Sebrae - Silvana

Desabafo de um simples torcedor

Por Delmiro Campos*

Esta crônica está distante de qualquer viés político. Ela nasce da paixão de alguém que acompanha o futebol pernambucano desde os anos 90, que há duas décadas estuda o direito desportivo e que, como tantos outros, sente na pele o impacto das decisões que afetam diretamente a essência do nosso esporte.

Escrevo como um simples torcedor apaixonado e preocupado com os rumos do futebol no nosso estado.

A Portaria nº 413 da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, que determina a realização de cinco jogos sem público para Sport e Santa Cruz, é uma decisão que me causa indignação e perplexidade.

Não pela intenção declarada de combater a violência — algo que todos nós desejamos —, mas pela forma como foi implementada: sem critério técnico aparente, sem estudos preliminares e com um alcance que prejudica diretamente dois clubes históricos e suas torcidas.

Como justificar uma medida tão drástica direcionada apenas ao Sport e ao Santa Cruz?

Se o objetivo fosse realmente promover a segurança nos estádios, por que não adotar uma abordagem ampla e irrestrita? Todos os demais clubes do estado não possuem sistemas de biometria ou controle de acesso, mas ficaram fora do escopo da portaria. A seletividade é clara e injusta.

Além disso, não há qualquer explicação razoável para o número estipulado de cinco jogos. Qual foi o estudo que indicou esse prazo? Onde estão os dados que comprovam que cinco partidas sem público serão suficientes para resolver um problema tão complexo? A ausência dessas respostas só reforça a sensação de improviso e falta de planejamento.

O impacto financeiro dessa decisão é devastador para os clubes. O Sport vive um momento histórico com seu retorno à Série A, enquanto o Santa Cruz luta bravamente para se reerguer no futebol tendo uma dificílima Série D. Ambos dependem das receitas de bilheteria e da presença da torcida para sobreviver em um cenário econômico já difícil. Quem irá compensar esses prejuízos? Como o governo pretende mitigar as perdas causadas por essa decisão? Pelo visto, essas perguntas sequer foram feitas antes da publicação da portaria.

E há ainda um ponto que não pode ser ignorado: a coincidência temporal entre os jogos com portões fechados e as festividades carnavalescas em Pernambuco.

Durante o Carnaval, milhões de pessoas ocupam as ruas em celebrações marcadas por manifestações culturais e paixões clubísticas. Camisas do Sport, Santa Cruz e Náutico são vistas por toda parte, muitas vezes em meio a brincadeiras sadias, mas também em episódios de violência. Será que veremos medidas semelhantes aplicadas ao Carnaval? Sabemos que não.

A verdade é que a portaria escancara a incapacidade do estado em lidar com a segurança pública nos eventos esportivos.

Não há milagre, sabemos, entretanto é um erro optar por soluções paliativas que penalizam justamente aqueles que fazem do futebol pernambucano um espetáculo — os clubes e seus torcedores.

Como torcedor, fico triste ao ver nosso futebol tratado dessa forma. Como alguém que estuda e atua no direito desportivo há tanto tempo, preocupa-me o precedente perigoso que essa portaria estabelece. Não podemos aceitar que medidas apressadas e desproporcionais sejam tomadas sem diálogo ou fundamentação técnica adequada. O futebol é mais do que um jogo; é parte da nossa cultura, da nossa identidade como povo pernambucano.

Se queremos combater a violência no esporte, precisamos ir além do improviso. Investir em tecnologia nos estádios, criar bancos integrados de dados biométricos dos torcedores, aumentar o efetivo policial especializado em eventos esportivos e educar nossas torcidas são caminhos mais eficazes e justos do que simplesmente fechar os portões para todos.

Que essa portaria seja revista e sirva ao menos para abrir os olhos de todos nós sobre a importância de lutar pelo nosso esporte — dentro e fora dos campos.

*Auditor dos STJD de Futebol e Vôlei, Procurador-geral do STJD do Surfe e ex-Presidente do TJD/PE.

Jaboatão - Combate Dengue

A deputada federal Maria Arraes (PSB) anunciou, há pouco, que está recorrendo ao Ministério Público para apurar a razão de a Polícia Militar ter tomado conhecimento com antecedência da ação violenta de gângsters, ontem, pelas ruas do Recife, sem ter feito nada para evitar a ação violenta.

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Em vídeo postado em suas redes sociais, o presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), apontou o dedo para o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Barros, como principal responsável pela violência nas ruas do Recife, ontem, promovida por bandidos travestidos de torcedores.

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Do Globo Esporte

O Sport anunciou na manhã deste domingo (2) a suspensão da venda de ingressos para o duelo da próxima terça-feira, contra o Fortaleza, pela Copa do Nordeste. O clube informou ainda que está reunido para tomar novas medidas.

— O Sport Club do Recife informa que, diante da medida anunciada pelo Governo do Estado de jogos sem público, bloqueou temporariamente a venda de ingressos para o jogo contra o Fortaleza, a ser realizado na próxima terça-feira, na Ilha do Retiro.

“A diretoria do clube está reunida para avaliar os próximos passos a serem tomados e ainda neste domingo informará o seu posicionamento ao torcedor rubro-negro”, diz a nota do Sport.

A decisão acontece horas após a determinação do Governo de Pernambuco de proibir a presença de torcidas do Santa Cruz e do Leão por cinco partidas, após onda de violência causada por brigas entre torcidas organizadas nas ruas do Recife.

A consequência da violência na capital foram doze pessoas feridas levadas ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife. Nove receberam alta e três seguem internadas. Não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde delas.

Dos próximos cinco jogos do Sport, quatro serão em casa. Portanto, o Leão não poderá ter torcida contra o Fortaleza (Copa do Nordeste, na Ilha), Maguary (Estadual, na Ilha), Náutico (Estadual, na Ilha) e Moto Club (Copa do Nordeste, na Ilha).

