Lula correndo atrás do prejuízo
Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
Com a popularidade abalada faltando menos de dois anos para as eleições, o presidente Lula (PT) já mostrou que está disposto a reverter esse cenário. Um passo importante é se reaproximar da população. Para isso, Lula deu início a uma agenda de viagens internas este ano e esteve no Rio de Janeiro e na Bahia. Ainda esta semana, vai ao Amapá e ao Pará, onde entregará unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Também faz parte da estratégia de recuperação aproximar o Governo dos prefeitos, que são sempre fundamentais nas disputas para Presidência da República e pleitos estaduais. Depois dos vereadores, os prefeitos são os políticos que estão mais perto do povo, principalmente em cidades do interior. Lula sabe da importância de ganhar apoio entre os gestores.
Leia maisOntem (11), o petista esteve na abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, um evento promovido especialmente para eles e elas pelo Governo Federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o encontro vai até amanhã (13).
O chefe do Poder Executivo convocou os 38 ministros para prestigiarem a abertura do evento e prometeu trabalhar para todos os gestores municipais, independente de coloração partidária. “Enquanto eu for presidente da República, nenhum prefeito ou prefeita vai ser discriminado por partido político ou por não ter votado em mim. Nós faremos para o povo, que escolheu o seu representante nas urnas”, garantiu Lula.
Além de fazer um gesto de valorização ao municipalismo, a fala de Lula foi importante também para jogar água na fervura da polarização que toma conta da política no Brasil, já que o presidente sinalizou que nem prefeitos bolsonaristas serão tratados mal pela sua gestão.
Ainda durante os três dias do encontro, o Governo Federal vai anunciar diversas bondades para os chefes dos municípios, como a segunda etapa do Novo PAC Seleções, que pretende destinar cerca de R$ 50 bilhões para obras de infraestrutura urbana, abastecimento de água, equipamentos da saúde, da educação, do esporte, além de empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida.
“LULINHA, FICA!” – O presidente ficou tão animado com o encontro dos prefeitos e prefeitas que até brincou. Disse que os gestores vão pedir para ele continuar, quando terminar seu terceiro mandato, em 2026. “Estejam certos, não precisa ninguém falar, eu sou muito humilde, mas eu duvido que, na história desse país, teve um presidente que já cuidou desses prefeitos como eu já cuidei. Quando eu terminar o meu mandato, vocês vão dizer: Lulinha, fica, porque nós precisamos de um presidente que goste de nós”, afirmou o chefe do Executivo.

Contrata+Brasil – Durante o evento com os gestores municipais, o presidente anunciou um programa que pretende reunir governos e prestadores de serviço de forma online. É o Contrata+Brasil, que vai funcionar como uma espécie de marketplace e deve reduzir a burocracia na contratação de pequenas reformas em prédios públicos, por exemplo. A medida vai priorizar microempreendedores individuais (MEIs). Para participar, órgãos públicos e fornecedores precisarão se cadastrar na plataforma.
Recife deu exemplo – O Contrata+Brasil foi inspirado pela plataforma recifense GO MEI. A ferramenta permite que a Prefeitura da capital pernambucana contrate microempreendedores individuais diretamente para execução de pequenos serviços de pronto pagamento, como os dedicados à manutenção das unidades de atendimento à população (técnicos de refrigeração, pedreiros, eletricistas, gesseiros), eliminando a burocracia e dando mais agilidade nesses reparos. O prefeito João Campos, que está em Brasília, comemorou. “O Brasil inteiro terá acesso a essa solução criada pelo Governo Federal, com base numa iniciativa da Prefeitura do Recife. Isso não mostra apenas a dimensão de uma gestão municipal. Isso mostra a preocupação com quem está na ponta da economia para que o pequeno seja cuidado, atendido, visto. Vamos chegar àqueles que mais precisam através de uma ação de gestão digital”, ressaltou o prefeito.
Amupe marcou presença – O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, também está em Brasília para o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. Gouveia ressaltou a importância do evento para alinhar ações que beneficiem os municípios pernambucanos. “Essa aproximação entre os prefeitos e o Governo Federal é fundamental para garantir avanços concretos nas pautas municipalistas. Estamos atentos às oportunidades e buscando soluções que fortaleçam nossas cidades”, afirmou Gouveia.

Recepção de Dueire – O senador Fernando Dueire (MDB) abriu as portas de seu gabinete em Brasília para receber prefeitos pernambucanos que participam do evento promovido pela Presidência da República. O local se tornou uma paradinha estratégica para refazer as forças e alimentar o corpo. Além de disponibilizar o espaço para reuniões e atendimentos, Dueire organizou uma recepção especial para os prefeitos, com um ambiente acolhedor e um buffet variado, incluindo café da manhã reforçado, salgados, cachorro-quente e refrigerantes. A atitude do senador busca oferecer um espaço de diálogo, fortalecer as relações institucionais e discutir demandas municipais. A iniciativa visa facilitar o acesso dos gestores a recursos e articulações políticas em prol de melhorias para seus municípios.
CURTAS
Time errado 1 – A governadora Raquel Lyra (PSDB) poderia ter um apoio importante no Sertão do Estado para a sua reeleição se lá atrás tivesse oferecido espaço no Governo ao ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, hoje presidente estadual do União Brasil. Mas a proposta da tucana veio no time errado e agora Miguel já consolidou a aliança com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Não há vácuo na política. Miguel foi o primeiro a declarar apoio à Raquel no segundo turno, em 2022, mas, muito superior, como sempre, a governadora fez ouvido de mercador.
Time errado 2 – Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, Miguel disse, em outras palavras, que agora não quer mais. “Se houvesse qualquer tipo de proposta (de Raquel), não seria sequer considerada, porque não cabe no momento que estamos e não é do nosso interesse fazer qualquer tipo de mudança. Reitero, política se faz com gesto, confiança, respeito e reciprocidade”, ressaltou Coelho.
José Múcio no Roda Viva – O ministro da Defesa, José Múcio, foi entrevistado no Programa Roda Viva, na última segunda-feira (10), e confirmou que familiares seus estavam entre os manifestantes antidemocráticos em frente aos quartéis-generais. Perguntado se havia pessoas próximas a ele, Múcio respondeu: “tinha, tinha muita gente. Tinha irmão que gostava, que foi para frente de quartel e outros parentes, mas passou”.
Perguntar não ofende: o presidente Lula vai conseguir recuperar a popularidade a tempo de disputar as eleições em 2026?
Leia menos