Adesivaço de Sandrinho movimenta Afogados da Ingazeira

Afogados acordou no último sábado (24) com uma grande movimentação no comitê do prefeito e candidato à reeleição Sandrinho Palmeira (PSB). Na expectativa da inauguração oficial do comitê, que seria realizada a noite, centenas de militantes da Frente Popular e moradores de Afogados foram ao local participar da motociata e do grande adesivaço com os materiais de campanha de Sandrinho e Daniel.

“Foi um momento importante de falar com as pessoas, abraçar os amigos queridos e sentir a energia e a alegria da nossa militância, do nosso povo querido de Afogados, que tem reconhecido o nosso trabalho e que sabe que estamos prontos pra fazer ainda mais do que já fizemos,” destacou Sandrinho, que estava acompanhado do seu vice, Daniel Valadares, e de diversos candidatos e candidatas a uma vaga na câmara de vereadores.

Neste sábado (24), o prefeito Roberto Asfora, candidato à reeleição em Brejo da Madre de Deus, inaugurou o Comitê Point R11 em um evento marcante na Avenida Cleto Campelo. O prefeito foi recebido por uma multidão no trevo da cidade, de onde partiu em passeata rumo ao comitê. 

Além de Roberto Asfora, o vice-prefeito Rubieno Catanha e o deputado federal Eduardo da Fonte também participaram da inauguração, junto com os candidatos a vereador que compõem a chapa do prefeito.

Durante o evento, o clima foi de festa e esperança, com os apoiadores reforçando o desejo de continuidade no trabalho realizado pela atual gestão. A inauguração do comitê reforça a conexão de Roberto Asfora com a população do Brejo da Madre de Deus e dá início a uma nova etapa da campanha rumo às eleições municipais.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem deixado claro o seu posicionamento de que ninguém do seu partido deve apoiar candidatos que não estão alinhados. Hoje, Valdemar Costa Neto disse que vai divulgar uma nota deixando claro: “Quem está conosco, está conosco. Quem não está, procure abrigo em outro lugar”.  Esse recado deve chegar aos que têm achado que podem conduzir as eleições municipais de forma diferente. “O momento do nosso partido é de coerência absoluta”, destacou Valdemar.

A candidata a Prefeita de Olinda pelo PL, Izabel Urquiza, iniciou o dia na Feira de Peixinhos, onde conversou com feirantes e consumidores que relataram a situação precária das feiras e mercados da cidade, hoje é comemorado o dia do feirante. Obras inacabadas e falta de assistência e capacitação dos comerciantes são queixas recorrentes. 

Izabel disse que as feiras e mercados, além de uma tradição cultural, é um importante centro de geração de empregos e movimenta a economia dos bairros de Olinda “No mundo inteiro os mercados e feiras públicas têm um papel estratégico no turismo e na economia, iremos fazer com que Olinda seja modelo de gestão nessa área, começando por requalificações, pela capacitação dos comerciantes e vamos procurar ajuda no Sebrae e microcrédito no BNB ” disse a candidata.

Relatório divulgado pelo Banco de Portugal em junho de 2024 diz que o crescimento da taxa de emprego no país “tem sido sustentado pelo aumento da população ativa”, potenciado “por saldos migratórios positivos”. Além de ajudar na economia, os imigrantes são parte relevante na manutenção do sistema de Previdência português, a Segurança Social. 

Segundo o OM (Observatório das Migrações), “os estrangeiros assumem maior capacidade contributiva” e “têm um papel importante para contrabalançar as contas do sistema de Segurança Social, contribuindo para um relativo alívio do sistema e para a sua sustentabilidade”. 

O grupo, de acordo com o documento, recorre menos à Segurança Social para obtenção de subsídios do que os portugueses. Esses fatores fizeram com que, em 2022, a Previdência do país tivesse saldo positivo de 1,6 bilhão de euros, o mais elevado da série histórica. 

Naquele ano, os estrangeiros contribuíram com 1,86 bilhão de euros para a Segurança Social. Desse total, 35,9% (cerca de € 668 milhões) vieram dos brasileiros.

