Carros de luxo, joias e quadros foram apreendidos na operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU), no último 23 de abril. Ao todo, a operação cumpriu 211 mandados de busca e prendeu seis pessoas. As informações são da CNN Brasil.
Os bens são avaliados pela PF em ao menos R$ 40 milhões, que podem voltar aos cofres públicos para ajudar no ressarcimento das vítimas. Um modelo possível para isso é o leilão. Especialistas alertam, no entanto, que esse processo deve ser longo.
“Os bens podem ir a leilão desde que observadas as etapas legais previstas no ordenamento jurídico. O procedimento começa com a apreensão e o bloqueio judicial dos bens durante a investigação [o que já ocorreu]. Com base em indícios de enriquecimento ilícito ou desvio de recursos, a Justiça pode determinar a indisponibilidade de imóveis, veículos, joias, valores em espécie ou qualquer outro bem que possa representar produto ou proveito do crime”, detalha Berlinque Cantelmo, especialista em direito penal.
O advogado explica que, em regra, esses bens permanecem sob custódia até o fim do processo, mas, em casos excepcionais — como quando se trata de bens perecíveis ou de alto custo de manutenção — o juiz pode autorizar sua alienação antecipada, mesmo antes da condenação.
“Uma vez proferida a sentença condenatória com trânsito em julgado, os bens declarados perdidos em favor da União podem ser leiloados em processos públicos, organizados por órgãos como a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, ou a Secretaria de Gestão do Patrimônio da União (SPU). O valor arrecadado é destinado, prioritariamente, à recomposição dos danos causados à administração pública”, conta.
Doutor em direito pela Universidade de São Paulo, o procurador Renato Ramalho ressalta que o leilão só é possível ao final do rito processual.
“Essa medida cautelar de bloqueio de valores e apreensão de bens, como ferraris, relógios de luxo e obras de arte, não significa a perda definitiva deles pela entidade ou seus representantes. Assim, não é possível neste momento um leilão desses bens ou o repasse direto dos valores bloqueados para o governo ou para os aposentados prejudicados. Isso apenas pode ocorrer ao final do processo, após todas as fases necessárias para garantir a ampla defesa e o devido processo legal.”
Ramalho conta que essas fases abrangem a análise de provas, realização de audiências, perícias, sentenças de primeiro grau, decisões de segundo grau e, possivelmente, recursos perante as Cortes Superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).
“A Lei Anticorrupção traz um procedimento mais rápido que o normal, mas ainda assim leva tempo. No mínimo, um ano para haver uma decisão definitiva. A Justiça precisa do seu tempo, para evitar que ocorram novas injustiças”, destaca.
Por Jorge Henrique Cartaxo Lenora Barbo Especial para o Correio Braziliense
O senador e marquês de Paranaguá foi o primeiro a pegar a alça do caixão que chegava ao porto do Rio de Janeiro, vindo de Niterói, numa galeota imperial trazendo o corpo de José Bonifácio de Andrada, no início da noite de 9 de abril de 1838 (ele havia falecido no dia 6 e o seu corpo, embalsamado, seria trasladado três dias depois). Seguindo a reverência de Paranaguá, no mesmo gesto, integraram o cortejo os senadores Luiz José de Oliveira, João Evangelista de Faria e Antônio Francisco Holanda Cavalcanti.
Aguardavam ainda a galeota imperial — que já havia sido saudada pelos navios de guerra e mercantes com suas vergas cruzadas e suas bandeiras a meio pau — algumas centenas de populares e oficiais militares. Uma banda executava peças fúnebres. Em caixão aberto, o corpo de José Bonifácio revestido da insígnia de cavaleiro da Ordem de Cristo, que recebera de dom João VI, passou das mãos dos senadores para a dos representantes da Sociedade Imperial de Medicina. Entre alas da Guarda Nacional, o cortejo seguiu para a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, onde Bonifácio ficaria exposto até 25 de abril. Sua filha, Gabriela Andrada, o levaria em seguida para Santos, sepultando-o na capela da Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Coche mortuário de honra, três descargas de artilharia e infantaria, piquete de Cavalaria, criados da casa imperial perfilados, oradores civis e militares. Então com 13 anos, já Imperador, Pedro II, de uma das janelas do Paço, contemplava aquela cena incomum e grandiosa. A seu modo, também se despedia do tutor, conselheiro maior do seu pai, artífice singular da independência, do Estado e da Nação brasileira que ele acabava de herdar.
José Bonifácio nasceu em Santos, em junho de 1763, numa família rica e aristocrata. Em 1783, com 20 anos, segue para Coimbra, em Portugal, onde estuda matemática, filosofia e inicia seus conhecimentos jurídicos. Amante da pesquisa e sempre atento às grandes mudanças do seu tempo, José Bonifácio percebeu a importância da mineralogia para a revolução industrial em curso.
Em 1787, concluiu seu curso de filosofia natural e em 1788, o de leis. Em 1789, ingressa na Academia das Ciências já com o direito de exercer o magistério e a pesquisa científica. No ano seguinte, já reconhecido pela sua cultura empreendedora e erudição, foi premiado com uma excursão científica, por toda a Europa, quando deveria aprender os melhores conhecimentos de mineralogia, história natural e filosofia.
Foram 10 anos de estudos, pesquisas e convivência científica. Em Paris, onde teria tido encontros e diálogos com Lavoisier, Bonifácio estuda química e mineralogia na Escola Real de Minas. Entre 1790 e 1791, enquanto se torna membro da Sociedade de História Natural e sócio correspondente da Sociedade Filomática de Paris, é espectador dos primeiros passos da Revolução Francesa. Segue para a Saxônia, em Freiberga, onde conheceu e ficou amigo de Alexander von Humboldt (o extraordinário Barão de Humboldt, geógrafo, polímata, naturalista, explorador e defensor do romantismo prussiano). Viaja ainda para a Itália, Suécia, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Países Baixos, Hungria, Inglaterra e Escócia.
De volta a Portugal em 1800, intensifica suas pesquisas e vida acadêmica, agora como professor da cátedra de metalurgia, especialmente criada para ele, na Universidade de Coimbra. Convidado de forma frequente, Bonifácio passa a ocupar diversos e importantes cargos públicos em Portugal. Quando o general Jean-Andoche Junot, do exército de Napoleão, ocupou Lisboa, em 1807, José Bonifácio foi um dos delegados de Coimbra destacado para dialogar com o invasor. Na terceira ocupação francesa, em 1810, agora tenente-coronel do exército da Corte, José Bonifácio liderou um batalhão para Peniche, na Estremadura, onde ficou até a retirada do inimigo.
Em 1819, com 56 anos, percebendo a penúria que se abatia sobre Portugal e anunciando sua disposição de conhecer e desbravar os sertões e a natureza do seu país, José Bonifácio volta para o Brasil. Já em Santos, onde seu irmão Martim Francisco era diretor de minas e matas da Capitania de São Paulo, retoma as suas pesquisas mineralógicas. O destino tinha outros planos! Entre 23 de junho de 1821 e 12 de novembro de 1823, o renomado cientista e servidor público exemplar do Império Português, José Bonifácio de Andrada, torna-se o mais destacado construtor e articulador da independência do Brasil. Sua primeira convocação foi para presidir as eleições dos representantes da Província de São Paulo para a elaboração da nova Constituição portuguesa, nos termos da Revolução do Porto que havia convocado dom João de volta à Lisboa.
Para essa delegação, José Bonifácio elabora o seu primeiro grande documento que iria constituir o desenho da Independência do Brasil. Em “Lembranças e Apontamentos”, ele faz constar as prioridades que os representantes de São Paulo deveriam defender nas Cortes de Lisboa. Abolição dos escravos, integração indígena, criação de uma universidade, estabelecimento de um governo-geral Executivo, aumento do número de escolas e a transferência da capital para o interior do País, dentre outras.
As Cortes de Lisboa queriam restabelecer o modelo colonial vigentes anterior a 1808. Bonifácio percebeu o risco do esfacelamento do país, com parte do Brasil se aliando a Lisboa e outra lutando pela independência e o modelo republicano. Sua alternativa seria manter a união com Portugal, dentro de um sistema de Reino Unido, com uma estrutura jurídica e legal para o Brasil seguida das necessárias adequações econômicas e administrativas, respeitados os devidos direitos políticos e civis para os brasileiros.
Lisboa exigia o retorno de dom Pedro para Portugal e cada província brasileira, de forma independente, subordinada à Corte portuguesa. Em 9 de janeiro de 1822, dom Pedro decide permanecer no Brasil. No dia 17 nomeia José Bonifácio, agora com 60 anos, seu ministro e secretário de Estados e dos Negócios do Reino. Em 3 de junho de 1822, diante das continuadas pressões de Portugal e a crescente tensão interna — sobretudo em São Paulo, Minas, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Pará — Bonifácio fez prevalecer a ideia da convocação de uma Assembleia Geral Constituinte e Legislativa.
A urgência da independência, ponderada e adiada por Bonifácio e até pelo próprio dom Pedro, se deu quando novas ordens de Lisboa pediram a prisão de José Bonifácio e retiraram os poderes de dom Pedro como príncipe regente. Retornando de Santos, em 7 de setembro de 1822, ao ser informado das novas exigências da Corte, declarou a Independência.
Em maio de 1823, teve início os trabalhos da Assembleia Constituinte. Em setembro daquele mesmo ano, o novo texto constitucional, liberal e reconhecendo os poderes executivos do Imperador, foi apresentado aos parlamentares. Entretanto, em Portugal, dom João havia recuperado seus poderes absolutistas esvaziando os poderes das Cortes. A repercussão no Brasil foi imediata.
Ainda não exatamente pacificado internamente, crescem as ameaças à liderança de José Bonifácio reaproximando dom Pedro dos militares, do partido português, das forças contrárias às expectativas de civilizar os índios, abolir a escravidão, acabar com o tráfico de escravos, criar escolas e universidades.
A Assembleia Constituinte acabou dissolvida, José Bonifácio preso em novembro de 1823 e levado para a Fortaleza da Laje. Em seguida, o exílio de seis anos na França. Em 1829, ele volta ao Brasil. Em 1931, com a abdicação de dom Pedro I, José Bonifácio é nomeado tutor do futuro Pedro II. Em 1833, o velho Andrada é novamente destituído, agora da tutoria do jovem príncipe. Seu destino é a prisão domiciliar na Ilha de Paquetá. Sua importância histórica permanecerá, sua inserção política não!
Diante da previsão de chuvas intensas para os próximos dias, prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata participaram, ontem, de uma reunião remota com a vice-governadora Priscila Krause. A articulação ocorre em meio à preocupação com possíveis alagamentos e deslizamentos em áreas de risco, cenário recorrente durante a quadra chuvosa em Pernambuco. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o tempo deve seguir instável até pelo menos a próxima terça-feira, com pancadas de intensidade moderada a forte.
Durante o encontro, representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar detalharam os protocolos de prevenção e responderam a questionamentos dos gestores municipais. “Reforçamos as recomendações para que a população permaneça em segurança, sobretudo em áreas suscetíveis a deslizamentos e alagamentos”, afirmou a vice-governadora. Participaram da reunião prefeitos como Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Ramos (Paulista), Elcione (Igarassu), Edmilson Cupertino (Moreno), Diego Cabral (Camaragibe), Mary Gouveia (Escada), Márcia Barreto (Joaquim Nabuco), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), entre outros.
As autoridades também discutiram a situação de barragens e outras estruturas que integram o sistema de contenção de cheias. O secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, destacou que “a conclusão de Panelas II deve amenizar os efeitos na Mata Sul” e apontou que o nível ainda baixo da Barragem de Serro Azul permite maior retenção das águas. Segundo ele, os rios da região estão sendo monitorados com atualizações a cada 15 minutos.
Alguns gestores municipais reforçaram a importância da articulação com o governo estadual. “A antecipação das ações possibilita uma resposta mais rápida, e isso, nesse momento, pode salvar vidas”, disse a prefeita de Olinda, Mirella Almeida. Já o prefeito de Xexéu, Thiago de Miel, avaliou o acompanhamento como “essencial para que as prefeituras possam fazer um melhor atendimento às pessoas que mais precisam”.
Além das ações emergenciais, o governo destacou obras em andamento, como a conclusão do sistema de drenagem do Canal do Fragoso, em Olinda, e intervenções de contenção de encostas em Jardim Monte Verde, no Jaboatão dos Guararapes, que avançaram mais de 30%.
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), reforçou sua aproximação com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), ontem, durante a sexta noite de comemorações pelos 43 anos de emancipação da cidade.
Silvio Costa Filho destacou o desempenho do prefeito à frente da gestão municipal. “Diego tem feito um trabalho exemplar desde que assumiu a gestão municipal, em vários setores, como o cultural. O carnaval e o aniversário de Camaragibe são provas disso. Agora, é a cidade do trabalho, respira desenvolvimento e vai crescer muito mais com emprego e renda, recebendo grandes eventos e melhorando a vida das pessoas. E vamos ajudá-lo nessa mudança de patamar”, afirmou o ministro.
A noite, embalada pelo show da cantora Raphaela Santos, também contou com a presença de aliados estratégicos como a vice-prefeita Comandante Débora, a ex-prefeita Dra. Nadegi Queiroz, o deputado estadual João de Nadegi (PV) e a vereadora recifense Flávia (PV).
Enquanto a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emite um alerta para chuvas fortes no Litoral, Agreste, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul, o Governo de Pernambuco surpreendeu ao anunciar o fechamento temporário da UPA de Engenho Velho, localizada em Jaboatão dos Guararapes, uma das áreas mais vulneráveis da Região Metropolitana do Recife. A medida, anunciada ontem, ocorre justamente quando o alerta climático indica risco elevado de enchentes e deslizamentos.
Segundo o comunicado, a unidade será fechada para “readequações estruturais”. No entanto, a decisão escancara a falta de planejamento e de sensibilidade da governadora Raquel Lyra (PSD) com a população que depende do sistema público de saúde. Com as chuvas intensas previstas para os próximos dias, o atendimento de emergência se torna ainda mais crucial.
Além de suspender os atendimentos, o Governo do Estado não apresentou qualquer plano alternativo para redirecionar os pacientes que possam vir a precisar de assistência na UPA de Engenho Velho. Não houve anúncio de redirecionamento para outras unidades, nem reforço nas emergências dos hospitais da região. O resultado é o abandono da população à própria sorte, em meio a um cenário de risco climático e aumento de doenças sazonais. A única ação concreta da gestão de Raquel Lyra foi fechar as portas da UPA.
Ao invés de fortalecer a rede pública para enfrentar um cenário de crise, o Governo optou por retirar um serviço essencial. E, mais uma vez, quem paga a conta é o povo.
O Brasil registrou, em 2024, o maior número de pessoas desabrigadas e desalojadas por desastres climáticos desde o início da série histórica, em 1991: 1,13 milhão de brasileiros tiveram que deixar suas casas em razão de eventos extremos como chuvas intensas, estiagens e secas.
Os dados são do Atlas Digital de Desastres no Brasil, produzido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e foram obtidos com exclusividade pela Globonews.
O número se refere a pessoas que, em algum momento do ano, estiveram desabrigadas ou desalojadas; não necessariamente que permanecem nessa condição atualmente.
A quantidade de mortos também aumentou. Foram 306 óbitos registrados em 2024, um crescimento de 58% em relação a 2023, quando houve 193 mortes. Trata-se do maior número desde 2022, ano em que 650 pessoas perderam a vida em decorrência de eventos climáticos.
Outro dado inédito do levantamento aponta que 299 mil pessoas ficaram feridas ou adoeceram em consequência direta de desastres ambientais no último ano.
Entre os municípios com mais vítimas fatais estão:
Canoas (RS), com 31 óbitos;
Mimoso do Sul (ES), com 18;
e Aguiarnópolis (TO), com 17.
A cidade com maior número de mortos, Canoas, estava no epicentro das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.
Segundo o relatório, 79% das mortes foram causadas por chuvas intensas, o tipo de desastre mais letal e também o segundo mais recorrente em 2024, com 1.265 ocorrências.
Os desastres mais frequentes foram estiagens e secas, com 1.279 episódios no ano.
A visita do ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), a Pernambuco na última sexta-feira (16), reforçou a relação republicana do governo federal com o estado, independentemente de partidos. No Recife, Dias lançou o programa Acredita no Primeiro Passo, voltado para o desenvolvimento profissional.
A iniciativa receberá, ao todo, R$ 90 milhões para fomentar ações em todo o estado. O recurso faz parte do pacote de R$ 17 bilhões que estão sendo investidos pelo Ministério, de janeiro a dezembro deste ano, só em Pernambuco.
O gestor federal participou de evento com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), pela manhã, no Teatro de Santa Isabel, e à tarde esteve no Palácio do Campo das Princesas, em solenidade com a governadora em exercício, Priscila Krause (PSD). Em eventos separados, os gestores municipal e estadual aderiram ao programa Acredita no Primeiro Passo.
Durante as agendas, Wellington Dias anunciou que serão liberados de imediato R$ 3 milhões para o início do programa no estado. Ele também afirmou que deseja fazer do Recife uma referência nacional no combate à fome e à desigualdade.
“Queremos colocar o SUAS, o Sistema de Assistência Social, num caminho que seja referência para o Brasil”, destacou o ministro.
O novo programa é voltado para a capacitação profissional, o acesso ao emprego e apoio ao empreendedorismo com oferta de microcrédito e cursos de formação.
Priscila Krause comemorou a criação da política pública, destacando que os recursos vão reforçar iniciativas de desenvolvimento social do governo estadual que já estão em andamento. Já João Campos enfatizou a transversalidade das ações e a parceria com o governo federal como um dos fatores que garantem o sucesso das políticas públicas de desenvolvimento social.
Miguel de Cervantes, da obra prima Dom Quixote, disse, certa vez, que a perseverança é a mãe da boa sorte. Mas o que é sorte? Segundo o Google, sorte é uma força sem propósito, imprevisível e incontrolável. “Quem tem amor na vida, tem sorte”, diz um trecho de uma canção de Zé Ramalho. “Tem sorte quem acredita nela”, ensina outra melodia, esta de Fernando Mendes, que ouvia quando adolescente em minha Afogados da Ingazeira.
“Minha sorte está lançada”, diz um poeminha de Vinicius de Moraes, o maior de todos que se ousam a ser poetas. Já li que a sorte bate em cada porta uma vez na vida. A palavra sorte foi usada também por gênios. Estadista britânico, Winston Churchill disse que a sorte não existe. “Aquilo a que chamamos sorte é o cuidado com os pormenores”, sentenciou.
Albert Camus, escritor, filósofo, dramaturgo e ensaísta franco-argelino, nos ensinou que não ser amado é falta de sorte. “Mas não amar é a própria infelicidade”, advertiu. “A sorte sorri aos fortes”, declarou Terêncio, dramaturgo e poeta da Velha Roma. O jornalista americano Earl Wilson escreveu que sucesso é apenas uma questão de sorte. “Pergunte a qualquer fracassado”, provocou.
Relendo “O Príncipe”, de Maquiavel, a “bíblia” de todo político, descobri que a sorte é feminina e para dominá-la é preciso saber flertar e seduzi-la. Também é reconhecido que ela se deixa seduzir mais pelos amantes ousados do que por aqueles que procedem com cautela e frieza. E ensina: “A sorte, como a mulher, é sempre mais amiga dos jovens, porque são menos cautelosos, mais ousados e impulsivos e a dominam com maior audácia e voracidade”.
E continua a ensinar: “O príncipe cauteloso, no momento em que é necessário ser impulsivo, não consegue sê-lo e por isso fracassa. Se mudasse de natureza, conforme as exigências do tempo e das coisas, não fracassaria e, assim, sua sorte não mudaria”.
Nos dias atuais, as circunstâncias mudam num piscar de olhos. Se apegar demais às conquistas e estratégias do passado, pode ocorrer um tremendo risco de ser excluído do jogo a qualquer momento. Grandes líderes que se perpetuaram na política muitas vezes não dependeram dos seus talentos, mas da sorte. “Não há fórmula mágica para o sucesso. Ideias, regras e princípios servem apenas como ferramentas, mas se não aparecer a sorte, não servem para nada”, escreveu Maquiavel.
Estudos apontam que entre 85% e 90% do que nos acontece foge completamente do nosso domínio. “Ao nascer, por exemplo, você não teve controle sobre quem seriam seus pais, o ano e o lugar em que nasceu. Se seus pais foram ou são bons, você é uma pessoa de sorte”, segundo Maquiavel. “Aquilo que conhecemos como sorte depende muito da habilidade de combinar com o nosso modo de agir com o que é exigido pelas particularidades de cada momento.
Pense assim, como ensinou Maquiavel: “Aquele que observar as particularidades do momento, e souber agir de acordo, será beneficiado por elas. Aquele que não as observar encontrará enormes problemas e será visto como desprovido de sorte. Por isso, acredito que será feliz aquele que combinar seu modo de agir com as particularidades do momento. E infeliz aquele cujas ações delas divirjam”.
Maquiavel nos ensina ainda que as pessoas sempre buscam o poder, a glória e a riqueza. “Algumas agem com precaução, outras com impetuosidade. Umas optam pela violência, outras pela astúcia. Algumas escolhem a paciência, outras a agitação, e assim por diante. E cada uma pode, a partir destes diversos modos, alcançar seus objetivos, desde que considerem ou não ignorem o fator sorte”.
Diante de tanta riqueza de ensinamentos, não reclame do barulho quando a sorte lhe bater à porta. “Com sorte, você atravessa o mundo, sem sorte você não atravessa a rua”, segundo o conceito do genial Nelson Rodrigues.
Conheça as picapes que menos se desvalorizaram no primeiro ano de uso
A Mobiauto, portal de vendas de veículos usados do Brasil, realizou uma pesquisa em sua base de dados e elencou quais as dez picapes que menos desvalorizaram no último ano. O destaque do levantamento foi a Nissan Frontier, que apresentou depreciação média de apenas -0,32% entre abril de 2024, quando era zero quilômetro, e abril de 2025, como modelo seminovo.
O índice de desvalorização da Nissan Frontier ficou abaixo da média apresentada pela Toyota Hilux, líder do segmento de picapes médias no mercado brasileiro, que foi de -3,11%. Outro modelo que perdeu pouco valor no primeiro ano de uso, a Effa V22 registrou a segunda menor desvalorização durante o período analisado (-0,56%).
Entre as picapes intermediárias, a Chevrolet Montana registrou a menor depreciação (-3,86%), seguida pela Ram Rampage (-6,69%) e Renault Oroch (-9,79%). A General Motors também foi destaque no segmento de picapes grandes. A Chevrolet Silverado teve desvalorização média de -5,31%, índice inferior ao das Ram 2500 (-5,60%) e 3500 (-8,52%). Confira a lista abaixo:
Vem aí o novo Jeep Avenger – Agora é oficial: o Jeep Avenger será fabricado no Brasil a partir de 2026. Só não se sabe se no Polo da marca em Goiana, Pernambuco, ou em outra unidade — como a fábrica de Betim e, com mais chances, a de Porto Real, no Rio, onde são montados os modelos Citroën (C3, C3 Aircross e Basalt) e que tem mais capacidade disponível. O ano de 2025 é especial para a Jeep no Brasil. A marca celebra uma década de produção nacional, com mais de 1 milhão de SUVs vendidos desde 2015. Um marco que se soma à rica trajetória no país, iniciada no final dos anos 40.
O quarto modelo nacional da Jeep ingressará na linha como opção de entrada. Ele foi lançado na Europa há dois anos com motorização híbrida e elétrica e tem plataforma diferente das da Peugeot e da própria Jeep em Goiana. Lá, com isso, o foco será para a nova geração do Renegade — que crescerá e ficará mais refinado e, certamente, mais caro. O Avenger deverá ter uma motorização híbrida, a chamada leve, com sistema de 48V. Seria a segunda opção do programa de eletrificação Bio-Hybrid da produção brasileira da Stellantis e que contempla hibridização leve, já presente nos Fiat Pulse e Fastback, além de versões plug-in e totalmente elétrica, as duas últimas ainda a serem adotadas mais para frente.
Série do Renegade marca 10 anos da Jeep – A marca norte-americana do grupo Stellantis já produziu mais de 1,3 milhão de veículos (Renegade, Compass e Commander) no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, em dez anos de atuação. O menor deles, o SUV Renegade, foi o pioneiro. Por isso, a empresa o escolheu como símbolo do 10º aniversário da planta inaugurada em maio de 2015. A Jeep é dona 6,5% no segmento de automóveis e deve muito ao Renegade, que já acumula mais de 530 mil licenciamentos.
A série especial Renegade 10 anos tem numeração sequencial e somente 1.010 unidades, número proposital e que faz referência à primeira década de Goiana e do renascimento da Jeep como marca de produção nacional. Cada uma das mais de mil unidades terá sua numeração única exibida em logotipo aplicado no painel. Visualmente, o Renegade Série Especial 10 anos pode ser identificado pelas rodas pretas de 17” e referências ao aniversário em adesivos de capô e na coluna C, bordados no banco e até nas soleiras das portas. Baseada na versão topo de gama Willys, custa R$ 185.990 e conta ainda com tração 4×4, pneus ATR+, central multimídia de 8.4” com espelhamento sem fio, quadro de instrumentos digital, ar-condicionado automático de duas zonas, seis airbags, teto solar e sistemas de condução semiautônoma.
Mitsubishi traz nova geração do Outlander – A Mitsubishi Motors apresentou no começo da semana a nova geração de um dos mais relevantes SUVs da marca: o Outlander. O modelo chega ao mercado brasileiro em duas versões, ambas com tecnologia híbrida plug-in. A Mitsubishi diz que essa quarta geração é o SUV mais luxuoso e tecnológico já produzido em toda a história da marca. Ele tem capacidade para transportar até sete passageiros. A HPE-S custa R$ 375 mil e a Signature R$ 390 mil — e ambas têm garantia total de cinco anos e bateria de alta tensão com garantia total de oito anos. Com tração integral nas quatro rodas e sete modos de condução para todos os tipos de terreno, o modelo é equipado com dois motores elétricos e um à combustão que, somados, geram 252CV de potência e 45,9kgfm de torque – com autonomia combinada estimada em 680 quilômetros.
Ranger Black para assinatura na Ford Go – A nova picape urbana pode ser assinada por um valor fixo mensal a partir de R$ 5.427, no plano com 1.000 km/mês e duração de 36 meses. Há também planos com 12 ou 24 meses e rodagem de até 5.000 km por mês. Na assinatura o cliente não precisa se preocupar com investimento inicial, IPVA, documentação, manutenção, seguro e negociação do veículo usado. Além de outras versões da Ranger, incluindo a XLS 2.0, XLT 3.0 V6, Limited e Limited +, o Ford Go oferece a Transit nas versões Minibus, Furgão e Chassi.
Juros altos, financiamento baixo – As vendas financiadas de veículos recuaram 7,2% em abril, quando comparadas ao mesmo mês do ano passado. A queda foi ainda maior no segmento de automóveis e comerciais leves, da ordem de 8,9%. “A queda ocorre em meio a um cenário econômico desafiador e reflete o impacto das altas taxas de juros”, analisa Daniel Takatohi, superintendente de Produtos de Financiamentos na B3. Em números absolutos, até houve alta de 3% em abril com relação a março, mas apenas um reflexo do maior número de dias úteis no mês. Segundo Takatohi, a média diária do mês passado foi menor do que a do mês anterior, assim como também é negativo o balanço do acumulado do ano. Foram 2.245.000 unidades financiadas no primeiro quadrimestre, redução de 1,1% sobre idêntico período de 2024 e o equivalente a 25 mil unidades a menos nos negócios a prazo.
S 1000 RR em pré-venda – A moto esportiva BMW S 1000 RR já está em pré-venda no Brasil como modelo 2026. Mais potente da Motorrad produzida no país, o modelo tem novidades estéticas e mecânicas e é o segundo lançamento da marca no país este ano. E novos modelos chegarão em breve. Visualmente, o modelo parece uma moto de corrida apta para andar nas ruas. Os difusores de ar na dianteira ajudam na aerodinâmica em altas velocidades e proporcionam mais estabilidade em trechos sinuosos e em circuitos. As novas asas a deixam ainda mais esportiva e proporcionam até 37% de downforce a mais do que a antecessora. Disponível em três versões (RR, M Package e M Carbon), a nova S 1000 RR vem recheada de equipamentos de série. A moto é equipada com motor de quatro cilindros com 210 cv de potência e 11.5kgfm de torque. A transmissão é de seis velocidades, com potência e torque de forma uniforme e linear.
Versões e preços:
S 1000 RR Preta – R$ 139.900
S 1000 RR Cinza – R$ 141.900
S 1000 RR M Package – R$ 158.900
S 1000 RR M Carbon – R$ 178.900
Crossover DL 160 a R$ 21.470 – A Haojue, representada pelo Grupo JTZ no Brasil, lançou a crossover DL 160. A novidade já está disponível nas concessionárias da marca e parte de R$ 21.470, sem frete. O modelo é equipado com motor monocilíndrico de 162,4 cm³ capaz de gerar 14,9 cv e 1,4kgfm de torque. O propulsor é refrigerado a ar, com câmbio sequencial de cinco marchas. A DL 160 oferece uma progressividade satisfatória, sobretudo para o uso urbano, aproveitando uma segunda marcha mais curta. Vem equipada com painel digital (com indicador de marcha), entrada USB, cavalete central e farol e lanterna de LED.
As novidades da Bajaj nas linhas 160 e 200cc – A Bajaj acaba de apresentar novidades em seus modelos 160 cc e 200 cc 2025/2026. A começar pelo nome, os dois modelos ganham a sigla NS (naked sport), denominação já utilizada pela marca em outros mercados, passando a se chamar Dominar NS 160 e Dominar NS 200. Ambas ganharam painel digital completo, com conectividade via bluetooth e acesso ao novo App Bajaj Ride Connect — que garante diversas funcionalidades, inclusive de navegação. O aplicativo se conecta ao painel digital da moto, possibilitando acesso a chamadas, músicas, notificações e navegação curva-a-curva na tela. Além disso, o novo equipamento traz conta-giros, indicador de marcha, indicador de combustível, relógio e computador de bordo com consumo médio e instantâneo, entre outras funções. A NS 160 tem preço a partir de R$ 17.900; NS 200, a partir de R$ 20.900.
O que pesa mais no bolso: comprar ou alugar um carro? – O conceito de carro por assinatura tem se tornado cada vez mais popular. A ideia é parecida com o aluguel de uma casa. Você faz um contrato geralmente de 3 anos pagando um valor por mês para usar o carro, com tudo pago (exceto gasolina). Isso significa que você não precisa pagar IPVA, manutenção, seguro, revisão e outros gastos que a maioria dos proprietários de veículos tem. A vantagem desse serviço é que você não precisa se preocupar com muitas coisas e ter um carro sempre com cheiro de novo. Além de não pensar na revenda do veículo depois de usado.
Mas isso tem um preço. Veja estudo de Antônio Sanches, analista de research da Rico, compara os custos das duas opções usando um modelo de R$ 73 mil.
Pelas minhas pesquisas em diversas locadoras de carros e até mesmo marcas de carros que possuem a assinatura, o custo anual atualmente está em torno de 30% a 35% do valor do mesmo carro zero. Em outras palavras, um contrato de 3 anos de assinatura será aproximadamente o preço de comprar o carro na concessionária.
Então, não faz mais sentido comprar um carro?
Vamos detalhar mais essa análise. Quando compramos um carro, é importante lembrar todos os custos que podemos ter ao longo do tempo, que no caso da assinatura estão embutidos no serviço.
Digamos que você compre um carro zero de aproximadamente R$ 72.990, preço aproximado de um carro popular zero no Brasil. Vamos colocar na ponta do lápis alguns custos que você terá com essa aquisição.
IPVA
R$ 2.920
Revisão
R$ 3.932
Seguro
R$ 3.066
Licenciamento, emplacamento, cartório e despachante
R$ 820
Total
R$ 10.738
IPVA de 4% do veículo; Fonte dos custos https://www.carrosnaweb.com.br/ para Fiat Mobi 1.0
Considerando os custos para os próximos anos, com a retirada de custos de aquisição, reduzindo o valor de IPVA e seguro (conforme ocorre a desvalorização do veículo) temos os seguinte valores:
Custo por ano
1º ano
R$ 10.738,00
2º ano
R$ 9.259,54
3º ano
R$ 8.886,61
Total nos primeiros 3 anos
R$ 28.884,15
Para chegar a esses valores, consideramos a desvalorização do veículo de 11% no primeiro ano e mais 7% para os próximos anos. Esse dado pode variar de modelo para modelo e é importante pesquisar sobre o pós venda de seu veículo para não ter surpresas na hora da revenda.
Valor do carro
Ato da compra
R$ 72.990,00
1º ano
R$ 64.961,10
2º ano
R$ 60.413,82
3º ano
R$ 56.184,86
Assim, com a aquisição do carro você teria o seguinte fluxo de caixa (gastos e ganhos) resumido desta forma:
Movimentações
Saldo em conta
R$ 72.990,00
Compra do carro
– R$ 72.990,00
Custo dos 3 anos
– R$ 28.884,15
Revenda do carro
+ R$ 56.184,86
Resultado
R$ 27.300,71
E se eu investir meu dinheiro nesse período?
Outro cálculo válido é considerar quanto você teria de rendimento se mantivesse o valor da compra do carro aplicado nesse período.
Assim, supondo você encontre um investimento (ou uma carteira) que pague em torno de 12% ao ano (líquido ou isento de imposto) pelos próximos 3 anos, você teria um rendimento que ajudaria no pagamento mensal das parcelas de uma assinatura.
Portanto, considerando a assinatura de um carro de R$72.990,00, em 36 meses de parcelas de R$1.900,00 (corrigidas anualmente pela inflação hipotética de 5% ao ano), o resultado para período seria o seguinte:
Mês
Saldo
Rendimento
Assinatura
Final
1
R$ 72.990,00
R$ 692,59
R$ 1.900,00
R$ 71.782,59
2
R$ 71.782,59
R$ 681,13
R$ 1.900,00
R$ 70.563,72
3
R$ 70.563,72
R$ 669,56
R$ 1.900,00
R$ 69.333,28
4
R$ 69.333,28
R$ 657,89
R$ 1.900,00
R$ 68.091,17
5
R$ 68.091,17
R$ 646,10
R$ 1.900,00
R$ 66.837,27
6
R$ 66.837,27
R$ 634,21
R$ 1.900,00
R$ 65.571,48
…
…
…
…
…
33
R$ 25.185,36
R$ 238,98
R$ 2.094,75
R$ 23.329,59
34
R$ 23.329,59
R$ 221,37
R$ 2.094,75
R$ 21.456,21
35
R$ 21.456,21
R$ 203,59
R$ 2.094,75
R$ 19.565,05
36
R$ 19.565,05
R$ 185,65
R$ 2.094,75
R$ 17.655,95
Com esse resultado, ao final dos 36 meses, o saldo fica positivo em R$ 17.655,95. Desta forma, podemos perceber que o valor fica abaixo em relação aos custos da compra do carro.
Comprar um carro ou assinar?
Colocando as comparações lado a lado, a diferença entre você assinar um carro (deixando seu dinheiro render) ou comprar um carro zero seria a seguinte:
Opções
Saldo Final
Assinatura
R$ 17.655,95
Compra à vista
R$ 27.300,71
Em nossa simulação, quem compra o carro à vista leva uma vantagem em relação àquele que opta por alugar o veículo. Porém, o resultado pode ser diferente se algumas variáveis como o preço da revenda, preço do serviço de assinatura, inflação ou o rendimento dos investimentos for diferente de nossa simulação.
Vale reforçar que os planos de assinatura de carros podem sofrer alterações de forma recorrente, pois é impactado por alguns fatores, como custos de manutenção do veículo e inflação. Se comparado aos preços do final de 2024, houve uma leve redução nos planos de assinatura.
Por isso, vale destacar que acompanhar os preços e fazer comparação em diferentes empresas que oferecem o serviço é fundamental na hora de se planejar para fazer este investimento.
E se você não tiver dinheiro para investir, vale financiar?
Agora, caso a pessoa não possua o valor para o investimento ou compra à vista do veículo, optar por um financiamento do mesmo carro simulado anteriormente, ainda pode ser uma opção mais vantajosa do que o aluguel, mesmo com a queda nos planos de assinatura. Veja abaixo:
Alugando sem investir
Financiando* (juros de 1,97% ao mês)
custo 1º ano
– R$ 22.800,00
-R$ 53.096,62
custo 2º ano
– R$ 23.940,00
-R$ 39.141,00
custo 3º ano
– R$ 25.137,00
-R$ 33.590,91
ganho no período
R$ 56.184,86 **
– R$ 71.877,00
– R$ 69.643,66
*valor da compra do carro, entrada de 10% e os custos anuais.
**valor hipotético da revenda
Pontos que são importantes ressaltar:
Os custos utilizados nesses cálculos podem variar bastante. O custo de seguro pode variar de acordo com o seu perfil, o custo de manutenção pode ser mais alto caso aconteçam imprevistos e a desvalorização do seu veículo pode ser maior ou menor que as utilizadas nesse exemplo. Esse texto serve para ilustrar como você pode fazer esse cálculo para não esquecer de nada na hora de fechar um negócio, seja com uma locadora de carros ou com uma concessionária na compra do seu carro zero.
Comparando banana com banana. Nesse exemplo, não seria justo comparar um carro zero com um carro usado, em que a desvalorização pesa menos nos cálculos. Além disso, existem pessoas que vivem bem sem seguro no seu carro, que é um dos principais custos de possuir um carro. Como a assinatura oferece esse serviço, não seria justo deixar esse custo de fora.
12% líquido ao ano. Com a taxa de juros atual, não está sendo muito difícil encontrar um investimento com essa rentabilidade atualmente. Inclusive, na nossa recomendação de renda fixa desse mês, você encontra um investimento bem próximo a essa rentabilidade. Entretanto, isso pode mudar quando a taxa de juros voltar a cair, mudando bastante a rentabilidade que você pode ter com seus investimentos em renda fixa (recomendados para o curto prazo).
Financiamento de 1,97% ao mês. A taxa utilizada para o cálculo do financiamento foi a média encontrada dos últimos 12 meses para financiamento veicular, segundo o Banco Central.
Franquia de km? Quase todas as locadoras limitam uma franquia de quilômetros. Essa franquia é um limite que você pode usar o veículo sem pagar um adicional. No geral, elas são de 36.000km para os 3 anos de uso. Isso evita que um cliente use muito o carro, aumentando o custo de manutenção, além da desvalorização do carro. O valor pode aumentar um pouco caso você contrate uma franquia maior, mas acredito ser uma utilização normal para a média das pessoas.
Faça as contas! É importante você realizar esse exercício para a sua própria realidade. Caso você utilize muito pouco o carro, talvez faça sentido o aluguel de carro por curtos períodos ou até mesmo usar aplicativos de táxi/carona quando possível.
Uma outra opção (caso você esteja pensando em investir mais, mas sem abrir mão de um carro) é fazer um “downgrade” do seu carro atual. Trocar seu carro por um mais barato pode te ajudar bastante a melhorar sua vida financeira para ter mais tranquilidade no futuro.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), inaugurou hoje a Creche Adalberto Luís de Oliveira, no distrito de Santa Rita. Essa é a segunda creche entregue pela atual gestão na zona rural do município. O evento contou com a presença de vereadores, lideranças políticas e moradores da comunidade.
“Nosso compromisso é garantir que as crianças da zona rural tenham as mesmas condições e oportunidades que as da zona urbana. Essa creche é um passo importante nesse sentido, oferecendo um ambiente adequado e seguro para o desenvolvimento dos pequenos”, afirmou Márcia durante a inauguração.
A unidade conta com quatro salas de aula climatizadas, secretaria, sala de professores, banheiros masculino e feminino, depósito de material de limpeza, almoxarifado, cozinha, depósito de merenda, refeitório e parquinho. Com capacidade para atender até 80 alunos, a creche recebeu um investimento de aproximadamente R$ 84.665,38 em obras e cerca de R$ 100 mil em mobiliários e equipamentos.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), reuniu o secretariado, na tarde de hoje, para monitorar o andamento das ações contra os impactos causados pelas fortes chuvas. O município está reforçando o protocolo de atuação em locais considerados de risco.
“Fortes chuvas vão cair na nossa cidade nos próximos dias. A previsão é de que Olinda receba 300 milímetros de precipitação até terça, podendo chegar a 400 na quarta-feira. Estamos trabalhando com todas as equipes 24h para proteger a população”, afirma Mirella. Um abrigo temporário está funcionando na Vila Olímpica de Rio Doce. O espaço fica na Av. Brasil, S/N, e vai receber famílias em situação de risco.
A Prefeitura conta com o apoio do Exército Brasileiro nas ações de prevenção. Um grupo de 30 soldados do 7º Grupamento de Artilharia de Campanha (7⁰ GAC) – Regimento Olinda está atuando nas ações de prevenção e mitigação de desastres.
A Defesa Civil segue de prontidão 24h. Em caso de emergência, a população pode acionar o serviço pelos números 0800.081.0060 e 9.9266.5307 (apenas WhatsApp). As equipes de Limpeza Urbana e drenagem também estão trabalhando no mesmo regime.
Os filhos do genro do treinador Mano Menezes morreram em um acidente de carro ocorrido ontem, na BR-293, próximo a Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. As vítimas eram Maria Sophia Dumoncel, de 16 anos, e Arthur Dumoncel, de 9 anos. As informações são do portal Terra.
O atual técnico do Grêmio foi dispensado e não acompanhará a partida do time, que acontece na noite de hoje, contra o São Paulo. Segundo o clube, Mano retornará a Porto Alegre para ficar próximo à família.
Os jovens eram filhos de Álvaro Dumoncel, marido de Camila Menezes, filha de Mano. As crianças eram fruto de um outro relacionamento, com Mirela Gomez da Costa, a quem o Grêmio também desejou solidariedade pela perda.
Uma terceira vítima, um homem de 42 anos, cuja identidade não foi divulgada, também faleceu no acidente.
Com relação ao jogo deste sábado, o Grêmio informou que o auxiliar técnico Sidnei Lobo comandará a equipe contra o São Paulo, e o auxiliar James Freitas está a caminho de São Paulo para compor a comissão técnica.
O velório de Maria Sophia e Arthur aconteceu na Capela Municipal de Dom Pedrito hoje. Já o sepultamento está previsto para ocorrer amanhã, às 16h, no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria, conforme publicação de Camila Menezes, filha de Mano, nas redes sociais.
A escola em que os jovens estudavam, a Escola do Horto, em Dom Pedrito, também lamentou o falecimento de Maria Sophia e Arthur.
“Com imenso pesar e profunda tristeza, a nossa Escola comunica o falecimento dos queridos estudantes Arthur da Costa Dumoncel e Maria Sophia da Costa Dumoncel. Neste momento de dor, unimo-nos em oração e solidariedade à família, amigos e toda a nossa comunidade escolar. Sophia e Arthur eram luz entre nós — com sorrisos generosos, corações puros e uma presença que deixará saudade eterna”, diz trecho do comunicado.
O prefeito de Cupira, Eduardo Lira, formalizou apoio à pré-candidatura de Gabriel Porto à Câmara Federal e à reeleição do deputado estadual Álvaro Porto, atual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O anúncio foi feito na noite de ontem, em reunião com o vice-prefeito Golbery Lopes, secretários municipais e nove vereadores da base aliada, incluindo o presidente da Câmara, Melson de Tica.
Durante o encontro, Álvaro Porto anunciou a destinação de R$ 1,45 milhão em emendas parlamentares para Cupira, valor que será aplicado na reforma do bloco cirúrgico do hospital municipal. Também foram confirmadas a chegada de uma patrol e uma retroescavadeira, viabilizadas por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), para reforçar a infraestrutura da cidade.
Em sua fala, Gabriel Porto destacou a importância do apoio recebido e afirmou que a aliança fortalece seu projeto político. “A confirmação do apoio do prefeito Eduardo Lira e seu grupo político engrandece nossa caminhada e nos enche de ânimo para continuar colaborando com o desenvolvimento de Pernambuco”, declarou.
Após a reunião, os dois políticos visitaram a Agro Cupira, feira voltada ao setor agropecuário, que movimenta a economia local e regional. Álvaro Porto elogiou o evento, ressaltando sua relevância: “A Agro Cupira gera negócios e oportunidades. Parabéns ao prefeito pela organização e pelo sucesso da iniciativa.”
A China, a União Europeia (UE) e a Argentina suspenderam, ontem, as importações da carne de frango brasileira, inicialmente por 60 dias. A medida foi tomada após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar a detecção de um caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais localizado no município de Montenegro (RS).
Apesar do foco regionalizado, as restrições da China e do bloco europeu abrangem todo o território nacional, por conta das exigências nos acordos comerciais de ambos com o Brasil.
A China é o maior comprador da carne de frango brasileira, com embarques de 562,2 mil toneladas em 2024, cerca de 10,8% do total. Já a União Europeia é o sétimo principal destino das exportações nacionais, com mais de 231,8 mil toneladas comercializadas no ano passado, que representou 4,49% do total. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
No caso da Argentina, cujo volume de importação de carne de frango do Brasil não está entre os maiores, o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) do país vizinho decidiu suspender preventivamente as importações de produtos e subprodutos brasileiros de origem avícola que dependem da comprovação de que o país está livre da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP).
Além disso, o governo argentino afirmou que está tomando medidas de biossegurança e vigilância sanitária de estabelecimentos avícolas para reduzir o risco de ingresso. O foco da gripe aviária ocorreu a cerca de 620 quilômetros (km) da fronteira entre os dois países.
Em nota, o Mapa disse que vai seguir o que está previsto nos acordos comerciais vigentes. “Reafirmando o compromisso de transparência e de responsabilidade com a qualidade e sanidade dos produtos exportados pelo Brasil, as restrições de exportação seguirão fielmente os acordos sanitários realizados com nossos parceiros comerciais”, informou.
Restrição regionalizada
A pasta destacou que tem trabalhado para que as negociações de acordos sanitários internacionais com os países parceiros reconheçam o princípio de regionalização, preconizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), restringindo a exportação aos 10 quilômetros de raio do foco. No entanto, a própria pasta pondera que os países costumam adotar diferentes critérios de regionalização, que podem variar entre restrições locais ou regionais.
Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, por exemplo, já aprovaram a regionalização para IAAP, o que deve evitar um impacto muito generalizado nas exportações. Depois da China, esses cinco países são os maiores compradores da carne de frango brasileira, respondendo, juntos, por 35,4% do total exportado em 2024, segundo ABPA.
Maior exportador de carne de frango do mundo, o Brasil vendeu 5,2 milhões de toneladas do produto, em diferentes formatos, para 151 países, auferindo receitas de US$ 9,9 bilhões. Mais de 35,3% de toda a carne de frango produzida no Brasil é destinada ao mercado externo. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul concentram 78% dessas exportações.
No ano passado, um foco da doença de Newcastle (DNC), que atinge aves silvestres e comerciais, também foi identificado no Rio Grande do Sul e, após as medidas sanitárias adotadas, o próprio Ministério da Agricultura e Pecuária comunicou à Organização Mundial de Saúde Animal sobre o fim da doença, cerca de 10 dias depois.
Sem risco
Mais cedo, o Mapa já havia enfatizado que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos.
“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, garantiu a pasta.
O jovem Emmanuel Pedro Gonçalves Apory, de 25 anos, passou por um procedimento de amputação da perna acima do joelho hoje, no Recife. A cirurgia é consequência do tiro que sofreu na madrugada de 5 de maio, em Fernando de Noronha, disparado pelo delegado Luiz Alberto Braga. Emmanuel segue internado e encontra-se na fase de recuperação pós-cirúrgica, aguardando os efeitos da anestesia e da sedação passarem completamente, segundo nota divulgada por familiares nas redes sociais.
A mãe do jovem, Maria, está emocionalmente abalada com o desfecho. A família agradeceu publicamente as mensagens de solidariedade recebidas: “A família agradece as mensagens e o apoio neste momento de profunda dor”. O caso segue mobilizando apoiadores com a hashtag #JustiçaPorEmmanuel.
A agressão aconteceu durante uma festa no Forte dos Remédios, após uma discussão entre o delegado e a esposa. Câmeras de segurança mostram o momento em que Luiz Alberto saca a arma e atira na perna de Emmanuel, que tentava se afastar. Testemunhas relataram sinais de embriaguez por parte do delegado. Ele foi ouvido pela Polícia Civil, entregou a arma e foi liberado. A Corregedoria instaurou procedimento preliminar, mas não há informações atualizadas sobre a investigação.
Em vídeo divulgado antes da cirurgia, Emmanuel disse acreditar que a amputação poderia ter sido evitada se tivesse recebido atendimento adequado ainda na ilha. “Se eu tivesse chegado ao continente mais cedo, talvez não fosse preciso amputar”, afirmou. “Se não matam, aleijam”, desabafou. “A pessoa que tentou ceifar minha vida está tranquila em algum lugar, como se fosse só mais um caso para estatística. Não podemos deixar assim. Eu sei que tentaram me matar. Desejo nenhum mal, apenas quero que a justiça seja feita. Ela pode tardar, mas a justiça de Deus não falha”, completou.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou hoje um novo alerta meteorológico para o litoral de Pernambuco. O aviso, válido para a noite deste sábado e durante todo o domingo (18), coloca em estado de atenção a Região Metropolitana do Recife, além da Mata Norte e da Mata Sul, por causa da previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes.
De acordo com a Apac, a instabilidade no tempo é provocada por um canal de umidade associado à atuação de uma frente fria, que avança em direção à faixa litorânea do estado. Esse sistema deve manter o clima instável nos próximos dias.
As chuvas devem começar pela Mata Sul, atingindo depois a RMR e a Mata Norte. Há também previsão de precipitações no Agreste, onde a intensidade tende a variar de moderada a, em alguns pontos, forte.
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), se reuniu, na manhã de hoje, com a equipe da Defesa Civil e secretários do município para definir as ações preventivas para as fortes chuvas previstas para acontecer nas próximas 72 horas na Região Metropolitana. Uma equipe de voluntários vai visitar as casas que estão em áreas de riscos para orientar a saída dos moradores para casas de parentes ou abrigos que serão disponibilizados pela Prefeitura.
De acordo com dados passados pela Agência Pernambucana de águas e clima (Apac) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), vai chover até a próxima terça-feira (20), entre 150mm e 200mm por dia. Para evitar qualquer prejuízo para a população, a Prefeitura do Jaboatão traçou uma estratégia para orientar os moradores em áreas consideradas de risco a saírem das suas casas. Atualmente, 211 mil pessoas residem em 161 áreas críticas.
“O nosso objetivo é informar às pessoas sobre a previsão de chuvas que estão para ocorrer. Estamos agindo com muita precaução e cuidado para salvar vidas”, declarou o prefeito Mano Medeiros. A orientação inicial é que os moradores se dirijam para casas de parentes. “Caso eles não tenham essa opção, estamos disponibilizando 26 abrigos bem equipados para recebê-los”, informa o prefeito.
A Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes elaborou uma estratégia de ação onde as áreas de riscos foram divididas em dois lotes para organizar a visita dos voluntários. O objetivo é informar os moradores de forma educativa e cuidadosa, evitando qualquer tipo de alarde e desespero na população. A Defesa Civil do Jaboatão vai atuar 24h nos próximos dias, em estado de alerta devido à possibilidade de chuvas. A população pode acionar o atendimento pelos números 0800 281 2099/ 81 99195-6655.