Conheça Edmundo González, principal oponente de Maduro

O principal nome da oposição que disputa a eleição contra Nicolás Maduro, na Venezuela, neste domingo é Edmundo González Urrutia, ex-diplomata de 74 anos. Ele encabeça a chapa da coalizão “Plataforma Unitária Democrática (PUD)”.

A nomeação dele foi feita após as opositoras María Corina Machado e Corina Yoris serem impedidas pelo regime de Maduro de concorrer. González atraiu um apoio significativo, inclusive de antigos apoiadores do partido governante.

Entretanto, a oposição e alguns observadores questionaram se a votação será justa. O Conselho Nacional Eleitoral, equivalente brasileiro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é controlado por Maduro, que também tem ascendência sobre o Legislativo e o Judiciário.

González e María Corina têm instado os eleitores a votar cedo e a manter “vigílias” nas seções eleitorais até que elas fechem. Eles disseram que esperam que os militares respeitem os resultados da votação.

Os militares da Venezuela são apoiadores de Maduro. O Ministro da Defesa, general Vladimir Padrino, disse que as Forças Armadas respeitarão o resultado, previsto para sair entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (29).

Maduro argumenta que a Venezuela tem o “sistema eleitoral mais transparente do mundo”.

Carreira de González
González tem 74 anos e serviu como embaixador na Argélia entre 1991 e 1993. Também foi embaixador na Argentina nos primeiros anos do governo de Hugo Chávez (1999-2013).

Publicou diversos livros e, como membro da oposição, foi representante internacional da Mesa Redonda da Unidade Democrática entre 2013 e 2015.

Considerado um candidato discreto, um dos principais desafios de González é fazer seu nome ser reconhecido entre os eleitores em um curto prazo, apontam analistas políticos.

“Ele é um candidato pouco conhecido. Seu desafio será justamente conquistar esse reconhecimento”, disse à Reuters Ricardo Rios, que dirige a consultoria local Estrategia y Poder.

O ex-diplomata Edmundo González também atuou na década de 1990 nos bastidores do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Mais recentemente, foi conselheiro de relações internacionais da coligação da oposição.

“Edmundo é muito profissional, discreto e tem convicções democráticas muito firmes. Ele não gosta de usar palavras bombásticas ou radicais”, disse Jesus Torrealba, ex-secretário-geral da aliança de oposição.
O líder da oposição José Guerra elogiou Gonzalez pelo seu amplo conhecimento de questões internacionais, econômicas e políticas. Também ressaltou que o ex-diplomata fala francês e inglês, juntamente com o seu espanhol nativo.

Com informações do G1.

Por Roberto Morais*

Magno,

quando você escreve sobre o Sertão e nossas queridas Afogados, Tabira e Ingazeira e, mais especialmente, sobre nossos amigos de infância e adolescência, me parece o soneto de Fernando Pessoa citado por Zé Paulo Cavalcanti, ontem, na crônica semanal dele no jornal “O Poder”.

Diz mais ou menos assim: “As pancadas do sino da minha aldeia batem em mim e deixam mais distante o passado, e mais presente a saudade”.

É isso que sinto quando leio suas crônicas sobre os nossos amigos que estão indo! Como Antônio Martins Morais (eu nem sabia que ele era Morais!). O conheci, como tantos outros daquela época, início dos anos 60, quando fui seminarista no pré-seminário Dom Vital, ainda hoje vizinho à casa de Bombinha. Antônio , o vi jogar no Bac várias vezes. Era craque!

Com ele, convivi até a juventude com outros amigos de Tabira, também muito amigos dele, por toda a década de 70. Quando ia de férias para Tabira e frequentava as festas do ACAI e ele, o Grêmio Lítero Social Tabirense. Era um amigo, um boêmio, um sonhador.

E você o homenageou com uma bela crônica! Peço licença pra fazer das suas palavras as minhas próprias.

Advogado, filho de Ingazeira*

A mudança do maior jornal de Pernambuco e do Nordeste, além de ser o sétimo do Brasil, é mais um passo na trajetória de inovação, que, segundo o Comscore de junho, lidera com 1,460 milhão de usuários únicos em Pernambuco, superando os seus concorrentes em números digitais. Lembrando que o JC é 100% gratuito e digital.

A modernização da marca visa não apenas uma atualização estética, mas também reafirmar a missão do Jornal do Commercio de ser o principal veículo de informação e relevância para os pernambucanos.

O superintendente Vladimir Melo destacou a importância dessa transformação: “Nosso foco é Pernambuco, mesmo com a grandeza dos nossos números para o Brasil e os brasileiros. Queremos continuar sendo a principal fonte de informação para os pernambucanos, abordando temas cruciais como segurança, educação, política, saúde, cultura, economia e mobilidade. Essa nova representação visual da marca trabalha nosso compromisso de ser Pernambuco em primeiro lugar e falar para o mundo”.

Para o diretor de jornalismo do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira, sempre é hora de se reiventar: “Pernambuco recebe o o olhar mais atento do JC e dos veículos do SJCC. O “PE” na marca é um reforço para aquilo que todos os pernambucanos já sabem sobre nosso compromisso com nossa comunidade. Informação de qualidade, com credibilidade, relevância e com as cores da nossa bandeira”, explica.