Na noite de sábado, o Sport se manifestou, por meio de uma nota assinada pelo presidente Yuri Romão, discordando da medida do Governo de Pernambuco.

— O que ocorreu hoje (sábado) em nada tem a ver com o futebol. Trata-se de uma barbárie, fomentada, principalmente, por questões sociais. Acrescento que o assunto deve ser tratado pelo poder público, pelas forças de segurança do estado, bem como, pelo poder judiciário. Nenhum dos clubes que estiveram em campo na tarde de hoje possuem poder para inibir a ação desses marginais. Por isso mesmo, não podem ser punidos com a medida extrema de “fechamento” de portões. Imputar, terceirizar, responsabilidades a estas associações é decretar a falência da segurança pública do estado de Pernambuco, bem como, do futebol do nosso estado.

Ipojuca No Grau

Seria cômica se não fosse trágica a decisão da governadora Raquel Lyra (PSDB) de punir o Sport e o Santa Cruz e, consequentemente, seus torcedores. Os times e os torcedores não têm culpa de bandidos terem promovido a barbárie de ontem pelas ruas do Recife.

Sem público nos jogos, como os dois clubes vão pagar a folha, caríssima, principalmente a do Sport, que subiu para a elite do futebol brasileiro? O Estado, cujos cofres jorram dinheiro, segundo os aliados da governadora, vai bancar o prejuízo?

Claro que não! O Estado já não paga os hospitais conveniados ao Sassepe nem também o subsídio do transporte metropolitano, como vai criar um subsídio esportivo? Quem deu a ideia maluca à governadora? Nunca se viu uma chefe de Estado tão mal assessorada!

Com isso, seus assessores “iluminados” jogam mais uma crise no colo dela, desta feita sem precedentes. Se já há crise na saúde mal gerida, no transporte precário e na educação sem secretário, abrir uma frente contra clubes de futebol é uma loucura.

Futebol é paixão. Quando a governadora proíbe o torcedor de ir ao campo só porque o seu Governo se mostra impotente para resolver de vez a violência patrocinada por gângster, que desafiam as leis e o poder, atrai para si um ódio mortal dos torcedores.

Maluquice! Não há outra conclusão.

Caruaru - IPTU 2025

Do Blog do Roberto Almeida

Uma guerra nas ruas, uma festa no estádio. Esse foi o clima que envolveu o jogo Santa Cruz x Sport Recife, disputado ontem à tarde, no Arruda. As torcidas organizadas da capital e das cidades da Região Metropolitana tocaram o terror em diversos bairros. Arrastões, empurrões, bombas, agressões selvagens. Pernambuco viveu uma espécie de 8 de janeiro do futebol, no dia 1º de fevereiro de 2025.

Alguns políticos, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, pediram que o jogo fosse adiado. Porém o presidente da FPF, Evandro Carvalho, resolveu manter a partida.

Dentro de campo, o clima foi outro e Santa e Sport fizeram um clássico à altura de uma tradição de mais de 100 anos. Foi um jogão de bola, as duas equipes buscando o gol, o goleiro tricolor fazendo grandes defesas, os rubro-negros mandando três bolas na trave, o Santinha perdendo oportunidades, mas sendo premiado, no fim com uma cabeçada certeira de Douglas Skilo.

A torcida do Santa Cruz fez uma festa bonita no estádio do Arruda. Não podia ser diferente. Um time com uma folha de R$ 400 mil, contra outro de R$ 2 milhões. Um que está na série D, outro na série A.

Quem viu pela televisão ou no estádio, facilmente percebeu que o Sport tem melhores valores individuais, jogadores experientes, confiantes. Já o Santa jogou na base da vontade, da determinação, de cada um por todos e todos por um. Na luta de Davi contra Golias, o pequeno venceu o gigante, repetindo a história bíblica. Há cinco anos sem vencer um clássico, o tricolor pernambucano levou sua apaixonada torcida à loucura.

Depois da confusão nas ruas, da festa no Arruda, a governadora Raquel Lyra anunciou que os próximos jogos entre os dois times serão sem torcida. O Secretário de Defesa do Estado, Alessandro Carvalho, concedeu entrevista e garantiu que a polícia não falhou, nos episódios de violência no Recife e arredores. A governadora desagradou os dois clubes e alguém cutucou: “lembrem ela que as brigas foram fora do estádio!”. Quanto à declaração do secretário, é no mínimo infeliz. Se a polícia não falhou, imagine, caro leitor, se ela tivesse falhado.

O Santa e o Sport merecem aplausos pelos que fizeram dentro de campo. Os torcedores que vandalizaram nas ruas merecem nosso repúdio e punição das autoridades.

Quanto à governadora e seu secretário, numa gestão que está no terceiro ano, parece que ainda estão aprendendo a trabalhar. Erraram e erraram feio. Aqui no interior já se sabia, pelas redes sociais, antes do jogo, que o clima era de animosidade. Aí o serviço de inteligência das polícias não tinha como imaginar que uma guerra estava para acontecer?

Proibir as torcidas nos próximos jogos é só para passar a impressão que temos um governo forte. Não vai resolver o problema. Se todas as brigas sérias registradas foram nas ruas, tinha de proibir as torcidas organizadas nos locais onde elas provocaram o terror.

Puniram os estádios e os torcedores sem levar em conta que no Arruda não aconteceu nada que justificasse um ato de força, e deixaram margem para novos atos de vandalismo no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e outras cidades da RMR.

