Jaboatão vai conquistar você

18/01


2022

Prefeitura de Paudalho amplia vacinação infantil

A vacinação em Paudalho, na Mata Norte pernambucana, começou hoje (18), no drive-thru montado na Praça Pedro Coutinho, no Centro da cidade, para crianças de cinco a onze anos, com doenças neurológicas crônicas, Síndrome de Down e autismo. A expectativa é de que mais de sete mil crianças sejam vacinadas contra a Covid-19 no município.

O prefeito Marcelo Gouveia (PSD) anunciou que a vacinação será ampliada a partir de amanhã (19). Agora, crianças de cinco a onze anos, com qualquer comorbidade poderão se vacinar. A outra novidade é que garotos e garotas na faixa etária de 11 anos, sem comorbidade, também poderão receber a dose do imunizante. 

A Prefeitura de Paudalho informou que é necessário realizar um pré-cadastro no site oficial (www.paudalho.pe.br). ”É preciso a garantia do direito de cada criança de ser imunizada. Estou feliz porque a gente está avançando! Também faço um apelo a todas as mães e pais que levem seus filhos ao nosso ponto de vacinação. Precisamos continuar na imunização e se Deus quiser vamos vencer a pandemia”, disse Gouveia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Jan 2022

18/01


2022

Feitosa acompanha ministro da Saúde no Recife

O deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) esteve ao lado do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, hoje, em visita às novas instalações da Fundação Altino Ventura no Recife. O parlamentar e o ministro seguiram para visita técnica ao Procape, também na capital pernambucana.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

18/01


2022

Paulo Câmara: Geraldo não quer ser candidato

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), praticamente pôs fim à possibilidade de o ex-prefeito do Recife e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, concorrer ao Governo do Estado. Em uma longa entrevista publicada hoje no jornal Folha de São Paulo, Câmara disse que Geraldo não tem a intenção de ser candidato e que ele "vai ajudar na construção das candidaturas". Confira a pergunta da Folha e a resposta do governador abaixo:

O sr. considera irreversível a posição do ex-prefeito do Recife Geraldo Julio de não ser candidato a governador?

É o que ele já externou ao longo do ano de 2021 sempre que foi colocado nas discussões. Ele sempre solicitou que esse debate não fosse avançado dada a sua intenção de não ser candidato a governador. Então a gente tem que respeitar essa posição. Ele é secretário de Desenvolvimento Econômico atualmente e tem nos ajudado no plano de retomada [da economia] e com certeza vai ajudar na construção das candidaturas. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Dezembro 2021

18/01


2022

Cenário de dúvidas quanto ao piso do magistério 2022

Por João Batista*

Ainda em 2020 foi divulgado como certo um aumento do piso dos profissionais do magistério de 33,23%, que seria aplicado no início de 2022, essa estimativa foi calculada com base no percentual de crescimento do valor anual mínimo nacional por aluno dos anos iniciais urbano do ensino fundamental do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) nos últimos dois anos, tendo como fundamento a Lei 11.494/2007.

A perspectiva do aumento gerou expectativa positiva para os professores e preocupação para os prefeitos, devido ao impacto nos planos de cargos e salários do magistério e na folha de aposentados que as prefeituras bancam sem ajuda da esfera federal, responsável pela lei do piso.

Contudo, no último dia 14 de janeiro, o Ministério da Educação divulgou nota em que se posiciona de forma ainda não oficial pela revogação da lei 11.494/2007 em função da publicação da Emenda Constitucional 108/2020.

A CNM - Confederação Nacional dos Municípios, que representa os Prefeitos, tem divulgado sua posição de que “o critério de reajuste do piso nacional do magistério, fixado na Lei 11.738/2008, perdeu sua eficácia.”

Por sua vez a A CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação, defende a manutenção do entendimento de plena vigência da Lei 11.738 e comunica ainda que lutará pela aplicação do reajuste de 33,23% ao piso do magistério, em todos os entes da federação.

Os diferentes posicionamentos geram incertezas e afeta todas as gestões neste início de ano, período em que se precisa organizar o ano letivo de 2022 - já será conturbado pela pandemia de Covid-19 que não acabou - e o planejamento financeiro das gestões, principalmente municipais.

No entanto, é necessário considerar que esse cenário cria para o legislador federal a obrigação de regulamentar definitivamente a questão do reajuste do piso. Uma vez que esse panorama de incertezas se instaurou devido à omissão do parlamento, que não concluiu a votação do PL 3.776/08, enviada ainda pelo ex-presidente Lula, propondo a regulamentação do reajuste do piso pelo INPC, o que possibilitaria um reajuste anual com critérios claros e a segurança jurídica necessária para todas as partes.

