Na escola macielista, Marco Maciel fomentou um conceito novo de gestão e formou um exército de discípulos fiéis

Escola Macielista

Capítulo 14 

Um dos clichês mais presentes no debate político é que o Brasil virou um deserto de bons líderes. Dos bons líderes não dependem apenas as boas e práticas políticas públicas, mas também a capacidade de montar seus exércitos de seguidores para vencer a guerra e os desafios da gestão pública. Há políticos que formam quadros e deles nunca mais abrem mão da sua presença, da sua colaboração.

Há quem crie quadros, há quem faça escola com discípulos fiéis. Governador também biônico, como Marco Maciel, que o sucedeu, nomeado igualmente por Ernesto Geisel na ditadura, Moura Cavalcanti ganhou fama na literatura política de Pernambuco por ter gestado quadros de futuro promissor, dentre eles, três ocuparam funções as mais relevantes depois de trabalharem no Governo Moura: Gustavo Krause, José Jorge de Vasconcelos e Joaquim Francisco.

Krause foi prefeito do Recife, governador, deputado federal e ministro de Estado. José Jorge também foi ministro, deputado federal e senador, enquanto Joaquim Francisco, como Krause, foi prefeito do Recife, governador de Pernambuco e ministro de Estado. Enquanto Moura soube descobrir talentos, Marco Maciel, além de jogar o anzol da pescaria de quadros promissores para a vida pública, avançou muito mais. Criou uma escola, a escola macielista.

“Formou uma equipe de jovens auxiliares destinados a revolucionar a história de Pernambuco, que marcaram época e fizeram história”, resume o jornalista Anchieta Hélcias, que também trabalhou na equipe de Moura, mas com o tempo se embriagou pela doutrina macielista. Entre os macielistas, há de se destacar também o ex-presidente da Assembleia, José Ramos, que cumpriu um papel importante: assumiu o Governo por 11 meses, substituindo Marco Maciel, para que Roberto Magalhães, o vice, pudesse ser candidato a governador. 

“Mais que um estilo, Marco criou uma Escola pelo zelo e respeito à Coisa Pública. Criou o que denominei de “preâmbulo da gentileza”, revela o ex-ministro Gustavo Krause, sobrinho de Moura. Como bem observou o agora imortal José Paulo Cavalcanti Filho, em discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, Marco Maciel fez uma administração inovadora em Pernambuco. 

“Montou uma equipe com jovens e competentes técnicos trazidos do IPEA, como Aluízio Sotero, Everardo Maciel, Joel de Hollanda e Jorge Cavalcanti. A estes, juntou outros importantes nomes, como o de Margarida Cantarelli, Silvio Amorim e Gustavo Krause”, diz Joel de Hollanda, um dos mais fervorosos discípulos de Maciel, a quem serviu como secretário de Educação e a quem substituiu no Senado quando Marco eleito vice-presidente da República.

Quando governou Pernambuco, Marco Maciel confiou a uma mulher, a professora Margarida Cantarelli, a gestão da Casa Civil, uma das pastas mais importantes de uma gestão. Antes de ingressar na vida pública, Margarida já era amiga de Maciel, contemporânea dele na Faculdade de Direito da UFPE e aliada na política estudantil e depois partidária. Foi, também, assistente de Marco Maciel na disciplina Direito Internacional, na UNICAP, em 1967. 

Os ensinamentos macielistas, na convivência do dia a dia com ele, viraram uma prática diária no seu viver do corretamente político até hoje. “Nunca vi um gesto de Maciel que considerasse inadequado ou que, em situação semelhante, eu não fosse capaz de repetir. Das quatro operações, ele só fazia duas: somar e multiplicar. Diminuir, nunca, dividir, jamais. Ainda hoje repito aos amigos e colaboradores os seus ensinamentos: nunca passe recibo por uma crítica recebida, nem responda imediata ou diretamente. O silêncio incomoda muito mais o ofensor. Deixe passar um tempo, depois apresente um fato positivo. Sábios ensinamentos, evitam polêmicas”, destaca Margarida, para acrescentar:

“Trabalhar com Marco Maciel era um aprendizado permanente. Em cada gesto, decisão ou projeto era possível identificar um administrador ético, competente, compromissado com seus ideais e com uma capacidade de trabalho ilimitada. Tornava-se fácil lidar com ele porque tinha equilíbrio e gentileza no trato. Portanto, era previsível no que lhe agradava ou no que era preciso mudar”. Para a professora, Maciel faz muita falta ao Brasil nesse tempo de uma polarização quase que insana e burra.

Além de chefiar o Gabinete Civil, Margarida foi levada por Maciel para trabalhar com ele no Ministério da Educação, na Casa Civil da Presidência da República e dela não se afastou em nenhuma das campanhas políticas. “Só parei quando ingressei na magistratura”, diz a professora, agora desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Mesmo não estando na mesma atividade, Margarida nunca se afastou dele. “Fomos duplamente compadres. Ele e Anna Maria são padrinhos da minha filha Anna e eu sou madrinha de Gizela. Um cristão verdadeiro”, disse. 