Camaragibe Cidade do Trabalho

Nos últimos dois anos, o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste e Fronteiras de Pernambuco (CONIAPE), sob a liderança do prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, ampliou sua atuação e consolidou sua presença no estado. A entidade, que reúne 34 municípios, expandiu sua influência para três das cinco mesorregiões de Pernambuco – Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana –, buscando fortalecer políticas públicas em áreas estratégicas.

Um dos avanços mais significativos ocorreu na saúde, com um investimento de mais de R$ 4 milhões na compra de ambulâncias e equipamentos. Além disso, a criação de um colegiado de secretários de educação e uma parceria com o Sebrae impulsionaram iniciativas voltadas à qualificação e ao desenvolvimento regional. A transparência também ganhou destaque, com assembleias itinerantes e a prestação de contas trimestral entre os gestores municipais.

No campo das parcerias, o CONIAPE se destacou na colaboração com a Caixa Econômica Federal em programas voltados para Resíduos Sólidos e Educação Infantil. Como resultado, obteve o primeiro lugar na habilitação das regiões Norte e Nordeste e a quarta posição em nível nacional, reforçando sua capacidade técnica e de gestão.

Outras iniciativas marcaram a gestão de Josafá Almeida, como o fortalecimento dos núcleos temáticos, o programa “De Carona com o Coniape” e a implantação de sinalização interna em braille, voltada para acessibilidade. Agora, a atenção se volta para o futuro, com planos de construção de uma nova sede e de um centro médico para os municípios consorciados, reforçando o papel do CONIAPE na transformação da gestão pública municipal em Pernambuco.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025

O deputado Felipe Carreras, ex-líder do blocão na Câmara dos Deputados, condenou a decisão da governadora Raquel Lyra (PSDB) de proibir torcidas nos próximos clássico do futebol pernambucano. Clique e veja!

Toritama - Prefeitura que faz

Da CNN

Em seu discurso de posse no sábado (1º), o novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recordou a atuação de Ulysses Guimarães (1916-1992) no decorrer da Assembleia Nacional Constituinte que resultou na Constituição de 1988.

“A memória de Ulysses deve iluminar corações e mentes nestes tempos difíceis. Pontificou Ulysses: ‘Se a democracia é o governo da lei, não só elaborá-la, mas também para cumpri-la são governo o Executivo e o Legislativo’. Repito Ulysses: são governo o Executivo e o Legislativo”, disse Motta.

Ao erguer exemplar da Constituição Cidadã, o deputado paraibano repetiu gesto de Ulysses Guimarães na sessão de promulgação da Carta Magna, em 5 de outubro de 1988.

“Na inauguração da nova constituição, no mesmo célebre discurso, [Ulysses] pronunciou a frase que ainda ecoa nestas galerias: ‘Tenho ódio e nojo à ditadura’”. Ao repetir a fala do histórico líder da redemocratização, Motta foi aplaudido pelo plenário da Câmara.

Na sequência, o novo líder da Casa afirmou que “não existe ditadura com Parlamento forte” e que “o primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos”.

“Por isso, temos de lutar pela democracia. E não há democracia sem imprensa livre e independente. Lutamos pela harmonia e independência entre os Poderes, porque defendemos a democracia. Lutamos pela democracia, somos frutos da democracia”, acrescentou.

Quem foi Ulysses Guimarães

Ulysses Silveira Guimarães nasceu em 6 de outubro de 1916 em Rio Claro, interior de São Paulo.

Foi deputado à Constituinte estadual de São Paulo de 1947 pelo Partido Social Democrático (PSD), além de ter exercido 11 mandatos consecutivos como deputado federal, de 1951 a 1992, quando morreu em um acidente aéreo.

Foi ministro da Indústria e Comércio em 1961, no gabinete do primeiro-ministro Tancredo Neves. Apoiou a deposição do então presidente João Goulart em 1964, mas logo aderiu ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição, cuja Presidência assumiu em 1970, liderando-o até sua extinção.

Com o fim do bipartidarismo em 1979, fundou o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e foi seu primeiro presidente.

“Ainda Estou Aqui”

Na conclusão de seu discurso de pouco mais de 20 minutos, Motta fez menção ao filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, que retrata a história do ex-deputado federal Rubens Paiva (PTB-SP) — desaparecido e morto na ditadura militar. O longa recebeu três indicações ao Oscar 2025.

“Temos que estar sempre do lado do Brasil, em harmonia com os demais Poderes. Encerro com uma mensagem de otimismo: ainda estamos aqui”, encerrou o parlamentar.

Motta fez parte da militância política do MDB, partido o qual foi filiado por mais de uma década. Em 2018, no entanto, deixou a sigla para se juntar ao Republicanos, à época chamado de Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Ao derrotar Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Motta levou o Republicanos à Presidência da Câmara pela primeira vez na história do partido.

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O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB) faleceu na madrugada deste domingo (2), aos 86 anos, em Belo Horizonte.

Seu filho, o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB), confirmou ao g1 que o ex-governador estava hospitalizado há alguns dias, mas optou por não informar a data exata da internação. Segundo ele, a causa da morte foi uma múltipla falência de órgãos.

O velório ocorrerá na manhã desta segunda-feira (3), às 10h, no Palácio da Liberdade. A cerimônia contará com honrarias em reconhecimento ao seu legado como governador de Minas Gerais e sua trajetória na política.

Newton Cardoso Júnior disse ainda que o corpo do pai será cremado, com cerimônia reservada apenas à família.

“Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido Pai, Newton Cardoso, que nos deixou nesta madrugada do dia 02/02/2025, aos 86 anos. Fundador do MDB, foi Governador de Minas Gerais, Vice-Governador, Prefeito de sua querida Contagem por três mandatos, Deputado Federal por três mandatos”, lamentou a morte do pai em uma rede social.

Em nota, o senador Rodrigo Pacheco lamentou a morte do ex-governador e manifestou solidariedade aos familiares.