“A imigração é para Portugal essencialmente ativa e contributiva, ajudando de forma inequívoca para contrabalançar as contas públicas da Segurança Social, constituindo-se como uma dimensão importante do reforço e sustentabilidade do Estado social em Portugal”, disse o OM. 

O número de imigrantes cresce de forma vertiginosa em Portugal. Em 2007, o Brasil passou a ser a maior comunidade estrangeira no país europeu, posto que ocupa até hoje. Naquele ano, eram cerca de 66.000 brasileiros (15% do total de estrangeiros em Portugal).

Em 2022, último ano com dados consolidados, os brasileiros em Portugal somavam mais de 239 mil, cerca de 30% dos estrangeiros no país. 

O Banco de Portugal analisou informações de estrangeiros que residem em Portugal, que detêm um contrato de trabalho e que estão registrados na base de dados da Segurança Social. Conforme a instituição, a maior parte trabalha para outras pessoas.

Do Poder360

Por Marcelo Damasceno

A obsessão do médico Augusto Coelho, diretor do Hospital Dom Tomás (HDT), em Petrolina, de sua campanha humanitária para desenvolver a cura contra o câncer, ganha contornos múltiplos. O hospital virar um centro de pesquisa, lhe concede responsabilidade universal, lhe credencia perante os governos, como instituição que lida entre a vida e a morte, com ciência, com medicina em sua essência, lhes dá visibilidade.

Petrolina tem extraordinário pólo médico, tem universidades com curso de medicina e enfermagem, tem cursos específicos de técnicos em enfermagem, e, ao lado disso, o sistema único de saúde que fertiliza a manutenção e absorve as despesas com saúde pública. O Hospital Dom Tomás ornamenta esses avanços com expressiva contribuição da sociedade, sensível a essa maratona diária de um petrolinense, Augusto Coelho, que traduz a linguagem da medicina perto dos sertanejos.

A medicina curativa demanda gastos exorbitantes e exige cuidados diários com a população enferma, inclusive, das doenças cancerígenas que costumam vitimar qualquer um em seu ambiente sócio-econômico-cultural.

O HDT ser escolhido com os rigores da ciência, uma oportunidade para a pesquisa, evolui a medicina neste vale sanfranciscano e notabiliza o trabalho que foi sonhado e é agenda diária dos seus abnegados servidores. O alcance dessa obra tem sua dimensão no reconhecimento de quem conhece a exatidão histórica do HDT que reflete a APAMI, o centro de Oncologia Giuseppe Muccini, o forró do beco, extensões valiosas para esse sucesso. E Petrolina segue em suas profecias a indicar novos ciclos científicos para a medicina exitosa do Hospital Dom Tomás.

A fervura da crise entre o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso pode acelerar o debate da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 16 de 2019, que fixa mandato de 8 anos para os ministros da Suprema Corte.

O autor da proposta, senador Plínio Valério (PSDB-AM), afirmou ao Poder360 que vai pressionar pela entrega do relatório, que está nas mãos de Tereza Cristina (PP-MS). “O momento de avançar é agora. Se o texto está pronto, não tem porque segurá-lo. Não tem nada a ver com retaliação“.

A congressista declarou que ainda não há data definida para a entrega do relatório, mas que provavelmente será depois das eleições municipais, que serão realizadas em 6 e 27 de outubro –1º e 2º turnos, respectivamente.

A senadora disse ainda que irá propor audiências públicas para debater o tema antes da apreciação da matéria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). 

A proposta de fixar mandatos de 8 anos para ministros do STF era prioridade do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no início do ano. O senador disse em fevereiro que a Casa Alta trabalharia para aprovar a PEC até o fim de 2024. 

No entanto, com a ida de Anastasia para uma vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), o texto foi devolvido para a presidência da CCJ para a escolha de um novo relator.

Reação da Câmara

De acordo com apuração do Poder360, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve pautar a PEC 8 de 2021, que veio do Senado e limita as decisões monocráticas dos ministros do Supremo.