A nova identidade visual foi desenvolvida sob a liderança da designer do SJCC, Mari Cid, que trouxe uma abordagem que une tradição e modernidade. “A reformulação da marca do JC veio com o desejo de reforçar ainda mais nossas raízes, força e orgulho de sermos pernambucanos. A bandeira do Estado na marca foi atualizada de acordo com a versão oficial e adicionamos o ‘PE’ para ressaltar nossa origem. Atualizar uma marca tão importante e carregada de credibilidade é um grande desafio, mas acredito que conseguimos deixá-la mais leve, moderna e ressaltando o que temos de melhor: o DNA pernambucano”, afirmou Mari.

Do JC.

O apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB) foi oficializado, pela primeira vez em sua vida, como o candidato. Depois de sucessivas desistências, o jornalista é apresentado como candidato à Prefeitura de São Paulo durante convenção realizada ontem, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O evento começou marcado por bate-boca e tumulto na entrada do prédio por parte da militância do partido, e confirmou o ex-senador José Aníbal (PSDB) para compor a vice da chapa. A oficialização do jornalista acontece em meio a desacordos internos na sigla envolvendo um grupo favorável à reeleição do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).

“Parece que nasci para este dia. Meus anos de vida me prepararam para hoje“, anunciou Datena, ao reforçar sua candidatura. “A força do partido está aqui dentro (no auditório da convenção). Lá fora (manifestantes) são canalhas financiados todo mundo sabe por quem. Quem deu dinheiro para carro de som do povo lá fora? Esse prefeito ‘pés de barro’, não posso afirmar, mas será investigado. Financiou esses camisas pretas aí de fora”, acusou o agora candidato sobre os participantes da manifestação contrária à sua candidatura. E acrescentou: “Aceitamos o voto do bolsonarista que não vai votar no Nunes porque sabe quem ele é. Aceitamos o voto do lulista que não votará no Boulos porque sabe quem ele é.”

A campanha de Nunes disse que as declarações do jornalista “serão avaliadas pelos advogados da pré-campanha do prefeito para a tomada de possíveis medidas jurídicas”.

No evento, Datena reforçou que a polarização apenas interessa à Lula e Bolsonaro, e voltou a chamar seus adversários Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) de “marionetes” de seus padrinhos políticos. Visivelmente incomodado com tumultos e manifestações que ocorreram antes da convenção do lado de fora do prédio, o jornalista, batendo na mesa, ressaltou: “Não somos extremistas. Aqui nesse lugar não tem covarde.”

O ex-senador e, agora, candidato à vice-prefeito pela ‘chapa puro-sangue’, José Aníbal, reforçou que Datena é candidato “popular”, alfinetando os outros concorrentes do pleito. “Nenhum dos candidatos que estão aí têm a expressão popular que ele tem”.

Manifestantes da ala que apoia a reeleição de Nunes no PSDB foram barrados de entrar na convenção pela própria organização da legenda.

Com informações do Estadão.

Dois atletas da natação brasileira foram punidos neste domingo pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) por atos de indisciplina, no segundo dia de competição dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos receberam penalidades por deixarem a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira.

Além do ocorrido, a atleta Ana Carolina contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação de forma “desrespeitosa e agressiva”, segundo o Comitê Olímpico do Brasil. Por isso, ela foi desligada da delegação dos Jogos de Paris e retornará ao Brasil imediatamente. Por outro lado, Gabriel Santos foi punido apenas com a pena de advertência.

Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos são companheiros da equipe da natação e formam um casal fora das raias. Enquanto ela participou dos Jogos de Tóquio-2020, Gabriel iria para sua terceira participação em Jogos Olímpicos — ele esteve em Tóquio-2020 e no Rio-2016.

Ana Carolina participou da prova de revezamento dos 4x100m livre feminino no último sábado, onde o Brasil ficou em sétimo lugar na bateria, e participaria do 4x100m medley misto. Gabriel Santos fez parte do time brasileiro que disputou o 4x100m livre, eliminado ainda na classificatória. O chefe de equipe de natação, Gustavo Otsuka, concederá entrevista para comentar o assunto no decorrer deste domingo.

Com informações do Jornal O Globo.

A primeira-dama Janja da Silva participou, ontem, de uma reunião bilateral com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

O encontro tratou, entre outros assuntos, da “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, um dos temas centrais da presidência brasileira no G20 — grupo das 20 maiores economias do mundo, mais União Europeia e União Africana – para combater a insegurança alimentar.

“Conversamos sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa da presidência do Brasil no G20, e apresentei em primeira mão para ela o vídeo que iremos lançar hoje na Casa Brasil, com a participação de atletas de diversas nacionalidades”, disse Janja em uma rede social ao publicar fotos do encontro.

“Falamos também sobre democracia, o papel importante e necessário das mulheres nos espaços de decisão e poder, e sobre como a desinformação e as fase news são desafios globais que exigem soluções que envolvem todas e todos. Agradeço a prefeita Hidalgo pelo seu carinho e pela troca de ideias, e desejo muito sucesso em sua caminhada. Seguimos juntas!”, continuou.

Janja integra a comitiva oficial do governo brasileiro que participou nesta sexta da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.

Com informações do G1.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que tenta se reeleger para um terceiro mandato, votou na manhã deste domingo (28), logo após a abertura das urnas, no Forte Tiuna, a maior instalação militar venezuelana, na capital Caracas.