“Com pesar, recebi a notícia da morte do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, aos 86 anos, ocorrida na madrugada deste domingo, em Belo Horizonte. Minha solidariedade a todos os familiares, especialmente ao deputado federal Newton Cardoso Júnior, de quem fui colega na Câmara dos Deputados, e aos amigos e admiradores do ex-governador”.

Da Folha de Pernambuco

Em conversa com a Folha de Pernambuco, o presidente do Sport, Yuri Romão, repudiou a proibição de torcida nos próximos cinco jogos do Rubro-negro e do Santa Cruz. Segundo o chefe do executivo, “nenhum dos clubes pode ser punido” dessa maneira.

A determinação chega após casos de brigas de torcida no sábado (1°), antes do clássico entre as equipes. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), 12 pessoas ficaram feridas, mas não houve morte.

“O que ocorreu hoje em nada tem a ver com o futebol. Trata-se de uma barbárie, fomentada, principalmente, por questões sociais”, começou Yuri Romão.

“Acrescento que, o assunto deve ser tratado pelo poder público e pelas forças de segurança do estado. Nenhum dos clubes que estiveram em campo na tarde de hoje, podem ser punidos. Imputar responsabilidades a estas associações, é decretar a falência do futebol de Pernambuco”, completou.

Ainda segundo o chefe do executivo do Sport, ainda não há definição sobre os próximos passos do clube — se vai haver ou não pedido na justiça para revogação da decisão.

Em nota, o Santa Cruz também se posicionou após as confusões no Clássico das Multidões. Confira abaixo.

Por Renato Fonseca

Senhoras e senhores, bem-vindos ao teatro do absurdo que se tornou a política pernambucana. Se Pernambuco estivesse em uma situação confortável, com serviços públicos funcionando, segurança em dia e uma gestão eficiente, talvez houvesse espaço para piadas. Mas não é o caso.

Raquel Lyra, que deveria estar ocupada em governar, prefere gastar energia com ironias baratas. Em resposta às críticas do jornalista Magno Martins, que há dois anos vem expondo os escândalos de sua gestão, a governadora resolveu adotar um cachorro e batizá-lo de “Magno”. Até aí, já tínhamos um nível infantil de provocação. Mas ela foi além: mandou adestrar o animal e, em vídeos anteriores, sugeriu que o “Magno” precisava ser domado. Se isso não é uma tentativa tosca de atacar um jornalista, então nada mais é.

E enquanto a governadora brinca com seu trocadilho canino, Pernambuco sangra. No último sábado, o clássico entre Sport e Santa Cruz virou um cenário de guerra. A cidade do Recife, sem policiamento adequado, viu torcedores e cidadãos reféns da violência. Pessoas morreram. O Estado, que tem a obrigação constitucional de garantir a segurança pública, falhou miseravelmente.

Mas qual foi a resposta da governadora? Nenhuma. Nenhuma explicação, nenhum mea culpa. Nada além do silêncio e das velhas desculpas esfarrapadas.

Raquel Lyra já demonstrou que não tem projeto, não tem comando e, sobretudo, não tem maturidade política para enfrentar críticas. A resposta a um jornalista que denuncia os problemas do governo deveria ser transparência, eficiência e trabalho. Mas, em vez disso, a governadora prefere piadas infantis e ataques velados.

Só há um problema nesse plano: enquanto ela brinca, Pernambuco arde. E a realidade não se adestra.

Por Cláudio Soares*

O recente jogo entre Sport e Santa Cruz transformou as ruas do Recife em um verdadeiro cenário de guerra. A brutalidade com que um torcedor, identificado pela camisa de seu time, foi atacado em plena praça pública é alarmante e inaceitável.

Em um ato insano, pegaram-o, tiraram sua roupa e introduziram um pau nele. Essa cena de crueldade é um reflexo da degradação da convivência social e do estado de violência que permeia o ambiente das ‘torcidas’.

Mas, de quem é a culpa? A responsabilidade recai sobre os grupos de torcidas organizadas, que muitas vezes se envolvem em confrontos violentos, ou sobre uma sociedade que permite que a violência se normalize?

É preciso refletir sobre o papel das autoridades na prevenção desses conflitos e na promoção da segurança. A cultura do ódio entre torcidas deve ser combatida, e a impunidade deve ser questionada. Não podemos aceitar que a paixão pelo futebol seja um motivo para a violência.

A barbárie que se desenrolou em praça pública nas ruas do Recife foi orquestrada e anunciada. Apesar de ser um continente policial relativamente pequeno somente nos arredores do estádio do arruda, as forças de inteligência deixaram claro que falharam em conter a violência, enquanto o governo se mostrou negligente e incompetente mais uma vez.

O que se observou foram policiais militares acuados e feridos, onde enfrentaram pedradas, agressões e marginais drogados armados com pedaços de pau, mas, mesmo diante da impotência, conseguiram salvar milhares de vidas, evidenciando a grave situação de insegurança que assola a cidade do Recife.

A discussão deve ir além de colocar a culpa em um único grupo; é hora de buscar soluções que promovam a paz e a segurança para todos o povo pernambucano. Não adianta anunciar medidas paliativas e eleitoreiras. As decisões devem ser enérgicas e duras.

A violência, a criminalidade e as barbaridades enfrentadas pelos habitantes da capital revelam como é simples e veloz desacreditar um governo. A utilização de uma paixão exacerbada pelo futebol se torna uma ferramenta eficaz para desviar a atenção das mazelas sociais, evidenciando a fragilidade das autoridades em lidar com a insegurança.

