O encerramento da programação do Polo Vaquejada do São João de Surubim, neste sábado (27), promete reunir uma multidão no Parque J. Galdino. A partir das 20h, o público poderá acompanhar o show de João Gomes, um dos principais nomes da nova geração do forró e do piseiro. Também se apresentam Luan Santana, Gusttavo Lima, Ávine Vinny e Kadu Martins. A entrada é gratuita na área pública do evento, enquanto os ingressos para o camarote estão à venda no site da BaladApp.
A agenda da governadora Raquel Lyra (PSD) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, foi cancelada neste sábado (27) devido às condições climáticas desfavoráveis. Segundo comunicado oficial, o avião que transportaria a gestora não conseguiu decolar por causa do mau tempo.
Raquel Lyra cumpre agendas no Agreste e no Sertão do estado. Em Serra Talhada, ela participaria da entrega de duas novas creches no município. Cada equipamento tem capacidade para atender 324 crianças. De acordo com a nota, a agenda deve ser remarcada para amanhã (28), mas a confirmação oficial ainda será feita.
Informamos que, devido às condições climáticas desfavoráveis, o avião da Governadora não pôde decolar. Por esse motivo, a agenda que seria realizada em Serra Talhada precisou ser cancelada.
A princípio, a previsão é que a agenda seja remarcada para amanhã, domingo, 28/06/2026. A confirmação oficial será divulgada assim que houver definição.
O São João de Caruaru tem sido uma importante vitrine para o crescimento político do pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz (PSD). Ele tem frequentado os polos de animação durante a programação junina e mantido uma agenda paralela de visitas a bairros, feiras, mercados e áreas da zona rural. Nos encontros com moradores e comerciantes, Anderson tem conversado sobre entregas da gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) e sobre projetos em discussão para o município.
Antes do período junino, o pré-candidato já vinha realizando agendas em diferentes pontos da cidade. Aliados avaliam que essa agenda permanente, intensificada durante o período junino, tem ampliado sua visibilidade e fortalecido sua imagem como um dos principais representantes do projeto político liderado por Rodrigo Pinheiro.
A cidade de Timbaúba enfrentou uma madrugada de fortes chuvas neste sábado (27), provocando alagamentos em diversos bairros da área urbana e também na zona rural do município.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, nas últimas 12 horas foram registrados 78,4 milímetros de chuva em Timbaúba. Diante do elevado volume de precipitação, a APAC emitiu um alerta para risco de inundação do Rio Capibaribe Mirim, orientando que a população permaneça atenta aos avisos oficiais e redobre os cuidados, especialmente nas áreas ribeirinhas.
Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Prefeitura estão mobilizadas para monitorar os pontos mais críticos, prestar assistência às famílias afetadas e realizar ações emergenciais para minimizar os impactos causados pelas chuvas.
A Prefeitura orienta que a população evite áreas alagadas, não tente atravessar vias inundadas e, em caso de necessidade, entre em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone (81) 99178-4111.
A gestão municipal segue acompanhando a evolução das chuvas e do nível do Rio Capibaribe Mirim, mantendo equipes de prontidão para atender ocorrências e prestar todo o suporte necessário à população. Novas informações serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura conforme a situação for sendo atualizada.
As fortes chuvas que atingem Pernambuco desde ontem (26) seguem causando transtornos neste sábado (27). Em Goiana, na Zona da Mata Norte, vídeos de moradores mostram ruas alagadas, correnteza intensa e água invadindo vias do município.
Apesar dos alagamentos, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) informou, na atualização hidrológica mais recente, que Goiana permanece em estado de atenção para risco de inundação. O Rio Capibaribe Mirim, no trecho de Itambé (Caricé), atingiu a cota de alerta, indicando risco de extravasamento caso o nível siga subindo.
Em Timbaúba, a situação é mais grave. O Rio Capibaribe Mirim atingiu a cota de inundação e já extravasa, afetando o município. O mesmo ocorre com o Rio Sirigi, em Vicência, também em cota de inundação. Segundo a APAC, o extravasamento já atinge Vicência e Aliança.
Na Região Metropolitana do Recife, o Rio Duas Unas, no Centro de Jaboatão dos Guararapes, alcançou a cota de alerta. O município permanece em atenção diante do risco de inundação.
Nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva registrados pela APAC foram em Abreu e Lima (73,4 mm), Timbaúba (69,4 mm), Bom Jardim (69 mm), Belém de Maria (68,3 mm) e Machados (68,3 mm).
Alerta
Os transtornos ocorrem após um dia de intensa instabilidade em Pernambuco. Ontem (26), a APAC já havia emitido avisos hidrológicos para rios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata, após a rápida elevação do nível das águas.
Entraram em cota de alerta os rios Jaboatão, Sirinhaém, Pirangi, Capibaribe Mirim e Jacuípe, afetando municípios como Moreno, Jaboatão dos Guararapes, São Benedito do Sul, Jaqueira, Maraial, Timbaúba, Jacuípe, Água Preta, Barra de Guabiraba e Cortês.
