Prefeitura do Paulista antecipa primeira parcela do 13º salário dos servidores

A Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (23), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. A medida contempla servidores ativos e comissionados de todas as secretarias, além de aposentados e pensionistas e foi viabilizada por meio do planejamento financeiro da administração municipal.

O prefeito Severino Ramos destacou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para honrar nossos compromissos e valorizar quem contribui diariamente para o funcionamento da cidade. A antecipação da primeira parcela do 13º salário demonstra nosso compromisso com os servidores municipais”, afirmou. Com informações do portal da Prefeitura Municipal de Paulista.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

O senador Humberto Costa (PT) entregou, ontem (22), mais uma retroescavadeira ao município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A entrega contou com a presença da prefeita Aninha da Ferbom e de vereadores do município, e marca a segunda máquina adquirida com emendas do parlamentar em um intervalo de apenas dois meses.

O município também recebeu um ônibus de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), conquistado por indicação de Humberto Costa junto ao governo federal, ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados em outras regiões do estado.

Petrolina - São João 2026

Por Betânia Santana
Do Blog da Folha

Na antevéspera de São João, dois pré-candidatos ao governo de Pernambuco botaram lenha na fogueira para não perder a chama da competitividade. Para isso, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) contaram com os aliados, em municípios estratégicos.

Raquel Lyra prestigiou a festa em Gravatá, no Agreste, ao lado do prefeito Padre Joselito (Avante) e da primeira-dama, Viviane Facundes (PSD). “Há boas décadas, como filha de Caruaru, frequento o São João de Gravatá e tenho a alegria de hoje mais um ano como governadora estar nessa festa que a cada ano vem se reinventando”, declarou à imprensa.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Governo de fachada também na segurança

De novas, as viaturas policiais que desfilaram ontem por avenidas do Recife só têm mesmo a fabricação. Na prática, não acrescentam nada à frota da segurança pública estadual, que está apenas passando por uma troca de carros de uma categoria mais elevada — as SUVs Renault Duster locadas em 2023 — pelas minivans Chevrolet Spin de 2026.

Ainda assim, a três meses das eleições, o Governo Raquel Lyra segue promovendo medidas de impacto visual para enganar desavisados, em uma demonstração de que ações de fachada são mesmo uma especialidade desta gestão.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Por Alex Fonseca – Blog da Folha

O senador Fernando Dueire (PSD) disse, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM na manhã desta segunda-feira (22), que “não vê sentido” em disputar outro cargo que não a reeleição para o Senado Federal. O congressista ressaltou, ainda, que tem legitimidade para disputar uma das vagas à Casa Alta na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD).

“Não me sinto fazendo política distrital, porque (…) tenho um olhar federativo, um olhar para o conjunto. Desenvolvi isso. (…) Tenho um olhar amplo. E nisso em que encontro o meu propósito. É por isso. Não é por ser senador, não é por serem oito anos (de mandato). Não tenho questão pessoal, não é vaidade, não é nada. É a questão do propósito do mandato”, declarou.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Em publicação nas redes sociais, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Túlio Gadêlha (PSD), defendeu uma aproximação entre o também pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho (União Brasil), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita durante uma agenda em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As informações são do Blog da Folha.

Em vídeo divulgado por Túlio, o parlamentar afirma que Miguel e os prefeitos aliados ao seu grupo político deveriam caminhar ao lado do presidente.

Palmares - 147 anos

Por Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

O empresário Thiago Brennand vai se casar com a própria advogada, Karina Kufa, que o defende em processos criminais.

Condenado inicialmente a oito anos por estupro, sentença majorada posteriormente para mais de dez anos, ele cumpre prisão em regime fechado na penitenciária de Potim, no interior de SP.

Por isso, o casamento, marcado para o próximo dia 2, será por procuração.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Seis anos após a sua fundação, a CNN Brasil vai deixar de ser apenas um canal de TV por assinatura e será uma rede de televisão aberta. O canal de notícias liderado por Rubens Menin negocia com diversas TVs locais pelo Brasil a formação de uma rede nacional.

O grupo do dono da construtora MRV tem acordos bastante avançados com emissoras do Sul e do Sudeste, por exemplo. A ideia é estrear a nova rede no segundo semestre deste ano, antes das eleições presidenciais ou, no mais tardar, nos meses iniciais de 2027. As informações são da UOL.

Camaragibe - Forró da Vila

Uma reportagem exibida pela TV Asa Branca no Dia do Cinema Brasileiro, celebrado na última semana, destacou a história do Cine São José, em Afogados da Ingazeira, um dos poucos cinemas de rua em atividade no interior de Pernambuco.

Inaugurado em 1942, o espaço atravessou diferentes períodos da história da cidade, enfrentou crises, chegou a ser fechado e sofreu com a deterioração da estrutura, mas foi recuperado por iniciativa da sociedade civil e voltou a funcionar após um processo de restauração.

Atualmente, o equipamento mantém programação regular de filmes e atividades culturais, além de ações voltadas para estudantes das redes pública e privada de ensino. Assista:

O deputado federal Lucas Ramos (PSB) e o ex-vereador de Petrolina Elismar Gonçalves (Podemos) anunciaram uma aliança política visando as eleições de 2026 em Pernambuco. A articulação prevê a candidatura de Elismar à Assembleia Legislativa de Pernambuco, enquanto Lucas buscará a reeleição para a Câmara dos Deputados. Ex-vereador por três mandatos consecutivos e candidato a vice-prefeito na última eleição, Elismar foi indicado para a composição da chapa por Lucas Ramos.

Segundo os dois líderes, a parceria busca reunir apoios em Petrolina e em outras regiões do Estado. “Somar com a juventude e o histórico político de Elismar é juntar renovação e força popular nessa proposta sertaneja”, afirmou Lucas Ramos. Já Elismar destacou a trajetória do deputado federal. “Compor uma dobradinha com o jovem deputado Lucas, experiente em mandatos eletivos e com atuação no Executivo e no Legislativo, traz confiança e respeito”, declarou.