Conversei, há pouco, com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), sobre a visita amanhã ao município do pré-candidato à Presidência da República pelo PSD, Ronaldo Caiado. Informou que ele só confirmou a presença no início da tarde e que chegará a Caruaru para conhecer a estrutura dos festejos juninos no horário do jogo do Brasil, entre 19 e 21 horas.
“Vou recebê-lo com o maior prazer, tanto ele quanto Gilberto Kassab, nosso presidente nacional”, disse Rodrigo. Ele não soube informar se a governadora Raquel Lyra (PSD) estará presente. “Ela não me informou nada sobre a agenda dela nem hoje nem amanhã”, afirmou.
Um homem de 32 anos morreu vítima de intoxicação por metanol na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, que emitiu uma nota sobre o caso.
De acordo com a pasta, a vítima, que não teve o nome divulgado, morreu no último dia 19 de maio, nas proximidades de um shopping. Desde então, a causa da morte estava sendo analisada e só foi confirmada após laudos da Polícia Científica. “As informações oficiais foram repassadas na última semana, após a realização de exames que identificaram a intoxicação por metanol como causa do óbito”, afirmou a secretaria. As informações são da Folha de Pernambuco.
Leia maisAgora, as autoridades competentes trabalham na identificação e procedência da bebida consumida pela vítima. Com a mais recente confirmação, Petrolina contabiliza quatro casos de intoxicação por metanol. Do total, dois evoluíram para óbito.
A Secretaria de Saúde reforça o alerta sobre os riscos do consumo de bebidas de origem desconhecida ou possivelmente adulteradas.
Casos de intoxicação por metanol
A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para obter dados atualizados sobre casos de intoxicação por metanol no estado, mas não teve retorno até o momento.
Em um balanço divulgado em dezembro de 2025, a pasta estadual contabilizava 23 notificações de mortes suspeitas associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Do total, cinco foram confirmadas e 14, descartadas.
Além de Pernambuco, no último ano, foram registrados casos nos estados do Piauí, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Fiscalizações envolvendo diversos órgãos ocorreram em depósitos e fábricas de bebidas com o objetivo de identificar a adulteração.
Sintomas
Os sintomas da intoxicação por metanol costumam aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão, ou antes, quando a quantidade ingerida é grande. Entre os mais comuns estão dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental e, principalmente, visão turva repentina ou até cegueira.
Leia menos
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um servidor da vice-governadora Priscila Krause (PSD) sendo vaiado ao tentar tumultuar uma agenda do pré-candidato a governador João Campos (PSB) em Gravatá, no Agreste. José Ronaldo Moura da Silva aparece gritando palavras de ordem enquanto filma um colega fazendo o mesmo perto da comitiva do PSB dentro do Mercado Público da cidade. Durante o episódio, a dupla ainda teria dado uma cotovelada em um apoiador de João Campos.
Até o primeiro trimestre deste ano, José Ronaldo era secretário de Turismo da gestão de Ramos (PSD), prefeito eleito com as digitais da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2024 e que faz a pior gestão da história de Paulista. Desde 19 de março deste ano, porém, ele está nomeado como gerente-geral administrativo no gabinete da vice-governadora Priscila Krause.

Após alguns segundos gritando, ele passou a ser vaiado por apoiadores de João Campos e por populares que recebiam o pré-candidato do PSB com entusiasmo. O gesto só demonstra a truculência e o desespero dos aliados de Raquel diante da recepção positiva a João Campos.
O neodireitista Túlio Gadêlha vem chamando a atenção não apenas por estar mais alinhado do que nunca ao campo da direita e dos conservadores, mas também porque, nas pesquisas divulgadas até o momento, seu nome não ultrapassou a faixa de 7% das intenções de voto. O que parecia ser um “alavantú”, um movimento para a frente, tem se transformado em um verdadeiro “anarriê”, passo atrás!
Em vez de avançar, sua pré-candidatura demonstra dificuldades para ganhar tração, permanecendo estagnada nas pesquisas. Esse desempenho alimenta especulações sobre sua viabilidade eleitoral e sobre a possibilidade de deixar a chapa majoritária, em meio ao que alguns classificam como um “ostracismo ideológico”.
Se tem uma tradição que não pode faltar no São João é o casamento matuto. E, desta vez, a política também entrou no arraial. No coração do Agreste, Raquel Lyra e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pré-candidato à Presidência da República, estarão juntinhos amanhã em Caruaru, encontro que simboliza o fortalecimento da direita em Pernambuco.
Entre bandeirinhas, sanfona e muito forró, a visita de Caiado à Capital do Forró tem um claro significado político. Um dos principais nomes da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador goiano desembarca no Estado para prestigiar a governadora e reforçar a aproximação entre as lideranças do campo conservador.
O casamento junino tem também padrinho, Gilberto Kassab, presidente do PSD, o partido de Raquel, que deverá ser a testemunha. A expectativa é que a festa também sirva para demonstrar a força e a unidade da direita ao lado de Raquel Lyra, em um dos palcos mais tradicionais do São João brasileiro.