“Reconheço e reconhecerei o árbitro eleitoral, os boletins oficiais e garantirei que sejam respeitados”, disse Maduro a repórteres, após deixar o local de votação.

Por sua vez, ele convocou os outros nove candidatos “que respeitem, façam cumprir e declarem publicamente que respeitarão o boletim oficial” emitido por autoridades eleitorais.

Maduro enfrenta Edmundo Gonzáles, candidato da frente de oposição, que, pela primeira vez em anos, vê chances reais de derrotar o chavismo, o que encerraria um ciclo que começou há 25 anos, com Hugo

O presidente venezuelano está há 11 anos no poder e chegou à presidência da Venezuela depois da morte de Hugo Chávez, em 2013. Naquele ano, Maduro foi eleito por uma pequena diferença de votos.

Maduro é impopular entre muitos eleitores. A derrocada do preço do petróleo, a corrupção e a má gestão econômica mergulharam o país em uma grande crise. Jovens tiveram de desistir do sonho da faculdade, crianças passaram fome e milhões emigraram.

González, principal candidato de oposição, é um ex-diplomata de 74 anos. Ele encabeça a chapa da coalizão “Plataforma Unitária Democrática (PUD)”. A nomeação dele foi feita após as opositoras María Corina Machado e Corina Yoris serem impedidas pelo regime de Maduro de concorrer.

Com informações do G1.

Quem nasce com a sina de retirante como eu, que saí cedo da minha Afogados da Ingazeira, retrato drummondiano na parede que sangra o coração de saudade, deixa por lá uma porção de amigos e parentes, que o tempo e Deus vão se encarregando de moldar, com boas e ruins notícias.

A semana se encerra com a triste notícia da morte do meu primo Antônio Martins. Sou de uma geração mais nova que ele, mas o tempo me proporcionou momentos inesquecíveis de convivência ao lado dele na terra natal. Era um bon vivant, termo francês que significa viver bem, pessoas que desfrutam dos prazeres da vida.

Boêmio e namorador, Antônio Martins tocava violão, cantava e vivia querendo saber quem inventou trabalho para mandar estrangular. Na adolescência, arrebatou o coração da minha amiga Branca Góes. Mas seu Miguelito, pai de Branca, estilo coronel, não aprovou o namoro e passou o revólver na venta do genro indefeso e indesejável. Foi a própria Branca que me contou ao recordar seus anos dourados em Afogados da Ingazeira.

Apesar da vigilância severa do pai, Branca teve suas razões para cair no canto sedutor de Antônio Martins. Era um personagem diferenciado da nossa aldeia. Jogava de tudo. Foi um excelente zagueiro pelo Bac e Ferroviário. Na sinuca, no baralho e no dominó, ninguém era capaz de derrotá-lo.

Outro esporte favorito era vaquejada, paixão maior da sua vida, para ser mais verdadeiro. Tanto que virou âncora de um programa na rádio Pajeú voltado para os vaqueiros e apreciadores de forró. Seu programa era semanal, às sextas, das 17 às 18 horas.

Estive várias vezes no estúdio da Pajeú ao lado dele, para apresentar o Frente a Frente direto de Afogados da Ingazeira. Quando adentrava ao estúdio, ele me saudava de primo e berrava no ar: “Chegou aqui o nosso Gregório de Matos”. Poeta da fase barroca no Brasil, Matos ficou conhecido como o “Boca do inferno” pelos ataques à igreja. Eu, no conceito do meu primo, pego pesado com os políticos.

Martins era meu ouvinte fiel. Na última vez que esteve internado no Recife, me passou uma mensagem pedindo um abraço no programa. Informava que, apesar de doente, na enfermaria do hospital, nunca perdia um programa. Antônio Martins era do bem, fazia o bem sem olhar a quem e viveu intensamente.

Era irmão da minha professora Luciete Martins, inesquecível. Como todo Martins atrevido, Luciete teve também por muito tempo um programa na rádio Pajeú. Meu parentesco com eles se enraizou no tronco dos Martins da minha saudosa e amada mãe Margarida Martins.

Rubem Alves, cronista que toca profundamente meu coração e minha alma, disse em boa hora que a morte é a única conselheira que temos. “Um de nós tem de aprender que a Morte é caçadora, e está sempre à nossa esquerda. Um de nós tem de aceitar o conselho da Morte e abandonar a maldita mesquinharia que acompanha os homens que vivem suas vidas como se a Morte não os fosse tocar nunca”, escreveu.

E deixou também esta frase célebre: “A morte e a vida não são contrárias, são irmãs. A reverência pela vida exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir”.

Acidentes com motos impactam 1,2 milhão de brasileiros

O Brasil comemorou ontem (27) o Dia do Motociclista. Por isso, vale lembrar nesse texto a presença de veículos de duas rodas nas estradas, ruas e avenidas – que tem crescido ano após ano. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a quantidade de motos nas ruas brasileiras passou de 18 milhões, em 2013, para 32 milhões em 2023 – um salto de 78% em dez anos. Não por acaso, os acidentes com motos são motivo de tanta preocupação no país. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), são registrados, em média, 77 acidentes com motos por dia nas rodovias federais. Dados do Ministério da Saúde do Brasil contabilizam que mais de 1,2 milhão de pessoas foram hospitalizadas em 2023, em decorrência de acidentes envolvendo motos. Esse número representa um aumento de 32% nos últimos dez anos.

