Humberto fechado com aliados de Raquel!

No meio de toda essa movimentação eleitoral e em meio a muito forró, a política pernambucana parece cada vez mais marcada por reposicionamentos. Há nomes associados à esquerda buscando diálogo com setores da centro-direita, como é o caso de Túlio Gadêlha, que migrou da Rede para o PSD.

Um dos principais símbolos do PT, o senador Humberto Costa virou a bola da vez. É apontado por adversários e analistas como alguém que também conversa com esse campo político. Em ano pré-eleitoral, o voto parece falar mais alto do que antigas fronteiras ideológicas.

Hoje viralizou a imagem acima, com Humberto ao lado do grupo de direita mais fiel ao projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), a família Gouveia. A disputa promete ser dura e, por isso, muita gente está em busca do eleitorado mais amplo possível.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, e a governadora Raquel Lyra entregaram, nesta sexta-feira (26), o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa, no bairro de Vera Cruz, em Aldeia, e 15 ruas pavimentadas no município. A creche foi construída por meio do programa Juntos pela Educação, com investimento de R$ 6,3 milhões, enquanto as obras de pavimentação receberam aporte de R$ 10 milhões.

O novo centro de educação infantil atenderá crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses e conta com salas de aula climatizadas, refeitório, cozinha, sala multiuso, fraldário, sala de amamentação, playground e área para horta comunitária. “É muito bom trabalhar com alguém como o prefeito Diego Cabral, que acredita no nosso governo, no nosso trabalho e nosso projeto. Essa cidade se tornou um canteiro de obras graças a essa parceria”, afirmou a governadora Raquel Lyra durante a solenidade.

Além de Diego Cabral e Raquel Lyra, participaram da cerimônia a vice-governadora Priscila Krause, a vice-prefeita de Camaragibe, Comandante Débora, o senador Fernando Dueire (MDB), o deputado estadual João de Nadegi (PV), o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, o secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho, além de vereadores, secretários municipais e lideranças locais.

Petrolina - São João 2026

A Prefeitura de Serra Talhada contestou a alteração dos nomes de duas creches construídas pelo Governo de Pernambuco no município e afirmou que as denominações originais foram definidas por meio das Leis Municipais nº 2.165/2026 e nº 2.166/2026. Em nota divulgada nesta sexta-feira (26), a gestão da prefeita Márcia Conrado informou que o Governo do Estado havia solicitado oficialmente a indicação dos nomes das unidades e chegou a instalar a placa de uma delas antes de substituir a identificação sem comunicação prévia ao município.

A manifestação ocorre após o deputado estadual Luciano Duque anunciar, no último dia 17, que apresentou projeto de lei para homenagear outras personalidades nas novas creches estaduais de Serra Talhada. Segundo a prefeitura, a mudança ocorreu de forma unilateral e desrespeitou as leis municipais que deram às unidades os nomes de Lidiane Nogueira dos Santos e Cecília Tiburtino de Lima. O município informou ainda que encaminhou ofício ao Governo do Estado solicitando o restabelecimento das denominações aprovadas pela Câmara de Vereadores.

Na nota, a gestão municipal sustenta que a competência para denominar equipamentos públicos municipais está amparada na Constituição Federal, na legislação vigente e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). A prefeitura afirma esperar que o impasse seja solucionado administrativamente, “em respeito às leis municipais e às tratativas previamente estabelecidas entre as partes”. Com informações do Blog do Nill Júnior.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, nesta sexta-feira (26), a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório do Sesc Ler Goiana. Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e a Democracia Participativa”, o evento reuniu representantes do poder público, instituições, conselhos, profissionais da rede de proteção, adolescentes e membros da sociedade civil para discutir propostas voltadas às políticas públicas para crianças e adolescentes.

