Bancada evangélica busca Planalto para aumentar imunidade tributária de igrejas até na conta de luz

A bancada evangélica iniciou articulação para aprovar uma emenda à Constituição que aumenta os benefícios tributários para as igrejas, possibilitando que haja imunidade para gastos com energia elétrica e até mesmo para a compra de bens, como carros e aviões.

Especialistas em direito tributário ouvidos pela Folha dizem que a proposta vai na contramão de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e tem brechas para distorções, se não for melhor regulamentada posteriormente.

O idealizador da proposta, deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), procurou o apoio do Palácio do Planalto, que se encontra em um momento de fragilidade no Congresso Nacional, buscando construir uma bancada aliada. As informações são da Folha de S.Paulo.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Os irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos das empresas do grupo J&F, que controla a JBS, integrarão a viagem do presidente Lula Inácio Lula da Silva à China. A informação foi divulgada neste sábado (18) pelo jornal “O Globo” e confirmada pelo g1.

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, além de Joesley e Wesley Batista e de outros 86 empresários já listados na comitiva, cerca de mais 10 enviaram confirmação nos últimos dias e também integrarão o grupo na viagem presidencial. O ministério divulgou 102 nomes de diferentes setores do agronegócio.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou o compartilhamento de provas para uma das investigações dos atos de 8 de janeiro. Trata-se de uma apuração interna da Polícia Federal contra a delegada Marília Ferreira Alencar. Ela foi diretora da Inteligência do Mistério de Justiça na gestão de Jair Bolsonaro e também atuou como subsecretária de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

De acordo com a decisão, as provas do inquérito que apura a participação do governador Ibaneis Rocha, Polícia Militar e autoridades nos atos golpistas contra as sedes dos três poderes também serão usadas nesta investigação interna. As informações são do Correio Braziliense.

Em menos de 100 dias no cargo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou dezenas de militares de postos-chave da Presidência e da Vice-Presidência da República, além de reduzir significativamente a presença dos fardados em empresas públicas e ministérios.

A intenção de diminuir a presença de militares na administração pública está ligada à “desbolsonarização”. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, havia adiantado, no começo do governo, que a troca de assessores comissionados da administração federal iria ocorrer independentemente de serem quadros militares ou civis.

Antes mesmo de assumir o mandato, Lula decidiu retomar tradição que havia sido interrompida por Michel Temer (MDB), em 2018, e indicou um civil para comandar o Ministério da Defesa: José Múcio Monteiro. As informações são do Metrópoles.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) solicitou a alteração do local de entrega das joias sauditas em posse do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O pedido foi feito pelo subprocurador-geral do MP junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado, ao relator do caso, ministro Augusto Nardes, na última quinta (16).

Furtado requisitou que o conjunto que entrou no Brasil sem ser declarado à Receita Federal seja entregue pela defesa de Bolsonaro a uma agência da Caixa Econômica Federal com setor de penhor no Setor Bancário Sul, em Brasília – e não mais na Secretaria-Geral da Presidência, como estipulado pelo próprio TCU na última quarta-feira (15), ao decidir que as joias sejam devolvidas em cinco dias. As informações são da colunista Malu Gaspar, do O Globo.

Palmares - Natal Encantado 2025

Lideranças do PL têm feito um alerta a Cláudio Castro diante da briga do governador do Rio de Janeiro com o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e com bolsonaristas da legenda.

Em conversas reservadas, caciques do PL alertam Castro que brigar com Valdemar e bolsonaristas pode fazer o atual governador fluminense trilhar caminho parecido com o de seu antecessor, Wilson Witzel.

Segundo lideranças do PL, Castro precisa ter em mente que a derrocada de Witzel começou quando o então governador do Rio comprou briga com Jair Bolsonaro e seus fiéis seguidores. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Na madrugada de 21 de fevereiro de 2013, presos da maior facção do tráfico de São Paulo, o PCC, invadiram uma cela do pavilhão 2 da Penitenciária de Alcaçuz, a maior do Rio Grande do Norte, e mataram a facadas Lindemberg de Melo e Souza, o Berg Neguinho. O assassinato foi decretado pela cúpula da facção no estado. Quatro anos antes, Berg, que era integrante da quadrilha, havia matado um comparsa com quem se desentendeu durante uma tentativa de fuga — e, pelas regras do bando, “sangue se paga com sangue”.

O crime mudou a história do crime organizado potiguar. Berg era respeitado na facção paulista, que até então era hegemônica no estado. Muitos comparsas não aceitaram a decisão da cúpula e romperam com a quadrilha. Nas semanas seguintes, os dissidentes se uniram para fundar, dentro de Alcaçuz, o Sindicato do Crime — facção por trás da onda de violência que aterrorizou o estado na semana passada. As informações são do O Globo.

Uma das tradicionais feiras de Petrolina passou por uma transformação. Após uma ampla requalificação, o prefeito Simão Durando inaugurou a nova Feira da Cohab Massangano. A cerimônia de inauguração contou com a presença do deputado federal Fernando Filho, do deputado estadual Antonio Coelho, do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho e do ex-senador Fernando Bezerra.

Instalada há mais de 25 anos, esta é a primeira grande reforma deste tradicional espaço público. As intervenções envolveram desde um redesenho do arquitetônico da feira até a construção de mais de 80 boxes para comercialização de produtos. A estimativa é que, em média, 440 pessoas sejam beneficiadas com essa nova estrutura. 

A Região Metropolitana do Recife (RMR), Zonas da Mata Norte e Sul e Agreste de Pernambuco devem ter pancadas de chuvas de intensidade moderada até o domingo (19).

O alerta, válido até o fim do domingo, foi feito pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no início da tarde deste sábado (18). As informações são do portal da Folha de Pernambuco.