação à regra anterior, do teto de gastos, que, segundo Haddad, “machucou” carreiras públicas, levando a sete anos sem reajustes de servidores.

Apesar da polarização no País, Haddad também frisou que o governo tem conquistado importantes acordos com o Congresso para o Brasil “voltar a respirar”. O ministro, diante das faixas pedindo mais investimentos em educação, ressaltou que a área nunca recebeu tantos recursos como atualmente, e disse que, mesmo com limitações fiscais, os investimentos públicos são hoje dois ou três vezes maiores do que os do governo anterior.

Do Estadão

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) confirmou, na sexta-feira (20), ter requerido a substituição das prisões dos investigados na “Operação Integration” por medidas cautelares até a realização de novas diligências. A operação ganhou repercussão nacional especialmente por envolver a influenciadora digital Deolane Bezerra, de 36 anos.

Segundo nota do MP, o pedido foi realizado após uma “minuciosa análise” dos autos da investigação indicar que eram necessárias diligências complementares para “embasar a acusação formal” dos investigados. O comunicado não detalhou quais seriam as medidas cautelares indicadas.

“Por evidente, as prisões preventivas já deferidas e executadas devem ser substituídas por outras cautelares de que trata o Código de Processo Penal, posto que o lapso temporal necessário ao cumprimento das novas diligências implicaria, inevitavelmente, em constrangimento ilegal”, apontou. Até o momento, não há informações oficiais sobre eventual soltura de investigados.

A investigação envolve uma organização criminosa suspeita de jogos ilegais e lavagem de dinheiro. Deolane tem afirmado ser vítima de “injustiça”.

Na nota, o MP ainda destacou a necessidade de sigilo sobre as novas diligências, “no intuito de esclarecer, de forma convincente, os fatos sob investigação e individualizar, de forma clara, a conduta de cada um dos investigados”. Não há publicação sobre o tema nas redes sociais da influenciadora digital, que chegou a veicular cartas escritas à mão nas últimas semanas.

Por fim, o MP apontou que não fará “qualquer outra manifestação sobre o assunto neste momento”. “O requerimento de novas investigações (…) não descuida da manutenção de algumas medidas cautelares já deferidas e impostas, sem prejuízo de que outras possam ser aplicadas ao caso concreto”, destacou. “Devem permanecer hígidos os atos processuais consistentes em buscas e apreensões de bens e valores, bem como as suas indisponibilidades”, completou.

Operação teve carros de luxo e aeronaves apreendidos

Além de ao menos 19 mandados de prisão, a Operação Integration cumpriu pelo menos 24 mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens (carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações) e valores. Também foi pedido o bloqueio de ativos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões. A ação foi realizada nas cidades de Recife (PE), Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel (PR), Curitiba (PR) e Goiânia (GO).

A investigação começou com a apreensão de R$ 180 mil. É voltada para um esquema de lavagem de dinheiro adquirido por meio de jogos de azar e dividida em três fases: aquisição, ocultação e integração do dinheiro ao patrimônio dos envolvidos – esta última é a que teria motivado a prisão de Deolane.

Do O DIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao poder pela 3ª vez com a promessa de reposicionar o Brasil no tabuleiro geopolítico mundial. Um dos pilares de sua estratégia era implantar uma política ambiental que antagonizasse com a de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). O que se viu de 1º de janeiro de 2023 a 31 de agosto de 2024, entretanto, é que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, não entregou o que prometeu para conter os incêndios florestais.

Dados do Monitor do Fogo mostram que 28,7 milhões de hectares foram consumidos por queimadas desde que Marina assumiu a chefia do ministério. Só em agosto de 2024, foram 5,7 milhões –alta de 150% em relação ao mesmo período de 2023.

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), Marina chamou o então ministro, Ricardo Salles, de “antiambientalista”. Depois, disse que Joaquim Leite, que assumiu o ministério em junho de 2021, era um “negacionista convicto”. Os números da ministra de Lula, no entanto, são parecidos ou piores que os dos seus 2 antecessores. 

Agosto em chamas

Sob Bolsonaro, agosto de 2019 foi o pior mês em termos de hectares destruídos pelo fogo: 3,8 milhões. Salles era o ministro do Meio Ambiente.

Sob Lula, agosto de 2024 é o pior mês da administração petista. Foram 5,7 milhões de hectares consumidos por queimadas –recorde para o período.

Lula tenta se dissociar dos incêndios que atingem o país. O petista está no poder há mais de 1 ano e meio, mas disse em 17 de setembro que o Brasil não estava “100% preparado” para lidar com as queimadas. Afirmou também haver “fortes indícios de crime”.

O presidente convocou reuniões com governadores. O governo anunciou um crédito de R$ 514 milhões para combater os incêndios. A medida foi recebida com críticas por alguns chefes estaduais:

Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso – afirmou que a reunião com o Executivo terá pouca eficácia em 2024. Motivo: até as medidas saírem do papel, as chuvas terão resolvido o problema;

Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás – declarou que o governo Lula não dará conta e falou em “ineficiência completa”.

Do Poder360

Por Renê Junior*

Gostaria aqui de fazer uma singela homenagem a uma figura pública que Pernambuco teve com muito orgulho, trata-se do Coronel PM Dário Ferraz de Sá, um sertanejo acima do seu tempo, um visionário, um homem que governou e serviu a sua cidade Natal, de 1963 a 1968, com muito zelo, muita eficiência, muito respeito a coisa pública, e acima de tudo, com muito amor. Em todos os cargos que ocupou, exerceu seu trabalho  com maestria.

