Magno Martins

Sobre


Em 1984, seis meses após percorrer o Brasil inteiro acompanhando o então candidato pelo colégio eleitoral à Presidência da República, Marco Maciel, que renunciou em apoio a Tancredo Neves, optou por morar em Brasília.

Na capital federal, trabalhou no Correio Braziliense, Última Hora, Jornal de Brasília, O Globo, Agência O Globo e Agência Meridional, esta dos Diários Associados. Ainda nos anos 80, abriu em Brasília a primeira sucursal de um jornal pernambucano no centro do poder, o Diário de Pernambuco, e mais tarde a da Folha de Pernambuco, jornal que trabalhou desde a sua fundação assinando uma coluna política diária.

Foi responsável, também em Brasília, pelo projeto e criação da Agência Nordeste, a primeira em tempo real com notícias regionais focada nos estados nordestinos. Eleito presidente do Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados, dentre os fatos mais importantes dos últimos 35 anos da vida nacional cobriu a primeira eleição direta para presidente da República em 1989, na qual Collor venceu Lula, a dor e agonia da morte de Tancredo Neves e a Constituinte, instalada em 1º de fevereiro de 1987 pelo Congresso Nacional.

Em 1990, coordenou a campanha vitoriosa ao Governo de Pernambuco do então candidato Joaquim Francisco, que derrotou Jarbas Vasconcelos no primeiro turno. No Governo Joaquim, assumiu a Secretaria de Imprensa por apenas um ano, voltando ao batente para escrever o seu primeiro livro O Nordeste que deu certo, prefaciado por Ciro Gomes.

É autor também de outros oito livros: O lixo do poder, A derrota não anunciada, Reféns da seca, Perto do Coração, Histórias de Repórter, A dor da pandemia, O Estilo Marco Maciel e Os Leões do Norte.

Editor do Blog do Magno, pioneiro no Nordeste, com 18 anos de funcionamento ininterruptos e de maior visibilidade na Região, tendo alcançado em 2024 a marca de 17 milhões de acessos.

De forma pioneira, Magno também criou a Rede Nordeste de Rádio, com mais de 50 emissoras presentes nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife, que retransmitem o programa Frente a Frente, ancorado por ele, chegando a mais de três milhões de ouvintes.

Magno, por fim, firmou uma parceria com a Folha de Pernambuco, para produção de textos e entrevistas exclusivas diretamente de Brasília.