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GDF contesta classificação do Sol Nascente como favela pelo IBGE

Por Pablo Giovanni*

O Executivo local contestou os dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na sexta-feira (8), que classificaram o Sol Nascente como a segunda maior favela do Brasil. O governo argumenta que a situação da região mudou significativamente desde o início da pesquisa, em 2022.

De acordo com o governo, o Sol Nascente não atende mais aos critérios do IBGE para ser considerado uma favela, devido às melhorias em infraestrutura e serviços básicos promovidas nos últimos anos. Segundo o secretário de Obras, Valter Casimiro, as condições na região administrativa avançaram de forma expressiva.

“Hoje, 95% da região têm acesso a água e esgoto; 75% das vias contam com drenagem e pavimentação; e 100% da população dispõe de energia elétrica. Além disso, há escola, creche, restaurante comunitário, terminal rodoviário e linhas de ônibus”, afirmou. Casimiro destacou que, diante dessas melhorias, o Sol Nascente não deveria mais ser incluído na classificação de favela. “Os critérios que o IBGE coloca para considerar favela o Sol Nascente não se enquadram”, completou.

O Palácio do Buriti estima que a população do Sol Nascente atualmente ultrapassa 100 mil habitantes. O secretário de Governo, José Humberto Pires, ressaltou que a gestão atual intensificou as obras na área nos últimos dois anos, em um ritmo que, segundo ele, não foi considerado pelo IBGE.

“As pesquisas do IBGE refletem uma realidade de dois anos atrás, mas nossas ações vêm transformando o Sol Nascente de forma acelerada. Iniciamos as obras efetivamente em 2020, após superar problemas em contratos anteriores. Desde então, o ritmo tem sido intenso, especialmente em 2023 e 2024. Quando o IBGE realizar uma nova avaliação, verá que o que antes era considerado favela se transformou em uma cidade”, afirmou Pires.

A pesquisa do IBGE, além de enquadrar o Sol Nascente na segunda maior favela do país em números de residentes, o DF também liderou o ranking com as maiores favelas em área territorial  — 26 de Setembro (10,5 km²), Sol Nascente (9,2 km²) e Morro da Cruz I e II (5,9 km²).

Pesquisa

No ano passado, os dados preliminares do Censo 2022 apontavam que o Sol Nascente havia superado a Rocinha e era a maior reunião de domicílios subnormais do país. Nesta sexta-feira (8), no entanto, os resultados finais revelaram que o Sol Nascente caiu de posição. 

A pesquisa contabilizou, ainda, 62 favelas e comunidades urbanas na capital federal, totalizando 61.784 domicílios particulares permanentes ocupados nestas áreas. Este número representava, em 2022, 6,2% do total de domicílios particulares permanentes ocupados do Distrito Federal. A maior parte, cerca de 80,6%, dessas favelas e comunidades rbanas tinham menos de 1.000 domicílios. A população residente nas áreas era, à época, de 198.779, correspondendo a 7,1% do total da população do DF.

Entre as 12.348 favelas e comunidades urbanas do país, a Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ), era, em 2022, a mais populosa, com 72.021 moradores, seguida pelo Sol Nascente, em Brasília (DF), com 70.908 habitantes; Paraisópolis, em São Paulo (SP), com 58.527 pessoas e Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, em Manaus (AM), com 55.821 moradores.

Para o IBGE, as favelas e comunidades urbanas são territórios populares originados das diversas estratégias utilizadas pela população para atender, geralmente de forma autônoma e coletiva, às suas necessidades de moradia e usos associados (comércio, serviços, lazer, cultura, entre outros), diante da insuficiência e inadequação das políticas públicas e investimentos privados dirigidos à garantia do direito à cidade.

*Jornalista do Correio Braziliense

Petrolina - Testemunhal

Quatro policiais militares contratados para fazer a escolta particular do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, delator do PCC (Primeiro Comando da Capital), foram identificados e afastados de suas funções neste sábado (9). Gritzbach foi executado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos na sexta (8).

Os policiais Leandro Ortiz, Adolfo Oliveira Chagas, Jefferson Silva Marques de Sousa e Romarks César Ferreira de Lima prestaram depoimento no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela investigação, e na Corregedoria da PM. Os celulares dos PMs também foram apreendidos.

Uma das linhas de investigação do DHPP é que os seguranças de Gritzbach teriam falhado de forma proposital e indicado o momento que o empresário estava desembarcando do aeroporto. A polícia quer saber com quem os PMs conversaram momentos antes do crime, por isso os celulares foram apreendidos.

Os quatro policiais teriam afirmado que o carro que buscaria o empresário no aeroporto quebrou no caminho. Por conta disso, apenas um dos seguranças foi fazer a proteção do assassinado usando outro veículo; já os outros três seguranças ficaram onde o carro teria quebrado.

Como Gritzbach era muito visado por ter delatado práticas criminosas do PCC, um investigador disse à TV Globo que o mais lógico teria sido eles deixarem o carro quebrado para trás e os quatro seguranças irem ao aeroporto buscar o homem e não três deles protegerem um suposto carro quebrado.

Os investigadores também acreditam que Gritzbach já vinha sendo monitorado desde a saída de Maceió (AL) pois os assassinos sabiam o horário em que ele desembarcaria. A suspeita é que os matadores foram avisados do momento do desembarque para que o ataque fosse executado no momento em que ele pisasse para fora do saguão do aeroporto.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a namorada do empresário — que estava presente no momento da execução — também prestou depoimento. “Os dois carros utilizados pela escolta da vítima e um terceiro, supostamente usado pelos atiradores, foram apreendidos e periciados, assim como os celulares dos integrantes da escolta e da namorada do homem”, informou a pasta.

Procurado pelo g1, João Carlos Campanini — advogado de defesa dos policiais Leandro Ortiz e Romarks Cesar Ferreira de Lima — informou que “aguardará o término das investigações para posicionamento”.

A defesa de Adolfo Oliveira Chagas e Jefferson Silva Marques de Sousa não foi localizada até a última atualização da reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.

Feridos

Dois motoristas de aplicativo, de 39 e 41 anos, e uma mulher que estava na calçada do terminal, de 28, também ficaram feridos durante a execução do empresário, jurado de morte da facção criminosa paulista.

Eles foram socorridos e encaminhados ao Hospital Geral de Guarulhos. Os homens permanecem internados neste sábado, enquanto a mulher recebeu alta.

Do g1

Conheça Petrolina

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), postou no X, o antigo Twitter, uma declaração sobre o tiroteio ocorrido na tarde de sexta (8), no terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, que feriu quatro pessoas. O empresário Antonio Vinicius Lopes Gritzbach era o principal alvo do ataque e morreu no local.

