A Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (23), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. A medida contempla servidores ativos e comissionados de todas as secretarias, além de aposentados e pensionistas e foi viabilizada por meio do planejamento financeiro da administração municipal.
O prefeito Severino Ramos destacou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para honrar nossos compromissos e valorizar quem contribui diariamente para o funcionamento da cidade. A antecipação da primeira parcela do 13º salário demonstra nosso compromisso com os servidores municipais”, afirmou. Com informações do portal da Prefeitura Municipal de Paulista.
O senador Humberto Costa (PT) entregou, ontem (22), mais uma retroescavadeira ao município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A entrega contou com a presença da prefeita Aninha da Ferbom e de vereadores do município, e marca a segunda máquina adquirida com emendas do parlamentar em um intervalo de apenas dois meses.
O município também recebeu um ônibus de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), conquistado por indicação de Humberto Costa junto ao governo federal, ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados em outras regiões do estado.
Ainda na cidade, Humberto visitou o recém-reformado Mercado Municipal, e se comprometeu com a população a levar novos investimentos ao espaço público. “Nazaré da Mata merece investimento de verdade, e é isso que estamos fazendo. Cada máquina entregue representa estradas mais transitáveis, obras que saem do papel e qualidade de vida para o povo desta cidade. Vamos continuar trabalhando para que Pernambuco receba o que lhe é de direito”, afirmou o senador.
Mais cedo, Humberto Costa esteve reunido com o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, que declarou apoio à reeleição do parlamentar ao Senado Federal, ao lado de 13 vereadores do município. “O apoio do prefeito Vinícius Labanca e dos parlamentares de São Lourenço nos alegra e nos dá mais confiança para seguir em frentes”, disse Humberto.
Nesta terça-feira (23), véspera de São João, Humberto inicia a agenda em Ribeirão, na Mata Sul, onde faz a entrega de um trator. Depois, segue para um encontro com lideranças em Palmares e, em seguida, entrega uma patrol em São Benedito do Sul. A agenda se encerra no Sítio da Trindade, no Recife, onde Humberto participa da festa de São João da cidade ao lado do time de Lula em Pernambuco.
Na antevéspera de São João, dois pré-candidatos ao governo de Pernambuco botaram lenha na fogueira para não perder a chama da competitividade. Para isso, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) contaram com os aliados, em municípios estratégicos.
Raquel Lyra prestigiou a festa em Gravatá, no Agreste, ao lado do prefeito Padre Joselito (Avante) e da primeira-dama, Viviane Facundes (PSD). “Há boas décadas, como filha de Caruaru, frequento o São João de Gravatá e tenho a alegria de hoje mais um ano como governadora estar nessa festa que a cada ano vem se reinventando”, declarou à imprensa.
A governadora já participou de festejos juninos em Caruaru, Bezerros, Salgueiro, Araripina e avisou que nos próximos dias estará em Surubim e Carpina. Ontem chegou com a vice Priscila Krause; os prefeitos de Amaraji, Araújo Guimarães; Jaboatão, Mano Medeiros; de Passira, Severino Silvestre, e alguns secretários.
João Campos ficou “em casa” e repetiu a programação de quando era gestor do Recife. Depois de circular no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, no domingo, participou ontem do 21º São João 60+, festa para quem tem 60 anos ou mais, realizada no Classic Hall, e que reuniu mais de seis mil pessoas.
“Hoje é dia de dançar forrar e agradecer porque a gente é nordestino”, disse, ao lado do prefeito Victor Marques (PCdoB); do secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho; e do Rei e Rainha 60+, Ivan Ribeiro, 70 anos, e Maria das Dores, 92 anos.
De novas, as viaturas policiais que desfilaram ontem por avenidas do Recife só têm mesmo a fabricação. Na prática, não acrescentam nada à frota da segurança pública estadual, que está apenas passando por uma troca de carros de uma categoria mais elevada — as SUVs Renault Duster locadas em 2023 — pelas minivans Chevrolet Spin de 2026.
Ainda assim, a três meses das eleições, o Governo Raquel Lyra segue promovendo medidas de impacto visual para enganar desavisados, em uma demonstração de que ações de fachada são mesmo uma especialidade desta gestão.
O problema, porém, vai além dos artifícios pirotécnicos e envolve um aumento injustificado de gastos com a mesma quantidade de viaturas. O contrato de 2023, dos veículos Duster, tinha um custo mensal de R$ 3.747,49 por carro. Já o de 2026, das Spin, chega a R$ 6.239,64, o que representa 66,5% de sobrepreço.