A APAC informou que segue monitorando as bacias hidrográficas e que os avisos podem ser atualizados a qualquer momento. A recomendação é que moradores de áreas ribeirinhas ou com histórico de alagamento acompanhem os comunicados oficiais e sigam orientações da Defesa Civil.
Chuvas devem perder força
Quanto à previsão do tempo, a agência indica redução da intensidade das chuvas nos próximos dias. Amanhã (28), há previsão de chuva fraca a moderada na Mata Norte, RMR, Agreste, Sertão e Fernando de Noronha, enquanto a Mata Sul e o Sertão do São Francisco devem ter chuva fraca.
A partir de segunda-feira (29), a tendência é de enfraquecimento em praticamente todo o Estado. Deve chover fraco na Mata Norte, RMR, Mata Sul e Fernando de Noronha, enquanto Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco devem ficar sem chuva entre segunda (29) e quarta (1º). Na quinta (2), a APAC prevê apenas chuva fraca em parte do Estado.
Em mais um dia de atividades na Região Metropolitana, o pré-candidato a governador João Campos (PSB) chegou, neste sábado (27), a Abreu e Lima. Acompanhado do prefeito Flávio Gadelha (PSB) e de outras lideranças locais, ele está percorrendo os corredores do Mercado Público e conversando com comerciantes e frequentadores.
O deputado estadual Cayo Albino (PSB) anunciou, por meio das redes sociais, o apoio do ex-prefeito de Jurema, Galego, e de seu grupo político ao projeto de reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), em publicação no Instagram.
Ao comentar a aliança, Cayo Albino afirmou que a parceria busca ampliar a atuação política no município. “Estamos firmando uma parceria de compromisso, seriedade e trabalho por nossa gente. Galego tem uma trajetória marcada pelo trabalho, olhar pra quem mais precisa e dedicação para usar a política como ferramenta de transformação”, declarou o parlamentar.
No meio de toda essa movimentação eleitoral e em meio a muito forró, a política pernambucana parece cada vez mais marcada por reposicionamentos. Há nomes associados à esquerda buscando diálogo com setores da centro-direita, como é o caso de Túlio Gadêlha, que migrou da Rede para o PSD.
Um dos principais símbolos do PT, o senador Humberto Costa virou a bola da vez. É apontado por adversários e analistas como alguém que também conversa com esse campo político. Em ano pré-eleitoral, o voto parece falar mais alto do que antigas fronteiras ideológicas.
Hoje viralizou a imagem acima, com Humberto ao lado do grupo de direita mais fiel ao projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), a família Gouveia. A disputa promete ser dura e, por isso, muita gente está em busca do eleitorado mais amplo possível.
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, e a governadora Raquel Lyra entregaram, nesta sexta-feira (26), o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa, no bairro de Vera Cruz, em Aldeia, e 15 ruas pavimentadas no município. A creche foi construída por meio do programa Juntos pela Educação, com investimento de R$ 6,3 milhões, enquanto as obras de pavimentação receberam aporte de R$ 10 milhões.
O novo centro de educação infantil atenderá crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses e conta com salas de aula climatizadas, refeitório, cozinha, sala multiuso, fraldário, sala de amamentação, playground e área para horta comunitária. “É muito bom trabalhar com alguém como o prefeito Diego Cabral, que acredita no nosso governo, no nosso trabalho e nosso projeto. Essa cidade se tornou um canteiro de obras graças a essa parceria”, afirmou a governadora Raquel Lyra durante a solenidade.
Além de Diego Cabral e Raquel Lyra, participaram da cerimônia a vice-governadora Priscila Krause, a vice-prefeita de Camaragibe, Comandante Débora, o senador Fernando Dueire (MDB), o deputado estadual João de Nadegi (PV), o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, o secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho, além de vereadores, secretários municipais e lideranças locais.
A Prefeitura de Serra Talhada contestou a alteração dos nomes de duas creches construídas pelo Governo de Pernambuco no município e afirmou que as denominações originais foram definidas por meio das Leis Municipais nº 2.165/2026 e nº 2.166/2026. Em nota divulgada nesta sexta-feira (26), a gestão da prefeita Márcia Conrado informou que o Governo do Estado havia solicitado oficialmente a indicação dos nomes das unidades e chegou a instalar a placa de uma delas antes de substituir a identificação sem comunicação prévia ao município.
A manifestação ocorre após o deputado estadual Luciano Duque anunciar, no último dia 17, que apresentou projeto de lei para homenagear outras personalidades nas novas creches estaduais de Serra Talhada. Segundo a prefeitura, a mudança ocorreu de forma unilateral e desrespeitou as leis municipais que deram às unidades os nomes de Lidiane Nogueira dos Santos e Cecília Tiburtino de Lima. O município informou ainda que encaminhou ofício ao Governo do Estado solicitando o restabelecimento das denominações aprovadas pela Câmara de Vereadores.
Na nota, a gestão municipal sustenta que a competência para denominar equipamentos públicos municipais está amparada na Constituição Federal, na legislação vigente e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). A prefeitura afirma esperar que o impasse seja solucionado administrativamente, “em respeito às leis municipais e às tratativas previamente estabelecidas entre as partes”. Com informações do Blog do Nill Júnior.