Moraes toma posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral

Com a presença em peso de autoridades dos três poderes, ex-presidentes da República e juristas, o ministro Alexandre de Moraes tomou posse, hoje, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o ministro Ricardo Lewandowski foi empossado como vice-presidente. Moraes e Lewandowski comandarão a Justiça Eleitoral durante as eleições de outubro.

O TSE estima que cerca de 2,1 mil pessoas compareceram ao evento. Entre os convidados estão o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e José Sarney (MDB). Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi convidado, mas não compareceu por motivos de saúde.

Também foram à solenidade o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Os demais ministros do STF e outros deputados e senadores também compareceram.

A posse de Moraes ganhou, nos últimos dias, caráter de reafirmação da democracia e de defesa do sistema eleitoral do país, principalmente diante dos ataques sem provas de Bolsonaro às urnas eletrônicas. O próprio Moraes tem sido alvo de ataques verbais de Bolsonaro. Na solenidade desta terça, Bolsonaro se sentou ao lado do novo presidente do TSE na tribuna da Corte. Do outro lado de Moraes, sentou-se Fux.

O TSE é integrado por, no mínimo, sete ministros. Três são do STF, um dos quais é o presidente da Corte; dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um deles o corregedor-geral da Justiça Eleitoral; e dois são juristas, provenientes da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Veja outras postagens

Por Henrique Rosa*

O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar suas ações. Um jornalista capacitado chega a atingir as coisas sensíveis, como por exemplo, a verdade e a virtude.

Magno, defronta-se com a palavra “razão”. É o que predomina em seu vocabulário. O problema é que a governadora Raquel fabrica armas contra si mesma. Caminha para chegar ao ponto de se destruir totalmente.

O seu cachorro é um ser irracional, ignora consequências e age com seu instinto, que é puro e forte. A sua dona não respeita espécie alguma, nem gente, nem cachorro.

Destrói Pernambuco num simples piscar de olhos, fazendo seu governo um barril de pólvora. Por que tanta falta de amor com seu cachorro, governadora?

*Advogado em Juazeiro (BA)

Paulista - No ZAP

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, defendeu, hoje, a presença de um petista na vaga de vice do prefeito João Campos (PSB), nas eleições deste ano. Na ocasião, ele lembrou do período em que Eduardo Campos (PSB) era governador e o PT comandava o Recife com João Paulo e João da Costa, e Lula estava na Presidência da República. Na sua opinião, foi um período que deu certo para Pernambuco e o Recife.

No entanto, Padilha ressaltou ser necessário que o partido busque a unidade interna para ter chance de ocupar o espaço na chapa majoritária. Há uma disputa entre o assessor especial do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Sales, e o deputado federal Carlos Veras. As informações são do blog do Dantas Barreto.

“O presidente Lula tem um carinho especial por João Campos e tem tudo para se repetir a aliança no Recife. Quem lidera o debate é o prefeito. Nossa expectativa de quem conviveu, como eu, com Eduardo Campos, com a aliança PT-PCdoB-PSB é para que se repita”, disse Padilha.

Questionado se torce para seu assessor especial Mozart Sales ser o escolhido, O ministro o elogiou, mas voltou a dizer que o processo está nas mãos de Campos. “O PT tem quadros competentes, entre os quais Mozart Sales, a quem tenho absoluta confiança. Já foi vereador, teve uma votação enorme para deputado federal, mas o processo de escolha é com o prefeito”, assinalou. Mas ressaltou que a aliança entre PSB e PT “é uma dobradinha de sucesso”. “Minha expectativa é que o PT se una”, alertou.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

O diretório municipal do União Brasil no Cabo de Santo Agostinho confirmou, hoje, a pré-candidatura de Daniel Paluca à Prefeitura. O pré-candidato tem uma vasta experiência e conhecimento dos desafios enfrentados pelo Cabo. Portanto, segundo a legenda, Daniel surge como uma solução jovem, comprometida e preparada para liderar a cidade rumo a um futuro de progresso e prosperidade.

Ipojuca - Minha rua top

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), inaugurou oficialmente, na manhã de hoje, o novo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em Piedade. O novo CRAS atende os moradores dos bairros de Barra de Jangada, Piedade e Candeias, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. “A inauguração deste novo CRAS representa um avanço significativo para a nossa comunidade. É um local de acolhimento, de apoio e de esperança para nossa população. Com este novo equipamento, estamos reafirmando nosso compromisso em garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços sociais essenciais que promovam dignidade e igualdade”, pontuou o prefeito.

Caruaru - Geracao de emprego

O pré-candidato a prefeito de Camaragibe pelo PSB, Ednaldo Moura, reuniu e recebeu o apoio de 40 pré-candidatos a vereador na cidade. O objetivo do encontro foi discutir os desafios para Camaragibe. “Fiquei muito animado com esse apoio, pois o sentimento é que o nosso povo quer renovação em Camaragibe. Nenhum de nossos pré-candidatos tem mandato e todos são de renovação para a Câmara. Estamos em sintonia com a população para mudança”, disse Ednaldo.

Os partidos que formam a coligação de apoio à pré-candidatura de Ednaldo Moura são o PSB, o Solidariedade, o AGIR e o PMB. Durante o encontro, onde também estiveram presentes os presidentes desses partidos, o clima foi de articulação, diálogo e união no fortalecimento da pré-candidatura de Ednaldo. No encontro, Ednaldo anunciou que intensificará mais ainda a agenda de diálogo e escuta no município a partir deste mês, o que animou mais ainda suas lideranças.

Camaragibe Agora é Led

Hoje, no município de Caruaru, o prefeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB), recebeu a governadora, Raquel Lyra (PSDB), em uma agenda voltada para o desenvolvimento econômico e social da região. Às 9h, teve início o Feirão de Empregos, evento crucial para aqueles que buscam uma oportunidade de trabalho. Com o apoio da Prefeitura de Caruaru, o evento visa reunir empresas e candidatos em um ambiente propício para conexões profissionais.

Logo após, às 11h, foi a vez da inauguração dupla que marcou o dia: a terceira Casa do Trabalhador do país e o Centro de Qualificação Profissional da Mulher, ambos em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. Pinheiro destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Governo estadual para o sucesso desses eventos e reafirmou o compromisso conjunto em continuar investindo no desenvolvimento econômico e social de Caruaru e de todo o Agreste pernambucano.

“Em 2023, Caruaru encerrou o ano, dados do Caged, como a cidade que mais empregou no interior de Pernambuco. E a gente mantém essa liderança do número de empregos, da quantidade de empregos ofertados, agora, também, no início de 2024. Tudo isso é fruto de um trabalho em conjunto que está sendo feito há muito tempo aqui em Caruaru, desde 2017, com Raquel, prefeita, e eu, vice. Com isso, tenho certeza de que a parceria com o Governo do Estado vai continuar gerando emprego e renda na nossa cidade”, falou o prefeito.

“Uma manhã de entregas do nosso Estado em qualificação profissional e mais oportunidade de emprego para a nossa população. Portanto, obrigada a todos e todas que confiam no nosso trabalho e estão aqui em busca do seu sonho. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo, parabenizar pelo trabalho que demos início essa semana, na inauguração do Centro de Formação voltado para o cuidado com as crianças”, disse a governadora Raquel Lyra.

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Nota oficial

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco vem, por meio desta nota, esclarecer alguns fatos, em razão do pronunciamento realizado por vereadores na tribuna do município de Arcoverde.

Chegou ao conhecimento desta Autarquia, vídeo em que vereadores fazem críticas à instalação de câmeras de videomonitoramento na rodovia PE-270, no município de Arcoverde, incentivando o desrespeito às leis de trânsito e ameaças ao diretor presidente da Autarquia de Trânsito de Arcoverde, a ARCOTTRANS.

Cabe esclarecer que as câmeras de videomonitoramento foram instaladas pelo DER, por serem considerados trechos críticos, com alto número de sinistros. A instalação tem por objetivo permitir o acesso às imagens da nossa Central de Operações de Trânsito onde existem agentes da autoridade de trânsito realizando o monitoramento do trânsito e autuação de todos que forem flagrados cometendo desrespeito à Lei 9.503/1997 – Código de Trânsito Brasileiro e demais normas vigentes.

Esta Autarquia lamenta a postura dos vereadores. Incentivar condutores a desrespeitar as normas de trânsito, em especial a utilização do cinto de segurança, mostra que são desconhecedores da importância desse dispositivo, que salva inúmeras vidas todos os dias. Reforçamos a importância do trabalho realizado pela ARCOTTRANS, como Órgão Executivo Municipal e seguiremos trabalhando em parceria, pela segurança de todos.

Diante do exposto, reforçamos a todos que utilizam rodovias estaduais que todas as medidas adotadas pelo DER-PE são pautadas no fortalecimento da segurança viária e cumprimento de leis.

Rivaldo Rodrigues de Melo Filho – diretor presidente do DER

Vitória Reconstrução da Praça

Hoje, a presidente do PL Mulher em Pernambuco e pré-candidata a prefeita de Olinda pelo PL, Izabel Urquiza, dará o pontapé inicial na elaboração do plano de governo, que Izabel tem chamado de plano de ação para a cidade. Na Faculdade de Olinda, a FOCCA, ocorrerá uma reunião com sua equipe técnica, onde serão lançadas as diretrizes que nortearão seu projeto, visando soluções práticas e metas tangíveis.

Este marco representa o início de um ciclo de debates abrangente, que percorrerá todas as áreas de Olinda, priorizando o diálogo com as pessoas para construir um plano que atenda às reais necessidades das comunidades. Izabel destaca o compromisso em ouvir as pessoas e transformar suas demandas em ações concretas.

Jornal O Poder

Tiração de onda, autor anônimo. O fofo cachorrinho acolhido pela prefeita, perdão, governadora Raquel Lyra (PSDB) está sendo objeto de comentários hilariantes.

Para quem não acompanha: o jornalista Magno Martins é, desde sempre, o mais ácido crítico de Raquel. O comentário, anônimo, circula livre nas redes. A risada anônima espontânea diz tudo. É hilariante e inédito. Ouça abaixo o áudio:

Só não se sabe se a prefeita governadora ou governadora prefeita, tanto faz, arranhou o jornalista ou mordeu o próprio pé. Magno, além de fazer xixi, morde prefeita.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, anda inconformado com reclamações da família Bolsonaro, para quem o partido não deveria ter recorrido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o intuito de cassar o mandato de Sérgio Moro (União Brasil-PR).

“O pessoal da direita esqueceu tudo o que o Moro falou do Bolsonaro quando saiu do governo”, disse Valdemar à Coluna do Estadão. “Ele queria ser candidato a presidente da República. Achava que derrotaria o Bolsonaro”.

Um levantamento feito pela cúpula do PL mostra as principais acusações que Moro fez contra o então presidente Jair Bolsonaro após deixar o Ministério da Justiça, em abril de 2020. Em janeiro de 2022, por exemplo, o ex-juiz da Lava Jato escreveu no antigo Twitter que o combate à corrupção era só mais um discurso do “estelionato eleitoral” praticado por Bolsonaro.

Em abril daquele mesmo ano, ele chegou a chamar o chefe do Executivo de mentiroso. “Assim como Lula, Bolsonaro mente”, destacou Moro na rede social. “Nada do que ele fala deve ser levado a sério. Mentiu que era a favor da Lava Jato, mentiu que era contra o Centrão, mentiu sobre vacinas, mentiu sobre a Anvisa e o Barra Torres e agora mente sobre mim. Não é digno da Presidência.”

No último dia 22, o PL recorreu ao TSE da sentença proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná que, por 5 votos a 2, absolveu Moro da acusação de abuso do poder econômico na campanha para o Senado, em 2022. Foi naquela disputa que o ex-juiz da Lava Jato venceu o candidato do PL, Paulo Martins.

“Tem um problema político aí”, admitiu Valdemar. “O Paulo Martins já tinha passado o Moro, mas ‘fajutaram’ uma pesquisa na época e começaram a colocar em todo lugar. Depois da eleição, o instituto de pesquisa disse que tinha errado”.

Por André Gustavo Vieira*

Caro Magno,

Num mundo em que a informação, cada vez mais se dissemina a partir de qualquer pessoa, em função dos avanços tecnológicos e das redes sociais, torna-se mais do que nunca importante termos referenciais e credibilidade no exercício do jornalismo.

Você foi pioneiro e, após uma ampla e bem-sucedida experiência em redações e nos cargos que ocupou, criou, há 18 anos, o seu blog. Aliás, um blog que, na realidade, nunca foi seu, mas da população que enxerga nele uma fonte extremamente segura e de informação de qualidade.

Na época, um projeto ousado, hoje consolidado, com mais de 75 mil seguidores só no Instagram e mais de 350 mil contas alcançadas por mês nesta mesma rede social. Os números só reforçam a qualidade e a credibilidade do seu trabalho, que também se estende aos ouvintes da sua Rede Nordeste de Rádio em vários Estados.

Parabéns!

*Publicitário e marqueteiro

O anúncio feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB), sobre a criação do festival “Pernambuco Meu País”, foi muito mal-recebido pela população de Garanhuns. O sentimento geral é de que a tucana criou o evento itinerante, que vai passar por sete cidades – inclusive Caruaru – com a intenção de enfraquecer o Festival de Inverno de Garanhuns e prejudicar a Suíça Pernambucana. As informações são do blog do Roberto Almeida.

A verdade é que Raquel, que venceu a eleição em Garanhuns no primeiro e segundo turnos, tem demonstrado má vontade com o município desde que assumiu o mandato. Nos primeiros dias da gestão, cancelou convênio firmado pelo governo de Paulo Câmara, tirando da cidade em torno de R$ 11 milhões. Chegou ao ponto de pedir a devolução de R$ 1 milhão que já tinha sido repassado pela gestão anterior.

Demorou a nomear os cargos de direção do estado em Garanhuns e quando o fez desprestigiou até o aliado Izaías Régis. O deputado colocou pessoas de sua confiança para dirigir o Hospital Regional Dom Moura e Raquel desautorizou. Nomeou como diretora geral uma enfermeira de Caruaru e o resultado até agora é desastroso. As críticas ao HRDM são diárias e a unidade de saúde, que sempre apresentou problemas, vive o seu pior momento.

Para completar, existem repasses milionários ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que é particular, de propriedade da família do esposo da vice-governadora Priscilla Krause. O hospital particular tem recebido bem mais recursos do que o Dom Moura.