Não à toa, o valor global da contratação saltou de R$ 99,8 milhões, no primeiro ano do atual governo, para R$ 209,2 milhões em 2026, um incremento de 109,5%. Quem vai ter que apurar por que o governo de Raquel está pagando mais que o dobro por carros menores e em quantidade igual à das viaturas que já existiam antes são os órgãos de controle, que costumam precisar de mais tempo para se debruçar sobre as burocracias dos contratos.
Já o eleitorado, que terá que tomar uma decisão sobre os rumos de Pernambuco em pouco mais de 90 dias, precisará refletir se os desfiles de viaturas são suficientes para botar bandidos na cadeia. As estatísticas dizem algo diferente. Nelas, Pernambuco aparece como o terceiro estado mais violento do país.
Pelo visto, até aqui, a pirotecnia não vem servindo ao povo. Esses números negativos jogam por terra o marketing de qualquer governo. São tão tóxicos quanto os tetos que caem sobre as cabeças de pacientes nos hospitais públicos ao mesmo tempo em que as fachadas são cuidadosamente pintadas a tempo do período eleitoral.
PURA MAQUIAGEM – Semanas atrás, o povo pernambucano descobriu que, na saúde, o Governo Raquel Lyra vem usando e abusando de uma maquiagem que já derreteu. Pelo visto, na segurança pública a aposta tem sido a mesma. Quantos inocentes perderão suas vidas por acreditarem em uma falsa sensação de segurança vendida à base de sirenes e carros enfileirados? As estatísticas, menos sujeitas à magia dos retoques, é que vão dizer.
Do alavantú ao anarriê – O neodireitista Túlio Gadelha, pré-candidato ao Senado pelo PSD, vem chamando a atenção não apenas por estar mais alinhado do que nunca ao campo da direita e dos conservadores, mas também porque, nas pesquisas divulgadas até o momento, seu nome não ultrapassou a faixa de 7% das intenções de voto. O que parecia ser um “alavantú”, um movimento para a frente, tem se transformado em um verdadeiro “anarriê”, passo atrás. Em vez de avançar, sua pré-candidatura demonstra dificuldades para ganhar tração, permanecendo estagnada nas pesquisas. Esse desempenho alimenta especulações sobre sua viabilidade eleitoral e sobre a possibilidade de deixar a chapa majoritária, em meio ao que alguns classificam como um “ostracismo ideológico”.
Bolsonaristas com Raquel – O ex-ministro do Turismo e pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, Gilson Machado Neto, admite uma contradição que, hoje, marca o campo da direita em Pernambuco. Embora tenha confirmado apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), ele reconhece que o cenário ideal seria vê-la declarar apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República. Raquel, porém, segue “em cima do muro”. Enquanto esse gesto não acontece, Gilson diz apostar na derrota do PSB como prioridade política. Gilson afirma que a maior parte das lideranças conservadoras do Estado já decidiu caminhar com Raquel em 2026, apesar de a governadora manter a estratégia de não assumir publicamente um palanque presidencial.
Espaço para Flávio no palanque – O ex-ministro disse esperar que haja entendimento entre a governadora e o grupo bolsonarista para que Flávio Bolsonaro tenha espaço no palanque estadual. “Eu espero que Flávio tenha espaço no palanque dela”, declarou. Ainda assim, deixou claro que a decisão de apoiar Raquel independe desse acerto. “Eu vou hoje apoiar a Raquel Lyra.” Questionado se Raquel poderia continuar “em cima do muro”, respondeu que o apoio será mantido desde que ela não declare voto no presidente Lula (PT).
Risco zero de anulação – A defesa do senador Jacques Wagner (PT-BA), líder que balança, mas não cai do Governo no Senado, recorreu ao STF para anular a decisão que autorizou a busca e apreensão contra o parlamentar na semana passada. Mas as chances de anulação são perto de zero. A polícia suspeita da atuação parlamentar do senador em temas de interesse do Master, como na tramitação de propostas sobre crédito consignado e o limite de cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e ainda durante a fiscalização parlamentar sobre a compra do Master pelo Banco Regional de Brasília (BRB). A PF apontou uma correlação entre essas atuações e supostas “vantagens econômicas indevidamente” recebidas por Wagner.
CURTAS
LICENÇA – Jaques Wagner, aliás, vai pedir licença do cargo de líder do governo no Senado, posto que ocupa desde o início do governo Lula. Apesar de Wagner ter dito que continuaria “na liderança até que o presidente peça que eu me retire” e que achava “muito difícil” que Lula o ejetasse, sua permanência se tornou impossível, segundo o colunista Lauro Jardim.
BENESSES – Em meio a discussões sobre benesses concedidas a servidores do Judiciário, juízes e procuradores aprovaram novas regras para permitir que as férias de 60 dias sejam parceladas em 12 vezes no ano. A mudança, na prática, pode aumentar o número de dias de descanso.
A VICE? – Sem alarde, a ex-presidente da Caixa no governo Bolsonaro, Daniella Marques, se filiou ao Republicanos no início do ano. Sua filiação a um partido político leva alguns aliados de Flávio Bolsonaro a especular sobre seu nome como eventual candidata a vice.
Perguntar não ofende: Quem vai ser o segundo senador de Raquel?
O senador Fernando Dueire (PSD) disse, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM na manhã desta segunda-feira (22), que “não vê sentido” em disputar outro cargo que não a reeleição para o Senado Federal. O congressista ressaltou, ainda, que tem legitimidade para disputar uma das vagas à Casa Alta na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD).
“Não me sinto fazendo política distrital, porque (…) tenho um olhar federativo, um olhar para o conjunto. Desenvolvi isso. (…) Tenho um olhar amplo. E nisso em que encontro o meu propósito. É por isso. Não é por ser senador, não é por serem oito anos (de mandato). Não tenho questão pessoal, não é vaidade, não é nada. É a questão do propósito do mandato”, declarou.
O senador exaltou feitos e enumerou qualidades que o fazem estar, segundo ele, na posição legítima de disputar a reeleição na chapa de Raquel Lyra. Afirmou que obras importantes executadas pela governadora têm a digital dele, mencionando a Adutora do Agreste, a BR-232, e pacotes de investimentos que tiveram relatoria dele no Senado.
“Estou legitimado, porque sou candidato natural (à reeleição), tenho o apoio de mais de 100 prefeitos, sou limpo, testado e com (…) um mandato que honra a sucessão de Jarbas (Vasconcelos, ex-senador, de quem foi suplente). Estou muito tranquilo em relação a isso. A decisão soberana, vendo os pesos e as medidas, será da governadora. E é preciso, com clareza, que a gente não bote projeto pessoal nisso”, disse.
O parlamentar também afirmou não ver o nome dele ter saído da lista de especulação de nomes para compor a chapa da governadora. “Está muito central (o nome dele na disputa). Disso tenho muita convicção pela experiência que vivo no meu dia a dia. Cada dia recebo mais adesão e consideração da governadora”, avaliou.
Além de Dueire, estão cotados para compor as duas vagas ao Senado na chapa de Raquel o deputado federal Túlio Gadêlha (PSD), o deputado federal e presidente da União Progressista em Pernambuco, Eduardo da Fonte (PP), e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil).
Respeito O senador cobrou respeito dos aliados da governadora Raquel Lyra que já se colocam como candidatos ao Senado. Na avaliação do congressista, alguns postulantes têm se apresentado – indevidamente, na visão dele – como se já tivessem sido escolhidos pela chefe do Executivo estadual. Dueire ressaltou que, no calendário de Raquel Lyra, até a convenção há tempo para analisar cada um dos nomes colocados.
“Fico muito desapontado quando percebo pretensos candidatos fazendo propaganda para estar num espaço da chapa. Acho isso ruim. Não é hora disso. É a hora em que precisamos respeitar o momento da governadora. Ela está conversando com todo mundo, com todos esses pretensos candidatos ou pré-candidatos a estarem na chapa dela”, disse.
Em publicação nas redes sociais, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Túlio Gadêlha (PSD), defendeu uma aproximação entre o também pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho (União Brasil), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita durante uma agenda em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As informações são do Blog da Folha.
Em vídeo divulgado por Túlio, o parlamentar afirma que Miguel e os prefeitos aliados ao seu grupo político deveriam caminhar ao lado do presidente.
“Miguel, vamos ter que caminhar com Lula, caminhar firme com o presidente, porque ele está transformando a vida das pessoas”, declarou.
Na legenda da publicação, Túlio reforçou o posicionamento e destacou a importância do apoio político ao governo federal para viabilizar projetos e investimentos na região.
“Porque sabemos que, para esses projetos avançarem, precisamos de Miguel e seus prefeitos ajudando o presidente Lula. Vamos pra cima! ”, escreveu.
O empresário Thiago Brennand vai se casar com a própria advogada, Karina Kufa, que o defende em processos criminais.
Condenado inicialmente a oito anos por estupro, sentença majorada posteriormente para mais de dez anos, ele cumpre prisão em regime fechado na penitenciária de Potim, no interior de SP.
Por isso, o casamento, marcado para o próximo dia 2, será por procuração.
Karina Kufa, que já atuou em casos de repercussão que envolvem, por exemplo, a família de Jair Bolsonaro, afirmou à coluna que há quatro meses se juntou ao time de advogados que atuam em processos que envolvem o seu futuro marido.
Ela se diz “plenamente convicta” da inocência de Brennand e afirma que confia em sua absolvição. “Se Deus quiser, vamos tirá-lo logo de lá [da prisão]. E Deus há de querer.”
A advogada e o empresário, ambos com 46 anos, nunca tiveram contato físico e se apaixonaram conversando separados por um vidro em conferências no parlatório da penitenciária.
“Foi uma paixão pelas palavras. Me apaixonei pelo intelecto dele”, afirma Karina. “Sabe quando a pessoa é o seu espelho? Foi um acontecimento de Deus, um encontro de almas e de intelecto. Com ele, consigo conversar de igual para igual”, diz ela.
“Tudo aconteceu de uma forma diferente, mas eu não tinha como deixar de viver isso”, segue.
A advogada é divorciada e tem dois filhos, já avisados sobre o futuro matrimônio. Brennand tem um filho e nunca formalizou um casamento. “Ele disse ao pai que só se casaria uma vez”, afirma Karina Kufa.
A advogada diz que as pessoas criaram “a imagem de um monstro”, mas que o empresário é uma pessoa “inteligente e interessante”. Preso há três anos, “segue de forma positiva e confiante, determinado a provar a inocência e resolver todos os seus problemas.”
Seis anos após a sua fundação, a CNN Brasil vai deixar de ser apenas um canal de TV por assinatura e será uma rede de televisão aberta. O canal de notícias liderado por Rubens Menin negocia com diversas TVs locais pelo Brasil a formação de uma rede nacional.
O grupo do dono da construtora MRV tem acordos bastante avançados com emissoras do Sul e do Sudeste, por exemplo. A ideia é estrear a nova rede no segundo semestre deste ano, antes das eleições presidenciais ou, no mais tardar, nos meses iniciais de 2027. As informações são da UOL.
A CNN Brasil projeta alcançar cerca de 80 a 100 milhões de pessoas se o plano avançar como se deseja. O objetivo, no médio prazo, é estar presente em todas as regiões do país.
No momento, a CNN Brasil trabalha para lançar seu sinal aberto em 20 capitais. Já está encaminhado um contrato que garante a transmissão em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte e Vitória.
Nos bastidores, o plano ganhou corpo devido a uma percepção de Menin e de executivos da empresa, que notaram um desgaste do jornalismo da Globo com o público.
Uma pesquisa da Reuters, divulgada nesta semana, apontou a CNN Brasil como a marca de maior credibilidade do jornalismo na TV brasileira. A Globo ficou apenas em sexto lugar, atrás de SBT e Record, por exemplo.
Outra aposta da CNN Brasil é que não há um canal de notícias de verdade em rede nacional. A Record News, que tem sinal aberto desde seu lançamento em 2007, não está presente em inúmeras capitais ou tem sinal de difícil acesso.
Uma reportagem exibida pela TV Asa Branca no Dia do Cinema Brasileiro, celebrado na última semana, destacou a história do Cine São José, em Afogados da Ingazeira, um dos poucos cinemas de rua em atividade no interior de Pernambuco.
Inaugurado em 1942, o espaço atravessou diferentes períodos da história da cidade, enfrentou crises, chegou a ser fechado e sofreu com a deterioração da estrutura, mas foi recuperado por iniciativa da sociedade civil e voltou a funcionar após um processo de restauração.
Atualmente, o equipamento mantém programação regular de filmes e atividades culturais, além de ações voltadas para estudantes das redes pública e privada de ensino. Assista:
O deputado federal Lucas Ramos (PSB) e o ex-vereador de Petrolina Elismar Gonçalves (Podemos) anunciaram uma aliança política visando as eleições de 2026 em Pernambuco. A articulação prevê a candidatura de Elismar à Assembleia Legislativa de Pernambuco, enquanto Lucas buscará a reeleição para a Câmara dos Deputados. Ex-vereador por três mandatos consecutivos e candidato a vice-prefeito na última eleição, Elismar foi indicado para a composição da chapa por Lucas Ramos.
Segundo os dois líderes, a parceria busca reunir apoios em Petrolina e em outras regiões do Estado. “Somar com a juventude e o histórico político de Elismar é juntar renovação e força popular nessa proposta sertaneja”, afirmou Lucas Ramos. Já Elismar destacou a trajetória do deputado federal. “Compor uma dobradinha com o jovem deputado Lucas, experiente em mandatos eletivos e com atuação no Executivo e no Legislativo, traz confiança e respeito”, declarou.