O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, realizou uma vistoria em um trecho da Adutora do Agreste e denunciou um ato de vandalismo que teria comprometido o abastecimento de água do município e de comunidades da região.
Segundo o gestor, uma peça fundamental do sistema foi furtada, o que teria causado a interrupção e instabilidade no fornecimento de água. “Esse é o real motivo da falta de água na nossa cidade. Uma pessoa roubou essa peça aqui da Adutora do Agreste, que leva água para Itaíba e região”, afirmou o prefeito durante a vistoria.
Pedro Pilota classificou o caso como crime e disse que medidas já estão sendo adotadas junto aos órgãos competentes para identificar os responsáveis. Ele também fez um apelo à população por informações que possam ajudar na investigação.
“Quem souber de alguma coisa, nos comunique. Eu queria dar uma recompensa a quem sabe o paradeiro dessa peça e a pessoa que fez esse ato de vandalismo. Isso é crime e já estamos tomando todas as providências cabíveis”, destacou.
O prefeito informou ainda que entrou em contato com a Compesa, que já trabalha para resolver o problema. Como a peça danificada é específica e fabricada sob medida, a previsão é de que o reparo demande um curto período de produção e substituição. A gestão municipal informou que segue acompanhando a situação e espera a normalização do abastecimento o mais breve possível.
A Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (23), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. A medida contempla servidores ativos e comissionados de todas as secretarias, além de aposentados e pensionistas e foi viabilizada por meio do planejamento financeiro da administração municipal.
O prefeito Severino Ramos destacou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para honrar nossos compromissos e valorizar quem contribui diariamente para o funcionamento da cidade. A antecipação da primeira parcela do 13º salário demonstra nosso compromisso com os servidores municipais”, afirmou. Com informações do portal da Prefeitura Municipal de Paulista.
O senador Humberto Costa (PT) entregou, ontem (22), mais uma retroescavadeira ao município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A entrega contou com a presença da prefeita Aninha da Ferbom e de vereadores do município, e marca a segunda máquina adquirida com emendas do parlamentar em um intervalo de apenas dois meses.
O município também recebeu um ônibus de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), conquistado por indicação de Humberto Costa junto ao governo federal, ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados em outras regiões do estado.
Ainda na cidade, Humberto visitou o recém-reformado Mercado Municipal, e se comprometeu com a população a levar novos investimentos ao espaço público. “Nazaré da Mata merece investimento de verdade, e é isso que estamos fazendo. Cada máquina entregue representa estradas mais transitáveis, obras que saem do papel e qualidade de vida para o povo desta cidade. Vamos continuar trabalhando para que Pernambuco receba o que lhe é de direito”, afirmou o senador.
Mais cedo, Humberto Costa esteve reunido com o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, que declarou apoio à reeleição do parlamentar ao Senado Federal, ao lado de 13 vereadores do município. “O apoio do prefeito Vinícius Labanca e dos parlamentares de São Lourenço nos alegra e nos dá mais confiança para seguir em frentes”, disse Humberto.
Nesta terça-feira (23), véspera de São João, Humberto inicia a agenda em Ribeirão, na Mata Sul, onde faz a entrega de um trator. Depois, segue para um encontro com lideranças em Palmares e, em seguida, entrega uma patrol em São Benedito do Sul. A agenda se encerra no Sítio da Trindade, no Recife, onde Humberto participa da festa de São João da cidade ao lado do time de Lula em Pernambuco.
Por Betânia Santana
Do Blog da Folha
Na antevéspera de São João, dois pré-candidatos ao governo de Pernambuco botaram lenha na fogueira para não perder a chama da competitividade. Para isso, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) contaram com os aliados, em municípios estratégicos.
Raquel Lyra prestigiou a festa em Gravatá, no Agreste, ao lado do prefeito Padre Joselito (Avante) e da primeira-dama, Viviane Facundes (PSD). “Há boas décadas, como filha de Caruaru, frequento o São João de Gravatá e tenho a alegria de hoje mais um ano como governadora estar nessa festa que a cada ano vem se reinventando”, declarou à imprensa.
Leia maisA governadora já participou de festejos juninos em Caruaru, Bezerros, Salgueiro, Araripina e avisou que nos próximos dias estará em Surubim e Carpina. Ontem chegou com a vice Priscila Krause; os prefeitos de Amaraji, Araújo Guimarães; Jaboatão, Mano Medeiros; de Passira, Severino Silvestre, e alguns secretários.
João Campos ficou “em casa” e repetiu a programação de quando era gestor do Recife. Depois de circular no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, no domingo, participou ontem do 21º São João 60+, festa para quem tem 60 anos ou mais, realizada no Classic Hall, e que reuniu mais de seis mil pessoas.
“Hoje é dia de dançar forrar e agradecer porque a gente é nordestino”, disse, ao lado do prefeito Victor Marques (PCdoB); do secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho; e do Rei e Rainha 60+, Ivan Ribeiro, 70 anos, e Maria das Dores, 92 anos.
Leia menos