“Uma coisa inédita: quando governador, todos os seus secretários iniciaram e terminaram o seu mandato com ele, que formou um grupo perene, sólido e solidário. Nunca vi uma palavra dele denegrindo alguém. Nem dos adversários. Sempre olhava o que as pessoas tinham de melhor. Muito bem-humorado, não perdia uma boa história. Ednaldo Alves, seu cunhado, que o diga”, atesta, por sua vez, Silvio Amorim, braço direito de Margarida Cantarelli no Gabinete Civil.

Para Amorim, Marco Maciel é imortal “pelo seu legado de repercussão social inimaginável, resultado do seu trabalho Político, com “P” maiúsculo”, diz, acrescentando: 

“Estar ao lado de Marco Maciel no exercício da vida pública e tê-lo como amigo foi um aprendizado. Homem conciliador e de bons propósitos, tinha a confiança não só dos correligionários, mas também dos adversários”. 

Marco Maciel, segundo Gustavo Krause, no trabalho com a equipe ouvia mais do que falava, mas ao falar reforçava o rumo estratégico da ação política. “Como prefeito, percebi que o governador MM era um ator fundamental na redemocratização do Brasil. O tempo histórico confirmou”, disse. Por 13 anos, Vandenbergue Sobreira Machado foi secretário de Marco Maciel, cuidava de tudo, especialmente da agenda.

Quando ministro da Educação, Maciel reservava um dia por semana para atender políticos em audiências. Certa vez, um deputado federal do Acre pediu para ser recebido por ele. Maciel autorizou Vandenbergue a marcar a conversa para as duas da madrugada. “Quando foi por volta das duas e meia da manhã, Marco me perguntou pelo deputado. Eu respondi que não havia aparecido. No dia seguinte, às 14 horas, o parlamentar chega ao gabinete. Eu tive que ser sincero. Deputado, a audiência era de duas da madrugada e não da tarde. Ele não acreditou e só nos restou uma boa gargalhada”, relembra.

“Marco Maciel foi um exemplo para toda classe política brasileira. Sabia como ninguém escolher seus auxiliares e era rigoroso no trato com a coisa pública. Nunca misturou assuntos do seu interesse, que era a política, com familiares. Era um exemplo. Aos seus auxiliares sabia cativar. Sempre procurava em seus despachos colocar “parabéns pelo trabalho”. Sabia respeitar e era respeitado por todos. Não só tinha fama de trabalhador e de quem comia pouco. Isso era verdade porque eu acompanhei de perto. Trabalhava muito e comia pouco”, conta Vandenbergue. 

Na política, um dos herdeiros de Maciel é o deputado federal André de Paula Filho, filho do empresário André de Paula, que no Governo Maciel presidiu o Bandepe. Pelas mãos do ex-governador, André Filho ocupou vários cargos e dirigiu o PFL. “Nos 17 anos em que presidi o partido, que tinha nele a sua maior liderança, aprendi, na análise cuidadosa, que ele sempre fazia, a identificar e valorizar as características de cada município e a importância da política na resolução dos problemas do nosso Estado”, disse.

Para André, participar da elaboração das estratégias e dividir as decisões do partido ao lado de Maciel foi um aprendizado que levará para sempre na sua vida pública. “Agradeço a Deus, todos os dias, pelo privilégio que tive de conviver intensamente com Marco Maciel, e de tê-lo como professor e fonte permanente de inspiração”, testemunha André.

André conheceu Marco Maciel quando ele era governador de Pernambuco e o seu pai André de Paula era o seu presidente no Bandepe. “Um político diferenciado, o principal incentivador do meu ingresso na vida pública, que sempre apostou na renovação dos quadros do partido. Sinônimo de trabalho, espírito público e de política feita com ética e com P maiúsculo, Dr. Marco foi um homem público com extrema capacidade de diálogo e que nos deixou lições valiosas de honradez e decência”, afirmou. 

Macielista convicto, o engenheiro Aloízio Sotero tomou um susto quando o então governador Marco Maciel o convidou para a pasta de Agricultura. “Governador, eu não distingo um pé de feijão de um pé de soja”, reagiu Sotero, que mais tarde virou, mesma na área que dizia não conhecer, um dos mais eficientes auxiliares do primeiro escalão macielista.

“Tive o privilégio de conviver e trabalhar com um homem extraordinário e político exemplar. Aprendi que a política se faz construindo pontes de entendimento e consensos. Ele foi um grande construtor da passagem para a democracia que vivemos. Seus ensinamentos muitas vezes pautaram os meus caminhos. A ele, a minha Gratidão. Tenho na minha memória dezenas de exemplos “Quem tem prazo não tem pressa”, “Não dou status de inimigo a qualquer pessoa. Se for caso, eu escolho os meus”, “Quem briga, não ganha”, “Sempre coloque o sinal de somar”, entre outros”, disse Sotero. 