Adicionalmente, 29% a 47% dos acidentes de trânsito com motocicletas estão ligados a força de frenagem insuficiente ou queda por frenagem incorreta, segundo alguns estudos. E o que fazer? Usar, claro, mais tecnologias para auxiliar na condução de motos. Com elas, muitas perdas de vida poderiam ter sido evitadas. Há muita tecnologia e soluções disponíveis por aqui que contribuem para oferecer mais segurança e conforto aos condutores de veículos de duas rodas. Como exemplo, o Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS), que impede o travamento das rodas e melhora a estabilidade da motocicleta, o que pode ajudar a salvar vidas. Dados do World Health Organization e Highway Loss Data Institute estimam que o ABS reduz de 34% a 42% dos acidentes fatais de trânsito.

Legislação na América Latina – No Brasil, em 2014, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou obrigatório o uso do ABS nas duas rodas para motos de 300 cilindradas ou mais e em pelo menos uma das rodas para veículos menores que 300 cilindradas. Neste último caso, o fabricante pode optar ainda pelo Sistema de Frenagem Combinada das Rodas (CBS – Combined Braking System). Já a Argentina e o Chile tornaram obrigatório, em 2024, o uso do ABS para motos com cilindrada maior que 250 e 150, respectivamente. A Colômbia, por sua vez, vai se igualar a outros 35 países, passando a exigir o ABS para motos com cilindrada maior que 150, a partir de outubro de 2025, e maior que 125, a partir de abril de 2027.

Saiba como prolongar a vida útil das motos 

E já que estamos falando de motociclistas, vale a pena falar da manutenção delas. Usamos, aqui, uma lista de cinco ações, elaboradas pela Motul, para prolongar a vida útil do veículo.

1- Realize verificações de rotina: manter um acompanhamento regular das condições da motocicleta é essencial. Verificações frequentes podem identificar necessidades de reparos antes que problemas maiores ocorram. Isso inclui verificar o nível de óleo, a lubrificação e folga da corrente, a pressão dos pneus e o nível de combustível.

2- Mantenha a manutenção em dia: mesmo que a moto não apresente defeitos aparentes, é preciso realizar serviços e checagens periodicamente de forma preventiva. A manutenção regular ajuda a evitar surpresas desagradáveis e mantém a motocicleta em condições ideais de funcionamento.

3- Respeite o modo de uso: é comum que motociclistas subestimem as condições de uso de suas motos. O uso severo, como trânsito frequente, longas jornadas de trabalho, estradas de terra, uso esporádico ou atividades esportivas exige uma manutenção mais rigorosa. Nessas condições, recomenda-se a troca de óleo com maior frequência, independentemente do lubrificante utilizado.

4- Utilize lubrificante compatível: o uso de lubrificantes que atendam ou superem as especificações da montadora, como normas API e JASO, contribui para a prevenção de problemas. É importante respeitar a viscosidade SAE indicada para garantir a máxima proteção e eficiência do motor.

5- Opte por combustível de alta qualidade: abastecer com combustível de boa procedência é importante para manter o desempenho e a durabilidade da moto. Combustíveis de qualidade ajudam a evitar o acúmulo de sujeira e depósitos, mantendo o sistema de alimentação em condições ideais.

Pontos-chave da manutenção – Para que todas as ações listadas acima sejam cumpridas, o motociclista deve, em primeiro lugar, ajustar sua mentalidade. Um erro comum é acreditar que a manutenção é responsabilidade exclusiva do mecânico. O motociclista desempenha um papel vital na manutenção diária de sua moto. Verificações simples devem fazer parte da rotina, assegurando o bom funcionamento e evitando problemas maiores. Neste contexto, a troca de óleo não só protege contra o desgaste, mas também reduz o atrito interno do motor e mantém um alto poder de limpeza. “Além dos lubrificantes, manter o sistema de alimentação de combustível em dia é crucial para a economia de combustível. Produtos auxiliares, que aumentam a octanagem da gasolina e limpam o sistema, podem ser usados para melhorar a eficiência e reduzir o consumo”, afirma Rafael Recio, gerente de produtos da Motul.

Ducati cria selo de qualidade – A Ducati quer dar mais transparência e segurança às vendas de suas motos seminovas no Brasil, criando o Ducati Approved, um programa de garantia para as usadas. O Approved é oferecido a motocicletas com menos de 5 anos de utilização e menos de 100 mil km de rodagem e que sejam aprovadas nas 35 verificações técnicas realizadas por profissionais da marca. São observadas as condições do motor, freios, chassi, suspensão, eletrônica e dispositivos tecnológicos, além do desgaste de peças deslizantes e consumíveis — caso necessário, apenas peças originais serão utilizadas na reposição — e do cumprimento das manutenções programadas. O Ducati Approved envolve ainda apólice de seguro que cobre a motocicleta por 12 ou 24 meses enquanto os custos de peças sobressalentes e mão-de-obra são cobertos pelo concessionário.