Além de prefeito de Floresta, foi oficial da Polícia Militar de Pernambuco, chegando ao posto máximo da carreira. foi também Ajudante de ordens do governo Cid Sampaio, sendo o único incumbido, inclusive,  de receber a rainha Elisabete II, e seu esposo, Philippe, o duque de Edimburgo, na visita ao Recife.

Quase ninguém sabe, mas ele tinha 5 formaturas (direito, odontologia, educação física, filosofia e letras). Um homem culto, se foi precocemente em 1975, aos 45 anos, em decorrência de uma leucemia. Até hoje é lembrado e serve de inspiração ao seu povo sertanejo, ao povo de Floresta. Muitas mães e muitos pais, até hoje, dão o seu nome aos seus filhos e netos. 

Floresta tem dois representantes na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os deputados Caio Maniçoba, cujo pai chama-se Dário (sendo este afilhado do ex-prefeito), e o deputado Fabrizio Ferraz, cujo o nome de batismo é Fabrizio Dário de Sá Ferraz, em mais uma homenagem ao saudoso ex-prefeito.

Seu nome também é nome de uma praça e de uma rua em Floresta, tendo inclusive um busto em sua homenagem. Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, também existe uma rua com o seu nome. 

Não poderia deixar de citar aqui a ex-primeira-dama, dona Zélia Duque Ferraz, sertaneja de Tacaratu, uma verdadeira dama. Talvez sem ela ao seu lado, ele não teria sido o homem que foi, um completava o outro. Tive a honra e o privilégio de conhecê-la, sempre muito elegante e educada, uma pessoa do bem e para o bem. Foi ao encontro do seu amado esposo em 2017, aos 82 anos.

Na sua gestão como prefeito, Floresta viveu os melhores tempos de sua história, a paz voltou a reinar, não teve um único homicídio em toda sua gestão. Era um homem de paz. 

A sua casa em Recife, no bairro de Areias, era uma espécie de refúgio, de acolhimento dos florestanos que vinham para o Recife atrás de hospitais, de médicos, de exames. Acolhia a todos com muito zelo e com muito amor. 

Não tive o privilégio de conhecê-lo, pois era muito novo quando ele partiu, mas tenho o privilégio de ser amigo até hoje de seus 4 filhos, Sérgio, Dalka, Sidia e Dário Júnior, todos pessoas do bem.

Recordo-me do meu falecido pai, que se referia a ele como major Dário (como ele era conhecido pela vizinhança em Recife). As histórias que meu  pai contava em relação a ele eram sempre recheadas de elogios, descrevendo-o como um homem extremamente inteligente, educado, prestativo e acima de tudo, um excelente vizinho. 

Tive a honra de ir algumas vezes a Floresta junto com seu filho e meu amigo Dário Ferraz Junior, na época em que éramos sócios na advocacia criminal, e via como as pessoas ficavam com os olhos brilhando quando falávamos em seu nome. Afirmavam, sem titubear, que ele foi o melhor prefeito que Floresta já teve. Que sirva de exemplo para os gestores que aí estão!

*Advogado

O ex-deputado federal Eduardo Cunha foi a segunda testemunha de defesa do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Domingos Brazão, na audiência de instrução e julgamento da ação penal contra os réus apontados como mandantes no Caso Marielle Franco. Em depoimento, nessa sexta-feira (20), Cunha disse que Brazão não tem relação com grilagem de terra.

O ex-deputado afirmou que Domingos Brazão tinha postos de gasolina e comércio e disse que o conselheiro comprava bens em leilão para vender mais caro, já que “salário de parlamentar não dá para manter um bom padrão de vida”.

Domingos e o irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão, são acusados de serem os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Eduardo Cunha, que também é presidente municipal do Republicanos, reafirmou a inocência dos irmãos Brazão e destacou que, nas campanhas em que participou com Domingos, nunca presenciou nenhuma atividade criminosa por parte do conselheiro. O ex-deputado foi a única testemunha a depor acompanhada de um advogado.

A audiência também foi marcada pela defesa ferrenha do deputado federal Washington Luiz Cardoso Siqueira, o Washington Quaquá, a Domingos Brazão. O deputado disse saber que sofrerá desgaste político com o depoimento, mas afirmou acreditar na inocência dos irmãos Brazão, já que, segundo ele, assassinar a vereadora seria “burrice”.

O deputado federal também é candidato a prefeito da cidade de Maricá e foi convidado pelos advogados de Domingos Brazão como testemunha de defesa.

Da CBN

Morreu neste domingo (22), aos 84 anos, o poeta, escritor e autor do hino de Garanhuns, João Marques dos Santos, vítima de uma parada cardiovascular. O ex-prefeito do município, o deputado Izaías Régis, lamentou a morte de João, que também foi diretor de Cultura da cidade e presidente da Academia de Letras de Garanhuns.

“Neste momento de dor, expresso minhas condolências aos familiares e amigos. Que Deus possa confortar a todos. João Marques viverá para sempre em sua obra e na memória dos garanhuenses”, pontua o político.

Depois de liderar uma caminhada e uma carreata históricas por oito bairros do Recife, o prefeito João Campos (PSB) participou, na tarde deste sábado (21), de um encontro promovido pelo vereador e candidato à reeleição Victor André Gomes (PV). A agenda, realizada no comitê do aliado, no bairro da Tamarineira, na Zona Norte, reuniu lideranças políticas, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto.

Em seu discurso, João Campos convocou o time da Frente Popular a intensificar a campanha nesta reta final. “Passa um filme na cabeça de tudo o que a gente fez até aqui. Faltam 15 dias para as eleições e eu fico feliz em saber que a gente trabalhou durante todo esse tempo e o quanto a gente deseja fazer muito mais. Para isso, a gente precisa ter um time bom de vereadores para nos ajudar a trabalhar pelo Recife”, afirmou o prefeito.

A candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida (PSD), recebeu a governadora Raquel Lyra (PSDB) para realizar uma grande caminhada na Avenida Presidente Kennedy, neste sábado (21), com a presença de fazedores de cultura que atuam na cidade. O ato também contou com a participação do candidato a vice, Chiquinho (Solidariedade), além do atual gestor do município, Professor Lupércio.  

A caminhada teve início na Avenida Presidente Kennedy e seguiu para a Feira de Peixinhos. “A Kennedy na administração passada era conhecida como a Avenida da Morte, mas a gestão do Professor Lupércio chegou com muito trabalho e fez a reforma que a população esperava.  Agora, a Nova Kennedy tem uma boa estrutura e ninguém precisa arriscar a vida, já que tiramos aquelas paradas de ônibus que ficavam no meio da avenida”, comentou Mirella. 

A candidata prometeu novas conquistas para a população. “Fizemos obras como a Nova Kennedy, porque temos muita dedicação pela cidade. Estamos requalificando a Av. Getúlio Vargas e vamos levar serviços como esse para mais ruas e avenidas. Olinda anda para frente”, afirmou. 

“Mirella é a próxima prefeita de Olinda”, afirmou Raquel. Já Lupércio disse que a candidata vai garantir mais obras para a cidade avançar. “Mirella é a pessoa certa para fazer Olinda seguir mudando e melhorando em todas as áreas”, comentou o gestor.

Por Valdemar Medeiros*

A região Nordeste do Brasil está no centro de uma revolução energética global com um foco claro: a produção de hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro. Entre os estados que lideram essa corrida está o Rio Grande do Norte, que recentemente anunciou um investimento massivo de R$ 111 bilhões para o desenvolvimento de projetos voltados à produção de hidrogênio verde (H2V). Com o potencial de gerar mais de 30 mil novos empregos e atrair bilhões em investimentos, o Nordeste está prestes a se consolidar como uma potência mundial na produção deste combustível inovador.

O Rio Grande do Norte, já conhecido como o maior produtor de energia eólica do Brasil, está à frente de uma nova onda de desenvolvimento com o hidrogênio verde. O estado possui uma combinação perfeita de recursos naturais e infraestrutura que o coloca em uma posição vantajosa para liderar a produção do combustível do futuro. Além de abundante energia eólica, o estado também dispõe de grande disponibilidade de água, ambos essenciais para a produção de H2V.

Atualmente, pelo menos seis projetos estão em desenvolvimento no estado, com o potencial de gerar 5 GW de energia limpa. Três desses projetos já estão em fase de licenciamento ambiental, o que representa um passo importante para transformar o Rio Grande do Norte em um centro global de produção de hidrogênio verde.

Este avanço se deve, em grande parte, à colaboração entre o governo do estado e a iniciativa privada, que já está atraindo investimentos de empresas internacionais como a alemã Nordex e a espanhola Acciona.

Com um investimento total estimado em R$ 111 bilhões, o Rio Grande do Norte se destaca como um polo estratégico para a produção do combustível do futuro. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec), os projetos de hidrogênio verde no estado têm potencial para gerar um total de US$ 20 bilhões em investimentos diretos. Isso coloca o Rio Grande do Norte na vanguarda de um movimento que pode transformar a economia da região e criar mais de 30 mil novos empregos nos próximos anos.

O Complexo Industrial Alto dos Ventos, em Macau, é um dos principais projetos em desenvolvimento no estado. Com um investimento estimado em US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 12,9 bilhões), este projeto é liderado por Nordex e Acciona, ocupando uma área de 10 hectares e com capacidade de produção de 1 GW de hidrogênio verde. Essa capacidade coloca o projeto entre os maiores do mundo e reforça o papel do Rio Grande do Norte como uma potência emergente na produção do combustível do futuro.

A produção de hidrogênio verde no Nordeste não seria possível sem o desenvolvimento de uma infraestrutura robusta que permita o escoamento e transporte do combustível. Nesse contexto, o Porto-Indústria, que está sendo viabilizado pelo governo do Rio Grande do Norte, desempenha um papel fundamental. O porto será crucial para o transporte do hidrogênio verde produzido na região, facilitando sua exportação para mercados internacionais.

Além disso, o estado está trabalhando para desenvolver a regulamentação necessária para apoiar o crescimento desse setor. A Assembleia Legislativa do RN (ALRN) está elaborando um projeto de regulação para o ambiente de produção de hidrogênio verde, enquanto o Congresso Nacional já aprovou o Marco Legal para a produção de hidrogênio, criando um ambiente regulatório favorável para atrair mais investimentos. Essas medidas são essenciais para garantir que o hidrogênio verde se torne uma parte central da matriz energética do Brasil.

O impacto do hidrogênio verde na criação de novos empregos no Nordeste

Um dos aspectos mais promissores do investimento em hidrogênio verde no Nordeste é o impacto positivo que terá na criação de empregos. A expectativa é que os projetos de produção de H2V gerem mais de 30 mil novos empregos diretos e indiretos, abrindo oportunidades em diversas áreas, desde engenharia e tecnologia até logística e gestão de projetos.

Essa nova demanda por mão de obra qualificada está sendo atendida por iniciativas como o Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde, inaugurado em fevereiro deste ano no Rio Grande do Norte.

Esse centro é o primeiro do Brasil a oferecer treinamento especializado para profissionais que desejam atuar na produção de hidrogênio verde. Em condições reais de operação, os alunos aprendem desde a geração de energias renováveis até a produção e aplicação prática do hidrogênio verde. Essa capacitação é fundamental para garantir que o Brasil tenha os recursos humanos necessários para se destacar no mercado global de hidrogênio verde.

O futuro do hidrogênio verde no Nordeste e a transição para o combustível do futuro

O hidrogênio verde está rapidamente se tornando uma das soluções mais promissoras para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O Brasil, com sua abundância de recursos renováveis, está bem posicionado para se tornar um líder global na produção deste combustível do futuro, e o Nordeste, em particular, está assumindo a dianteira desse movimento.

Estados como o Ceará, Piauí e Bahia também estão investindo pesadamente no desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde, com o Ceará liderando o número de projetos em andamento, somando 27 iniciativas. No entanto, o Rio Grande do Norte continua a se destacar pelo seu pioneirismo e pela infraestrutura já em desenvolvimento para suportar a produção de H2V.

Com investimentos que podem chegar a US$ 90 bilhões em toda a região Nordeste, o hidrogênio verde promete não apenas transformar a economia local, mas também colocar o Brasil no mapa global como um dos principais exportadores desse combustível limpo e sustentável. Ao fazer essa transição para o combustível do futuro, o Brasil estará contribuindo significativamente para a luta contra as mudanças climáticas, ao mesmo tempo que gera novos empregos e oportunidades para o desenvolvimento regional.

*Jornalista do CPG

Neste sábado (21), o presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, e o ex-senador Armando Monteiro (Podemos) participaram de um almoço com diversos candidatos, lideranças e aliados do grupo político da governadora Raquel Lyra no Sertão do Pajeú. O evento foi realizado na casa do prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (Podemos). 

O objetivo do encontro é fortalecer as bases e fomentar os relacionamentos intermunicipais entre os candidatos e futuros prefeitos que poderão ser escolhidos nas eleições que se aproximam. 

Armando Monteiro fez questão de destacar a aliança de longa data com muitos dos presentes, reforçando o compromisso do grupo com a melhoria da região em diversos setores. “É uma alegria voltar ao Pajeú e ver tantos amigos reunidos, pessoas com as quais tive contato ao longo da minha vida pública, são amigos que a gente guarda com muito carinho. A política é uma atividade missionária, quando feita verdadeiramente e com compromisso. É preciso que as pessoas que têm espírito público acreditem na política, e venham a esse espaço, debatendo os interesses de suas cidades e regiões. O Pajeú recebeu menos do que deveria receber ao longo do tempo, por isso precisamos investir nas nossas lideranças e, junto à nossa governadora, promover o fortalecimento dessa região tão importante para Pernambuco”, afirmou Armando Monteiro. 

Já Fred Loyo destacou a concretização das ações da governadora Raquel Lyra no Pajeú como ponto favorável ao fortalecimento dos candidatos aliados no Sertão e em todo o estado. “É muito bom ter essa oportunidade de reunir aqui os nossos candidatos do PSDB e de outros partidos, que também estão comprometidos com a mudança que vem sendo feita pela nossa governadora Raquel Lyra. Muitas ações já chegaram e estão chegando ao Sertão do Pajeú, e esse time aqui, que deverá ser eleito em sua totalidade, fará parte desse processo, trabalhando para encaminhar e trabalhar pelas melhorias em seus respectivos municípios a partir do dia 1º de janeiro de 2025”, destacou o presidente tucano. 

Representando os demais candidatos e lideranças, o anfitrião Sávio Torres fez questão de agradecer pelo encontro. “Fico muito feliz em receber todos aqui, tenho muita confiança em Fred e Armando, que estão em nome da governadora Raquel Lyra unindo esse time para levar a mensagem de que bons e novos tempos estão chegado ao Pajeú”, Sávio Torres.

Quando venho a Garanhuns, fico hospedado no hotel fazenda Alvorada. Passo o fim de semana nele, mais uma vez, desta feita com minha Nayla, que não conhecia e adorou. Embora esteja enquadrado como fazenda, fica praticamente na cidade, mas com um detalhe: a sensação é de estar em plena fazenda, com direito a respirar ar puro, com cheiro de eucalipto. 

Com direito ainda a conviver plenamente com a natureza. Nele, é possível se deparar com pavões no telhado do chalé, ouvir o canto de pássaros, apreciar araras belíssimas, ver hienas e outros bichos, além de passear montado num cavalo. A comida é bem caseira, o atendimento personalizado. 

Muito verde, um friozinho gostoso para degustar um bom vinho na varanda do chalé, como fiz ontem com minha Nayla sob uma temperatura de 16 graus. Originalmente, o local era uma fazenda. O proprietário morava com toda a família, criava gado de leite e de corte. Até hoje, o casarão da família está preservado, logo na entrada do hotel. 

O Hotel Fazenda Alvorada Garanhuns inclui 25 chalés e está a uma distância de 6 km do Cristo magano. O estacionamento também está disponível no local.

O hotel está a cerca de 25 minutos a pé do Castelo de João Capão. O Mosteiro de São Bento também está a cerca de 10 minutos de carro. Os chalés estão equipados com mini frigobar, TV de tela plana com canais via satélite para conveniência dos hóspedes. Os detalhes agradáveis incluem lareira de pedra, juntamente com sofá e mesa de trabalho.

Um café da manhã é servido no restaurante todas as manhãs, com frutas, macaxeira, inhame, cuscuz e tapioca. Os hóspedes podem aproveitar o solário e terraço ensolarado por uma taxa adicional. Tem ainda piscina e área de lazer para a criançada. 

SERVIÇO

Hotel Fazenda Alvorada 

Rua Duarte Coelho, 110

Garanhuns 

Reservas: 87. 3761.0601

O candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado (PL), acompanhado da vice Leninha Dias (PL), visitou um importante centro de assistência localizado no bairro da Iputinga, na sexta-feira (20). Este espaço, fundado há 15 anos por Maria Tereza, oferece acolhimento a crianças com microcefalia e portadoras de câncer, além de atender pessoas em tratamento médico. O centro é uma verdadeira tábua de salvação para aqueles que vêm do interior de Pernambuco, proporcionando refeições, hospedagem e cuidados essenciais, tudo de forma gratuita.

Maria Tereza, que fundou o espaço após a perda de sua mãe para o câncer de útero, tem dedicado sua vida a ajudar pessoas que enfrentam dificuldades em busca de atendimento médico. O centro, mantido exclusivamente por doações de pessoas físicas, demonstra que é possível realizar um trabalho transformador com recursos limitados.

Durante a visita, Gilson Machado elogiou a iniciativa e expressou seu desejo de que a Prefeitura possa apoiar mais projetos como este. “Fiquei profundamente tocado pelo trabalho de Maria Tereza. A Prefeitura deve ser um apoio para iniciativas que acolhem e cuidam das pessoas. Não é preciso muito para fazer a diferença; um espaço pequeno e acolhedor pode mudar vidas. Meu compromisso é cuidar dessas pessoas e garantir que todo mundo, especialmente os neurodivergentes, tenham o apoio que precisam”, afirmou.

Antônio Pereira de Lima, um morador de 67 anos que veio de Surubim, também compartilhou sua experiência. Ele está em Recife para tratar de diabetes, catarata e glaucoma, e encontrou no centro um lar temporário que facilitou seu tratamento. “Esse lugar salvou minha vida. Sem ele, eu teria que viajar todo dia e isso seria muito difícil. Aqui, consigo me deslocar aos hospitais rapidamente e seguir meu tratamento. Sou muito grato por tudo que fazem aqui”, disse Antônio.

Tive um encontro casual ontem, em  Garanhuns, com o padre-cantor Alessandro Campos, conhecido por usar elementos da música sertaneja em seus shows. Ele veio fazer um show num evento católico da cidade e a mim foi apresentado pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB), com quem jantou no restaurante O Relojoeiro antes da sua apresentação em praça pública. 

Por onde passa, Alessandro sempre aparece com trajes de cowboy em meio às vestimentas tradicionais de padre. O presenteei com a biografia de Marco Maciel, de minha autoria, lançada no ano passado. Marco Maciel era um católico fervoroso, de nunca faltar a uma missa dominical. 

Quando vice-presidente da República, incluiu na sua rotina uma missa às quintas-feiras, no Palácio Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência. Governador de Pernambuco, trouxe o Papa ao Recife e esteve no Vaticano, em Roma, em várias ocasiões, inclusive como vice-presidente, senador e ministro.

Alessandro cantava na igreja ainda na época de coroinha e, já sacerdote, foi incentivado a entrar na carreira musical pelos padres de sua antiga paróquia. Seu primeiro álbum foi lançado em 2011, mas o sucesso veio no álbum seguinte, “O que é que eu sou sem Jesus?”, que chegou nas lojas em 2014. 

A quantidade de 900 mil álbuns vendidos o fez ficar na frente de artistas como Ivete Sangalo e Roberto Carlos. Dessa maneira, ele apareceu na lista de 50 álbuns mais vendidos do mundo, pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica.

O sacerdote estreou na TV Aparecida, onde comandou o “Aparecida Sertaneja” por dois anos. No programa, Alessandro cantava e recebia convidados do gênero. Deixou o comando do programa em 2015. Em 2016, transferiu-se para a Rede Vida. Na emissora de São José do Rio Preto, apresentou o programa “Família Sertaneja”, posteriormente rebatizado de “Viva a Vida”. Também acumulou função na Rede Século 21, no comando do programa “Vem com Fé”.

Durante o ano de 2017, apresentou o “Festa Sertaneja”, na TV Gazeta. Em novembro de 2018 foi contratado pela RedeTV e em 11 de fevereiro de 2019 começou apresentar um programa que leva seu nome, no qual ficou até abril do mesmo ano. Em julho de 2019, foi para a Rede Brasil de Televisão, onde comanda “Santa Missa”.

Cinco destaques da Ram Rampage, versão R/T 

A linha de picapes da Ram só tinha peso-pesados, com modelos gigantes e preços chegando facilmente aos R$ 500 mil. A aceitação até foi boa, mas como não temos supervagas nem estradas como os Estados, a Stellantis – dona da marca – resolveu criar uma linha intermediária para os brasileiros, focando no tamanho e no preço. A Rampage, então, passou a ter a primazia de ser Ram feita fora dos EUA. Chegou no ano passado na plataforma Small Wide 4×4, a mesma da Toro, Jeep Compass, Renegade e Commander.

Resultado: no acumulado de 2024, foram vendidas mais de 15 mil unidades. E se aproximou das concorrentes médias há mais tempo consolidadas no mercado – como a Chevrolet S-10 e a Nissan Frontier. Testamos a versão mais esportiva, e charmosa, delas: a R/T. E numa viagem Brasília-São Paulo – e ambas, também no uso urbano. Confira, então, o que ela tem a oferecer – ou a melhorar. A Rampage R/T custa R$ 292.990 e não tem kit de opcionais à disposição, mas apenas a cobrança de R$ 2 mil por cores especiais. 

  1. Excelente desempenho – A versão R/T vem com o motor 2.0 Hurricane 4 – que anda muito e bebe idem. É a picape mais rápida do Brasil atualmente. Desenvolve 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. E olhe que o motor é a diesel, garante uma aceleração constante, mas bem eficiente. Atinge 220 km/h de máxima, sendo a mais rápida da marca. Em retomadas e ultrapassagens, as acelerações são caprichadas, fortes e vigorosas. O câmbio automático da ZF tem nove marchas e é bem elástico, sem tranco, casando bem o motor turbodiesel. Aliás, tudo melhora quando se aciona o botão R/T: ele faz alguns gerenciamentos internos e deixa a picape mais arisca, nervosa, digamos assim.
  2. Consumo alto – Ninguém espera que um propulsor a gasolina que gera 272cv seja econômico. Por isso, nem pense nessa associação. Segundo a própria Ram,o consumo é de 8 km/l na cidade e de 10 km/l na estrada. Na estrada, viajando de forma tranquila e respeitando-se os limites oficiais de velocidade, passamos fáceis dos 11/12km/l. 
  3. Acabamento – Veio com correções de falhas de modelos anteriores de marcas parceiras, como os Renegade e Compass de entrada – como alguns níveis de plástico e central multimídia acanhada. Agora, garante um conjunto sofisticado, semelhante ao usado no Jeep Commander. Enfim, o interior é bem montado e tem bons materiais – com acabamento em alcântara até na direção (embora, na unidade testada, já tenha sofrido algum desgaste). 
  4. Central multimídia e quadros de instrumentos – Outro pulo de qualidade em relação aos ofertados por marcas da empresa Stellantis. Tem 12,3 polegadas – e deve ser a maior e com mais brilho do segmento. É estilo flutuante, tela tátil rápida e sistema intuitivo. E traz conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado integrado é de fácil uso. O quadro de instrumentos é 100% digital, com computador de bordo multifunções – e  tela com informações mais claras.
  5. Suspensão – Como tem proposta esportiva, os conjuntos McPherson na dianteira e multilink na traseira são mais robustos e, como são sistemas independentes, ajudam a melhorar o conforto na cabine – embora R/T tenha suspensão ainda é mais rígida. Isso garante uma confortável condução tanto em trechos ruins quanto nas boas estradas pedagiadas do interior de São Paulo – e em maior velocidade.

E mais 

Portas USB – Aqui, a Jeep se rendeu às necessidades dos clientes e pôs à disposição seis delas em toda a cabine. Quatro são aos passageiros do banco traseiro, com duas do tipo C e duas convencionais. As duas restantes ficam no segundo andar do console central, sendo uma do tipo C e outra convencional.

Itens de segurança – O pacote de segurança é padrão Jeep, linha mais cara: são 7 airbags, controles de tração estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de descida, 

Itens de conforto – Android Auto e Apple Car Play sem fios, carregador de celular por indução e chave presencial com partida por botão e remota na chave. A iluminação é completa em LEDs e freio de estacionamento eletrônico com auto hold.

Customização visual – A R/T, testada, vem com vários e diferentes visuais e acabamentos – como rodas de 19″ exclusivas, emblemas alusivos à versão, escapamento esportivo, teto pintado de preto, faixas exclusivas e revestimento interno de couro com suede e por aí vai. 

Acessórios – A R/T já tem banco do motorista com ajuste elétrico, mas, por R$ 6 mil, pode levar o mimo para o passageiro. Se o condutor quiser, pode levar um som da Harman Kardon.

Trânsito, álcool e multas – Um projeto de lei que tramita na Câmara pode tornar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ainda menos tolerante a crimes praticados sob a influência de álcool – ou de qualquer outra substância psicoativa, claro. A pena de homicídio culposo, por exemplo, deixa de ter um teto de 8 anos. Ele leva o sujeito culpado para a cadeia por até 18 anos. O texto foi apresentado à Câmara dos Deputados pelo deputado Cobalchini (MDB-SC). Pelo projeto, a pena para quem praticar homicídio culposo por dirigir embriagado passa a ser reclusão de 5 a 18 anos. Além de suspensão ou proibição de obter a permissão ou a habilitação para dirigir. Hoje a pena é reclusão de cinco a oito anos, além da suspensão ou da proibição do direito de dirigir. A justificativa do deputado destaca que a segurança no trânsito é ameaçada por comportamentos imprudentes, especialmente aqueles relacionados ao consumo de substâncias. Ele defende que o Estado deve adotar medidas rigorosas para prevenir esses crimes e garantir a segurança nas vias.

Se aprovado, o projeto estabelece:

√ Homicídio culposo: Pena de 5 a 18 anos de reclusão e suspensão ou proibição de dirigir, aumentando a pena atual de 5 a 8 anos.

√ Lesão corporal grave ou gravíssima: Pena de 2 a 7 anos de reclusão, em vez de 2 a 5 anos.

√ Conduzir com capacidade psicomotora alterada: Pena de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa e suspensão ou proibição de dirigir, aumentando a pena atual de 6 meses a 3 anos.

√ Trânsito em velocidade incompatível com segurança: Pena de 1 a 2 anos de detenção, ao invés de 6 meses a 1 ano ou multa.

Nova KLX 300R – A Kawasaki Motores do Brasil acaba de apresentar aos brasileiros a KLX 300R, que chega – segunda a marca – para revolucionar o mercado. O novíssimo modelo traz motor moderno, potente e confiável – e ciclística com suspensões de primeira linha com longo curso e repletas de recursos de regulagem. Ela está de olho numa ampla gama de pilotos, desde os iniciantes aos mais experientes. Isso porque seu motor se destaca pela suavidade no funcionamento e, ao mesmo tempo, entrega boa performance. É um motor monocilíndrico com capacidade de 292cc com arrefecimento líquido com dois radiadores, garantindo eficiência até mesmo nas condições de uso mais severas. Do tipo DOHC (Dual Over Head Camshaft), cujo acionamento das quatro válvulas é feito por dois comandos, este motor é capaz de gerar potência máxima de 29 cv a 8.000 RPM e torque máximo de 2,7 kgf.m a 7.000 RPM. Disponível na cor Battle Gray, a KLX 300R está nos concessionários com preço público sugerido de R$ 37.990 (+frete).

Blazer elétrica já em pré-venda – A General Motors acaba de pôr em regime de pré-venda o Blazer EV, SUV elétrico premium que tem autonomia de 481 km no ciclo do Inmetro e acelera de 0 a 100 km/h em meros 5,8 segundos. Em versão única, na configuração RS, a mais potente e completa disponível hoje globalmente, o modelo chega ao Brasil com tração traseira, 347 cv de potência e bateria de 102 kWh. Seu preço de tabela é de R$ 479 mil. As primeiras entregas estão previstas para outubro. Quem optar pela pré-venda vai ganhar alguns benefícios – uma deles, a escolha entre duas opções de carregadores residenciais rápidos: o portátil de até 7 kWh ou o wallcharger de até 22 kWh. E, ainda, um ano de crédito para recarga pública na rede EZVolt de até 1.200 kWh, o suficiente para rodar 5.600 km, em média. O SUV elétrico será ofertado também por meio de assinatura exclusiva para pessoa jurídica, com planos de 12, 24 e 36 meses, pela GM Fleet.

Novo Citroën Basalt – O SUV Coupé da marca francesa começou a ser produzido esta semana no Polo Automotivo de Porto Real, no Rio de Janeiro. Evento marca a última ação do ciclo atual, que prepara as instalações industriais para receber os R$3 bilhões em investimentos no Rio nos próximos anos. Desenvolvido na América do Sul com forte integração local, o Basalt é o primeiro SUV Coupe da Citroën na região e será lançado em breve no Brasil. O produto chega para completar a família C-Cubed, ao lado do C3 e do Novo Aircross. Com uma gama inteligente de versões e um design arrojado, o Basalt tem  elevada distância ao solo, dianteira vertical, capô alto, para-lamas alargados e molduras das caixas de roda com diferentes formas geométricas. 

Linha Pajero Sport 2025 – O SUV da Mitsubishi chega às concessionárias com mais tecnologia, design atualizado e interior ainda mais refinado. Vem em quatro versões. 

HPE: R$ 349.990

HPE-S: R$ 379.990

Legend: R$ 419.990

Legend Black: R$ 425.990

O interior ganhou novo volante multifuncional redesenhado com três raios, feito para proporcionar melhor ergonomia. Os bancos (sete, ao todo) revestimento em couro premium com duas opções de cores: preta ou bege. As duas primeiras fileiras de assentos contam com ajuste elétrico e sistema de aquecimento. Todas as versões trazem o motor 2.4 turbo diesel, feito em alumínio, que gera 190cv e 43,9 kgfm de torque. O sistema de transmissão é automático de oito velocidades.

Vem aí a Ranger Black – A Ford confirmou o que já se sabia: a Ranger vai ganhar a versão Black. Ela terá um apelo de mais sofisticação, mas ainda não teve detalhes mecânicos divulgados (mas devem ser a com motor 2.0 de 170 cv de potência ou a V6 3.0 de 250 cv e 61,1 kgfm de torque). 

O GTD Mustang mais rápido das ruas – O modelo já homologado para as ruas tem 815 cv de potência, 91,80 kgfm de torque e velocidade máxima de 325 km/h – e supera qualquer outro Mustang nessa perspectiva. O seu motor V8 de 5,2 litros é o primeiro da linha com cárter seco, que ajuda a manter a lubrificação em curvas longas e acentuadas. Aerodinâmica ativa de ponta, freios de carbono-cerâmica e suspensão traseira com amortecedores semiativos são outros avanços do supercarro. O Mustang GTD vai buscar a meta de fazer uma volta oficial abaixo de sete minutos no circuito de Nurburgring, na Alemanha. A prova será realizada ainda este ano.

Pneus de carga importados – O governo federal vai manter inalterada, em 16%, a alíquota de importação de pneus de carga. Mas subiu para 25% a alíquota de pneus de carros – pelo menos por um ano. A medida foi pedida pela Anip, a associação das indústrias do segmento. “Estudo da LCA Consultoria Econômica mostra que pneus importados da Ásia chegam no mercado brasileiro com preços em média até 69% menores que os praticados no mercado internacional”, acusa a Anip. Ela diz que, sem medidas para conter as importações a preços desleais, a produção industrial brasileira perderá R$ 8,2 bilhões ao ano e terá queda de R$ 2,6 bilhões do PIB. A Abidip, associação de importadores e distribuidores, criticou a decisão e ainda denuncia: foi tomada com base em dados suspeitos divulgados pela indústria nacional. Diz, por exemplo, que um estudo encomendado pelos importadores constatou fortes indícios de que a indústria nacional paga mais caro pelos insumos usados na fabricação do pneu quando compra de empresa do mesmo grupo.

Importante:  Fiat convoca recall – Tem um defeito no freio de mão de vários modelos da marca italiana, controlada pela Stellantis. Por isso, diversos modelos – Fiat Strada, Mobi, Argo, Pulse e Cronos – precisam voltar às concessionárias para conserto. O problema é que a falha pode causar movimentação do carro quando estacionado e, caso haja ocupantes no veículo, há risco de vida – claro. O atendimento já está valendo – e se for o caso, exige troca da alavanca do freio de mão (uma hora, em média). O serviço leva cerca de uma hora. Confira abaixo os carros convocados:

Modelo; ano modelo; oito últimos dígitos dos chassis envolvidos (não sequenciais)

  • Pulse; 2024 e 2025; RYS47640 à SYS53926
  • Argo; 2025; SYN46643 à SYN59056
  • Cronos; 2025; SU395243 à SU397601
  • Strada; 2024 e 2025: RYF16242 à SYF59556
  • Mobi; 2025; SY960000 à SY970755

E mais: os donos da Strada a situação pode ser ainda mais delicada, isso porque a picape apresenta outra falha. Trata-se de uma possível ausência do parafuso de fixação da coluna superior da carroceria. Em casos como esse, vá ao site oficial da Fiat ou entre em contato com a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo WhatsApp (31) 2123 6000 ou telefone 0800 707 1000.

Diesel em Maceió registra aumento – O diesel possui grande parcela nos custos operacionais das atividades de transporte ao redor do Brasil e, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as transportadoras gastam, em média, 35% de seu faturamento com o abastecimento de seus veículos. Ao longo dos últimos anos, o combustível fóssil tem sofrido diversas variações que impactam diretamente não só a estrutura das empresas de transporte, mas toda a economia. Conforme análise do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), foram identificados alguns indicadores relevantes. Em Maceió-AL, o valor do diesel comum aumentou em 2,59% (Valor atual: R$ 5,94). Já em São Paulo-SP, o valor do diesel S10 aumentou em 0,33% (Valor atual: R$ 6,10). Em Natal-RN, o valor do diesel comum diminuiu -3,43% (Valor atual: R$ 5,91). João Pessoa-PB apresentou o combustível mais barato: o diesel S10 custando R$ 5,72 e o diesel comum R $5,55.

Aditivos para carros: como escolher – Os tipos de aditivos e sua correta utilização, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, apresenta as principais categorias de aditivos para carros e destaca a importância de usá-los corretamente.

1 – Para limpeza do circuito de óleo – Removem depósitos e impurezas do sistema de lubrificação, garantindo a eficiência do óleo e protegendo os componentes do motor.

2 – Para limpeza do circuito de combustível ou pós-tratamento  –  Aplicação via tanque de combustível para promover a remoção de depósitos em bicos injetores, válvulas, outras partes do sistema de alimentação de combustível e sistema de tratamento dos gases de escape, melhorando a eficiência da combustão e rendimento do motor.

3 – Para melhorar as propriedades do combustível: Aumentam a octanagem do combustível, sendo ideais para veículos de alta performance ou em situações onde combustíveis de alta qualidade não estão disponíveis.

4 – Para situações mecânicas específicas: Desenvolvidos para resolver problemas pontuais, como vedação de pequenos vazamentos ou proteção contra desgaste excessivo em condições extremas.

“Antes de adquirir um aditivo, é fundamental verificar a compatibilidade com o sistema do veículo, especialmente para aditivos via tanque”, afirma Danilo Silva, engenheiro de aplicações da Motul. “Assim como há diferenças entre motores movidos a etanol, gasolina, flex e diesel, o aditivo deve ser compatível com o tipo de combustível presente no tanque. Além disso, é preciso confirmar se o tratamento oferecido pelo produto atende à necessidade específica do veículo.”

Má qualidade – O uso de combustíveis de má qualidade e certas condições de uso do veículo podem impactar negativamente o desempenho do motor e causar problemas mecânicos. Entre as situações adversas estão: uso de combustível adulterado, tráfego urbano intenso com excesso de marcha lenta, percursos curtos (inferiores a 8 km), longos períodos de inatividade, e condução em ambientes com alta concentração de poeira, como áreas próximas a indústrias mineradoras, de cimento e siderúrgicas. Nessas condições, os aditivos ajudam a remover depósitos e contaminantes, restaurar o desempenho e prevenir danos a longo prazo. O uso regular de aditivos contribui para a restauração do desempenho original do motor, proporcionando respostas mais rápidas nas acelerações e maior conforto na direção. Além disso, a limpeza dos componentes do motor pode reduzir o consumo de combustível e diminuir a emissão de poluentes, contribuindo para um meio ambiente mais limpo.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico