Começa a guerra eleitoral no rádio e na TV
A campanha começa de fato hoje, com o start da propaganda eleitoral dos candidatos no rádio e na televisão, o chamado “Guia eleitoral”. Se estende até 3 de outubro, três dias antes da eleição, marcada para 6 de outubro. Candidatos majoritários ocuparão 20 minutos em rede por dia, no rádio e na televisão. Desse modo, divididos em dois blocos de 10 minutos cada, de segunda a sábado.
Além disso, haverá a veiculação de 70 minutos diários em inserções de até 1 minuto, inclusive aos domingos, para os cargos de prefeito e vereador. A legislação não prevê tempo em cadeia para a eleição de vereador. A propaganda em bloco será veiculada no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
As inserções serão veiculadas entre 5h e meia-noite, na proporção de 60% (42 minutos) para o cargo de prefeito e 40% (28 minutos) para o de vereador. A distribuição das inserções será feita em três faixas de horário: 5h às 11h; 11h às 18h e 18h às 24h. Candidato à reeleição, o prefeito João Campos (PSB) terá o maior tempo entre todos os postulantes – 4 minutos e 45 segundos.
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Em seguida, o candidato do PSD, Daniel Coelho, apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que tem ao seu dispor 2 minutos e 39 segundos para expor suas ideias, programa de governo e suas falas institucionais, enquanto o candidato do PL, Gilson Machado, terá 2 minutos e 5 segundos. Já Dani Portela, do Psol, contará com apenas 30 segundos, tanto no rádio quanto na TV.
Os demais candidatos ficam de fora do horário eleitoral no rádio e na televisão porque seus partidos não contam com o mínimo de representação parlamentar no Congresso, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. A estes, só restará a propaganda de rua e os comícios, estes já superados, um pouco ainda usados como forma de convencer o eleitorado nos grotões do Agreste e Sertão.
IBOPE DAS INSERÇÕES – Na televisão, as inserções de 30 segundos ao longo da programação, principalmente nos horários de maior visibilidade, entre 20 e 23 horas, são as que mais são vistas pelos eleitores, porque aparecem de repente, seja no meio da novela da 8, no Jornal Nacional ou até mesmo no Bom Dia, Brasil. Antes disso, o guia eleitoral de 10 minutos era o que mais mexia com a cabeça dos indecisos.
Alvo dos bombardeios – Por ser prefeito e estar na liderança de todas as pesquisas, algumas já atingindo o impressionante percentual de 80% das intenções de voto, João Campos (PSB) será o principal alvo da metralhadora dos seus principais adversários. Daniel Coelho (PSD) e Gilson Machado (PL), que dispõem de mais de dois minutos, ao contrário de Dani Portela, que só tem 30 segundos, prometem pegar pesado no socialista, na tentativa de desmistificar a sua gestão.
Padrinhos em alta – Em São Paulo, Lula, Bolsonaro e Geraldo Alckmin não disputam a corrida eleitoral pelo comando da Prefeitura de São Paulo de 2024, mas serão destaque do horário eleitoral gratuito. Diante do avanço do influenciador Pablo Marçal (PRTB) junto ao eleitorado da capital, os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB) resolveram trazer seus padrinhos políticos para os primeiros programas que serão veiculados em rádio e TV, na expectativa de ampliar o leque de simpatizantes entre ouvintes e telespectadores.
Cláusula de barreira – Pablo Marçal (PRTB) e Marina Helena (Novo) não têm direito à propaganda eleitoral gratuita porque seus partidos não cumpriram a chamada cláusula de barreira. Criada em 2017, a cláusula determina que, para ter direito ao horário eleitoral gratuito, as siglas precisam ter elegido ao menos 11 deputados federais em 2022, distribuídos em nove Estados, ou conseguir ao menos 2% dos votos válidos na eleição para a Câmara dos Deputados do mesmo ano, com votação em pelo menos 9 Estados e mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.
O barulhento Rodolfo – Em Caruaru, a propaganda eleitoral no rádio e na TV está sendo aguardada com muita expectativa, porque não se resumirá apenas ao embate entre o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Zé Queiroz (PDT). Visto como um possível azarão, Fernando Rodolfo, candidato bolsonarista, contratou uma excelente equipe para o guia eleitoral e promete tirar o sono de muita gente.
Curtas
PETROLINA – Em Petrolina, onde há também uma emissora de TV, a Grande Rio, afiliada da Globo, o embate na propaganda eleitoral se dará entre o prefeito Simão Durando (UB) e Júlio Lóssio (PSDB). Na posição mais confortável de oposição, Lóssio, a exemplo de Rodolfo em Caruaru, promete revelações surpreendentes.
OLINDA – Em Olinda, o candidato do PRTB, Antônio Campos, da mesma forma que Pablo Marçal em São Paulo, seu colega de legenda, ficará de fora do bombardeio na telinha da TV-Nova, cujos estúdios e transmissores estão instalados na cidade. Ele já anunciou que entrou com recurso na justiça eleitoral.
NAS REDES – Nos municípios sem TV, o que vai valer será o guia no rádio, de manhã e à tarde, além da guerra pelas redes sociais, que passam a ser nesta eleição um dos territórios mais vigiados pela justiça eleitoral. Os candidatos têm que se ligar, sob o risco de elevadas multas e até impugnação de registros.
Perguntar não ofende: Com a chegada do guia eleitoral, a campanha no Recife agora pega fogo?
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