O reposicionamento do Renegade – A linha 2025 do Jeep Renegade – primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), com mais de meio milhão de unidades vendidas – acaba de chegar às concessionárias. Equipado com o motor mais potente da categoria, com 185 cv, a partir de 6 airbags desde a versão de entrada, ele é o único SUV a oferecer tração 4X4 no seu segmento. E, agora, conta com 5 anos de garantia de fábrica em todas as versões. No geral, a linha 2025 traz novidades como novas versões, edição limitada e até novas cores. Com a gama ainda mais completa, o modelo passa a cobrir 95% do seu segmento e parte de R$ 115.990, na versão 1.3 turbo. Configurada de série com Jeep Traction Control +, controles de estabilidade e tração, seis airbags, faróis e lanternas full LED, a versão está a partir de R$115.990, o que permite um valor ainda mais atraente para o público PCD, por R$ 99.719.  Com o Pack Tech, que possui frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, monitoramento de mudança de faixa, câmera de ré, central multimídia de 7”, conectividade sem fio Android Auto e Apple Carplay, a Jeep oferece a versão no mesmo valor que a já era ofertada anteriormente por R$ 118.290. A versão para clientes PCD com o Pack Tech chega por R$ 102.900. O novo line up traz seis opções (1.3 turbo, Altitude, Longitude, Night Eagle, Sahara e Trailhawk ) além de uma versão especial, a Willys, limitada a 500 unidades até o fim do ano.

Confira todos os preços:

Clientes PCD: 1.3 Turbo: R$ 99.719  

1.3 Turbo: R$ 115.990 

Altitude: R$ 147.990 

Longitude: R$ 165.990 

Night Eagle: R$ 170.990 

Sahara: R$ 173.990 

Trailhawk: R$ 173.990 

Willys: R$ 179.990 

O sedã Mercedes-Benz 300 digital – A Mercedes-Benz brasileira já pôs nas lojas o sedã Classe E reconfigurado. Isso inclui uma nova lista de equipamentos de série, principalmente no aspecto de conexão digital. Ele é, por exemplo, o primeiro veículo da marca a oferecer, no Brasil, o pacote de serviços Mercedes me Connect. Com ele, o automóvel estará sempre “online”, trazendo mais comodidades para o condutor. Por meio de um aplicativo de celular, o condutor poderá abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, por exemplo, receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma totalmente automática e digital. O motor é 4 cilindros que gera 258 cv em conjunto com o sistema eletrificado híbrido leve de 48V. O preço sugerido é de R$ 578.900.

Modelos CLA e GLA – E por falar em Mercedes-Benz, a empresa acaba de anunciar a chegada ao nosso mercado das novas versões do modelos CLA e GLA: as CLA 200 Progressive e GLA 200 Progressive. Elas custam R$ 295.900 e R$ 339.900, respectivamente. Ambas levam o motor 1.3 turbo com sistema micro-híbrido associado. O propulsor entrega 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. A marca destaca a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidades máximas de 210 km/h no GLA e 8,4 segundos e 229 km/h no CLA.

Novidades no Citroën C3 – A linha 2025 já chegou às lojas com pequenas, mas significativas mudanças. Uma, por exemplo, diz respeito à chave: agora ela passa a ser do tipo canivete, dobrável. Outra relevante: o foco agora será apenas no 1.0 aspirado flex – embora, valha lembrar, esteja programada a chegada do motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático do tipo CVT, que já é usado em outros modelos das Fiat, Pulse, Strada e Fastback.

Baterias para rodar até 1 mil km? – A Svolt, subsidiária da GWM, acaba de mostrar na China algumas baterias inovadoras. A linha short blade, como foi batizada, viria para “revolucionar o segmento de dispositivos de armazenagem de energia para veículos”. Entre elas, a bateria de carregamento ultrarrápido Svolt 6C, de níquel-cobalto-manganês (NCM). Segundo a empresa, sua recarga integral demanda apenas 5 minutos para autonomia de até 600 km. Há ainda variações com capacidade total de armazenagem de 100 kWh a 120 kWh e alcance máximo de mais de 1.000 km. O outro lançamento para veículos elétricos começará a ser fabricado em dezembro: a Svolt 5C, também short blade, do tipo fosfato de ferro-lítio (LFP). A Svolt diz que ela reduz o tempo de carregamento de 10% a 80% para 10 minutos e possui vida superior a 3.500 ciclos. “Com isso, seria capaz de rodar mais de 1 milhão de quilômetros”, calcula a fabricante.

Consórcio de veículos – Pelo menos 1,61 milhão de novas cotas de consórcio de veículos foram vendidas no primeiro semestre deste ano. Isso significa um aumento de 2,5%, com volume movimentado de R$ 91,6 bilhões em crédito – ou 15,6% superior aos R$ 79,3 bilhões do mesmo período do ano passado. Balanço da Abac, associação das administradoras, mostra que há no sistema 8,42 milhões de participantes ativos no segmento de veículos, sendo 55,2% nos de grupos de veículos leves, 35% nos de motocicletas e 9,8% nos de pesados. No período, foram contemplados 759,4 mil consorciados nos grupos de veículos em geral, crescimento de 7,8%. Com isso, foram liberados R$ 37,9 bilhões em cartas de crédito, 24,8% mais do que o disponibilizado um ano antes (R$ 30,4 bilhões).