*Advogado e ex-prefeito de Triunfo


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/01


2022

Ex-prefeito de Lajedo cobra tapa-buraco na PE-149

O ex-prefeito de Lajedo Delegado Rossini gravou um vídeo na manhã de hoje para mostrar a situação da PE-149, que liga o município que geriu a Ibirajuba, no Agreste do Estado. Ele cobra do governador Paulo Câmara (PSB) uma operação tapa-buraco. Clique no player e assista!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde janeiro 2022

18/01


2022

Policiais Civis realizam ato das cruzes em Porto

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), realiza, amanhã, o último Ato das Cruzes. Desta vez, na praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, na praça da Cidade, a partir das 8h. Um dos objetivos é denunciar as mais de 3.200 mortes por causa da violência em 2021 e os 130 Policiais Civis que perderam a vida em decorrência da Covid-19 em parte por falta de estrutura.

A escolha de Porto de Galinhas, um dos cartões postais do Estado, para finalizar a série de protestos se deve a várias situações, como detalha o presidente do Sinpol-PE, Rafael Cavalcanti.

“Com o Ato das Cruzes em Porto de Galinhas, nós queremos mostrar que tanto os turistas quanto os pernambucanos não estão seguros diante da falta de segurança estabelecida no Estado de Pernambuco. Apesar de ser um local turístico, a delegacia daqui está desativada devido à falta de estrutura física e ameaçada de cair. Por causa disso, as ocorrências estão sendo remetidas para a Delegacia de Ipojuca. Esse fato deixa desguarnecido os turistas que visitam a cidade e também a própria população da localidade."

Esse é quarto ato que o Sindicato promoveu durante o mês de janeiro, cujo primeiro aconteceu na praia de Boa Viagem, no Recife, em seguida no Marco Zero de Caruaru e na Praça da Catedral, em Petrolina.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

18/01


2022

Dudu da Fonte celebra liberação do Auxílio Gás

O Governo Federal começou a pagar hoje (18) o Auxílio Gás, benefício que custeará 50% do preço médio do botijão de gás para famílias de baixa renda. O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) afirma que o programa social é uma de suas bandeiras e que se empenhou na redução no preço do produto com requisições à Presidência da República e à Petrobras (Ofícios 245/21 e 246/21).

“Esta excelente notícia chega em boa hora para aliviar o orçamento das famílias na compra do gás, que é essencial para todos os brasileiros terem dignidade na hora de cozinhar. Estamos trabalhando desde o início da pandemia para que todos tenham condições de comprar um botijão de gás, especialmente aqueles que mais precisam. Esta medida vai beneficiar nossos irmãos pernambucanos e brasileiros por todo o país”, celebrou Eduardo da Fonte.

A transferência do valor será feita da mesma forma que os pagamentos do Auxílio Brasil. Têm direito ao benefício as famílias inscritas no CadÚnico, que tenham renda mensal familiar menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Famílias que têm integrantes que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também recebem o dinheiro. O vale será pago a cada dois meses.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC - Férias de Janeiro

18/01


2022

TCE evita desperdício de R$ 6 mi em hospital de campanha de PE

Uma auditoria especial realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em um contrato, de 2020, da Secretaria Estadual de Saúde, referente ao Hospital de Campanha Petrolina, gerou uma economia de R$ 6.252.225,82 para os cofres públicos do Estado. A informação é da assessoria do próprio TCE.

O objetivo da auditoria (processo 21100691-9), que teve como relator o conselheiro Carlos Porto, foi analisar se, no encerramento do Contrato de Gestão 007/2020, foi realizada a devida proporcionalidade entre os leitos efetivamente implantados e os repasses financeiros enviados pelo Fundo Estadual de Saúde à Organização Social de Saúde-OSS contratada, o Instituto Social Medianeiras da Paz (ISMEP), assim como, verificar se tais repasses tiveram sua utilização devidamente comprovada na gestão e operacionalização do Hospital.

De acordo com o levantamento realizado pela equipe de Gestão de Auditoria da Saúde, a partir das prestações de contas mensais enviadas ao TCE, verificou-se que, no encerramento do contrato, o valor total gasto com o custeio do Hospital de Campanha Petrolina, durante o período da vigência contratual, foi inferior ao que foi repassado no mesmo período a ISMEP.

Embora constassem nos documentos analisados que a proporcionalidade do pagamento seria concretizada a partir da segunda parcela de custeio, a equipe de auditoria entendeu que, ao término da execução do contrato, o saldo mensal, se não comprovadamente utilizado, deveria ser devolvido aos cofres públicos, incluindo-se também o saldo da primeira parcela repassada por meio do contrato de gestão. A soma dos saldos totalizou R$ 6.252.225,82.

Em resposta ao Alerta de Responsabilização enviado pelo TCE durante a auditoria, o Secretário Estadual de Saúde ressaltou que, “com o encerramento do contrato, deverá haver a devolução de recursos financeiros, caso a unidade apresente-se superavitária e/ou caso as contas apresentadas sejam glosadas”. Contas glosadas são aquelas consideradas irregulares. Em 30/11/2021, o Tribunal de Contas solicitou a apresentação dos documentos comprobatórios da restituição aos cofres públicos do total dos saldos, pelo ISMEP, tendo sido realizada e comprovada.