A presidente da CCJ da Câmara, Carol de Toni (PL-SC), escolheu como relator da PEC na Casa Baixa o correligionário Filipe Barros (PL-PR), líder da Oposição na Câmara e investigado pelo STF por supostamente vazar um inquérito sigiloso sobre as urnas eletrônicas.

O autor da PEC, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), disse que a Câmara pautará a proposta “não pelas razões certas”, mas por “vingança” ao STF. Segundo ele, “Deus escreve certo por linhas tortas”.

Já a PEC 28 de 2024, que permite ao Congresso anular decisões do STF que deputados e senadores consideram ultrapassar a competência da Suprema Corte, será engavetada por Lira.

Mesmo assim, de Toni escolheu como relator o seu também colega de partido, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).

Lira recuou parcialmente na retaliação ao STF depois do acordo entre os Três Poderes sobre a manutenção das emendas impositivas.

Do Poder360

Por Leandro Magalhães*

ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, órgão criado no TSE, afirmou que teme alguma retaliação do ministro Alexandre de Moraes. Perito em crimes cibernéticos, Eduardo Tagliaferro era responsável pela apuração e elaboração de relatórios encomendados por Alexandre.

“Dr. Kuntz [advogado] tem essa preocupação. Ele defende outras pessoas em casos conduzidos pelo ministro Alexandre e alguns de seus clientes já passaram uma temporada presos, mesmo sem a concordância da Procuradoria Geral da República. Caso isso aconteça, na visão dele, seria mais uma oportunidade em que, infelizmente, o ministro demonstraria que se afasta ao respeito das leis e da história de compromisso do supremo com as garantias constitucionais”, afirmou Tagliaferro.

O ex-funcionário do TSE relatou à CNN um pouco do trabalho dele no tribunal e disse que em vários momentos achou algumas coisas estranhas, mas que cumpria ordens.

“Estava no TSE, as eleições foram uma loucura. A carga de trabalho era absurda e havia uma chuva de demandas vindas de muitas pessoas. Muitas vezes tinha a sensação de que alguns pedidos não eram ligados às eleições ou com questões do TSE. Questionei meus superiores e me foi explicado que estava tudo certo, não havia problema nenhum e que era para seguir apenas fazendo o meu trabalho. Não questionei e busquei fazer o meu melhor, sem maiores ponderações.”

Tagliaferro concluiu, “espero que eles realmente estejam certos e não tenha cometido nenhuma ilegalidade sendo induzido a erro. Vários momentos achei algumas coisas estranhas, mas cumpria ordens. Espero que não tenha feito nada de irregular”.

À CNN, o advogado de Eduardo Tagliaferro, Eduardo Kuntz, afirmou que irá pedir o trancamento do inquérito. “Vou buscar o trancamento deste inquérito. Ele foi instaurado em absoluta contrariedade ao Regimento Interno do Supremo. O único ministro que pode instaurar inquéritos de ofício é o presidente. Caso o faça, deve encaminhar ao distribuir e ser sorteado para um dos outros 10 ministros.”

A defesa de Tagliaferro também criticou a condução do ministro Alexandre de Moraes. “Com todo respeito, mais uma vez, o ministro Moraes abusa de seu poder de manipular o sistema e atua em caso que tem interesse pessoal direto de ofício. Inclusive, sem a concordância da Procuradoria Geral da República. Isso precisa acabar e as leis precisam voltar a serem respeitadas urgentemente.”

Em depoimento à PF na última quinta-feira (22), Tagliaferro disse que, na ocasião, entregou o aparelho a um compadre – que depois foi procurado pelo delegado José Luiz Antunes para que entregasse o dispositivo.

Segundo Tagliaferro, o delegado teria dito ao seu compadre que “havia chegado uma ordem” do próprio Moraes para que o celular fosse encaminhado para o seu gabinete em Brasília.

Isso, no entanto, não aconteceu – tanto que o celular ficou com a Polícia Civil e foi entregue a Tagliaferro posteriormente, “fora de qualquer invólucro, saco plástico, lacre etc.”