Essa situação critica fracos mecanismos de governança e coloca em evidência a necessidade urgente de um enfoque mais sério nas questões que afetam diretamente a vida dos cidadãos. A desconexão entre a paixão esportiva e a realidade social ressalta a superficialidade de uma administração que se mostra incapaz de enfrentar os problemas estruturais que afligem a cidade.

Ser torcida organizada, no Brasil, é ser bandido, criminoso, é ser violento. Muitas vezes, essas torcidas se assemelham a facções criminosas, utilizando a paixão pelo futebol como fachada para práticas violentas e ilegais.
A sociedade não pode se calar diante dessa realidade. É hora de uma reflexão profunda sobre o papel das torcidas organizadas e de um compromisso coletivo para resgatar o verdadeiro espírito do esporte, no qual a rivalidade deve existir, mas sem espaço para a violência e a criminalidade.

*Advogado e jornalista

Na crônica de hoje, dou sequência aos gênios que conviveram com Luiz Gonzaga: Humberto Teixeira, autor de Asa Branca, o Hino do Nordeste. Também sertanejo como Zé Dantas, personagem retratado domingo passado, o gigante Humberto veio ao mundo em Iguatu, no Ceará, e desde criança, conforme declarou em várias entrevistas, já conhecia o baião, como Luiz em Exu.

“Eu tenho a impressão de que fatalisticamente, predestinadamente, eu tinha que me encontrar um dia com Luiz Gonzaga”, disse, no documentário “O homem que engarrafava nuvens”, de 2009. Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira não inventaram o baião. Há, inclusive, um registro sonoro deste gênero musical feito em 1930 por Stefana de Macedo (“Estrela d’alva”, de João Pernambuco).

Mas foram eles que urbanizaram e estilizaram o ritmo, dando-lhe uma nova roupagem – e causando uma revolução na música popular brasileira. Através das vozes do grupo cearense Quatro Ases e Um Coringa, o “Baião” chegou em outubro de 1946 arrasando quarteirões, conquistando o País inteiro e ganhando fama mundial.

A parceria Gonzaga-Teixeira, uma das mais importantes de todos os tempos, legaria ao nosso cancioneiro popular 28 composições gravadas – quase a metade delas composta por clássicos da MPB: “Asa branca”, “Assum preto”, “Baião”, “Baião de dois”, “Estrada de Canindé”, “Juazeiro”, “Légua tirana”, “Lorota boa”, “Mangaratiba”, “No meu pé de serra”, “Paraíba”, “Qui nem jiló”, “Respeita Januário”, dentre outras.

É comum ver o nome de Humberto Cavalcanti de Albuquerque Teixeira, nascido em 05/01/1915, associado ao do pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento. Mas, justiça seja feita, Humberto foi uma estrela de brilho próprio na história da música popular – que já corria em suas veias desde o berço, sendo ele sobrinho do maestro Lafaiete Teixeira. Não foi só como compositor, poeta e letrista que militou em prol da MPB.

Advogado de formação, foi também deputado federal nos anos 1950, defendendo o direito autoral – a lei 3.447 de 23/10/1958, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek, ficaria conhecida como “Lei Humberto Teixeira”. Também foi o criador das Caravanas de Música Brasileira que entre 1958 e 1964 levariam para o exterior os melhores representantes da arte musical brasileira.

O filho de João Euclides Teixeira e Lucíola Cavalcanti de Albuquerque ganhou do pai, quando tinha cinco ou seis anos, um “instrumento estranho”, comprado em Fortaleza, que aprendeu a tocar sozinho. É a própria voz de Humberto Teixeira que aparece narrando a história no excelente documentário “O homem que engarrafava nuvens” (lançado em 2009), produzido por sua filha, a atriz Denise Dummont, e dirigido por Lírio Ferreira.

Diz Humberto que o instrumento era “uma espécie de uma gaita com bocal, mas tinha um teclado de acordeom. Mas a minha vontade – eu me lembro muito bem – era estudar piano”. No que foi rechaçado pelo pai: “Piano é coisa para mulher”. Teria que escolher outro.

Humberto Teixeira, com seus 15/16 anos, deixou seu Ceará natal rumo à então capital federal, o Rio de Janeiro, para estudar Medicina. Acabaria mesmo com o anel de doutor – mas formado em advocacia. A esta altura, já teria começado também sua graduação – com louvor – na música popular.

Para sobreviver no Rio, Humberto fez “coisas do arco da velha”: foi vendedor de óculos Ray-Ban, agente de restaurantes e telefonista. Somente em 1942, debutou em discos de 78 rotações, com três marchas e um dobrado – todos em parceria com Caio Lemos – e um samba com Pijuca (Esdras Falcão Guimarães). No início de 1943, os conterrâneos dos Quatro Ases e Um Coringa levaram ao acetato sua primeira composição sem parceiros, o samba “Natalina”.

Foi Lauro Maia quem Luiz Gonzaga – então já um sanfoneiro de renome, que acabara de se lançar também como cantor – procurou, no intuito de virar seu parceiro e mostrar para o Brasil os ritmos nordestinos que escutava (e tocava) desde a infância. Maia, boêmio e avesso a compromissos, encaminhou-o a alguém que sabia ser excelente letrista e que poderia ajudá-lo na empreitada: seu cunhado, cujo escritório ficava na Avenida Calógeras, Centro do Rio.

Deste primeiro encontro de Humberto Teixeira com Gonzaga, numa tarde de agosto de 1945 (que se estendeu para além da meia-noite), de cara surgiu o xote “No meu pé de serra”. Luiz gravaria “No meu pé de serra” somente em novembro de 1946, quando o “Baião” já era uma coqueluche nas vozes dos Quatro Ases e Um Coringa.

Em seguida viriam a imortal “Asa branca”, o singelo e vigoroso “Juazeiro”, a dolente e lindíssima valsa-toada “Légua tirana”, “Mangaratiba” – xote com uma pitada de samba que faz referência ao município no Estado do Rio, onde Humberto tinha casa –, “Qui nem jiló” e outros clássicos.

