João Campos critica segurança pública e cobra novo ciclo de desenvolvimento em Pernambuco

Por Felipe Nascimento – Blog da Folha

O pré-candidato ao governo de Pernambuco e presidente nacional do PSB, João Campos, voltou a criticar a gestão de Raquel Lyra (PSD), desta vez em entrevista concedida à Naza FM, na tarde desta quinta-feira (25). O ex-prefeito do Recife afirmou que o efetivo da Polícia Militar está concentrado nos bairros mais ricos da capital, enquanto o interior do estado e as periferias permanecem desassistidos.

“Novos policiais estão se formando, mas ficam concentrados principalmente nos bairros mais nobres do Recife. Existem ruas com quatro ou cinco policiais para proteger apartamentos de alto valor ou lojas luxuosas, enquanto não se coloca a polícia na zona rural, no interior ou na periferia. […] É necessário combater o bandido e proteger o trabalhador, cuidando de toda a população e não apenas de quem tem dinheiro”, afirmou.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

Embora uma das promessas do plano de governo de Raquel Lyra fosse fortalecer a Polícia Científica e criar núcleos de perícia criminal e papiloscópica no interior de Pernambuco, a categoria afirma que nunca foi recebida pela atual gestora do Executivo estadual.

Em entrevista ao Diario, a perita e vice-presidente da Associação dos Peritos Papiloscopistas de Pernambuco, Ana Cristina Souza disse que diversas tentativas de diálogo foram realizadas ao longo dos últimos anos, sem que houvesse uma reunião com a governadora. “Nossa função é de extrema importância. Cada vez que um crime é elucidado por meio da perícia papiloscópica, a sociedade fica mais protegida”, afirma. As informações são do Diario de Pernambuco.

Ela destaca que a promessa contida no plano de governo não se concretizou e ressalta a deficiência de profissionais no interior do estado. “Atualmente, há 286 peritos papiloscopistas na ativa, dos quais apenas 71 estão lotados no interior. Às vezes, é preciso percorrer mais de 200 quilômetros para realizar uma perícia”, explica.

Petrolina - São João 2026

A Prefeitura de Garanhuns divulgou uma nota oficial após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) sobre o uso de recursos do Fundeb para o pagamento de verbas trabalhistas de professores aposentados. No comunicado, o município informa que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), defende a legalidade dos pagamentos referentes a direitos adquiridos entre 2018 e 2020 e afirma que quitou débitos deixados pela gestão anterior.

Confira o comunicado na íntegra:

Ipojuca - Na palma da sua mão

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, no fim da tarde desta quinta-feira (25), da assinatura da ordem de serviço para a construção de uma pista de cooper e outras obras de urbanização em Timbaúba, na Mata Norte. A agenda foi realizada ao lado do prefeito Marinaldo Rosendo e de outras lideranças políticas. Durante a visita, João também foi recebido por moradores que acompanharam o evento.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

A pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT), o pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB), o senador Humberto Costa (PT) e o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa cumpriram agenda nesta quinta-feira na Zona da Mata Norte. O grupo passou pelos municípios de Nazaré da Mata e Timbaúba, onde participou de entrevistas, reuniões com lideranças políticas, visitas a equipamentos públicos e atos relacionados a obras locais.

Durante a passagem por Nazaré da Mata, Marília defendeu investimentos em infraestrutura e saúde para a região, citando a duplicação da BR-408 e da PE-90 e a criação de uma nova macrorregião de saúde. “Eu, João Campos, Humberto Costa e Lula iremos trabalhar juntos, com o time inteiro, pela duplicação da BR-408 e da PE-90”, afirmou. Em Timbaúba, o grupo visitou unidades de saúde e acompanhou a assinatura de ordens de serviço ao lado do prefeito Marinaldo Rosendo.

À noite, a comitiva tem participação prevista em um encontro com lideranças políticas, comunitárias e sindicais no Recife. Durante a agenda, Marília também reafirmou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à chapa formada por João Campos e Humberto Costa para as eleições de 2026.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

A Prefeitura de Arcoverde recebeu a primeira ambulância que integrará a estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. A Unidade de Suporte Avançado (USA), considerada uma UTI móvel, foi entregue à secretária municipal de Saúde, Maria Clara. Segundo a gestão, a implantação do serviço ocorre por meio do Consórcio Intermunicipal do Pajeú (CIMPAJEÚ), e uma segunda ambulância, de Suporte Básico, deverá chegar nas próximas semanas.

De acordo com a Prefeitura, a base operacional do SAMU está em fase de implantação e também será realizado processo seletivo para contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, que passarão por treinamento específico. “Assumimos esse compromisso e estamos entregando resultados. A chegada da primeira ambulância mostra que o SAMU está cada vez mais próximo de entrar em operação”, afirmou o prefeito Zeca Cavalcanti.

Palmares - 147 anos

POR VERO NOTÍCIAS

A Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, da qual é sócio o empresário Jorge Noronha Branco Neto, marido da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSD), recebeu mais de R$ 108,8 milhões em recursos públicos entre 2023 e 2026, durante a gestão de Raquel Lyra (PSD).

Os valores mapeados pelo portal Vero Notícias constam em registros do Portal da Transparência de Pernambuco. Segundo os dados levantados, do total, mais de R$ 78,4 milhões tiveram origem em recursos federais transferidos ao Estado para financiamento de ações de saúde, incluindo verbas do SUS, e complementação do piso da enfermagem.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), utilizou as redes sociais para reforçar o convite à população para mais uma noite de programação no Polo Vaquejada do São João de Surubim 2026, hoje. Após o sucesso das primeiras duas noites de festa, a expectativa é de mais um grande público no Parque J. Galdino, que também receberá a visita da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).

A programação desta noite reúne grandes nomes da música nacional, com shows de Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land. Para Chaparral, o evento tem se destacado não apenas pelas atrações, mas também pela movimentação econômica e pelo fortalecimento da cultura junina na Capital da Vaquejada. As informações são do blog Mais Casinhas.

Camaragibe - Forró da Vila

Nota oficial

Recebi com muita alegria a indicação da senadora Teresa Leitão (PT) para exercer a liderança do Governo do presidente Lula no Senado Federal. Trata-se de um reconhecimento à sua trajetória, à sua firmeza política e à sua capacidade de diálogo, construída ao longo de décadas de compromisso com a democracia, a educação e o povo pernambucano.

A escolha do presidente Lula reafirma a confiança no seu time em Pernambuco e demonstra que o nosso estado continua ocupando um papel estratégico na construção do projeto de reconstrução e desenvolvimento do Brasil. Teresa chega a essa missão por mérito, competência e lealdade, representando com dignidade a força política do nosso povo.

A forma de acompanhar e tratar o diabetes mudou radicalmente nos últimos anos. Sensores de monitorização contínua da glicose, inteligência artificial aplicada à saúde e terapias cada vez mais personalizadas estão transformando a experiência dos pacientes e ampliando as possibilidades de controle da doença.

A inovação tecnológica, lembrada pela Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), neste Dia Nacional do Diabetes, em 26 de junho, tem permitido diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. Porém, um dos mais renomados endocrinologistas do Brasil, Dr. Ruy Lyra, diretor acadêmico da instituição, faz um alerta para evitar erros diagnósticos e sobre a necessidade de existir, sempre, o olhar humano, o cuidado e o acolhimento necessários aos pacientes, em tempos dos avanços tecnológicos desenfreados.