Stock Car: sai sedã, entra SUV – Vem aí uma grande novidade na Stock Car do ano que vem: os SUVs vão substituir os sedãs após 45 anos de história. Na família Chevrolet, por exemplo, o Tracker sucede o Cruze de competição, após oito anos e cinco títulos somados. Obviamente, a história dos modelos da marca, que vem desde 1979, também inclui Opala, Omega, Vectra, Sonic e Astra. O Tracker da Stock Car fará sua primeira aparição neste domingo (28), na prova da sexta etapa da Stock Car Pro Series, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. É o primeiro dos três SUVs, de marcas diferentes, a ser mostrado. Além da Chevrolet, o campeonato ganhará modelos da Toyota, da Mitsubishi e de uma quarta montadora – que ainda não fechou contrato. 

Ultrapassagem perigosa e a suspensão da CNH – Está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei para mudar o Código de Trânsito Brasileiro e classificar como infração gravíssima as ultrapassagens perigosas ou condução imprudente. “Ultrapassagem perigosa ou direção irresponsável”, como define a proposta, é qualquer manobra que, ao desrespeitar as normas de trânsito, coloque em risco iminente a segurança viária, a vida ou a integridade física de pessoas. “Essa prática em locais proibidos, em alta velocidade ou sem a devida precaução, coloca em risco não apenas a vida do condutor, mas também de todos os usuários da via, incluindo passageiros de outros veículos e pedestres que possam estar nas proximidades”, argumenta o deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE). A multa prevista para a infração é pesada, de R$ 2.934,70 – o que equivale a dez vezes o valor da multa gravíssima. Além disso, há a suspensão do direito de dirigir por 12 meses e a adição de sete pontos na carteira de habilitação. Em caso de reincidência dentro de um ano, a suspensão será dobrada. O projeto também prevê que condutores punidos por essa infração não poderão dirigir em rodovias ou estradas pelo período mínimo de dois anos, contados da data da infração.

Trânsito em grandes cidades: como se deslocar – O aumento da frota de veículos no tráfego urbano e os desafios enfrentados pelos motoristas e passageiros exigem cuidados para garantir a segurança. Dados do Ministério dos Transportes mostram que, nos primeiros 11 meses de 2023, só em São Paulo, foram contabilizados 9,43 milhões de veículos pelas ruas da capital. Portanto, seguir algumas orientações simples podem fazer toda a diferença para ter um trajeto seguro e confortável no seu dia a dia. Daniil Sergunin, CEO e cofundador da Rhino – uma empresa de mobilidade urbana que oferece experiência de deslocamento premium aos seus passageiros, com carros blindados e motoristas treinados – separou 5 dicas para circular nas grandes cidades. 

Confira: 

Escolha rotas seguras – Utilize aplicativos de navegação confiáveis para planejar suas rotas e para realizar as suas viagens. Opte por caminhos que tenham menos tráfego e ofereçam condições mais seguras de dirigibilidade. Priorize vias bem iluminadas e com menor incidência de incidentes de trânsito.

Use cinto de segurança – Nunca subestime a importância do cinto de segurança. Antes de iniciar a viagem, seja como motorista ou passageiro, certifique-se de que todos os ocupantes do veículo estejam devidamente protegidos pelo cinto de segurança. Essa simples precaução pode salvar vidas em caso de colisões ou freadas bruscas.

Atenção aos limites de velocidade – Respeite rigorosamente os limites estabelecidos em cada via. O excesso de velocidade aumenta o risco de acidentes e compromete a segurança de todos os ocupantes do veículo. Mantenha uma condução segura e responsável, e priorize a segurança. 

Mantenha distância – Mantenha uma distância segura em relação aos demais veículos ao seu redor. Uma distância adequada permite reações rápidas em situações de emergência, como frenagens bruscas ou mudanças repentinas de direção. 

Permaneça atento e concentrado – Evite distrações ao volante e mantenha-se sempre atento às condições do trânsito. Evite o uso de dispositivos eletrônicos enquanto estiver dirigindo. Esteja preparado para reagir rapidamente a qualquer imprevisto que possa surgir durante o trajeto.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que os ex-presidentes impedidos de acompanhar as eleições de domingo no país são “personas non gratas” e não foram convidados pelo Poder Eleitoral. “São ridículos porque sabem que são personas non gratas”, disse Maduro em um programa transmitido nas redes sociais da imprensa presidencial, em referência aos ex-presidentes latino-americanos Mireya Moscoso e Vicente Fox que estavam retornando ao país para acompanhar o pleito de amanhã. Segundo Maduro, o Poder Eleitoral decide quem é convidado ou não para acompanhar o processo eleitoral.

A viagem de um grupo de ex-presidentes latino-americanos a Caracas, convidados pela coalizão de oposição venezuelana para observar as eleições presidenciais de domingo, gerou atritos entre o Panamá e a Venezuela na sexta-feira, depois que o governo venezuelano restringiu temporariamente os voos para a companhia aérea panamenha Copa. O ato coincidiu com mais de uma dezena de deportações realizadas pelas autoridades venezuelanas de congressistas de Espanha, Colômbia, Equador, Argentina e Chile, também convidados pela oposição, o que gerou novas tensões a apenas dois dias das eleições.

O ministro das Relações Exteriores do Panamá, Javier Martínez Acha, disse em entrevista coletiva na sexta-feira que o governo venezuelano “bloqueou o espaço aéreo” por várias horas de duas aeronaves da Copa Airlines que cobriam as rotas Caracas-Panamá e Panamá-Caracas para um evento com “passageiros notáveis”. A decisão da Venezuela impediu a saída dos voos, segundo ele.