De acordo com o governador, tudo indica que a ação criminosa está associada ao crime organizado. “Todas as circunstâncias serão rigorosamente investigadas e todos os responsáveis serão severamente punidos. Reforço meu compromisso de seguir combatendo o crime organizado em São Paulo com firmeza e coragem”, acrescentou.

O crime

Gritzbach já havia feito delações em investigações sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e era ameaçado pela facção. O empresário voltava de Goiás com a namorada – não há informações sobre se ela ficou ferida. A vítima também já havia sido acusada de ter mandado assassinar um líder da organização criminosa – o que ele negava.

Foram pelo menos 27 disparos, segundo a perícia. Gritzbach foi atingido em várias partes do corpo, como cabeça, tórax e nos braços. O ataque ocorreu por volta das 16 horas.

Os outros três atingidos são dois motoristas de aplicativo e uma passageira que desembarcava no local. Até o início da noite, a informação é de que o quadro deles era estável. Pelo menos uma das vítimas estava dentro do aeroporto.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), uma das vítimas foi atendida e deu depoimento no local, enquanto as outras duas foram encaminhadas ao Hospital Geral de Guarulhos.

A vítima

Gritzbach era um jovem corretor de imóveis da construtora Porte Engenharia quando conheceu o grupo de traficantes de drogas de Anselmo Bechelli Santa Fausta, o Cara Preta. Foi a acusação de ter mandado matar Cara Preta, em 2021, que motivou a primeira sentença de morte contra ele, decretada pela facção.

Após sequestrá-lo, os bandidos, no entanto, decidiram soltá-lo. Para a polícia, o motivo era o fato de que só Gritzbach sabia as chaves para o resgate das criptomoedas – matá-lo, seria perder o dinheiro para sempre.

Em setembro de 2023, ele negociou um acordo de delação com os promotores do Grupo de Atuação Especial e Combate (Gaeco), que concordou com a proposta. O acordo foi homologado pela Justiça em abril de 2024.

Na delação, falou sobre envolvimento do PCC, a maior organização criminosa do País, com o futebol e o mercado imobiliário. O empresário também deu informações sobre os assassinatos de líderes da facção, como Cara Preta e Django. Em nota, a Porte diz que foi informada pela imprensa sobre a morte de Gritzbach, “com quem não mantém negócios há anos”. E afirma que ele foi corretor de imóveis na empresa apenas entre 2014 e 2018?.

Do Estadão

O Frente a Frente de amanhã, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio para 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife, será ao vivo, diretamente de Gravatá, onde será realizado o primeiro encontro dos prefeitos eleitos do Estado, uma promoção da Amupe, a Associação Municipalista de Pernambuco, no hotel Canarius. 

Mais uma vez, na companhia dos âncoras Mário Flávio e Renata Torres, da parceira Cidade FM 99,7, a transmissão será pela emissora caruaruense, a caçulinha da Rede Nordeste de Rádio. Convidamos para um debate sobre os desafios dos novos prefeitos, os gestores Lula Cabral (SD), do Cabo, Gilvandro Estrela (UB), de Belo Jardim, e Evilásio Mateus (PDT), de Araripina. O critério foi atender as três regiões – Metropolitana, Agreste e Sertão.

Por Gabriel Buss e Mariah Aquino*

O senador petista Humberto Costa (Pernambuco) disse, em entrevista ao Metrópoles, que a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos é um “sinal de alerta” para a esquerda no Brasil e que a volta do republicano à Casa Branca mostra que a hipótese do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perder em eventual tentativa de reeleição em 2026 não é impossível.

“Obviamente que o resultado lá [nos EUA] tem que deixar para todos nós um sinal de alerta […]. Não que nós estejamos preocupados que Lula vá perder a eleição, não. Eu acho que isso aí seria uma avaliação muito precipitada e fora daquilo que nós estamos assistindo. Mas, sem dúvida, nós temos que nos preocupar que não é uma hipótese inteiramente descartada”, afirmou o petista.

Segundo Costa, até pouco tempo atrás Trump era considerado “uma espécie de acidente” da história, mas que sua volta ao poder depois de quatro anos mostra que a experiência com governos de direita mais radical podem virar uma realidade.

“Até bem pouco tempo o Donald Trump poderia ser considerado uma espécie de acidente na história. Mas agora, com a vitória que ele teve, com o poder do qual ele desfruta, porque ele vai ter a maioria na Câmara, a maioria no Senado, já tem a maioria dos integrantes da Suprema Corte. Então, todas as condições para fazer o governo que ele queira, como queira, ele tem hoje. Então, realmente se vê com preocupação”, disse o político.

E completou: “O alerta surge para nós, porque passamos por um governo com características muito semelhantes e a vitória do presidente Lula foi entendida por nós e por muita gente como um ponto final na experiência da extrema-direita no Brasil. Já vimos que não é bem assim, mas podemos agora ter a convicção de que ela pode voltar, seja com o próprio Bolsonaro, se ele conseguir ter a condição de elegibilidade, seja por meio de alguém que represente esse projeto”.

Senador defende mudar articulação e comunicação

O governo Lula pretende fazer mudanças na Esplanada nos Ministérios no momento em que Câmara e Senado estiverem trocando seus presidentes, em fevereiro de 2025. Humberto Costa reconhece que essas mudanças precisam passar pela avaliação de que o governo “não está conseguindo” se comunicar com a população.

“Me parece que é um consenso que nós precisamos, e aí não é um problema do governo só, é um problema do partido também, nós precisamos nos comunicar melhor com a sociedade. E esse é um bom governo. É um governo que, do ponto de vista da economia, tem feito o país crescer acima de quaisquer expectativas […]. No entanto, a população ou uma parte expressiva da população não consegue sentir isso”, destacou o petista.

O senador também destacou a articulação política como um campo que precisa melhorar na gestão de Lula. Na avaliação de Humberto Costa, o governo não precisa só garantir votos no Congresso, ele precisa também ganhar o debate político.

“Eu tenho uma concepção um pouco diferente pelo que vivemos durante o governo Dilma. O governo tem que votar, mas ele tem que ganhar o debate político, Ele tem que ganhar a sociedade. E hoje nós temos poucas pessoas lá no Senado Federal que estão dispostas a fazer esse enfrentamento com a extrema-direita”, avaliou.

Para Costa, a direita tem mais facilidade nessa comunicação. “Eles ficam, como diz a expressão popular, nadando de braçada. E aí eu acho que é preciso fazer também um ajuste nesse aspecto, envolvendo governo e envolvendo o próprio Senado. Também estou falando do Senado, que é a minha experiência”, argumentou o congressista.

Atualmente a bancada do PT no Senado tem nove senadores, sendo a quarta maior da Casa. Os petistas estão atrás do PSD, PL e MDB, respectivamente, que têm mais parlamenares.