A programação contou com palestra magna, grupos de trabalho e plenária final, que aprovou propostas relacionadas ao fortalecimento do controle social, ampliação das ações do Conselho Tutelar, enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, criação de políticas voltadas à convivência familiar e comunitária, fortalecimento das equipes multiprofissionais nas escolas e combate ao trabalho infantil. Durante o encontro, também foram escolhidos os representantes de Goiana para a etapa regional da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) recebeu, nesta sexta-feira (26), o apoio de lideranças da oposição de Cortês, na Mata Sul do Estado. O anúncio foi feito durante um encontro político realizado no Recife e reuniu o ex-prefeito Geninho (PSB) e o Professor Eron (Solidariedade), que disputaram a Prefeitura do município nas eleições de 2024.

“Ainda na fase da pré-campanha, que é quando a gente alinha propósitos e une forças, a gente tem conseguido fazer a política que junta e constrói. Geninho e Eron disputaram as eleições de 2024 e reuniram uma quantidade de votos que, juntos, expressavam um desejo de mudança da realidade local”, afirmou João Campos. Também participaram do encontro os vereadores Alex do Povo (PSB) e Celso Cleiton (PSB), o presidente do PCdoB de Cortês, Raphael Monteiro, e outras lideranças políticas.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O município de Chã Grande sediou, nesta sexta-feira (26), uma edição especial do Conexão de Negócios, iniciativa do Governo de Pernambuco voltada à interiorização de serviços e ao fortalecimento da economia. Durante o evento, foi lançada a Agro AGE, nova linha de crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), criada para ampliar o acesso ao financiamento de produtores rurais em diferentes regiões do Estado.

O presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, participou da programação e afirmou que a iniciativa busca ampliar o acesso ao crédito para o setor agrícola. “A Agro AGE vai fazer a catraca girar para o lado de quem mais precisa. O time do Avante e a governadora Raquel Lyra têm um olhar diferenciado para os produtores rurais, que levam comida à mesa dos pernambucanos. O acesso ao crédito é fundamental para que eles possam investir, crescer e gerar emprego e renda”, declarou. O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre, destacou que a linha foi estruturada para atender às demandas dos produtores do interior.

O evento reuniu o prefeito de Chã Grande, Sandro Advogado, os prefeitos Araújo (Amaraji), Padre Joselito Gomes (Gravatá) e Jeyson Cavalcanti (Primavera), além do presidente da Câmara Municipal de Chã Grande, Ademir Batista, secretários municipais, lideranças políticas, representantes do setor produtivo e produtores rurais.

Palmares - 147 anos

O Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), em Limoeiro, está concluindo a instalação de um novo aparelho de raio-X digital adquirido por meio de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil destinada pelo deputado estadual Henrique Filho (PP). O equipamento entrará em funcionamento durante as obras de reforma, ampliação e modernização da unidade. Nesta semana, o parlamentar visitou o hospital e acompanhou a instalação ao lado do diretor-geral, o médico Jaciel Soares.

Segundo Jaciel Soares, o novo equipamento é totalmente informatizado e permitirá ampliar a capacidade de atendimento da unidade. “É um equipamento totalmente moderno, computadorizado, que proporciona imagens de melhor qualidade e amplia nossa capacidade de atendimento. A emenda do deputado Henrique Filho foi fundamental para que esse investimento se tornasse realidade e para que a população passe a contar com um serviço mais eficiente”, afirmou. O deputado também destacou que o investimento busca fortalecer a estrutura da saúde pública e melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Referência para o Agreste Setentrional e a Mata Norte, o Hospital Regional José Fernandes Salsa realiza mais de seis mil atendimentos por mês e passa por obras de reforma, ampliação e modernização. De acordo com o Governo de Pernambuco, a intervenção prevê investimentos próximos de R$ 30 milhões. O hospital também recebeu, em 2021, cerca de R$ 400 mil em emendas parlamentares destinadas por Henrique Filho para a aquisição de equipamentos e mobiliário para a unidade.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Depois de gastar milhões com a instalação e adesivação de tapumes de obras, a gestão da governadora Raquel Lyra (PSD) começa, quase que literalmente, a “rasgar” dinheiro público. Nesta sexta-feira (26), funcionários a serviço do Governo de Pernambuco foram vistos raspando a estrutura metálica que cerca o Memorial Arcoverde, em Olinda. O objetivo é inviabilizar a leitura da marca da atual gestão por conta da proximidade do período eleitoral, que impõe restrições à publicidade governamental.

A partir de 4 de julho, os sites e as redes sociais da administração estadual terão que ficar fora do ar ou só veicular informações de interesse público que não resultem em promoção da gestão, como campanhas de saúde. Além disso, todas as aparições do logotipo do Governo Raquel Lyra em placas, veículos e prédios públicos terão que ser encobertas ou substituídas pelo brasão do Estado em sua forma original e neutra, sem estilizações que permitam identificar o governo de Raquel.

Camaragibe - Forró da Vila

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), realizou, nesta sexta-feira (26), uma caminhada pelo centro de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Durante a agenda, ele percorreu o comércio da Avenida Siqueira Campos, conversou com comerciantes e moradores, visitou o Mercado Público de Paratibe e participou de um almoço com lideranças políticas do município.

Durante a visita, João Campos afirmou que pretende manter atenção às demandas da cidade e da Região Metropolitana. “O dia hoje foi de caminhar em Paulista, no Mercado de Paratibe, no comércio da Siqueira Campos, de conversar com as pessoas e reafirmar o nosso compromisso de cuidar de Pernambuco, de Paulista, da Região Metropolitana. Conheço bem essa realidade. Governei o Recife por cinco anos, fui o deputado mais votado de Paulista e aqui vocês têm o meu compromisso de que vão ter um governador de verdade, que trabalha e sabe tirar do papel aquilo que é importante”, declarou.

A agenda contou com a participação do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), da pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT), dos deputados estaduais Júnior Matuto (Republicanos), ex-prefeito de Paulista, Mário Ricardo (Podemos), ex-prefeito de Igarassu, e Francismar Pontes (PSB), além de vereadores e outras lideranças que apoiam a Frente Popular.

O Sebrae Pernambuco realiza, na próxima quarta-feira (1º), a edição especial Quartas de Sucesso: Conexão Afro, das 9h às 17h, na sede da instituição, no Recife. Gratuito, o evento reunirá palestras, painéis, mentorias, feira de negócios e atividades de networking voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo negro na Região Metropolitana do Recife e no Arquipélago de Fernando de Noronha. As inscrições podem ser feitas pela Loja Virtual do Sebrae/PE.

A programação será dividida em dois eixos temáticos — Identidade, posicionamento e protagonismo e Mercado, vendas e futuro dos negócios — e contará com a participação de especialistas, empreendedores, representantes de instituições públicas e parceiros estratégicos. Entre os destaques estão a Expo Afro, feira dedicada a produtos e serviços de empreendedores pretos e pardos, além de rodadas de negócios, mentorias individualizadas, apresentação de pitches e atividades voltadas ao acesso a crédito e ampliação de redes de relacionamento.

O Conexão Afro é o primeiro evento do projeto homônimo, criado pelo Sebrae/PE para incentivar o empreendedorismo negro na Região Metropolitana do Recife e em Fernando de Noronha. Segundo a gestora de Projetos do Sebrae/PE, Andréa Viana, a iniciativa busca fortalecer a atuação dos afroempreendedores por meio da integração entre territórios e da ampliação das oportunidades de negócios. “O projeto pretende incentivar e consolidar um ecossistema colaborativo de afroempreendedorismo na região. O desenvolvimento ocorre quando integramos territórios, valorizamos histórias, ampliamos redes de suporte e criamos oportunidades concretas para mais negócios liderados por pessoas negras crescerem de forma sustentável”, afirmou.