Jornalista, Otávio Veríssimo foi assessor de Imprensa de Marco Maciel no Senado e na Vice-Presidência, uma relação que durou 13 anos. Ele guarda na memória momentos importantes que presenciou e que revelam a enorme capacidade de articulação do ex-senador. “Em 2007, durante tumultuada sessão para discussão da PEC que prorrogava a vigência da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), líderes empresariais tentavam, por meio de uma ação midiática, invadir o plenário da CCJ com carrinhos de supermercado abarrotados de folhas de um abaixo-assinado contrário à manutenção do tributo”, relembra Veríssimo.

E acrescenta: “Em meio aos protestos de representantes do governo e da oposição, o então presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Marco Maciel, usou de sua experiência e bom humor para apaziguar os ânimos, levar todos às gargalhadas e restabelecer a ordem dos trabalhos. Com suavidade, ligou seu microfone e alertou: o óbvio não é tão simples de ser enxergado. Lembrem-se das palavras do Conselheiro Acácio, personagem da obra O Primo Basílio, de Eça de Queirós: “As consequências sempre vêm depois”. 

Para ele, essa passagem resume bem o que foi trabalhar por 13 anos ao lado de Marco Maciel. “Foi e continua sendo um exercício diário de buscar sempre o entendimento com humildade, simplicidade, equilíbrio, respeito, serenidade e dedicação no servir ao povo”, afirmou. 

Já Roberto Pereira, secretário de Educação no governo Joaquim Francisco em subistituição a José Jorge, revela que trabalhar com Marco Maciel, além de ser uma honraria, foi um prazer porque ele era um aglutinador e motivador das ações realizadas por sua equipe. “A sua conduta ética e moral era o nosso orgulho. Ele foi um missionário do bem público, este o seu legado”, disse Pereira, que foi assessor especial de MM durante seus 8 anos na vice-presidência da República. 

No resumo da ópera, Marco Maciel, conforme atesta Gustavo Krause, um dos mais fiéis discípulos da escola macielista, foi um ser humano quase perfeito. “Foi o menos imperfeito que conheci em toda minha vida”, disse.

Veja amanhã

Governador, Marco Maciel andava de ônibus e não de avião pelo Interior 

Veja outras postagens

Se as eleições fossem hoje em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano, o prefeito George Duarte seria reeleito com 48,6% dos votos. O ex-prefeito Humberto Mendes, seu principal adversário, viria em segundo lugar, com 14,9%. O empresário Edson Car aparece em terceiro lugar, com 8,6%. Brancos ou nulos somam 7,4%, enquanto indecisos representam 20,5%.

No levantamento espontâneo, quando não há indicação dos nomes dos pré-candidatos, George Duarte também lidera, com 36,6%. Em seguida viriam Humberto Mendes, com 3,7%, Edson Car, com apenas 1,1%.

O levantamento é do Instituto Opinião, em parceria com este blog. No quesito rejeição, Humberto Mendes lidera. Entre os entrevistados, 30% disseram que não votariam nele de jeito algum. Edson Car é o segundo, com 16%, enquanto o atual prefeito é o menos rejeitado, com 14,9% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. 

Estratificando a pesquisa, George Duarte tem suas maiores indicações de voto entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (62,3%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (57,5%) e com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos (52,3%). Por sexo, 50,5% dos seus eleitores são mulheres e 46,4% são homens.

Já Humberto Mendes tem preferência dos eleitores na faixa etária acima dos 60 anos (25,5%), com grau de instrução no ensino superior (22,2%), e entre os eleitores com renda familiar até 2 salários mínimos (14,9%). Por sexo, 19% dos seus eleitores são homens e 11% são mulheres.

Por fim, Edson Car pontua melhor entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (14,8%), com grau de instrução até o 9º ano (9,6%) e entre os eleitores com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos (9,2%). Por sexo, 10,7% dos seus eleitores são homens e 6,6% mulheres.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de abril, sendo aplicadas 350 entrevistas. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 

A  modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-07489/2024.

Avaliação de gestão

O Instituto Opinião também colheu o sentimento da população de Santa Maria da Boa Vista em relação aos três níveis de gestão: federal, estadual e municipal. O Governo Lula é aprovado por 66% dos entrevistados, enquanto 19,1% desaprova a gestão do petista. Já o Governo Raquel Lyra tem aprovação de 44,3% e reprovação de 27,1%. A gestão de George Duarte foi a melhor avaliada pelos entrevistados, com 68,6% aprovando o seu governo, enquanto 16,3% desaprova.

Paulista - No ZAP

Novo Chevrolet Trailblazer chega sem aumento de preço: R$ 368,5 mil 

A Chevrolet acaba de divulgar detalhes sobre o renovado SUV grande Trailblazer, que chega à linha 2025, agora em maio, sem aumento de preço, mesmo com algumas evoluções. Em versão única, a topo de linha High Country muda o design e segue basicamente o estilo da picape S10. Ganhou, por exemplo, painel digital de 8 polegadas e nova central multimídia de 11 polegadas. O motor, embora tenha recebido melhorias técnicas, continua sendo o 2.8 turbodiesel de 205 cavalos de potência e torque de 52kgfm. A transmissão, automática de 8 velocidades, é nova e trabalha com tração 4×4 com reduzida. Dados do Inmetro divulgados pela GM mostram consumo de 9,2 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada – algo em torno de 12% mais eficiente do que a configuração anterior. A aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 9,5s (1s a menos que o modelo anterior). O modelo também ganhou aprimoramentos na suspensão e na direção elétrica e adotou novos revestimentos internos.

Mas, como destaque, vale ressaltar a lista de equipamentos de série relacionada aos sistemas de auxílio à condução: alerta de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego, frenagem automática, alerta de colisão frontal, controle de saída de faixa, comutação automática dos faróis, etc. Sem falar no alerta de pressão dos pneus, faróis de LED, sensores de estacionamento, câmera de ré, etc. “É um automóvel brutalmente pronto para tudo, com novas soluções de engenharia que elevam principalmente o nível de conforto e dirigibilidade”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul. Enquanto a S10 utiliza suspensão traseira por feixe de molas, própria para carga, o Novo Trailblazer conta com uma suspensão do tipo multilink – ideal para transportar pessoas com mais comodidade.

 

O time de engenharia da General Motors promoveu uma recalibração nos amortecedores hidráulicos e revisou toda a geometria do conjunto. As bitolas foram alargadas e o SUV passa a contar com pneus de alto desempenho – um composto de borracha projetado para melhorar o consumo, a estabilidade em curvas e a capacidade de frenagem. Outro ponto que a GM destaca: apesar de ser um modelo off-road premium, o novo Trailblazer alia robustez e baixo custo de manutenção sem que seus usuários tenham que abrir mão de tecnologia. O visual foi renovado, principalmente na dianteira, assemelhando-se aos modelos clássicos norte-americanos. Por isso,  a versão única High Country é caracterizada por elementos cromados na nova grade, para-choques, frisos e retrovisores, bem ao estilo norte-americano, vale ressaltar. Capô, para-lamas, rodas, emblemas e acabamento das lanternas e portas também foram atualizados.

Rampage ganha versão especial – A picape Rampage, sucesso de vendas da Ram, acaba de ganhar uma nova variação: a Laramie Night Edition, que também está nas demais linhas da marca. A Night Edition caracteriza-se pelos detalhes em preto brilhante e na cor da carroceria no lugar das peças cromadas típicas da versão Laramie. Assim, grade dianteira, molduras dos faróis, espelhos retrovisores, molduras das janelas e rodas de 18” em preto brilhante, maçanetas na cor da carroceria, skid plate e badges escurecidos na cor Granite Crystal, para-choque traseiro com pintura preta especial e ponteiras do escapamento também na cor preta compõem os itens exclusivos do exterior do modelo. Já por dentro, a Rampage Laramie Night Edition vem com bancos revestidos em couro preto, assim como os painéis de porta e de instrumentos no lugar do revestimento Mountain Brown da versão cromada. As colunas e o teto preto também completam o visual escurecido, que pode ser incrementado com a adição do Pack Elite, composto pelo som premium de 10 alto-falantes com subwoofer certificado pela Harman Kardon, luzes ambiente em LED e banco elétrico do passageiro de 12 vias, sendo 4 para a lombar. O preço público sugerido da Rampage Laramie Night Edition é de R$ 277.990.

Entre os destaques do extenso pacote de itens de série de conforto e tecnologia da Rampage, a versão Laramie possui central multimídia Uconnect de 12,3″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos Full Digital de 10,3”, ar-condicionado digital dual zone, Keyless Enter’N Go e Ramcharger (carregador por indução), além de conjunto ótico dianteiro e traseiro inteiramente em LED. No quesito segurança, são 7 airbags e diversos sistemas de auxílio à condução como piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, sistema de monitoramento de ponto cego, alerta de saída de faixa, entre outros. A Rampage Laramie Night Edition é movida exclusivamente pelo motor 2.0L Hurricane 4 turbo a gasolina de quatro cilindros que gera 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, com transmissão automática de 9 velocidades. A tração é 4×4 Auto, que distribui automaticamente a força entre os dois eixos e conta com reduzida, para entregar todo o torque em terrenos de baixa aderência. 

Mudanças na linha HB20 – O Hyundai HB20 começou a chegar às lojas, já na linha 2025, com mais equipamentos e menos versões (cinco). A versão Comfort Plus com motor turbo e câmbio automático, por exemplo, ganha sensor de estacionamento traseiro, função one touch nos quatro vidros (a Plus com câmbio manual também ganha a função) e rodas de liga leve de 16” com acabamento cinza.  A versão Limited Plus, por sua vez, vem com iluminação no porta-malas.   A versão de entrada Sense Plus ganha chave tipo canivete e rodas de 15” com calotas. O hatch HB20 tem preços a partir dos R$ 86.090, enquanto o sedã começa em R$ 95.590. O Creta, por sua vez, também sofreu alteração nos preços, agora a partir dos R$ 140.090. Confira todos os preços:

HB20

  • Sense: R$ 86.090
  • Confort Plus: R$ 89.490
  • Limited Plus: R$ 93.490
  • Comfort Plus AT6: R$ 108.890
  • Platinum Safety AT6: R$ 119.390


HB20S

  • Confort Plus: R$ 95.590
  • Limited Plus: R$ 99.990
  • Comfort Plus AT6: R$ 114.990
  • Platinum Safety AT6: R$ 125.890


Creta AT6

  • Comfort Plus: R$ 140.090
  • Limited Safety: R$ 152.690
  • Platinum Safety: R$170.290
  • N Line: R$ 178.890
  • Ultimate 2.0: R$ 184.69

Polo mantém liderança – O Volkswagen Polo fechou o mês de abril liderando o mercado brasileiro e, assim, garante dois meses seguidos à frente da Fiat Strada. Foram 12.434 unidades, com a picape emplacando 11.497. Em seguida, vêm o Chevrolet Onix, com 9.087; Fiat Argo com 8.599; e Hyundai HB20 com 8.194 unidades vendidas no mês. 