*Jornalistas do Metrópoles

O cantor e apresentador Ronnie Von, de 80 anos, passou por cirurgia na cabeça e se recupera bem, já em casa. Ele sofreu um acidente doméstico e bateu a cabeça no chão, na sexta-feira (8), e foi socorrido pela esposa, Maria Cristina Rangel, 68.

Eles moram em uma casa com um grande jardim em São Paulo, onde possui um lago com carpas, uma das grandes paixões de Ronnie Von. Por um erro de manutenção, grande parte dos peixes morreu e, na tentativa de resolver o problema, o apresentador pisou em falso no gramado molhado, o que provocou o acidente doméstico.

“Ele havia feito uma cirurgia plástica na cabeça, um implante capilar, e perdeu a sensibilidade em uma região da cabeça. Eu fiquei preocupada e falei para irmos ao pronto-socorro para ver se tinha acontecido algo, mas ele ficou relutante dizendo ‘estou ótimo, não tenho nada’. Mas é claro que não estava sentindo porque ele está com essa insensibilidade”, disse a esposa.”

Ela, então, convenceu Ronnie a procurar um médico e ele foi atendido em uma clínica particular, passou por exames neurológicos, de fundo de olho e fez alguns testes para ver se algo havia acontecido.

“Entrar em um pronto-socorro ia ser uma loucura. Então, fomos direto para o consultório”, fala. “Ele fez um eletroencefalograma, estava normal, mas o médico disse para ficar em observação por 48 horas, mais ou menos em repouso”.

Por conta do acidente, o apresentador precisou cancelar sua participação no Teleton, que começa nesta sexta-feira no SBT e será concluído neste domingo (10).

A aplicação da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será neste domingo (10), a partir de 13h30, em todos os estados, mais o Distrito Federal, em 1.753 municípios.

Neste segundo dia de provas, os inscritos vão testar os conhecimentos em 90 questões de múltipla escolha de ciências da natureza (química, física e biologia) e de matemática. A duração da prova será de cinco horas, informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o Enem.

Os participantes só podem sair da sala de aplicação do Enem em definitivo após duas horas do início das provas. E para levar o caderno de questões, terão que esperar para ir embora nos 30 minutos finais da prova.

A ida aos banheiros é acompanhada por fiscais com detector de metais para evitar fraudes.

Fusos

A abertura dos portões será às 12h e será proibida a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões, 13h, no horário de Brasília.

A programação do exame segue o horário oficial de Brasília, por isso, o horário de abertura e fechamento dos portões e de início da prova podem variar, de acordo com o fuso horário em algumas regiões do país.

Assim como em edições passadas, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos. No distrito de Fernando de Noronha (PE), que está uma hora à frente do fuso de Brasília, os portões abrem às 13h e fecham às 14h do horário local.

No Amazonas (com exceção de 13 municípios: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga), além dos estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a abertura dos portões será realizada às 11h e o fechamento às 12h, no horário local. 

Já no Acre, os portões serão abertos às 10h e fechados às 11h, também pelo horário local.

O término regular do Enem 2024 está agendado para 18h30, no horário de Brasília, salvo nas salas com tempo adicional. Nos casos de solicitação de tempo extra (aprovada pelo Inep) o exame será encerrado às 19h30h. Por fim, o candidato que usar o recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá concluir a prova às 20h30.

O instituto esclarece que não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas, em nenhuma das hipóteses.

Documentação obrigatória

O acesso à sala de aplicação somente será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto válido, nas versões impressa e digital, conforme previsto em edital.

Cartão de Confirmação

O local de provas não muda entre o primeiro e o segundo dia do Enem 2024 e pode ser consultado novamente na página do participante do Inep , com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do site Gov.br.

E mesmo com o conhecimento da localidade de aplicação do exame, o Inep recomenda que o participante leve novamente o cartão de confirmação da inscrição impresso. Além do nome da instituição de ensino e número da sala de aplicação das provas, o documento traz outras informações úteis: número de inscrição, data, horário e, quando for o caso, registra se o inscrito tem direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

O que levar

Além do documento de identificação, outro item obrigatório para fazer a prova é uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Qualquer outro material deve ser guardado em um envelope porta-objetos, lacrado e colocado abaixo da carteira de cada participante. Lanches são permitidos, mas poderão ser vistoriados pelos fiscais de sala.

Declaração de Comparecimento

O participante que precisar comprovar sua presença no Enem 2024 deve acessar a Declaração de Comparecimento na mesma Página do Participante. O documento é personalizado. Ele deve ser impresso, levado nos dias da prova e entregue ao aplicador na porta da sala do exame.

Haverá uma declaração para cada dia de aplicação. Para o segundo domingo de prova, 10 de novembro, a declaração já está disponível no site do Inep.

Logística reversa

Ao fim da aplicação deste domingo, da mesma forma que ocorreu no primeiro dia de provas do exame, em 3 de novembro, os Correios recolherão em mais de 10 mil pontos em todo o país os malotes com documentos da prova, como cartão-Resposta e as folhas de presença.  

Nesta logística reversa das provas do Enem, os documentos são enviados às centrais de correção do Inep. Todo o processo é feito com escolta militar.

Reaplicação

Os candidatos do Enem que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas no primeiro ou segundo dia de provas poderão solicitar para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro. O pedido de reaplicação do exame deverá ser feito na Página do Participante, no site do Inep a partir desta segunda-feira (11) até 23h59 de 15 de novembro.

As provas serão reaplicadas para os participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos no edital do Enem 2024.

Haverá apenas uma reaplicação de provas do Enem 2024.

Da Agência Brasil

O Recife se destaca entre as cidades mais promissoras do mundo para a atração de investimentos e gerar negócios, perfilando juntamente com grandes metrópoles mundiais, como Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio, Cingapura e Pequim, por exemplo. É o que mostra o relatório Global Cities Index de 2024, elaborado pela consultoria internacional em gestão estratégica Kearney. O resultado registrado neste ano foi o melhor desempenho da capital pernambucana neste ranking desde o ano de 2019, alcançando a 111ª posição de um total de 156 cidades, um avanço de 20 colocações em relação ao estudo publicado no ano passado. Além do Recife, outras cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador, também figuram no documento.

Em 2024, o Global Cities Index avaliou 31 métricas em cinco dimensões, que possuem pesos diferentes na composição do ranking, tais como: atividade empresarial (30%); capital humano (30%); intercâmbio de informações (15%); experiência cultural (15%); e engajamento político (10%). A classificação e a pontuação das cidades, segundo a Kearney, são determinadas pela soma das médias ponderadas de cada dimensão para produzir uma nota em uma escala de 0 a 100. As fontes de informação para composição das pontuações, ainda de acordo com a consultoria, são derivadas de dados disponíveis publicamente pelas cidades.