O inquérito foi aberto por Moraes depois que o jornal Folha de S. Paulo revelou mensagens que apontam que o setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral foi demandado de forma não oficial pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante e após as eleições de 2022.

Moraes afirma não haver ilegalidade. Os ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia, além da Procuradoria-Geral da República, defenderam publicamente o colega.

*Jornalista da CNN

Um dos programas de TV mais tradicionais no Brasil, o Canal Livre, da Band, entrevista o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, neste domingo (25). A exibição será às 20h, na Band News, e às 23h30, na Band.

Entre os temas do programa, Silvio Costa Filho destacou o crescimento da economia brasileira sob a liderança do presidente Lula; a ampliação de do setor aeroportuário brasileiro, além do fortalecimento do setor portuário no país, entre outros temas.

Na noite de sábado (24), a cidade de Surubim assistiu ao que está sendo considerado o maior evento de campanha do município. Milhares de pessoas a pé, em motos e em carros realizaram um misto de carreata, motociata e passeata para inaugurar o comitê do candidato do União Brasil à Prefeitura, o deputado Chaparral.

O candidato a prefeito de Itapissuma, Cal Volia, realizou uma grande caminhada, na noite deste sábado (24), no município. O evento contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além dos deputados João Paulo Costa (estadual) e Eriberto Medeiros (federal).

Durante o percurso, muitos apoios de gente que saía de suas casas para abraçar o time da vitória. “Cal é um homem sério, trabalhador; um grande prefeito que está voltando para, ao lado de GG, seu vice, fazer muito pelo povo de Itapissuma. De Brasília, vamos ajudar muito a cidade junto com o presidente Lula, trazendo investimentos para gerar emprego e renda” destacou Silvio Costa Filho.

Por Fernando Castilho*

Nos últimos dez anos, o trecho da BR-101 Sul entre o entroncamento na fábrica da Vitarella, em Jaboatão dos Guararapes, e o Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, viveu a transformação extraordinária na sua geografia em termos de ocupação do território entre a rodovia antiga (que corta os distritos de Prazeres e Ponte dos Carvalhos) e que une os dois municípios.

Em apenas uma década foram construídos ali, dois milhões de metros quadrados de galpões (300 mil deles em processo de construção sendo finalizada) que levaram para a região mais de 400 empresas de diversos tamanhos gerando aproximadamente 20 mil empregos e um tráfego de mais de 30 mil veículos/dia, entre eles, 10 mil caminhões que cortam as duas entradas no maior complexo logístico do Nordeste.

Curiosamente, a infraestrutura adjacente à antiga BR-101 de pista simples – onde se iniciou a ocupação industrial do Estado ao Sul da Região Metropolitana do Recife a partir da antiga Coperbo, no Cabo – e o trecho duplicado que conecta as duas entradas, em Prazeres, em Jaboatão, não recebeu qualquer investimentos em termos melhoria da infraestrutura rodoviária.

Durante esse período, entretanto, aconteceu um debate entre do governos Federal, cujo DNIT é responsável pela rodovia, o estado que se beneficia do principal destino desse tráfego em direção à Suape e as duas prefeituras que receberam a antiga rodovia federal, que não conseguiu equacionar uma solução para os problemas numa espetacular demonstração de incompetência política cujos resultados no território vão muito além da simples deterioração das pistas.

O polo de logística é um cluster consolidado. Ele atraiu grandes investimentos imobiliários. Estão atuando ali, entre outras companhias, a Cone que tem o mais moderno complexo de logística do Nordeste, com 900 mil m² de armazéns lotados e um complexo de serviços classificado com AAA; a Armazena que tem mais de 600 mil m² no território; a Log Prophets, uma companhia do grupo MRV, e o BTLG11, um fundo imobiliário de logística do BTG Pactual, além de uma dezenas de outras empresas do setor.

Também estão lá, os CD independentes de empresas como rede de supermercado Arcomix e (ainda este mês), a nova CD do Grupo Ferreira Costa. Apenas neste mês, foram inauguradas os novos CDs das plataformas de e-commerce da Amazon e do Mercado Livre, cada uma com 70 mil m2 e que sozinhas estão gerando mais 2.500 empregos cada.

Clientes globais

No Cone, estão empresas como a Unilever, Sadia, Fedex e o GPA cuja área de galpões ocupa 120 mil m2. Fora do Cone estão operadores logísticos com o JLS que opera um porto seco nas margens da antiga rodovia em Ponte dos Carvalhos.

Todo esse tráfego pesado de caminhões de até 35 toneladas se junta com milhares de motos, carros de aplicativos, veículos de pequeno e médio porte e o sistema de ônibus urbanos que transporta parte dos funcionários das empresas.

Também trafegam quase 200 ônibus sob contratação das empresas que devido ao caos do sistema viário asseguram a presença dos seus empregados nos horários de entrada e saída com fretamentos.

O resultado dessa operação desorganizada, especialmente na antiga BR-101, é um tráfego lento por estrada esburacada, com ocupação de grande parte do acostamento de até 200 carretas de carrocerias longas e proliferação de todo tipo de serviço para atendimento desse mercado, inclusive de prostituição.

Entretanto, existem serviços de qualidade para o suporte adequado do negócio. Ainda no governo Eduardo Campos, uma PPP levou ao local uma rodovia pedagiada que leva ao Complexo Portuário de Suape que acomoda a maior parte do tráfego de caminhões que diariamente entram e saem do porto. Por sua vez, o complexo da Cone Multimodal abriga sozinho 140 empresas de todos os tamanhos.

A empresa viu um novo negócio e montou um truck-center com capacidade de 500 veículos, cujos serviços permitem que uma carreta carregada fique abrigada em segurança no pátio, deslocando-se para Suape apenas quando é prevista uma janela de carga e descarga.

Segurança e limpeza

Mas fora dessa estrutura de suporte moderno – que cobra pedágio para ser usada – os serviços do truck-centar na Cone, onde os motoristas podem estar seguros junto com as cargas das empresas, o mundo real é absurdamente diferente.

Entre a rotatória da rodovia pedagiada e a fábrica da Vitarella na antiga BR 101, o que existe é um exemplo de como não ser com a presença de caminhões pesados nas proximidades das empresas donas de pequenas centrais logísticas.

É um tráfego pesado nos dois sentidos da via simples de mão dupla, onde a segurança se tornou um problema, especialmente, para caminhoneiros enquanto esperam serem carregados. E os efeitos disso são sentidos e expostos no Distrito de Ponte dos Carvalhos, um dos mais violentos na RMR.

No começo do ano, numa iniciativa do Grupo Atitude que reúne empresários e atualmente, presidido pelo empresário Halim Nagem, e o DNIT foi assinado um convênio onde a associação privada se comprometeu a contratar e pagar os projetos básicos e executivo para a construção de uma alça que vai ligar a estrada das Batalha a rodovia após a Vitarella onde de segunda a sexta se forma um congestionamento de mais de seis quilômetros.

Com esse documento (escrito sob orientação do DNIT), espera-se que ainda este ano seja aberta a licitação da obra que deve resolver o problema do retorno de dois quilômetros que centenas de ônibus e caminhões são obrigados a fazer para acessar a antiga BR-101 em Jaboatão dos Guararapes.

O Governo do Estado acompanha a ação que é resultado de uma atenção especial do Ministério dos Transportes que não existiu até 2022. A prefeitura de Jaboatão aposta na resolução do problema da alça da Vitarella, mas não tem projeto de melhorar a estrada que recebeu do DNIT e que está em péssimo estado de conservação.

A outra indicação da presença do Governo e Pernambuco foi o anúncio, pela governadora Raquel Lira, de uma licitação no valor de R$ 75 milhões para serviços emergenciais e melhorias da PE-60 que recebe mais de 40 mil veículos dia no tráfego em direção à Suape e que hoje está em estado crítico de conservação.

