No túnel do tempo

Em 1983, após ser empossado governador de Pernambuco em solenidade na Assembleia Legislativa, Roberto Magalhães chega ao Palácio das Princesas em carro aberto. A foto é do arquivo do próprio Magalhães. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.9994-4888

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos
Mendonça Filho e Miguel Coelho

O ex-governador Mendonça Filho (UB) avisou há pouco que não será candidato ao Senado na chapa liderada pelo pré-candidato a governador, Miguel Coelho (UB). Apesar das especulações de que ele seria o indicado, Mendonça disse que não vai abrir mão da sua decisão de sair candidato a deputado federal pela legenda. As informações são do blog da Folha.

A informação foi dada na entrada do evento que Miguel promove para anunciar sua candidata a vice, a deputada estadual Alessandra Vieira. Sobre o fato de ele poder agregar os votos que tem na Região Metropolitana do Recife, Mendonça afirmou que “respeita as análises, mas meu caminho é deputado federal”, afirmou. Segundo ele, não houve qualquer convite para que ele ocupasse a vaga na majoritária.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE
Anderson e Gilson

Lideranças políticas e apoiadores das pré-candidaturas de Anderson Ferreira (PL) ao Governo do Estado, e de Gilson Machado Neto (PL) ao Senado Federal, prestigiaram, em Igarassu, na Região Metropolitana, mais uma edição do Simbora Mudar Pernambuco. Ao lado de pré-candidatos à Assembleia Legislativa (Alepe) e Câmara dos Deputados, o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e ex-ministro do Turismo ressaltaram o compromisso com valores éticos e princípios como a defesa da liberdade como pilares que têm norteado a pré-campanha.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Lula e Alckmin

Em jantar com empresários em São Paulo, o pré-candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitou sua fala para reforçar sua proximidade com seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). Disse que não existe existe governo Lula – e, sim, Lula-Alckmin.

A aliança com Alckmin tem sido o principal trunfo do PT para argumentar, junto a empresários, centro e mercado que um eventual novo governo de Lula não terá medidas “radicais” na economia.

Palmares - Natal Encantado 2025
Daniella Marques

A nova presidente da Caixa, Daniella Marques, já pediu à diretoria jurídica da Caixa documentos para analisar quais serão as primeiras mudanças que tomará assim que assumir o comando do banco. A prioridade dela será preservar a imagem do banco, assim como buscar fortalecer a governança do órgão.

Marques vai passar pelo comitê de elegibilidade do banco e, só depois, assume o comando da Caixa – o que deve acontecer na semana que vem. Daniella, convidada por Jair Bolsonaro (PL) depois da saída de Pedro Guimarães do cargo, quer revisar a governança da Caixa e, inclusive, já fez as primeiras consultas ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que o órgão compartilhe um programa de prevenção de assédio com a Caixa.

Olinda - Refis últimos dias 2025
Marco Maciel

Capítulo 16

Tão logo tomou posse, forçado pelas circunstâncias dramáticas e que comoveram profundamente o Brasil, a morte de Tancredo Neves, em 21 de abril de 1985, o então vice-presidente José Sarney, transformado no presidente da chamada transição democrática, convocou e escalou Marco Maciel para a missão de cuidar da educação no Brasil.

Marco Maciel

Capítulo 15 

No Governo Marco Maciel (79-82), os jardins do Palácio do Campo das Princesas, que abrem de vista um belo horizonte em direção ao Rio Capibaribe, o Cão sem plumas, como batizou o imortal João Cabral de Melo Neto, ganharam uma modelagem diferente que logo passou a chamar a atenção dos visitantes.

Escola Macielista

Capítulo 14 

Um dos clichês mais presentes no debate político é que o Brasil virou um deserto de bons líderes. Dos bons líderes não dependem apenas as boas e práticas políticas públicas, mas também a capacidade de montar seus exércitos de seguidores para vencer a guerra e os desafios da gestão pública. Há políticos que formam quadros e deles nunca mais abrem mão da sua presença, da sua colaboração.

Há quem crie quadros, há quem faça escola com discípulos fiéis. Governador também biônico, como Marco Maciel, que o sucedeu, nomeado igualmente por Ernesto Geisel na ditadura, Moura Cavalcanti ganhou fama na literatura política de Pernambuco por ter gestado quadros de futuro promissor, dentre eles, três ocuparam funções as mais relevantes depois de trabalharem no Governo Moura: Gustavo Krause, José Jorge de Vasconcelos e Joaquim Francisco.

Miguel Arraes

Capítulo 13 

Durante o regime militar que dirigiu o Brasil de 1964 a 1985 havia o clamor pela volta de líderes forçados a buscar exílio no Exterior. Com a Lei da Anistia, finalmente sancionada em agosto de 1979, personagens que tiveram seus direitos políticos cassados pela Revolução puderam retornar ao País. Em Pernambuco, Miguel Arraes, que havia governado o Estado, cassado no golpe de 64, era um deles.