O resultado positivo conquistado pelo Recife chega em meio à consolidação de um amplo processo de transformação digital que a Prefeitura vem aplicando na cidade, com a implantação do e-gov e do “governo zero clique”, a digitalização de processos a partir da plataforma Conecta Recife, um hub de serviços aos cidadãos, a revisão de atos administrativos para facilitar e flexibilizar a atração de investimentos na cidade e a expansão de negócios já instalados, a atualização de matrizes tributárias, o aumento vertiginoso no número de vagas na rede municipal, criação de programas como Embarque Digital e Recife no Mundo, além da melhoria do ambiente de negócios.

As ações proativas desde o início da gestão do prefeito João Campos se já materializaram na criação de quase 100 mil empregos formais com carteira assinada de janeiro de 2021 a setembro desse ano, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

OUTRAS CAPITAIS BRASILEIRAS – No ranking da consultoria Kearney, outras cinco capitais brasileiras perfilam no levantamento. A cidade de São Paulo figurou na 39ª posição nesse ano, ante a 46ª colocação de um ano atrás. O Rio de Janeiro surge no 66º lugar – antes ocupou a 76ª colocação no ano passado. Porto Alegre, que em 2023 estava no 115º lugar, esse ano aparece na 96ª colocação. Belo Horizonte cresceu oito posições, passando da 111ª para a 103ª posição. Salvador saltou da 124ª posição para o 116º lugar.

Por Letícia Lins*

Leitor do #OxeRecife e com participação frequente  nesse espaço – envia informações, sugestões e comentários quase todos os dias – Edjailson Xavier Correia fala das igrejas do Recife e das mudanças no “Circuito Sagrado“, agora chamado de “Recife Sagrado“. Trata-se de iniciativa da Prefeitura, que permite que a população local e a turistas conheçam doze igrejas da cidade com direito a guias bilíngues.

O programa está completando dez anos e, como informamos aqui, o número de igrejas que integram o roteiro – de diversas épocas e estilos – subiu de dez para doze. Entre os templos incluídos estão a Capela Dourada, a Basílica do Carmo, a Igreja de Conceição dos Militares, a do Terço, a Basílica da Penha, entre outras. Veja a opinião do leitor, que passou a infância e adolescência residindo no antes vicejante bairro de São José, área central da cidade:

“A Arquidiocese de Olinda e Recife deveria ajudar esse circuito pois deixamos de visitar diversas Igrejas nos Bairros de São José e Boa Vista. Em São José temos a Igreja de Santa Rita de Cássia na Rua de Santa Rita. Caminhando mais um pouco temos a Igreja de São José de Ribamar, onde nasceu o Bairro de São José bem nas confluências das ruas de São José, Antônio Henrique, Travessa de São José. Temos ainda a Igreja do Terço, onde Frei Caneca passou sua última noite de vida e Sacerdócio. É a única Igreja do Nordeste com sua Torre toda em azulejo português e seu relógio suíço totalmente abandonado, que já marcou a hora dos moradores do Bairro pela sincronia do sino que badalavam as horas. Na Boa Vista, temos praticamente duas Igrejas bem perto e esquecidas: a Igreja de Santa Cecilia entre as ruas da Conceição e Rosário da Boa Vista, onde temos a Igreja do Rosário da Boa Vista, que infelizmente por falta total de conhecimento das categorias de Igrejas agora apareceu alguém para chamar de Santuário. Também as pequenas Igrejas como a de Santa Terezinha, no Derby”, explica. 

“São igrejas que merecem uma visita e recuperação física pois estão abandonadas. Quem for fazer esse roteiro, já que não temos informações detalhadas da História, por exemplo, quando entrarem na Basílica da Penha voltem seus olhares e atenção aos afrescos de Murilo Lagreca com os Evangelistas Apóstolos de Cristo. E vejam a beleza dos Lustres com Cristal da Croácia. E, ao entrarem na Basílica do Carmo procurem, se ainda há, uma Imagem de São Judas Tadeu que os holandeses, quando invadiram o Recife, por serem iconoclastas, colocaram de cabeça para baixo e arrancaram os braços e a enterraram. Fizeram uma recuperação e colocaram braços e a Imagem foi aposta na Sacristia, mas, que na última vez que lá entrei procurei por toda Igreja e não mais a vi”, completa o leitor.

*Jornalista do Oxe Recife

Sempre na vanguarda, este blog dá o start da sucessão estadual em Pernambuco divulgando logo mais, à meia-noite, a primeira pesquisa do Instituto Opinião para governador. A ideia é identificar o ambiente eleitoral antecipado das eleições de 2026. Quem larga na frente, a governadora Raquel Lyra (PSDB) ou o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB)?

O Opinião foi a campo em 80 municípios nas diversas regiões do Estado, aplicando dois mil questionários. O levantamento também traz os cenários para presidente da República e senador, mas de largada o leitor tomará conhecimento, à meia-noite, apenas do quadro para governador. Nos dias seguintes, serão divulgados os números para senador e presidente, respectivamente na segunda-feira e terça-feira. 

O Opinião fez ainda as avaliações dos Governos Raquel e Lula, que serão divulgadas depois dos cenários eleitorais. 

Jornalismo é antecipar fatos!

Da esquerda para a direita: Manoel, esposo de Joça, Ana Regina, minha irmã, Joça e Fátima, também minha irmã

Há pessoas que se tornam tão especiais em nossas vidas que nem a distância nem a poeira do tempo são capazes de afastá-las de dentro da gente ou apagá-las da nossa memória. A cabocla Jocelina, ou Joça, espécie de irmã de criação da minha mãe Margarida, se constituiu num personagem muito marcante para meus irmãos e eu, entre as fases de criança e adolescência em Afogados da Ingazeira.

Baixinha, menos de um metro e meio de altura, rosto largo, desdentada, óculos de fundo de garrafa, usava uns saiões coloridos. Só mais tarde, soube que as cores fortes da sua vestimenta tinham relação com a matriz da religião africana, da qual era adepta.

Certa vez, Denise, minha irmã caçula, foi arrastada por ela, com apenas cinco anos, para conhecer a performance dela num ritual no qual profetizava sua crença. Católica fervorosa, mamãe deu uns esculachos nela e na filha. Joça nunca mais traiu, no campo religioso, a confiança de Dó, como tratava minha mãe.

Joça sonhava com uma família grande, como Mamãe, que teve nove filhos saudáveis. Mas, mesmo sendo fértil como Valentina Vassilyeva, a mulher que mais pariu no mundo – 69 filhos – só conseguiu vencer uma única vez a sua batalha contra a infame diarreia, doença que no século passado dizimou milhares de bebês nos grotões do semiárido.

Foi batizado de Antônio, o Toinho, como o tratávamos, o único herdeiro dela que escapou das garras da morte por doenças crônicas. Outro herdeiro, mas adotado, foi Zezinho, mais velho que Toinho. Convivi com ele. Mal abria a boca de tão tímido. Tenho impressão que nem mamãe sabia ao certo as contas dos filhos de Joça abatidos antes dos três meses, não sei ao certo se pela fome ou diarreia.

Como dói ainda em mim, passados tantos anos, relembrar os choros incontidos dela, na cabeceira da mesa de refeições de nossa família, pela perda precoce de tantas crias. Joça era, igualmente, uma diversão. Papai Gastão gostava de provocá-la.

Dizia que o nariz dela parecia mais com uma tomada elétrica. Na ponta da língua, desaforada, respondia: “Sai pra lá, seu venta de Águia.” Joça casou com Manoel, um pinguço, literalmente. Quando gari, pedia um trocado pra tomar uma jurubeba. “Dá, meu nego, um trocadinho, se não vou gripar”, apelava, dando gargalhadas.

Joça matava as galinhas caipiras dos nossos almoços de fim de semana com habilidade invejável. E até os perus de fim de ano. Certo dia, mandou Manoel – o verbo mandar era comum na sua prática diária com o marido – levar uma galinha na casa do meu irmão Tarso. Quando bateu na porta, Tarso perguntou: “Quem é?” Na bucha, respondeu: “A galinha”.

Até hoje, meus irmãos recordam esse episódio morrendo de rir. Quando a gente perguntava a ele se ia morrer, respondia assim, sem a menor cerimônia: “Se Deus quiser, quando eu for vivo”. Não era hilário? Manoel morreu antes de Joça. Não resistiu aos efeitos da doença de Chagas, transmitida por um besouro comum em casas de taipa.

Outra lembrança engraçada: ela morria de ciúmes do marido. Certa vez, contratou um detetive para tentar flagrar Manoel se enxerindo para umas vizinhas suspeitas. Não deu em nada! Encontrou Manoel trôpego, chamando urubu de meu louro, num boteco tipo pega-bêbado.

Joça e Manoel marcaram nossas vidas sem pedir licença para entrar, cativaram nosso afeto e fizeram moradia permanente nos nossos corações. Pessoas, como eles, entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que permanecem. Foram especiais. E ao modo deles, acenderam uma luz para clarear nosso caminho. Aqueceram nossos corações com o amor mais puro que existe.

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, na vida existem pessoas e momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis. Aquele mundo povoado por nós no convívio com Manoel e Joça era cheio de coisas engraçadas. Eu rio até hoje vendo o filme do passado à minha frente.

Mas também choro. Joça era uma cigana, vivia na estrada, indo e vindo para a sua Tucano, na Bahia, onde moravam seus ancestrais. Eu ajudava a custear suas viagens. Fátima, minha irmã, era seu pombo-correio: escrevia as cartas para os pais de Joça. Como Fatinha era muito brincalhona e Joça não sabia ler, ao final das cartas ela, desconfiada de que minha irmã não escrevia o que ela queria transmitir aos familiares, conferia o teor pedindo para um de nós ler a carta.

Que figura! Quanta saudade! O sangue nos torna parentes, mas a lealdade é que nos torna família. Joça e Manoel eram extremamente leais aos meus pais. Quem pensa que família é só de sangue não entende o poder de uma conexão sincera, como esta que vivemos de forma tão simples.

Eles nos deixaram uma lição: família é quem te acolhe de braços abertos, não por obrigação ou laços sanguíneos, mas por amor. Família não é apenas sangue, são as pessoas que você escolhe.

Yamaha confirma nova Ténéré no Brasil 

A marca Yamaha japonesa começou a pré-venda da nova geração da Ténéré – que só chegará, na verdade, no primeiro trimestre do ano que vem. O preço não foi divulgado. Ao todo, ao longo do ano, foram oito novidades da marca no país, incluindo um modelo elétrico. A nova geração da Ténéré será produzida no Brasil. Ela ganhou muitas novidades. Na parte visual, uma atualização inspirada em motos de Rally Raid da própria marca, com um grande para-brisa de peça única. A suspensão foi aprimorada, inclusive passando a ter acelerador eletrônico e modos de atuação do ABS. O tanque de combustível de 16 litros agora é na parte da frente, mas a parte superior fica mais baixa. O conjunto de iluminação ganhou faróis de LED individuais empilhados em uma estrutura de alumínio, em forma de “Y”. A roda dianteira é de 21 polegadas; a de trás, de 18’’. 

A fabricante destaca também o novo display TFT de 6,3 polegadas, com informações sobre a velocidade, RPM e navegação, nível de combustível, consumo médio e um indicador de mudança de marcha. A tela também oferece conectividade com smartphone, com recursos que incluem: chamadas telefônicas e mensagens, bem como música e navegação “turn-by-turn” pelo aplicativo Y-Connect. O motor é um bicilíndrico paralelo de 690, de quatro válvulas e refrigeração líquida, que desenvolve até 73,4cv de potência e 68 Nm de torque.

A nova moto conceito da BMW – A Motorrad está prestes a lançar o BMW Concept F 450 GS, novo modelo que se posiciona entre as motocicletas G 310, F 800 e F 900. A empresa promete que o conceito vem para se destacar combinando um manuseio superior com um melhor desempenho, enfatizando o prazer de pilotar tanto na estrada quanto fora dela. O design mantém características da linha GS, com um esquema de cores dinâmico e uma construção compacta, proporcionando uma experiência de pilotagem envolvente. Tecnicamente, a BMW Concept F 450 GS é equipada com um motor de dois cilindros desenvolvido do zero, oferecendo 48 cv de potência e excelente torque em baixas rotações. O chassi do veículo estabelece novos padrões no segmento, com um garfo invertido totalmente ajustável e amortecedores inspirados nas tecnologias de rali e enduro, tudo isso mantendo o peso total próximo de 175 kg. Em termos de segurança e funcionalidade, o modelo inclui recursos avançados como o BMW Motorrad ABS Pro e modos de pilotagem configuráveis, além de uma tela TFT de 6,5 polegadas para integração com o smartphone. A BMW Motorrad planeja lançar a versão de produção do Concept F 450 GS em 2025, mantendo o foco off-road esportivo e ajustando apenas detalhes para melhorar a acessibilidade e o manuseio.

Rampage com novo motor diesel – A Stellantis acaba de lançar a Ram Rampage com o novo motor 2.2 turbodiesel de 200cv e, além disso, confirmou a vinda – sem data definida – da nova versão de entrada, a Big Horn. O motor 2.2 foi desenvolvido globalmente, mas com especificações para atender os mercados da América do Sul. Ele é um 4 cilindros de 16V com torque de 45,9 kgfm já a partir de 1.500 rpm – o que garante mais força em baixas rotações. O propulsor faz de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. E vem atrelado ao câmbio automático de nove marchas. Os engenheiros fizeram questão de ressaltar que ele passou a contar com um diferencial 14% mais longo – e isso permitiria a redução de rotação do motor em diferentes velocidades, sem perda da capacidade 4X4. Essa motorização tem média de 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada (com nota máxima, a “A”, no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O conjunto estará disponível nas versões Rebel e Laramie 2025 – e, claro, na Big Horn. Esta última, exclusiva com 2.2 turbodiesel, por sua vez, será a versão de entrada da marca. De diferente, alguns detalhes visuais, com para-choque dianteiro na cor da carroceria, faróis em LEDs (incluindo os de neblina, com função cornering para iluminação em curvas). Já a grade tem as bordas cromadas com os elementos internos em preto brilhante. Ela tem capacidade para 1.015 quilos e caçamba que pode levar até 980 litros. 

Confira os valores das versões 2025 da Rebel, Laramie e R/T

  • Rebel 2.2 turbo diesel 4X4 2025: R$ 259.990
  • Rebel  2.0 turbo gasolina  4X4 2025: R$ 264.990
  • Laramie 2.2 turbo diesel 4X4 2025: R$ 272.990
  • Laramie 2.0 turbo gasolina 4X4 2025: R$ 277.990
  • R/T 2.0 turbo gasolina 4X4 2025: R$ 295.990

O sucesso do 2008 – O SUV da Peugeot foi lançado há pouco mais de dois meses, mas já demonstra a que veio: em outubro, foram vendidas 1.746 unidades, num crescimento de 62,7% na comparação com o mês anterior. Na prática, os números superam os emplacamentos de agosto de 2018 (1.169 unidades). E é um novo recorde mensal para o modelo. Os preços das três versões disponíveis são de R$ 139.990, R$ 149.990 e R$ 169.990. Todas elas são equipadas com o motor turbo de 130 cv de potência.

Versão de entrada para Virtus e T-Cross – A Volkswagen lançou na semana passada uma versão, a Sense, para Virtus e T-Cross – ambas como opção de entrada. O preço do T-Cross foi divulgado (a partir de R$ 119.890); o do sedã, não. Agora, o que era para ser destinado apenas às pessoas com deficiência, o chamado público PcD, virou linha. Agora, o Virtus está disponível em seis versões, todas com motor 1.0 turbo de 116 cavalos e 17,3,kgfm de torque. A Sense vem com seis airbags, assistente de partida em rampa, alerta de frenagem de emergência, sistema de frenagem automática pós-colisão e o bloqueio eletrônico do diferencial.

Venda de elétricos – Ainda faltam dois meses para 2024 acabar, mas as vendas de veículos leves eletrificados continuam registrando bons números. Em outubro, por exemplo, foram vendidos 16.033 eletrificados – com um aumento de 21% em relação ao mês de setembro. Na comparação com outubro de 2023 (9.537), há um crescimento de 68%. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, foram vendidos 138.581 veículos leves eletrificados, o que representa uma evolução de 107%, na comparação com o mesmo período de 2023 (67.047). A média mensal de vendas de eletrificados se encontra em 13.858 veículos, aproximando ainda mais a estimativa de 2024 alcançar a marca de 160 mil.

De bafômetros a drogômetros – O Código de Trânsito não menciona o uso desses dois dispositivos nas fiscalizações de trânsito. Por isso, Projeto de Lei 2845/24 determina que os órgãos de trânsito responsáveis pelo registro de acidentes e fiscalização utilizem bafômetros e drogômetros (dispositivos portáteis usados para detectar substâncias psicoativas) quando o motorista precisar ser submetido a teste para verificar se está sob influência de álcool ou outra droga.A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que condutores envolvidos em sinistros ou alvos de fiscalização poderão ser submetidos a teste, exame ou perícia, mas não menciona o uso de bafômetros ou drogômetros.  O objetivo da autora do projeto, deputada Missionária Michele Collins (PP-PE), é tornar o Código de Trânsito mais conciso quanto ao teste de alcoolemia ou toxicológico, determinando que os órgãos de fiscalização utilizem não apenas o bafômetro, como já é comum, mas também o drogômetro. “A iniciativa objetiva tornar o trânsito um espaço mais seguro para condutores, pedestres e veículos”, afirma a parlamentar.

O sono ao volante e os acidentes  – Em julho deste ano começou a valer um amplo pacote de regulamentações do Euro NCAP (Programa Europeu de Segurança em Automóveis), com o intuito de contribuir para a meta de salvar 25 mil vidas até 2038 e acabar com as mortes nas estradas até a metade deste século. Dentre as diversas medidas, a nova legislação passou a obrigar as fábricas a entregarem carros novos com uma tecnologia que seja capaz de identificar fadiga e sono em motoristas a fim de alertá-los. E o Brasil? Segundo o próprio Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, não há previsão para que o país adote uma medida similar. A medida das autoridades europeias visa enfrentar um dos principais causadores de acidentes trágicos no mundo todo. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), 40% dos acidentes nas rodovias federais estão relacionados à sonolência – tornando-se a terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil, atrás apenas do uso de álcool e drogas (segunda) e do excesso de velocidade. Ainda segundo o estudo, somados sono e fadiga, esse patamar salta para quase 60% das razões de acidentes graves. Na opinião de Sidnei Canhedo, diretor responsável pelo mercado brasileiro da Optalert – medtech australiana criadora da escala de sonolência mais utilizada no mundo -, a notícia da falta de previsão para um projeto que inclua o monitoramento em veículos é extremamente preocupante. “Trata-se de uma tecnologia que precisa ser adotada com urgência, pois a função dela, assim como é a do airbag, é a de salvar vidas. O Brasil está muito atrasado e o fato de nem ter um projeto com prazos, torna-se um drama para a sociedade, pois sabemos que quando a resolução for publicada ainda haverá um prazo de vários anos de adequação da indústria, para, enfim, a obrigatoriedade vigorar. Corremos o risco de termos sistemas implantados apenas na próxima década, o que é algo inaceitável quando o clamor é por salvar vidas”, ressalta Canhedo.  

E o descarte correto do óleo lubrificante? – É  fundamental que motoristas e mecânicos compreendam que os lubrificantes  possuem um ciclo de vida. Após sua produção, passam pela distribuição, uso, e eventualmente sofrem degradação ou contaminação, tornando-se inadequados para novas aplicações. Nesse ponto, o óleo lubrificante usado ou contaminado deve ser recolhido e encaminhado à indústria de rerrefino, onde será transformado novamente em óleo básico. Para garantir o descarte correto, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, destaca quatro informações que devem ser conhecidas antes desse momento.

1 – Nunca misture óleo usado com outras substâncias – Ao descartar óleo lubrificante usado, não misturá-lo com outros materiais como solventes, combustíveis, água ou produtos químicos é um ponto muito importante. Essa mistura inviabiliza a reciclagem e o rerrefino do óleo, além de aumentar o risco de contaminação ambiental.

2 – Pontos de coleta autorizados são a única opção segura – O fluido usado deve ser entregue em pontos de coleta autorizados ou no revendedor correspondente. Oficinas e centros automotivos são os locais ideais para receber este tipo de material, garantindo que ele seja tratado de forma correta, sem danos ao meio ambiente.

3 – O rerrefino produz lubrificantes de alta qualidade –  Com a tecnologia moderna de rerrefino, o óleo usado pode ser transformado em um produto de qualidade equivalente ao de primeiro refino. Isso significa que o óleo rerrefinado atende às especificações mais rigorosas da indústria automotiva, oferecendo desempenho semelhante aos lubrificantes novos, mas com menor impacto ambiental.

4 – O Brasil é referência mundial no rerrefino de óleo lubrificante – O país tem uma das legislações mais avançadas sobre o descarte de óleo lubrificante. Resolução do Conama obriga a coleta e o descarte adequado de óleos usados. Graças a ela, o país se destaca globalmente na logística reversa do lubrificante, permitindo a produção de óleo básico rerrefinado de alta qualidade.

Alternativas sustentáveis – O descarte inadequado do óleo lubrificante é amplamente reconhecido como uma ameaça significativa ao meio ambiente. Esse tipo de óleo não é biodegradável, ou seja, não pode ser decomposto por organismos vivos como animais, fungos ou bactérias. Sua capacidade de contaminação é alarmante, sendo que apenas 1 litro de óleo lubrificante usado ou contaminado pode poluir até 1 milhão de litros de água. Por isso, a reciclagem do óleo tem sido cada vez mais destacada nas novas regulamentações e tem sido foco de campanhas de conscientização entre os motoristas. 

“O processo de rerrefino é fundamental para garantir o abastecimento global de lubrificantes. O óleo básico rerrefinado é classificado em grupos conforme as suas características físico-químicas, assim como o óleo básico de primeiro refino”, afirma Danilo Silva, engenheiro de aplicações da Motul. “Atualmente, com toda a evolução tecnológica e controle em relação a coleta dos lubrificantes usados, é possível obter óleo básico rerrefinado de alta qualidade. Isso, é claro, se a indústria responsável pelo rerrefino dispuser de equipamento capaz de regenerar a matéria prima de forma compatível com a performance desejada para lubrificantes modernos.”

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

A Polícia Federal indiciou Pablo Marçal (PRTB) por ter usado um documento falso com o objetivo de prejudicar Guilherme Boulos (PSOL), um de seus adversários na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

O laudo ilegítimo foi mostrado por Marçal em seus perfis nas redes sociais, dois dias antes do primeiro turno, e dizia que seu oponente recebeu atendimento por uso de drogas ilícitas.

Essa não foi a primeira vez que Marçal atacou a imagem de Boulos. Em agosto, em debate realizado pela emissora de televisão Band, o influenciador digital também atacou o opositor ao associá-lo ao hábito de consumir entorpecentes, por meio de um gesto com as mãos, que simulava alguém cheirando cocaína.

Em nota, Pablo Marçal afirmou que a celeridade com que foi indiciado é algo calculado para prejudicar políticos e candidatos de direita. “É nítido como a velocidade do julgamento moral para aqueles que se identificam com a direita é significativamente mais rápido. Nunca testemunhei uma resposta tão célere em uma investigação como essa. O fato aconteceu no dia 4 de outubro e o indiciamento foi realizado em apenas 34 dias, um verdadeiro recorde”, disse.

“Isso nos leva a crer que, em um tempo ainda menor, seremos declarados inocentes. Sigo acreditando na justiça, no Brasil e, acima de tudo, no nosso povo!”, emendou.

Guilherme Boulos se pronunciou sobre o desdobramento do caso nas redes sociais. “[O indiciamento] é só a primeira resposta às fake news abjetas que contaminaram a disputa eleitoral deste ano na cidade de São Paulo”.

“Espero que a Justiça atue com firmeza quanto ao uso criminoso da máquina pública por Ricardo Nunes e o crime eleitoral cometido pelo governador Tarcísio em plena votação do 2º turno”, defendeu, referindo-se a uma outra investida, cometida por Tarcísio de Freitas, que declarou apoio a Nunes e disse, ao acompanhá-lo em campanha, que Boulos tem ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Tanto o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como o advogado-geral da União, Jorge Messias, entenderam que a atitude do governador de São Paulo vai na contramão da cultura democrática.

“Tal comportamento não pode ser ignorado pelas autoridades competentes, principalmente no que tange à preservação da integridade das eleições”, acrescentou Messias, em sua conta no X.No primeiro turno, houve uma disputa acirrada entre Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Pablo Marçal, que receberam, respectivamente, 29,48%, 29,07% e 28,14% dos votos válidos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Da Agência Brasil

Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) solicitou ao Governo do Estado a inclusão de mais rodovias no programa PE na Estrada. O parlamentar enviou indicações para que a gestão estadual possa contemplar importantes trechos que cortam a região do Agreste e do Sertão pernambucano, principalmente aquelas que estão dentro do Polo de Confecções, responsável por movimentar a economia do Estado.

No bojo das solicitações, a demanda para requalificação da PE-160, entre Santa Cruz do Capibaribe e Jataúba. A restauração dessa rodovia já tem projeto pronto e é uma das que mais tem trafegabilidade na região, em virtude do número de visitantes que circulam no Polo de Confecções. Constantemente são registrados acidentes fatais nesta estrada.

Outra demanda apresentada foi a requalificação da PE-130, em Taquaritinga do Norte, que é uma demanda antiga da população e também interfere no turismo da localidade. O recapeamento asfáltico na extensão da PE-145, que liga o município do Brejo da Madre de Deus ao município de Jataúba, também foi solicitado pelo deputado Diogo Moraes.

A implantação das PEs 156 e 159, que ligam o município de Santa Cruz do Capibaribe ao distrito do Pará e à divisa com o Estado da Paraíba, também foram mais uma vez reforçadas por Diogo Moraes nas solicitações feitas ao Governo do Estado. O parlamentar tem trabalhado há anos para conquistar essas estradas e já viabilizou os projetos das PEs.

Ainda no Agreste, o recapeamento asfáltico da PE-180, no trecho localizado entre o município de Lajedo e Belo Jardim, e para o Sertão, a pavimentação da PE-283, no trecho que liga Ingazeira ao KM 49 da PE-275 de Tuparetama. O projeto para esta estrada foi feito com emendas do parlamentar.

“A gestão estadual alega que vai fazer o maior investimento em estradas da história, mas o que vimos é que muitas rodovias importantes ficaram de fora desse programa, como é o caso das PEs 160, 130 e 145, que são importantíssimas para o desenvolvimento econômico no Polo de Confecções. A governadora, como uma representante do Agreste, precisa ter esse olhar sensível e entender a importância dessas estradas para nossa região”, afirmou Diogo Moraes.

A construção de 272 unidades habitacionais foi autorizada, na quinta-feira (7), pela governadora Raquel Lyra. Em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, foram assinados dois contratos que viabilizam a construção de dois residenciais no âmbito do Programa Morar Bem com o Minha Casa, Minha Vida – Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Serão construídos o Residencial Engenho do Meio, no Recife, com 128 unidades, e o Residencial Pesqueira, no Agreste do Estado, com 144 unidades.

“Assinamos dois contratos para a construção de habitacionais nos municípios do Recife e de Pesqueira que irão garantir mais de 270 novas moradias para quem mais precisa. Os terrenos foram doados pelo Governo do Estado para permitir que a iniciativa privada pudesse captar recursos para Pernambuco. Firmamos o contrato com a Caixa Econômica Federal, com a empresa responsável, e agora serão cerca de 18 meses de construção e entrega. Agradeço ao governo federal por mais essa parceria, junto ao Ministério das Cidades, pelo Minha Casa Minha Vida. Estamos trabalhando para enfrentar o déficit habitacional de Pernambuco e garantir moradia digna a todos os pernambucanos”, destacou Raquel Lyra.

Os projetos da construtora Sanco Engenharia são voltados à população de baixa renda e representam investimentos de aproximadamente R$ 42 milhões, com valores específicos de R$ 20,4 milhões para o Residencial Engenho do Meio, no Recife, que terá 128 unidades, e R$ 21,5 milhões para o Residencial Pesqueira, no Agreste, com 144 unidades. O prazo de construção destes habitacionais é de 18 meses.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes afirmou que o anúncio das construções demonstra o avanço na política estadual de habitação. “Fizemos um mapeamento dos terrenos, ambos localizados em malha urbana dotados de infraestrutura, para cadastrar a proposta junto ao Minha Casa, Minha Vida. E a doação dos terrenos possibilitou que Pernambuco conseguisse ser selecionado na portaria do Ministério das Cidades. Esse esforço conjunto beneficia diretamente mais de 35 mil pernambucanos, representando um avanço no combate ao déficit habitacional e na promoção de moradias para a população mais vulnerável”, observou.

O Residencial Engenho do Meio é um empreendimento que foi viabilizado pela doação do terreno de propriedade do Estado, além de investimentos de R$ 63 mil dos cofres estaduais como contrapartida para infraestrutura. No Residencial Pesqueira, além do terreno, o valor do investimento é mais robusto, chegando a R$ 700 mil. Esses recursos vão garantir a instalação das redes de abastecimento e drenagem, essenciais para garantir a qualidade de vida aos futuros moradores.

“São mais dois empreendimentos que serão construídos em terrenos doados pelo Governo do Estado. Essa é uma parceria que vai fazer história na vida das pessoas que tanto precisam da sua casa própria e são anúncios como esses que dão o significado ao nosso trabalho enquanto ente público”, afirmou o superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Maia.

O FAR, linha do Programa Minha Casa, Minha Vida, regulamentada pela portaria do Ministério das Cidades, oferece subsídios para a construção de moradias destinadas a famílias de baixa renda em áreas urbanas. As unidades do Engenho do Meio, no Recife, e de Pesqueira foram aprovadas com base em novas diretrizes estabelecidas em portarias federais e contemplam a isenção das prestações para famílias que recebem o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Da parte do Estado, as pessoas que não fazem parte do Bolsa Família, e nem do BPC, vão receber a chamada Parcela Zero no Programa Morar Bem Pernambuco. Ou seja, famílias com renda de até dois salários mínimos, atendidas no programa de habitação do Estado, também terão suas parcelas da casa própria quitadas no Programa Morar Bem.

O deputado estadual Izaías Régis (PSDB), líder da bancada governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), defende que o melhor caminho para manter a unidade da Casa é honrar o compromisso já assumido pelo conjunto dos parlamentares e renovar o mandato da atual Mesa Diretora, comandada pelo deputado Álvaro Porto (PSDB) na Presidência e o deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade) na Primeira Secretaria.

“Não é momento para divisionismo. A atual composição da Mesa Diretora reflete a união da Casa em torno da defesa do povo pernambucano e da valorização do Parlamento. A Alepe precisa continuar unida e forte e a recondução da atual composição da mesa é fundamental para isso”, destaca.

Para o deputado, é legítimo que alguns parlamentares almejem ocupar espaços na Mesa, no entanto a composição acordada na eleição passada reflete o pensamento da grande maioria dos deputados. Izaías Régis reforça que a nova eleição foi determinada por um equívoco regimental e, portanto, não há razão para mexer no atual equilíbrio de forças.

Minha mãe, Margarida Martins, faria hoje 97 anos, mas Deus a levou em 2013, aos 86 anos, ainda radiante com a vida, tomando seu vinho todos os dias. Ela era muito bonita! Papai Gastão teve uma paixão avassaladora. Com ela, construiu uma bela família: nove filhos, 24 netos, 15 bisnetos.

Mamãe tinha uma personalidade muito forte. Seu Martins é paraibano, de Monteiro, cidade mãe do meu avô materno Severo Martins. Também tinha forte intuição, marca registrada de quem tem Sol no signo Escorpião. Conseguia enxergar nas entrelinhas e identificar o que não foi dito.

Sua força e capacidade de se reinventar, mesmo diante de situações desafiadoras, eram invejáveis. Tinha também consciência da finitude das coisas, uma imensa generosidade com as pessoas que amou. Mamãe vivia de bem com a vida! Mas ninguém ousasse pisar nos seus calos.

Saudade da minha mãe, daquela alegria que só ela tinha. Mesmo de longe, o seu sorriso iluminava todos os meus dias. ⁠A saudade é um lembrete constante de como o amor e a presença dela são valiosos. Suas memórias continuam a iluminar meu caminho, um farol a resplandecer nessa caminhada dura da vida.

A saudade chega como um abraço invisível que me envolve e preenche meu coração. Mãe é amor incondicional, infinito, dura a vida inteira. Nunca esqueço dos seus carinhos, dos seus beijos e da sua alegria irradiante.