O caso da PE-60 é um clássico da incapacidade do Governo de Pernambuco após a gestão Eduardo Campos. Ele desejava fazer uma concessão que o seu sucessor Paulo Câmara, e agora a governadora Raquel Lira, demonstraram interesse apesar de o próprio Governo ter contratado em 2014 um projeto para a concessão da estrada que permanece engavetado após 10 anos.

A presença do governo no território está centrada no anúncio do edital do trecho sul do Arco Metropolitano entre o município de Moreno e o Hospital Dom Helder que deve ser licitado em 2025, mas sem prazo de entrega.

Entretanto, a nova estrada sem mais investimentos na qualidade da BR-101 poderá se tornar mais um complicador para o território já que vai canalizar milhares de veículos entre as BR-232 e BR-101 num sistema rodoviário hoje caótico.

Consultado sobre a situação, o Governo do Estado enviou uma nota onde informou que acompanha o trabalho de aprovação dos projetos e na indicação de ações que melhorem o trânsito no local, mesmo com a jurisdição sendo do DNIT. Mas as prefeituras do Cabo e Jaboatão também não conseguiram avançar na gestão do caos da antiga rodovia.

Cabo pede ajuda

O secretário de Infraestrutura do Cabo, Fernando Martins, revela que a Prefeitura, de fato, recebeu o trecho, mas o DNIT se isentou de toda responsabilidade deixando ao município uma estrada em péssimas condições e sem nenhum tipo de recurso para o município fazer a manutenção. A Prefeitura tentou devolvê-la e não conseguiu.

O município então tentou um convênio com o Ministério das Cidades para a restauração do trecho com o alargamento da ponte sobre o rio Jaboatão, também sem sucesso.

A restauração foi estimada em R$70 milhões, bem acima da capacidade de investimento do município. Com a promessa do apoio do ministério dos Transportes, a prefeitura está escrevendo o projeto de restauração da estrada para, de novo, pleitear recursos junto ao Ministério das Cidades na esperança de ser atendida.

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que não tem projeto para restaurar a estrada no seu território, preferindo ajudar na construção da obra da alça da Vitarella.

Promessa de obra

Nesta sexta-feira (23), o secretário executivo do ministério dos Transportes, George Santoro, garantiu que tão logo receba o projeto patrocinado pelo Grupo Atitude, feito com supervisão do DNIT, vai incluí-lo na lista de obras direcionadas ao Estado de modo que ainda em 2025 ele possa ser licitado e dada ordem de serviço. George Santoro assegurou que existem recursos disponíveis.

Ele admitiu que a BR-101 vai precisar de investimentos em manutenção entre Prazeres, em Jaboatão, e a Charneca, no Cabo, devido a pressão que o Arco Metropolitano vai provocar em termos de fluxo vindo da BR-232. Mas lembrou que a expectativa do ministério dos Transportes é corrigir a defasagem de quatro anos onde o estado praticamente não teve recursos.

Mas o caso polo de logística da Região Metropolitana no Cabo de Santo Agostinho precisa, de fato, de uma nova abordagem multidisciplinar do governo estadual que não pode depender de um projeto doado por uma associação de empresários que operam no território.

O problema talvez esteja no fato de que as soluções propostas (Arco Metropolitano e PE-60 e rodovia pedagiada da tora do Atlântico) estejam nas extremidades do cluster que se formou sozinho sem investimento público de infraestrutura. Ou apenas com o sistema de incentivos fiscais de ICMS.

Por isso, talvez esteja na hora de uma conversa mais organizada com todos os atores presentes no território, inclusive com a presença da SDS – que hoje precisa gerenciar uma área quente de violência de tráfico de drogas em Ponte dos Carvalho.

Também precisa chegar mais próxima das prefeituras onde no território acontece a crise todo dia. No fundo, todo mundo comemora o fato de no polo logística terem sido gerados 20 mil empregos e criado um mercado de galpão que está sendo financiado sem ser diretamente pelos bancos. Mas é preciso revisá-lo.

E um bom caminho para entender o problema talvez seja ir ao Cabo num ônibus urbano, na fábrica da Solar, em Prazeres. Se possível no horário de pico.