Para quem pensa em Humberto Teixeira apenas como letrista das músicas de Luiz Gonzaga, foi ele próprio quem explicou a Nirez: “Não existe isso. Muitas delas são minhas integralmente. Letra, música e tudo. As outras são do Luiz. O solteirão convicto Humberto Teixeira daria uma guinada na vida, casando-se no dia 30/09/1954, em Bauru, com a atriz e pianista Margô Bittencourt (Margarida Maria Pollice, 1929-2007), natural daquela cidade paulista. Da união nasceria em Fortaleza, em 1955, a futura atriz Denise Dummont.

O casamento duraria sete anos. Mais tarde, separada de Humberto, Margarida se casaria com o jornalista e locutor Luiz Jatobá (1915-1982). No fim da década, em 1958, junto a colegas de profissão – entre eles Lamartine Babo, João de Barro (Braguinha), Roberto Martins e Ataulfo Alves –, Humberto ajudou a criar a Academia Brasileira de Música Popular, com 50 imortais. Sua cadeira, a de número 13, tinha Lauro Maia como patrono.

Humberto Teixeira – que morava no bairro carioca de São Conrado – faleceu de infarto do miocárdio no apartamento de sua filha, na Lagoa, em 03/10/1979, aos 64 anos. Foi merecedor de homenagens musicais: em 1980, a de Dalton Vogeler, “O adeus da asa branca”, pela voz do eterno parceiro Luiz Gonzaga; em 1981, a de Nilo Cearense; no ano seguinte, a de Jacinto Limeira e José Miranda; e a do próprio Luiz Gonzaga (feita com João Silva) em 1987, “Doutor do Baião” (“Quanta tristeza fazer baião sem tu”…).

Recifense perde quatro dias por ano no trânsito

Atenção, João Campos! A 14ª edição do TomTom Traffic Index, que avalia o tráfego em cidades ao redor do mundo com dados coletados em mais de 500 localidades de 62 países, revelou que os recifenses perdem, em média, mais de 108 horas por ano em congestionamentos nos horários de pico. Isso significa 4 dias e meio perdidos no meio do rush diário. São Paulo é a primeira em trânsito mais complicado (111 horas) — com Recife em segundo e Curitiba (107 horas) em terceiro.

A pesquisa posiciona Fortaleza como a capital com maior tempo médio de deslocamento por 10km, com 29 minutos. No Recife, o período gasto em média nesses 10km é de 26 minutos. Em Brasília, no Distrito Federal, os motoristas desperdiçam 16 minutos. E se o recifense se descolar por 15km apenas na hora do rush? Vai perder 1h36min, quando poderia, em horários alternativos, gastar 53 minutos — o que, convenhamos, já é um tempo elevado. O paulistano, coitado, faria esse trajeto, nos horários de pico, em impressionantes 1h43min. Os moradores de Fortaleza, por sua vez, gastaram 1h42min.

No ano passado, 379 cidades de 500 (76%) viram sua velocidade média geral diminuir em comparação a 2023. Apesar dessa diminuição, as velocidades médias em condições ótimas, caracterizadas por tráfego fluido, permaneceram estáveis ​​e até mostraram pequenas melhorias na maioria das cidades. Isso sugere que a deterioração observada nas velocidades médias é principalmente impulsionada por fatores dinâmicos que afetam os níveis de congestionamento, em vez de mudanças na infraestrutura rodoviária.

Basalt topo de linha: vale o quanto se cobra? – O Citroën Basalt chegou ao Brasil há três meses, se ‘oferecendo’ como um dos utilitários-esportivos mais em conta do mercado. Mas não era só isso. Com carroceria cupê, que o deixa visualmente bonito, o modelo tem outras características interessantes. Por exemplo: o conhecido e eficiente motor 1.0 turbo usado por outros modelos da Stellantis, dona da marca francesa, que gera até 130 cv e torque de 20,4kgfm com câmbio que simula sete marchas. A coluna não fez testes de consumo. Mas os registros mostram bons níveis na estrada – onde o SUV foi mais usado. Na cidade, registrou uma média de 8,0km/l e, nas rodovias, sempre por volta dos 10 e até 11,3 km/l. Esse propulsor, aliás, não tem pretensão esportiva, mesmo com seu desempenho de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos (números bons para carros, digamos assim, comuns). Mas garante muita segurança em ultrapassagens e retomadas nas congestionadas estradas brasileiras. Esse é, talvez, o principal chamariz de compra para esse modelo: leve (apenas 1.190kg), ágil, bom de dirigir, com direção elétrica levíssima, e bonito. Mas ainda tem a questão do preço e o respectivo custo/benefício. A versão testada foi a topo de linha, a Shine — tabelada no site da montadora em R$ 117.100, mas com valores fixados na aba ‘Monte o seu’ em R$ 105.990 na cor preta (o print da promoção foi guardado). Mas, se você escolher a cor branca com teto preto, por exemplo, o valor dá um pulo para R$ 120 mil (ou R$ 3 mil a mais). A oferta de cores, por sinal, é ampla – e todas bonitas, levando-se em conta aqui a subjetividade do gosto pessoal. 

O espaço interno é bom — e o porta-malas garante caprichados 490 litros de capacidade. Deu para perceber que é um carro para família — pequena, mas família, não jovens em busca de status, que certamente preferirão um Peugeot 208, com motor idêntico, mas bem mais compacto. O Basalt usa a plataforma CMP, espécie de base para modelos da PSA, que unia as francesas Citroën e Peugeot, lembram. Tem 4,34m de comprimento e entre-eixos de 2,65m. O que o diferencia dos irmãos C3 e Aircross? Milímetros a menos, mas essa informação se dissipa quando se entra no Basalt – talvez pelo teto alto, mesmo decrescente da frente para trás. Isso, aliás, desaconselha qualquer adulto a ocupar o banco do meio da parte traseira. Sem falar, de novo, que é bem mais bonito – talvez até, quem sabe, pela novidade da carroceria, popularizada no Brasil com o Fiat Fastback. Ambos compartilham um design com caimento suave para a traseira, chamando a atenção por onde passa. 

E quanto à segurança e aos pacotes de tecnologia e conveniência? Vamos lá. A tela do visor do sistema de entretenimento é retangular, uma característica da Citroën. São 10 polegadas com as informações básicas – além da gentil mensagem “quer manter o sistema ligado?” quando se desliga o carro. Aceita, claro, o pareamento com Android Auto e Car Play (há quem ainda não ofereça isso?). E ainda tem espelhamento sem fio. O painel de instrumentos também é completo para o padrão de preço do modelo, com 7 polegadas e quase todas as informações relevantes. O ar-condicionado é automático na versão testada. O volante, em couro, só tem regulagem de profundidade. 

Agora é a hora, então, de falar dos pontos fracos (ou a melhorar, se você preferir). Pelo preço da versão avaliada, trata-se de um carro ‘popular’ – e, sim, dá para se usar essa expressão. Afinal, não há no país um carro 0km com preço inferior aos R$ 80 mil. As teclas de acionamento dos vidros elétricos traseiros ficam no vão central entre os bancos do passageiro e do motorista. Pode resultar em algum tipo de economia, mas não é nada prático para os passageiros que ficam atrás. Os faróis ainda são halógenos – e sem acendimento automático. As DRLs, as luzes diurnas, são em LEDs – e separadas em duas partes. Há muito plástico no acabamento interno das portas. Em suma: há um excessivo uso de material simples, mesmo que o foco de atenção seja o preço. 

Ao contrário do C3 e Aircross, lançados com chave de abertura e ignição para lá de singela, o Basal Shine tem chave tipo canivete, dobrável. Custo, custo, custo: na versão topo de linha não caberia um conjunto de acionamento via aproximação e toque para portas e ignição? E sobre uma questão de segurança: o Basalt topo de linha tem quatro airbags, dois além dos obrigatórios (são dois de cortina, laterais). Essa quantidade é baixa, normal? Para o preço cobrado, dá para se considerar normal. Mas é que cada vez mais os modelos semelhantes nessa faixa de preço já ofertam até sistemas equipamentos, ou apenas, superiores – como sistema de auxílio à condução, por exemplo. A acústica não é boa: acelere acima dos 70km/h  ou 80km/h e sinta rapidinho o incômodo barulho do vento na cabine. Enfim: apesar das observações no final deste texto, vale a compra. Mesmo com o acabamento recheado de plástico simples, tem cheiro de carro novo – o que não exige quase nenhuma manutenção por no mínimo três anos. 

Toyota: garantia de até 10 anos – A Toyota do Brasil levou para todos os seus veículos o programa Toyota 10, que oferece garantia estendida de até 10 anos – ou 200 mil km para os veículos da marca fabricados a partir de 2020. Sem custo adicional para os clientes, o programa incentiva a manutenção preventiva na rede autorizada. A novidade foi apresentada oficialmente na linha Hilux e SW4 em novembro, em dezembro passou a ser oferecida para o Corolla e agora é disponibilizada para toda a linha. A adesão ao “Toyota 10” não exige pagamento adicional dos clientes. Com isso, a iniciativa não apenas prolonga a cobertura para componentes essenciais, mas também incentiva a manutenção regular, fator crucial para preservar a segurança e o desempenho dos veículos ao longo de sua vida útil. Para estarem cobertos pelo programa Toyota 10, os modelos (Toyota ETIOS, Yaris, Corolla, Corolla Cross, Hilux, SW4, RAV4 e GR Corolla) devem ter sido fabricados a partir de 2020 e ter cumprido as revisões programadas nas concessionárias Toyota.

Yamaha lança primeira scooter híbrida – A Yamaha Motor do Brasil surpreende o mercado brasileiro de motocicletas. Depois de apresentar sua primeira scooter elétrica (Neos’s Connected) no país, a japonesa acaba de lançar a primeira scooter com sistema híbrido do Brasil: a Fluo ABS Hybrid Connected. A nova scooter — que agora exibe uma dianteira mais sofisticada e linhas mais ousadas — tem sistema híbrido leve com uma assistência elétrica especial, o Power Assist. O motor elétrico auxiliar oferece suporte durante a partida e em momentos de maior esforço, como em subidas, acelerações mais intensas, retomadas, ultrapassagens e quando há passageiro ou carga adicionais. Ao detectar o aumento da carga sobre o motor a combustão, o motor elétrico é acionado por três segundos, fornecendo potência adicional e aliviando a sobrecarga do motor principal — resultando em uma redução do consumo de combustível. Esse sistema é mostrado no painel quando está em funcionamento. O modelo continua com sistema Stop & Start, que desliga o motor quando a moto para e o religa automaticamente ao acelerar, reduzindo ainda mais o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Segundo a marca, isso garante uma economia de até 12% quando comparado à geração anterior. A scooter da Yamaha está equipada com um motor monocilíndrico de 125cc com comando de válvulas simples no cabeçote e refrigeração a ar, que entrega 8,3 cv de potência e 1,0 kg.m de torque. O sistema de transmissão é automático do tipo CVT. 