Elétricos: recorde da BYD – No segmento dos elétricos, por sua vez, o Dolphin Mini foi o mais vendido em abril, com 3.143 unidades comercializadas. Além de ser o melhor resultado para o modelo, o número representa também um novo recorde mensal de emplacamentos para um carro elétrico no Brasil. O Dolphin Mini é uma versão única, bem equipada, ao custo de R$ 115.800.

JAC confirma picape elétrica no Brasil – O presidente da JAC Motors Brasil, Sergio Habib, confirmou ao Motor1.com que uma nova picape elétrica será lançada no Brasil. A Hantu EV é construída sobre a nova plataforma modular para picapes médias e grandes da JAC e seria uma boa alternativa em um segmento que está ficando bastante competitivo por aqui. As especificações indicam que a picape tem comprimento de 5,62 metros, largura de 1,96 metro, altura de 1,92 metro e 20,5 cm de altura do solo. A caçamba tem 1,81 metro de comprimento.

Bebida e direção: pena pode aumentar – O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF) protocolou um Projeto de Lei que propõe o aumento do prazo de suspensão do direito de dirigir de 12 para 36 meses para condutores alcoolizados. A iniciativa tem como objetivo estabelecer uma punição mais severa e proporcional à gravidade da infração. Além disso, contribui para conscientizar os condutores sobre os perigos dessa prática, incentivando mudanças de comportamento e práticas mais responsáveis. ‍”Queremos desencorajar essa prática perigosa no trânsito, reduzindo acidentes e preservando vidas”, destacou o parlamentar. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nos dois primeiros meses de 2023 foram registrados 539 acidentes causados por motoristas embriagados em todo o país. Esses números alarmantes destacam a urgência de medidas mais eficazes para prevenir acidentes.

Preço do etanol sobe 4,93% – Em abril, quem abastece com diesel (0,15%) e a gasolina (0,86%) não sentiu grande diferença na hora do pagamento, mas o mesmo não se pode dizer de quem prefere o etanol. Segundo levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de mobilidade, em abril o combustível de cana-de-açúcar apresentou um aumento médio nacional na ordem de 4,93%, com destaque para a escalada dos preços em alguns estados, como Rondônia (14,5%) e Distrito Federal (9,2%). No entanto, o clima agora favorece a safra e os preços podem voltar a cair ainda neste ano.

E por falar em etanol… – O preço do produto do derivado da cana de açúcar justifica uma recente pesquisa da Webmotors. Segundo ela, apenas 21% dos motoristas abastecem com esse combustível. A maioria, 57%, prefere a gasolina, sendo 41% a comum e 16% a aditivada. Os outros 17% utilizam diesel. Vale lembrar: dos entrevistados, 63% têm carro flex.

Bicicleta com IA – A empresa americana de dispositivos móveis Orbic lançou em Barcelona uma bicicleta com conexão 5G e com tecnologia Inteligência Artificial (IA) para prevenção de acidentes e colisões. Elétrica, ela conta com uma série de recursos, como rastreio via GPS, que permite aos condutores bloquear e desbloquear remotamente, além de definir limites geográficos por meio de um app complementar e até façam com que ela sirva como um ponto de acesso móvel de alta velocidade durante os passeios. Com a Inteligência Artificial (IA), a e-bike possui múltiplos sensores de câmera de 2 megapixels e 140 graus que monitora o tráfego, emite alertas sonoros quando alguém se aproxima demais e evita colisões. Segundo o site Minha Operadora, ela ainda possui recursos visuais que aparecem em uma tela HD na parte dianteira. Outro detalhe é que, de acordo com a empresa, a tecnologia não deixa que o condutor acelere a bicicleta até que seja detectado o uso do capacete.

Chega a Super Meteor 650 – A Royal Enfield Super Meteor 650, anunciada em pré-venda em abril, está chegando aos concessionários da marca. Ela tem design inspirado nas clássicas customs, mas com um bom pacote de inovações. O motor é um bicilíndrico de 648cc que entrega 47cv de potência e 53kgfm de torque, com câmbio de 6 marchas. O chassi é tubular em aço específico para ela, que tem, na dianteira, garfo invertido de 43 mm com 120 mm de curso e, na traseira, um duplo amortecedor com 101 mm de curso. Com altura do assento de 740mm e um tanque de 15,7 litros, a Super Meteor 650 foi pensada para longas viagens. As dimensões gerais são de 2.260 mm (comprimento), 1.155 mm (altura) e 1.500 mm (entre-eixos).

5 cuidados para seu carro blindado – A compra de veículos blindados usados está se tornando uma escolha cada vez mais popular entre os consumidores, apesar dos custos. Afinal, haja insegurança! Segundo dados  da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o setor atingiu um novo marco em 2023, com a blindagem de 29.296 veículos. Esse número representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior, quando foram blindados 25.916 carros. Esse crescimento constante reflete a crescente demanda por veículos blindados no país, elevando a frota estimada para quase 340 mil carros desde que a entidade começou a registrar os dados em 1995. Os veículos blindados oferecem uma camada adicional de segurança e tranquilidade aos seus proprietários. No entanto, para garantir o desempenho ideal e prolongar a vida útil desses veículos especiais, é crucial adotar práticas de manutenção adequadas. Pensando nisso, Luca Cafici, CEO da InstaCarro, plataforma de compra e venda de veículos seminovos e usados, listou abaixo cinco cuidados essenciais que os proprietários de veículos blindados devem seguir:

  1. Limpeza – Lave o veículo com frequência, usando sabão neutro e água. Evite produtos químicos agressivos, como detergentes ou ácidos, que podem danificar a carroceria e os vidros do veículo e, por consequência, a blindagem. Limpe também as calhas dos vidros e do teto solar, se houver, para que a sujeira não prejudique o fechamento completo das partes móveis.
  2. Inspeção – Inspecione regularmente a blindagem do veículo em busca de sinais de danos, como rachaduras, bolhas ou delaminações de vidros. Confira também a existência de amassados na carroceria ou mesmo ruídos de “peças soltas” no interior do carro. Se encontrar algum dano, vá a uma empresa blindadora para efetuar o reparo.
  3. Manutenção – Siga o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante da blindagem. Normalmente, recomenda-se a inspeção balística (deve ser realizada a cada 5 anos ou após qualquer evento balístico), tratamento antiferrugem das chapas de aço da blindagem e a calibração dos sistemas de segurança do veículo, como alarmes e rastreadores, por exemplo.
  4. Proteção contra intempéries – Evite expor o veículo a condições climáticas extremas, como calor intenso ou frio extremo. Se precisar deixar o veículo ao ar livre, use uma capa protetora para proteger a blindagem do sol e da chuva.
  5. Armazenamento – Se você não for usar o veículo por um longo período, armazene-o em um local fechado, seco e ventilado. Cubra o veículo com uma capa protetora para evitar que poeira e sujeira se acumulem na blindagem.

Seguir esses cuidados essenciais pode ajudar os proprietários de veículos blindados a manter seus investimentos em ótimas condições e a desfrutar de um desempenho confiável por muitos anos. 

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

Na sequência das pesquisas sobre a corrida eleitoral, o blog traz logo mais, exatamente à meia-noite, o cenário de Santa Maria da Boa Vista. A pesquisa é do Instituto Opinião, em parceria com este blog. A cidade fica a 604 km do Recife e tem uma boa razão para dormir mais tarde hoje.

Ipojuca - Minha rua top

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para Porto Alegre neste domingo (5) para acompanhar a situação do Rio Grande do Sul, que foi assolado por fortes chuvas nesta semana. O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, em sua rede social. Ainda não há horário confirmado para a chegada do presidente.

“IMPORTANTE: O presidente @LulaOficial volta ao Rio Grande do Sul amanhã. O objetivo é acompanhar de perto o trabalho de resgates e apoio ao povo gaúcho nesse momento tão difícil. Foco total do governo federal no RS!”, escreveu o ministro Pimenta. As informações são do G1.

O governo estadual decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal, na quinta-feira.

Esta será a segunda ida do presidente ao estado, que – até às 17h deste sábado, contabilizava mais de 50 mortos por conta da chuva e das cheias dos rios e 42,2 mil pessoas fora de casa. O presidente foi até a cidade de Santa Maria, na região Central do estado.

Segundo Pimenta, neste domingo o presidente deve ir a Porto Alegre acompanhado de nove ministros, entre os quais Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e José Múcio (Defesa).

Neste sábado (4), o ministro Pimenta e o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foram para a capital gaúcha instalar uma sala de monitoramento da situação no estado. O governo federal também tem uma sala de situação em Brasília, no Planalto.

Caruaru - Geracao de emprego

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve a validade da delação premiada de Mauro Cid na decisão em que determinou a soltura do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Ainda há, porém, chances de o acordo ser rescindido.

A garantia final de que a tratativa seguirá válida, mantendo os benefícios negociados, só vai ser dada no fim das investigações, em junho. No relatório final que envolve os casos do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Polícia Federal se manifestará sobre a efetividade do acordo, ou seja, vai informar se Cid cumpriu suas obrigações como colaborador. A partir disso, Moraes baterá o martelo sobre a validade da tratativa. As informações são do O Globo.

O posicionamento da PF sobre o tema constará no relatório que apura a tentativa de golpe de Estado envolvendo Bolsonaro. O documento deve ser apresentado no mês que vem ao STF.

Em 2017, o plenário da corte decidiu que os acordos de delação podem ser anulados ao fim da processos, caso o colaborador não tenha cumprido seus deveres ou haja vícios na negociação. A decisão foi dada no âmbito da delação da JBS.

Mauro Cid voltou para a prisão em março, após a revista “Veja” divulgar áudios nos quais ele criticava o ministro Alexandre de Moraes e a forma como a PF conduziu sua delação. Intimado no Supremo a prestar explicações, Cid disse que não houve coação da parte da PF, confirmou o teor da sua colaboração premiada e explicou que fez aquelas declarações como um “desabafo” e “uma forma de expressar”.

Camaragibe Agora é Led

O deputado estadual Luciano Duque afirmou, por meio de um vídeo postado nas redes sociais, que está trabalhando para resolver o problema da falta de água nos perímetros irrigados do São Francisco. O parlamentar assegurou que procurou a governadora Raquel Lyra para auxiliar na resolução do problema.

Confira

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Nove pacientes que estavam internados na UTI do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, no Rio Grande do Sul, morreram depois de o local ser inundado neste sábado (4) em decorrência das fortes chuvas que atingem o Estado. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Jairo Jorge (PSD-RS), ao ministro da Secom, Paulo Pimenta.

“Á agua entrou, teve um colapso na UTI, problema de energia, tentamos manter os pacientes e não conseguimos. Morreram 9”, disse o prefeito em ligação ao ministro. As informações são do Poder360.

Em publicação no X, a prefeitura do município informou que o hospital foi evacuado. Também orientou que, em caso de emergências, a população deve se dirigir ao Hospital Nossa Senhora das Graças, também localizado na região.

O município de Canoas é a 3ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, com 357,7 mil pessoas. Está atrás somente de Porto Alegre (1.332.845) e Caxias do Sul (463.338), segundo dados do censo do IBGE de 2022.

Os ministros Paulo Pimenta e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) desembarcaram no fim da manhã deste sábado na base aérea de Canoas. O objetivo é monitorar e dar continuidade às ações de apoio do governo federal aos municípios atingidos pelas fortes chuvas no Estado.

O governo federal já disponibilizou embarcações para os resgates, caminhões, retroescavadeiras para desobstrução das vias. Antenas serão enviadas para o restabelecimento da comunicação e internet. O Ministério da Justiça autorizou a ida de 100 agentes da Força Nacional para apoiar as operações no Estado.

Até as 12h de hoje, o número de mortos por conta das chuvas no Rio Grande do Sul era de 57, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil do Estado. Outras 67 pessoas seguem desaparecidas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve alerta vermelho (grande perigo) para este sábado na parte norte do Rio Grande do Sul. Algumas regiões do Estado estão com alerta laranja (perigo) e amarelo (potencial perigo).

Vitória Reconstrução da Praça

Da CNN

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, emitiu nesta quinta-feira (2) uma ordem de prisão e extradição contra Leopoldo López e Julio Borges, dois dos maiores opositores de Nicolás Maduro. Ambos foram exilados e são acusados de receber benefícios de mais de US$ 1 bilhão.

Saab mostrou um vídeo durante uma entrevista coletiva que mostra o empresário Samark López, que está preso acusado de colaborar com o também detido Tareck El Aissami, o ex-presidente da Petróleos da Venezuela (PDVSA), que estaria envolvido em uma rede de corrupção conhecida como PDVSA-cripto.

No vídeo, o empresário diz que os dois empreiteiros venezuelanos envolvidos na suposta rede de corrupção “têm uma conexão direta” com López e Borges.

A CNN não pôde verificar como e em que data a gravação foi feita e entrou em contato com a Promotoria para mais detalhes. O Ministério Público Venezuelano costuma apresentar depoimentos em vídeo em casos de alta sensibilidade política.

A CNN também tenta contatar o advogado de Samark López para saber sua posição sobre o vídeo publicado pelas autoridades venezuelanas e as acusações contra o empresário.

Leopoldo López, cofundador do partido Primero Justiça, foi preso em 2014 durante uma onda de protestos contra o governo de Nicolás Maduro, onde 43 pessoas morreram. Ele foi condenado a mais de 13 anos de prisão em 2015.

López foi considerado culpado dos crimes de instigação pública e associação criminosa, em um processo judicial que foi questionado pela defesa e por vários organismos internacionais. Ele se declarou inocente de todas as acusações.

Em 2017, as autoridades venezuelanas permitiram que ele cumprisse o resto de sua pena em prisão domiciliar, mas em 2019 ele abandonou sua residência quando tentou uma revolta civil-militar com o líder da oposição, Juan Guaidó.

Posteriormente, López pediu refúgio na embaixada da Espanha em Caracas e se mudou para Madri em 2020, onde vive atualmente.

No caso do líder da oposição, Julio Borges, que foi coordenador do partido Primeiro Justiça, a Procuradoria-Geral da Venezuela emitiu, em 2023, uma ordem de prisão por suposta traição à pátria, conspiração e associação ao levante militar em abril de 2019.