*Colunista do Jornal do Commercio

“O voto é uma arma letal quando é vendido, pois o corrupto permanece no poder”. Com essa fala, o candidato a prefeito do Paulista, Ramos (PSDB), abriu, neste sábado (24), uma reunião com moradores do Janga. O candidato a vice-prefeito, Felipe Andrade (PSD), também esteve na escuta popular.

Ramos ouviu e anotou as demandas dos participantes, e trocou ideias acerca do seu programa de governo. “Estou preparado para administrar a cidade com vocês. Faremos uma Paulista com as mãos de todos e barrar a corrupção. Esse mal corrói e tira sonhos do povo”, alertou Ramos, que mora há seis décadas na cidade.

Também residente em Paulista, o candidato a vice-prefeito, Felipe Andrade, destacou que a prefeitura precisa estabelecer parcerias com a iniciativa privada para desenvolver a cidade e gerar empregos. Ele reforçou ainda a importância de investir no turismo para abrir postos de trabalho. “Paulista tem uma orla com belas piscinas naturais, que despertam o interesse dos turistas. É preciso desenvolver esse potencial para atrair investimentos, melhorar a arrecadação e, com isso, fazer as obras que o povo tanto precisa”, comentou Felipe Andrade.

Na manhã deste sábado (24), a candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL) e a sua vice, Alice Gabino (Rede), participaram da inauguração do Comitê 50, da coligação “Recife com a Cara da Gente”. O evento reuniu apoiadores, lideranças comunitárias, representantes das coligações, dos movimentos sociais e da militância que acredita. Dani ressaltou a importância de afirmar que está e sempre esteve do lado esquerdo da política da cidade. “Diferente de outros candidatos, que não assumem de que lado estão, eu sempre estive de um lado, o esquerdo. Eu não tenho respostas vazias. Tenho convicção do lado que estou e sempre estive.”, destacou a candidata.

Em sua fala, Dani ainda ressaltou que vai lutar pelas maiorias minorizadas, contra o racismo, machismo, e tantos outros preconceitos como os de gênero, raça e religiões. “Queremos fazer um Recife com a cara da gente, porque essas pessoas que são maioria na nossa cidades, mas foram minorizadas pela ausência de políticas públicas, não se veem representadas nessa atual gestão. Quero também priorizar os jovens, os adolescentes, a primeira infância, as pessoas com deficiência e atípicas. E para tudo isso acontecer é preciso ouvir as demandas da população.”, finalizou.

A inauguração do Comitê 50 marcou oficialmente o início de uma caminhada eleitoral até à prefeitura do Recife. De acordo com Dani Portela, o local será um espaço de acolhimento e escuta. “Porque a gente só constrói política ouvindo as pessoas. Assim como diz o presidente Lula, vamos ouvir as pessoas porque a gente quer colocar o pobre, a população negra, as mulheres, a população LGBTQIAPN+ e a juventude no orçamento. E por isso nos comprometemos em retomar o Orçamento Participativo da gestão de João Paulo. Vamos levantar as pautas históricas de esquerda da nossa cidade.”, evidenciou a candidata.

O Comitê 50, da coligação “Recife com a Cara da Gente”, fica localizado na Rua Gouvêia de Barros, 125, Santo Amaro.

Neste sábado (24), o candidato à Prefeitura do Recife, Gilson Machado (PL), deu continuidade à sua intensa agenda de campanha com uma série de inaugurações de comitês eleitorais, reforçando a importância de seus apoiadores. Gilson esteve acompanhado da candidata a vice-prefeita, Leninha Dias (PL), e juntos visitaram diversos bairros da cidade.

O dia começou às 9h com um adesivaço do Coronel Paulo Matos (PL) em Santana, seguido pela inauguração do comitê do candidato a vereador Rodrigo Gomes (PL), em Casa Amarela. Gilson e Leninha marcaram presença ainda na inauguração do comitê de Alcides Cardoso (PL), no bairro dos Aflitos, antes de retornarem a Casa Amarela para apoiar a candidata a vereadora, Pastora Flávia Santos (PL).

Encerrando o dia, Gilson Machado participou da inauguração do comitê do candidato Dr. Tiago Lima (PL), em Torrões. Essas visitas têm sido fundamentais para fortalecer o engajamento de sua base e reafirmar seu compromisso com as diversas comunidades do Recife.

Leninha Dias, que acompanha Gilson em todas as visitas, destacou a importância dessas ações para manter o diálogo próximo com os eleitores e garantir que as demandas da população sejam ouvidas e atendidas.

“Essas visitas vêm sendo a prova de que nossa mensagem está chegando forte às comunidades. Estamos juntos para fazer do Recife uma cidade melhor para todos”, declarou Gilson, ao encerrar o dia.

Este sábado foi uma verdadeira maratona para o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB). João participou de quatro atos de candidatos a vereador, iniciando pelo Recife Antigo, para reunião com apoiadores de Murilo Cavalcanti (MDB), depois passando pelo Espinheiro, com Aline Mariano (PSB). Na sequência, seguiu para Afogados, onde se encontrou com MC Elvis (PSB) e fechou o dia com Zé Neto (PSB), na Imbiribeira. O líder da Frente Popular aproveitou os encontros para celebrar a entrega da Ponte Jaime Gusmão.

“Por causa da legislação eleitoral, a gente não pode participar de inaugurações, mas fiquei emocionado com os vídeos que eu vi hoje sobre a ponte Iputinga/Monteiro. Depois de 20 anos, o Recife tem uma nova ponte, ligando duas áreas importantes da cidade. E tem outras pontes sendo construídas. É por isso que eu quero ter a oportunidade de governar o Recife novamente”, disse João Campos durante as visitas.

Com investimento de R$ 44,9 milhões da Prefeitura do Recife, a ponte desempenha um papel fundamental ao criar uma nova rota conectando as zonas Norte e Oeste da cidade, beneficiando, diariamente, cerca de 60 mil pessoas, entre ciclistas, pedestres, usuários do transporte público e motoristas.

Liminar concedida pelo juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP), suspende temporariamente perfis de redes sociais utilizados para monetização pelo candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB).

A decisão, tomada em uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) movida pelo PSB, suspende apenas as redes do candidato que “buscaram a monetização dos ‘cortes’ por meio de terceiros interessados”, afirmou o juiz, referindo-se à remuneração paga por Marçal àqueles que veicularem seus posts editados com os “cortes”, de forma a apresentá-los de forma descontextualizadas.

Na sentença, Zorz proíbe que Marçal remunere aqueles que veicularem seus vídeos editados. Nesse sentido, o juiz chama a atenção para o fato de haver indicativos de uma “transposição de limites” na conduta do candidato “no que respeita ao seu comportamento nitidamente comissivo de requerer, propagar e desafiar seguidores, curiosos, aventureiros a disseminar sua imagem e dizeres por meio dos chamados ‘cortes’. Para mais, saber se a monetização dos ‘likes’ obtidos nos sucessivos ‘cortes’, permitiriam o fomento ou indício de abuso de poder, no caso, de natureza econômica”.

A decisão abrange tanto o site de campanha do candidato como suas redes sociais no Instagram, YouTube, TikTok e X (antigo Twitter). Caso a decisão não seja cumprida, será aplicada multa diária de R$ 10 mil.

Por meio das redes sociais, Pablo Marçal postou um vídeo criticando a decisão do juiz. Ele se diz alvo de perseguição pela Justiça Eleitoral. “Acabei de receber a notícia de que uma liminar vai derrubar minhas redes sociais”, disse o candidato.

“Olha só que irônico. [Isso acontece] logo no dia que eu estou passando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eu sou o terceiro maior político no Instagram do Brasil. E estamos passando o homem mais popular da história da política nacional. Mas ele vai derrubar as redes sociais, primeiro. O sistema inteiro, com o governador Tarcísio [de Freitas], estão todos contra mim”, disse o candidato.

Da Agência Brasil