A suspensão temporária dos voos da companhia aérea panamenha ocorreu após os ex-presidentes do México, Vicente Fox, do Panamá, Mireya Moscoso, da Costa Rica, Miguel Ángel Rodríguez, da Bolívia, Jorge Tuto Quiroga, e a ex-vice-presidente da Colômbia Marta Lucía Ramírez embarcarem na manhã de ontem em um voo da Copa do Panamá para viajar à capital venezuelana, onde planejavam atuar como observadores das eleições de domingo.

A situação foi confirmada pelo presidente do Panamá, José Raúl Mulino, que indicou o bloqueio do espaço aéreo venezuelano. Depois que os ex-presidentes abandonaram as aeronaves, os voos foram restabelecidos.

O Panamá afirmou que o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) da Venezuela nunca enviou ou formalizou qualquer aviso ou solicitação à Autoridade Aeronáutica Civil do Panamá e que foi uma decisão unilateral do governo venezuelano que afetou os panamenhos. “O Panamá respeita os processos democráticos internos da Venezuela, mas não pode permitir que aviões da sua linha sejam retidos com panamenhos a bordo por razões políticas não relacionadas com o Panamá”, disse o ministro das Relações Exteriores do Panamá, que acrescentou que o governo Mulino “será enérgico” na defesa das empresas panamenhas.

Do Estadão

Dirigentes PSB realizam a Convenção Municipal em Vitória de Santo Antão, juntamente com lideranças do União Brasil (UB), Republicanos e Partido Progressistas (PP). A programação começa às 16h, no Ponto 40, localizado na Avenida Henrique de Holanda. O evento vai homologar a chapa majoritária com o deputado estadual Aglaílson Victor (PSB) para prefeito e Socorrinho da Apami (UB) para vice-prefeita. 

Além disso, a coligação “Com o povo no topo” vai apresentar o reforço com cerca de 70 pré-candidatos e candidatas a vereador, representando todos os setores do município. A expectativa dos organizadores é de que centenas de pessoas compareçam e fortaleçam o projeto de renovação e apresentação de propostas estruturadoras, nas áreas mais carentes do município, como educação, saúde e desenvolvimento social.

Em carta enviada ao cunhado Bruno Figueiredo em 15 de julho, o ex-policial militar e assassino confesso da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), Ronnie Lessa, disse que se arrepende de ter fechado um acordo de delação premiada no fim de 2023. Na ocasião, o ex-PM indicou os irmãos Brazão, Chiquinho e Domingos, como os mandantes do crime.

“Coloquei a cabeça deles na guilhotina e só decidi delatar porque garantiram que viriam para cá […] se me falassem que não viriam, eu não teria aceitado proposta nenhuma”, afirmou.

Sem entrar em detalhes, Lessa disse que anteriormente a família não corria perigo, mas hoje correm “muito risco”, e por isso, deveriam ir para São Paulo. Disse ainda que está com depressão e vontade de desistir da vida. 

“Estou cansado, não estou nada bem, nem de corpo, nem de mente. Eu estava cheio de esperanças com essa decisão que tomei, mas as coisas não estão saindo conforme o combinado”, declarou.

Segundo Lessa, lhe foi prometido que veria a família, teria visita íntima com a mulher, Elaine Lessa, faria curso superior, trabalharia e continuaria a fazer os cursos de costume.

“Já tirei um grande peso dos ombros dando nomes aos bois. Ninguém ficará impune, porém me deram a chance de me redimir com dignidade […] espero que o Dr. Saulo consiga resolver tudo isso. Eu cumpri com a minha palavra, tomara que não seja em vão. Não vai ser não. Chegou no mais alto patamar da Justiça”, afirmou.

Na carta, que tem duas páginas, fala sobre os planos de montar uma piscicultura nas proximidades de onde está preso ou próxima a Ubatuba para, quando obtivesse progressão de regime, poder “voltar ao mar”.

Durante a explicação do planejamento, Lessa disse estar esperando o Ministério Público do Rio “liberar um dinheiro” dele que estava previsto no acordo de delação. Afirmou ainda que o cunhado, caso tope o planejamento, já poderia procurar sítios de 1 hectare para começar as atividades.

O Poder360 procurou o Ministério Público do Rio por meio do endereço eletrônico para perguntar se gostaria de se manifestar a respeito de que “dinheiro” foi prometido à Lessa. Não houve resposta até a publicação desta reportagem.

Do Poder360

O Partido Progressistas, em nome de todos os seus filiados, repudiou as agressões verbais proferidas pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira.

Durante discurso na Convenção do Partido Liberal de Jaboatão, além de classificar Clarissa como “arengueira”, o presidente do PL disse: “A vida dela só é uma confusão. Mano, você é um cara de família, você é um cara sério”.

Na tentativa de impor estereótipos de gênero, Anderson disse: “Mulher tem o semblante o que? Tranquilo, acolhedor. Mas a candidata que tá do lado de lá tem o semblante de arengueira”. 

O vice-presidente do PP, deputado federal Lula da Fonte, foi enfático em sua resposta: “Essa fala é machista, misógina e não cabe num país democrático como o nosso. A fala reflete, além do machismo, o desespero do ex-prefeito pelo poder e obsessão na busca de manter o seu preposto na prefeitura. O que a gente vê do lado de lá é o palanque da opressão e prepotência contra as mulheres e contra todas as minorias”, reforçou.

A atual deputada federal Michele Collins (PP) disse que esse tipo de comportamento por parte de Anderson não apenas desrespeita Clarissa, mas todas as mulheres que lutam por representatividade. 

“A declaração em questão diz muito mais sobre Anderson Ferreira do que sobre Clarissa Tércio. A Bíblia diz, em Provérbios 11:16, que ‘A mulher bondosa conquista o respeito, mas os homens cruéis só conquistam riquezas’. O respeito adquirido em toda vida pública e pessoal de Clarissa é inquestionável e não será abalado diante de uma declaração tão baixa e rasteira”, ressaltou a deputada.

Na última quarta-feira (24), quando completou 83 anos, a histórica Base Aérea de Recife (BARF) foi desativada e passou a compor o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O objetivo é reduzir custos e otimizar a utilização das estruturas da Força Aérea Brasileira. A Portaria, assinada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual comandante da FAB, foi publicada no Boletim do Comando da Aeronáutica (COMAER) no último dia 15 de julho.

O comandante do CINDACTA III, Coronel Aviador José Evânio Guedes Júnior encara a mudança como um marco na gestão pela integração, economicidade e melhoria dos processos. “Dentro da premissa de exploração das principais características da Força Aérea, que são a velocidade e a mobilidade, a condensação das atividades da BARF representa um modelo perfeito de adequação de capacidades operacionais e logísticas, traduzindo-se como que um exemplo de maximização de resultados, com aproveitamento ótimo dos recursos”, destacou.

“Em virtude de não mais haver Unidades Aéreas sediadas nesta base, a vocação dessa nobre Organização Militar voltou-se para a Segurança e Defesa (SEGDEF), assim como apoio eventual a aeronaves militares em trânsito por Recife”, diz a portaria. 

A Base Aérea de Recife foi criada em 1941 com o objetivo de proteção do País em um momento de preocupação quanto ao rumo da expansão da 2ª Guerra Mundial. Além do CINDACTA III, outras duas Organizações Militares irão assumir as atividades da BARF: o Segundo Comando Regional (II COMAR) e o Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF).

A decisão também reforça que as estruturas existentes, no que for pertinente, continuarão a servir de suporte para o aperfeiçoamento das ações de preparo e emprego do Poder Aéreo. O acervo histórico da BARF permanecerá nas instalações da base desativada, sob a proteção do Cindacta III.

O cantor e compositor pernambucano Daniel Bueno acaba de lançar, no canal do Youtube da Polydisc, a sua mais nova música de trabalho: “Leviana”. Trata-se de uma regravação, com uma nova roupagem, da canção que foi eternizada pelo rei do Brega Reginaldo Rossi.

“Leviana” faz parte do álbum “Romântico”, lançado por Daniel juntamente com a gravadora Polydisc, que já está disponível nas principais plataformas digitais. 

O FBI confirmou que o ex-presidente Donald Trump foi atingido por uma bala durante um comício na Pensilvânia, ocorrido em 13 de julho. Inicialmente, o diretor da agência havia mencionado que não estava claro se o ferimento foi causado por uma bala de fuzil ou por estilhaços. No entanto, a investigação revelou que o projétil que atingiu Trump na orelha era uma bala, seja ela inteira ou fragmentada. 

O incidente ocorreu quando um homem de 20 anos disparou contra Trump, sendo posteriormente neutralizado por agentes do Serviço Secreto. Além do ex-presidente, uma pessoa que assistia ao discurso perdeu a vida e outras duas ficaram feridas. A diretora do Serviço Secreto, Kimberly Cheatle, descreveu o evento como a “maior falha operacional em décadas” e decidiu renunciar ao seu cargo. As informações são da Jovem Pan.

Em resposta ao diretor do FBI, Christopher Wray, Trump afirmou que o que o atingiu foi uma bala, afastando a possibilidade de estilhaços. O ex-deputado Ronny Jackson, que atuou como médico da Casa Branca, revelou que o ferimento de Trump na orelha tinha aproximadamente 2 cm. 

Após o esclarecimento do FBI, Trump fez uma ironia sobre a situação e anunciou planos para um novo comício na Pensilvânia. Uma análise preliminar sugere que Trump foi atingido de raspão por um dos oito disparos efetuados. A situação gerou uma série de reações e levantou questões sobre a segurança em eventos públicos, especialmente envolvendo figuras políticas de destaque.

Na manhã deste sábado (27), o prefeito Yves Ribeiro(PT) afirmou em suas redes sociais que não participou das negociações e tratativas do PT em apoio ao candidato pedetista Francisco Padilha à Prefeitura de Paulista. Ele declarou que só vai se posicionar no tabuleiro político depois da reunião que terá com a governadora Raquel Lyra na próxima terça-feira (30), e em seguida com os diretórios municipais do MDB e da Federação.

Na semana passada, o gestor anunciou que não iria disputar a reeleição ao cargo de prefeito, alegando recomendações médicas e pedidos da família.

Com sete mandatos de prefeito e um de vereador, sua trajetória e biografia foram marcadas pela luta em defesa da igualdade social e do Estado de Direito. Tem 33 contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE).