EXCLUSIVO
Uma lei sancionada por Paulo Câmara pode trazer uma “pegadinha” para o próximo governador, caso não seja eleito o candidato da Frente Popular, em outubro. Em uma “canetada”, Câmara prorrogou o mandato dos conselheiros do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) até 30 de junho de 2023. São estes conselheiros, tradicionalmente em janeiro de cada ano, que decidem o aumento das passagens de ônibus na região metropolitana do Recife.
Leia maisAssim, os conselheiros que decidirão o aumento das passagens no início de 2023 não serão indicados pelo próximo governador, eleito em outubro, mas sim os já indicados pelo atual Paulo Câmara. A gestão estadual é tradicionalmente ligada aos empresários de ônibus. Os conselheiros ligados à gestão estadual podem dar um “cavalo de pau” em 2023, aumentando as passagens, ainda mais com a inflação acumulada em 2022 que foi alta. Tudo para causar tumulto e prejudicar o início da gestão do próximo governador, a ser eleito em outubro, caso não o candidato do governador. Nem precisa lembrar que foi o aumento das passagens de ônibus que iniciou os protestos de rua de 2013.
Mesmo já encerrado há muito o confinamento da pandemia, a única desculpa de Paulo Câmara para essa “canetada” suspeita foi a “emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus”. Como se uma coisa tivesse haver com a outra. “Excepcionalmente, em virtude da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, os mandatos dos atuais membros do CSTM ficam prorrogados até 30 de junho de 2023”, diz a lei assinada pelo governador. O projeto de lei também foi de iniciativa de Paulo Câmara. Com a palavra, os candidatos de oposição sobre essa possível manobra legislativa. Nos bastidores, já estão dando como certo, caso a situação perca, um grande aumento de passagens no início de 2023.
Leia menos