Audi lança novo A3 sedã – A Audi do Brasil anuncia o seu primeiro lançamento no mercado brasileiro em 2025: o novo Audi A3 sedã, em sua linha 2025, já disponível na rede de concessionárias da marca em todo o país. O modelo recebeu mudanças no design, adotando a nova linguagem visual global da marca, aprimorou a dinâmica de condução com maior torque e ampliou a sua lista de equipamentos. O novo sedã compacto é oferecido em três versões de acabamento — Advanced, Performance e Performance Black — com preços a partir de R$ 290 mil. O A3 possui motorização única para as três versões: o 2.0 TFSI, que desenvolve 204 cavalos de potência e 32,0kgfm de torque, além da transmissão automática S tronic de sete velocidades. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 7,4 segundos. A velocidade máxima é de 210 km/h, limitada eletronicamente.

BYD trará novo modelo ao Brasil – A BYD já domina o comércio de segmentos elétricos e híbridos, com o  Song e o Dolphin Mini. Agora, segundo o portal Webmotors, a marca trará mais um modelo 100% elétrico. O SUV Sea Lion 07 deverá ficar acima do Seal — consequentemente, ficará como um dos BYD mais caros por aqui. O modelo tem faróis de LED com um filete luminoso que se estende ao longo da dianteira. Na traseira, as lanternas também são conectadas por uma barra iluminada – a exemplo do logotipo da BYD. O teto é arqueado. O acabamento, cromado. No interior, o Sea Lion 07 tem um painel de instrumentos digital e uma central multimídia moderna. 

Danos ao veículo parado por longos períodos – No período de férias, marcado por viagens, muitos brasileiros optam por deixar seus carros na garagem, usando outros meios de transporte ou alugando veículos no destino. Contudo, a inatividade prolongada pode ser prejudicial ao automóvel, afetando desde o motor até componentes como pneus e bateria. “Quando um veículo permanece parado por muito tempo, diversos sistemas podem sofrer danos devido à falta de movimentação, como o óleo lubrificante, que pode perder propriedades essenciais para proteção  do motor”, explica Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil. Para quem opta por viajar e deixar o carro em casa, é importante adotar medidas preventivas. Além disso, usar o veículo sem verificar alguns componentes após um período parado também pode causar problemas.

Os riscos da inatividade prolongada – Carros que ficam inativos enfrentam diversos problemas, como a descarga da bateria, deformação dos pneus e até corrosão no sistema de arrefecimento. De acordo com Denilson Barbosa, por mais que o óleo seja uma mistura, pode ocorrer danos se o mesmo ficar muito tempo parado. “A falta de circulação dos fluidos impede a lubrificação adequada de peças cruciais do motor, comprometendo sua durabilidade e desempenho”, ressalta. Além disso, o lubrificante também deve ser trocado com base no tempo de uso, mesmo que o veículo fique parado por longos períodos. Com o passar do tempo, as propriedades do lubrificante, como o TBN (Total Basic Number, em inglês), começam a se deteriorar. O TBN é responsável por neutralizar gases ácidos e combater a oxidação. Quando essa propriedade se reduz, a limpeza do sistema pode ser comprometida, afetando o desempenho do motor. O especialista também alerta que não é suficiente apenas dar partida no carro para evitar problemas. É necessário que o veículo se movimente para minimizar o desgaste. “Se possível, peça para alguém dar uma volta com o carro ou, pelo menos, ligá-lo regularmente”, orienta Barbosa.

Outros componentes também sofrem – Além do motor, outros componentes do veículo também são afetados pela inatividade. A bateria, por exemplo, pode descarregar com o tempo, dificultando a partida do motor. Os pneus também podem sofrer deformações, comprometendo a aderência e a segurança. Sendo assim, durante a inatividade do seu veículo deixe estacionado em local coberto, protegido das constantes mudanças climáticas, revise os níveis de óleo lubrificantes  após o período parado. Barbosa ainda reforça: “Manter a manutenção em dia e utilizar produtos que atendam às especificações do veículo são passos importantes para evitar contratempos”, lembra o executivo.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

O deputado federal Lula da Fonte (PP/PE) foi eleito, na noite deste sábado (1), para a Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados com 437 votos. Aos 24 anos, ele já era o deputado federal mais jovem de Pernambuco e, agora, torna-se também o mais jovem da história a ocupar um cargo na Mesa Diretora da maior Casa Legislativa do país.

Indicado pelo Partido Progressistas, Lula da Fonte agradeceu o apoio e reafirmou seu compromisso com a nova função. “Irei honrar a confiança do nosso presidente Hugo Motta, do líder do PP Doutor Luizinho e de todos os deputados que me confiaram essa responsabilidade. É uma alegria representar Pernambuco e o Brasil neste momento tão importante para a democracia”, destacou.

O deputado Eduardo da Fonte (PP/PE), pai do novo segundo-secretário, celebrou a conquista e reforçou a relevância do cargo. “É um momento de muita alegria para mim como pai, mas também de grande responsabilidade para Lula com Pernambuco e com o Brasil”, afirmou.

A Segunda-Secretaria tem entre suas atribuições representar a Câmara em relações com embaixadas e com o Ministério das Relações Exteriores, além de auxiliar na emissão de passaportes diplomáticos, oficiais e vistos para missões parlamentares.

Da Folha de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra reuniu equipe para tratar dos casos de violência envolvendo uniformizadas do Sport e do Santa Cruz neste sábado (1º), antes do Clássico das Multidões, que ocorreu no Arruda. As cenas chocantes ganharam as redes sociais e deixaram a cidade sob tensão.

A gestora disse, em entrevista coletiva na noite de hoje, que “o crime organizado travestido de torcida levou pânico para a cidade”.

Lyra ainda disse que o Governo de Pernambuco, em consonância com as Polícias, Ministério Público e Tribunal de Justiça, determinou que os próximos cinco jogos que envolvam Santa Cruz e Sport sejam realizados sem torcida.