Antes disso, Borges já tinha dois mandados de prisão contra ele por corrupção e pelo planejamento e financiamento de uma suposta tentativa de assassinato contra o presidente Maduro em agosto de 2018. A Colômbia concedeu-lhe asilo político em 2018. Borges atualmente vive na Espanha.

O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato Elias Gomes (PT) celebrou, neste sábado (4), os 431 anos do município da Região Metropolitana. Em uma publicação em seu perfil oficial no Instagram, o ex-gestor relembrou os oitos anos em que esteve à frente da prefeitura e disse que a cidade “é cenário de uma das mais importantes lutas” que assumiu ao longo de uma trajetória de vida pública de mais de quatro décadas.

“Jaboatão é um lugar onde conheci figuras inspiradoras, onde fiz amigos para toda uma vida, onde investi novos sonhos e onde trabalhei arduamente. Fui prefeito da cidade por oito anos e ainda sou – e sempre serei – seu filho, um filho que sofre por ver, na atual gestão, a covarde descontinuidade e o descaso com projetos valiosos para o município, mas, também, um filho que se alegra com a coragem de um povo único, participativo e interessado, e que nunca vai deixar de sonhar”, contou Elias.

Pré-candidato da federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) ao Executivo Municipal nas eleições de 2024, Elias reafirmou ter esperança em um futuro melhor para a população, que segue apaixonado pela terra dos altivos canaviais e honrado “por ter participado ativamente de suas conquistas”.

“Serei eternamente um cidadão encantado com o peso que Jaboatão dos Guararapes exerceu na construção histórica do estado de Pernambuco. E a nossa mensagem para exaltar esses 431 anos é no sentido de que continuamos a sonhar e a trabalhar para que a cidade volte a ocupar o protagonismo que lhe é devido e de direito. Parabéns, Jaboatão!”, concluiu Elias.

O início da manhã deste sábado (4) começou festivo para os moradores do Jaboatão dos Guararapes. No Parque das Cidades, às 09h, em um grandioso evento cívico-militar, ocorreu a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Jaboatão, de Pernambuco e do Brasil, que contou com as participações do prefeito Mano Medeiros, do vereador Adeildo da Igreja, e do coronel Fábio, gestor do Parque Histórico Nacional dos Guararapes.

A cerimônia teve como guardas de honra militares do Exército Brasileiro, Guarda Municipal e alunos da Escola Integral Cidadã Natividade Saldanha, de Cajueiro Seco. 

Em seguida, moradores dos bairros do entorno participaram do mutirão do Mais Jaboatão que ofereceu serviços gratuitos, incluindo atendimento odontológico, exames de mamografia, consultas clínicas, cortes de cabelo, emissão do cartão SUS, inscrição e renovação do CadÚnico, vacinação contra Covid-19, assessoria jurídica com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, além de informações sobre IPTU e ITBI.

Para animar ainda mais a data, o evento recebeu apresentações culturais de grupos como Maracatu Flores do Monte, Quadrilha Junina Trapiá, Explosão e Chá de Zabumba, Trio Pé de Serra 10 de Agosto, Coco do Serrote, Cia de Dança Valdeck Farias, culminando no tão esperado corte do bolo.

No mesmo local aconteceu o Feirão do Empreendedor, com a participação de programas de Economia Solidária e Mulher Empreendedora, com a feirinha de artesanato e comida, além de orientações do Procon sobre direitos do consumidor e da Sala do Empreendedor, facilitando os processos de abertura e regularização de empresas, com serviços exclusivos para Microempreendedores Individuais (MEI). Também haverá uma parceria com o Banco do Nordeste, oferecendo linhas de crédito para micro e pequenas empresas, além de agricultores.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na manhã deste sábado (4) no Hospital Santa Júlia, em Manaus, depois de sentir um mal-estar. Não permaneceu muitas horas no local e foi liberado depois de realizar alguns exames.

Segundo os médicos da unidade, Bolsonaro chegou ao hospital com desidratação leve e erisipela –infecção na pele que provoca vermelhidão causada por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos. No entanto, foi medicado e está melhor. As informações são do Poder360.

Ao deixar o hospital, Bolsonaro afirmou que estava se sentindo mal desde que saiu de Brasília. Ele chegou em Manaus na sexta-feira (3), onde participou do encontro estadual do Partido Liberal. O evento foi também para o lançamento da pré-candidatura do Capitão Alberto Neto (PL-AM) para a prefeitura da capital.

Neste sábado, Bolsonaro acompanharia a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no encontro estadual do PL Mulher no Amazonas.

Durante as últimas horas, centenas de pessoas ficaram desabrigadas e perderam tudo o que tinham em cidades gaúchas devido os fortes temporais que estão acontecendo desde o início da semana. 

Por isso, queremos te convidar a fazer parte da corrente do bem que irá impactar as diversas pessoas que estão sendo atingidas por essa tragédia. Toda ajuda é importante! 

Você pode colaborar, fazendo doações de qualquer valor através do pix e conta bancária:  

– PIX: [email protected] 

–  Conta de débito: 3190 | Conta: 352088-9| Tipo: conta-corrente

Compartilhe esta publicação e mobilize todos ao seu redor!