“Assim, diante da análise realizada por esta auditoria, a prestação de contas final relativa ao contrato de gestão nº 007/2020 e o Relatório Financeiro nº 002/2021, ambos apresentados pela SES/PE, assim como a notificação realizada ao ISMEP e a comprovação da devolução dos R$ 6.252.225,82 superavitários aos cofres públicos, conclui-se que a gestão da Secretaria Estadual de Saúde atuou em conformidade com as normas vigentes, e que este Tribunal foi parte fundamental para que houvesse tempestividade nas ações que culminaram com tal devolução, sendo o montante referido registrado como benefício gerado ao Estado de Pernambuco”, concluiu o relatório de Auditoria.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes novembro 2021

18/01


2022

A primeira chamada da Paixão de Cristo

A direção do espetáculo da Paixão de Cristo, sob o comando do meu amigo Robinho Pacheco, deu o start na divulgação do evento, marcado para abril próximo. A primeira peça, que o Blog traz com exclusividade, é emocionante. Mostra cenas de gravação com a participação de artistas da Globo.

Marcado para o período de 9 a 16 de abril, em Nova Jerusalém, maior teatro ao ar livre do mundo, o drama da morte e ressurreição de Cristo traz Gabriel Braga Nunes no papel de Jesus, Christine Fernandes encenando Maria, Sérgio Marone como Pilatos, Thaynara Og, de Herodíades, Luciano Szafir, de Herodes, e Marina Pacheco, de Madalena.

Clique e confira!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

18/01


2022

Presidente do TRE diz que Justiça vai ter rigor na eleição

Por Houldine Nascimento, repórter do Blog

Em entrevista ao programa Frente a Frente, hoje, o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães, afirma que a Justiça será rigorosa com ilicitudes que ocorram durante o pleito deste ano. Ele pontua que esta já é uma prática adotada pela Corte e que dará continuidade.

"Eu diria que o TRE de Pernambuco tem se posicionado de forma muito rigorosa com as condutas ilícitas praticadas por partidos e candidatos. Estamos preparados para enfrentar eventuais transgressões", assegura.

Segundo Guimarães, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destinou R$ 22 milhões para ações que envolvam as eleições de Pernambuco, além do orçamento ordinário à disposição do TRE-PE. De acordo com ele, a comissão responsável por julgar os casos da propaganda será designada até junho.

O presidente do TRE-PE também defende a segurança das urnas eletrônicas. "Não tenho dúvida de que a urna eletrônica é uma grande conquista e proporciona uma eleição segura. Eu estranho que depois de alguns anos venham questionar a lisura das eleições através das urnas. Para mim é uma surpresa", comenta.

"De um tempo para cá se questiona, mas isso a meu ver traz uma fator positivo: o ministro (Luís Roberto) Barroso, atual presidente do TSE, enfrentou de forma efetiva esses questionamentos e tem provado que a eleição através das urnas é segura. Ele até formou uma comissão em âmbito nacional para que técnicos e membros de outras instituições participassem de todo o processo", completa André Guimarães.

A entrevista na íntegra vai ao ar logo mais, às 18h, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia. A cabeça de rede é a Rádio Nova FM 98,7, do Recife.

Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/01


2022

Morre filha do comandante da volante que matou lampião

Morreu hoje, aos 79 anos, a professora Valdeci Bezerra, vítima de um câncer. De Nazaré da Mata, na Zona da Mata pernambucana, a educadora era querida na cidade. Conhecida como Tia Val, Valdeci era a segunda filha do Coronel João Bezerra, comandante da volante que matou o cangaceiro Lampião.

O corpo de Valdeci Bezerra será velado hoje, às 14h, na Câmara Municipal de Nazaré. Já o enterro ocorre às 18h.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Benner

Nobre Magno, Em nome da Família Britto, agradeço imensamente pela postagem. Que Deus conforte os familiares e os admiradores da, já saudosa, “Tia Val”. Forte e fraternal abraço



18/01


2022

Feitosa pede suspensão do passaporte vacinal em PE

O deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) gravou um vídeo em frente ao Palácio do Campo das Princesas, ontem, para se posicionar contra o passaporte vacinal. Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar pernambucano também pediu que o governador Paulo Câmara (PSB) suspenda o decreto que exige que as pessoas comprovem que tomaram a vacina contra a Covid-19 para frequentar alguns locais.

"Quando muito, em alguns lugares, peça o teste para a Covid. Acho que está na hora de pensar um pouco mais na sociedade e acabar com esse controle social", diz Feitosa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

O passaporte do esquecimento está próximo para lambe-botas negacionistas !

Joao

Certíssimo governador, lambe-botas são estúpidos, ignorantes e disseminadores de mentiras , a única coisa que sabem: puxar saco.



18/01


2022

Paulo assume Presidência do Consórcio Nordeste

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), será empossado daqui a pouco, às 10h, na Presidência do Consórcio Nordeste. O evento será realizado no Salão das Bandeiras, Palácio do Campo das Princesas. Após a solenidade, haverá coletiva de imprensa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha