1ª Feira de Gado de Toritama movimenta a economia local e atrai grande público hoje

A primeira edição da Feira de Gado de Toritama aconteceu com sucesso, na manhã de hoje, atraindo um grande público e gerando excelentes oportunidades de negócios para criadores e compradores de toda a região. O início das atividades comerciais consolida o projeto idealizado pela gestão municipal, definindo o evento de forma fixa no calendário local: a feira será realizada semanalmente, todas as quartas, a partir das 5h da manhã. A novidade representa um marco para o município, expandindo a dinâmica econômica para além do tradicional setor têxtil.

O novo polo comercial, que foi inaugurado oficialmente pelo prefeito Sérgio Colin (PP), no último sábado (16), conta com um investimento estimado em R$ 1 milhão, a estrutura foi instalada estrategicamente no terreno do antigo matadouro, às margens da rodovia PE-90. A obra foi projetada para beneficiar diretamente criadores de animais e proprietários de frigoríficos, oferecendo uma área moderna e adequada para o manejo e a comercialização pecuária, sob a administração de José de Arimateia.

De acordo com o prefeito Sérgio Colin, a escolha da quarta-feira foi estratégica para transformar o dia em mais uma opção viável de comércio no Agreste, competindo e integrando o circuito regional. Como forma de incentivar o início das atividades e apoiar os trabalhadores do setor, o gestor anunciou que, durante os primeiros seis meses de funcionamento, todos os comerciantes que utilizarem o local terão isenção total de taxas.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

Ao participar da inauguração de Escola João dos Santos, no Sítio Queimadinha, em Lajedo, durante as comemorações dos 77 anos do município, hoje, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (MDB), afirmou que os lajedenses têm como maior presente a excelência da gestão do prefeito Erivaldo Chagas (Republicanos). “Erivaldo tem demonstrado uma grande capacidade de trabalho e entregas, está transformando Lajedo e já é o maior e melhor prefeito da história do município”, destacou. 

No discurso, Porto salientou, entre outras ações, a oferta de creches no município e aproveitou para fazer um contraponto com a ineficiência do governo do estado nesta área. O deputado lembrou que, enquanto o prefeito Erivaldo vem inaugurando equipamentos e acelerando ordens de serviços para novas unidades, a gestão estadual entregou, em três anos e quase cinco meses de gestão, apenas duas das 250 prometidas em campanha. 

Porto afirmou que o grupo que se encontrava ali representa um projeto político que trabalha por Pernambuco sem discriminar e perseguir adversários. Disse, que diferentemente da atual gestão estadual, Pernambuco tem a possibilidade de voltar a ter um governo sem segregação, com capacidade de aglutinar forças e trabalhar sem excluir gestores por questões partidárias. A declaração fez referência ao projeto majoritário liderado por João Campos, atualmente em pré-campanha. 

Petrolina - São João 2026

Uma grande conquista para o Agreste de Pernambuco foi consolidada em Brasília durante a manhã de hoje, na Marcha dos Prefeitos. Em agenda realizada no Ministério dos Transportes, ao lado do ministro George Santoro e de uma comitiva do estado, foi assinada a autorização do edital de licitação para a execução das obras da Travessia Urbana de Toritama.  

O projeto prevê intervenções profundas em cerca de três quilômetros do perímetro urbano da BR-104, trazendo modernização, segurança e um verdadeiro upgrade na infraestrutura do município, considerado a capital do jeans. O edital oficial será publicado nesta sexta, com a abertura do processo licitatório marcada para o dia 29 de junho. 

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), celebrou o avanço e destacou a união de forças que tornou o momento possível, fazendo questão de lembrar o legado que pavimentou o caminho para essa vitória. “Este é um sonho que finalmente se torna realidade para Toritama e para todo o Polo de Confecções. São mais de R$ 30 milhões em investimentos que vão transformar a nossa mobilidade urbana. Não posso deixar de agradecer à governadora Raquel Lyra por cumprir o compromisso com a BR-104, ao senador Fernando Dueire pelo apoio incondicional, e ao nosso líder Edilson Tavares, que batalhou incansavelmente desde o início por essa conquista histórica”, enfatizou o gestor diretamente da capital federal. 

Ipojuca - Na palma da sua mão

Em etapa final de construção, o Hospital de Amor, em Garanhuns, deve ampliar a oferta para o tratamento do câncer da população do Agreste e, portanto, será fundamental. A avaliação é do deputado e ex-ministro de Lula, Silvio Costa Filho, que visitou as obras da unidade de saúde.

Durante a visita, o deputado destacou a importância do equipamento para fortalecer a saúde pública em Pernambuco e ampliar o acesso da população ao tratamento oncológico de qualidade. O hospital está em fase final de construção e a previsão é de que seja inaugurado no primeiro quadrimestre deste ano.

Com investimento superior a R$ 100 milhões, a unidade terá mais de 25 mil metros quadrados de área construída e deverá atender pacientes de todo o Agreste. A expectativa é de que sejam realizados mais de 20 mil atendimentos por mês, todos pelo SUS.

Segundo Silvio, a obra representa um compromisso do presidente Lula com a saúde dos pernambucanos, garantindo mais dignidade e acesso ao tratamento contra o câncer para milhares de famílias. “O Hospital de Amor feito pelo governo do presidente Lula será um divisor de águas para a saúde do Agreste e de Pernambuco. Quero agradecer ao presidente Lula pelo compromisso com o povo pernambucano e por apoiar uma obra tão importante para salvar vidas”, afirmou.

O parlamentar também mencionou a parceria da Prefeitura de Garanhuns, que doou o terreno onde a unidade está sendo construída. Quando entrar em funcionamento, o hospital deve reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para outras cidades e ampliar a capacidade de atendimento oncológico no interior do estado.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O prefeito Sérgio Colin (PP) inaugurou neste sábado (16) a Feira de Gado Luiz Bertulino da Silva, em Toritama, no Agreste de Pernambuco. O espaço foi criado para o comércio agropecuário e tem como objetivo movimentar a economia local. O evento contou, ainda, com apresentações culturais.

A estrutura foi instalada no terreno do antigo matadouro, às margens da rodovia PE-90. Segundo a gestão municipal, o investimento é de cerca de R$ 1 milhão. O equipamento deve atender criadores de animais e proprietários de frigoríficos do município, ampliando as possibilidades de comercialização no setor.

Durante a inauguração, o prefeito afirmou que o espaço acrescenta mais um dia de comércio à cidade e explicou a escolha da data de funcionamento. “A cidade passa a ter mais um dia de comércio. Escolhemos a quarta-feira de forma estratégica para ser uma opção viável para comerciantes, criadores e compradores de toda a região”, afirmou.

Colin também anunciou que, nos primeiros seis meses de funcionamento, não haverá cobrança de taxas para quem comercializar no local. A administração da feira ficará sob responsabilidade de José de Arimateia. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Gil Custódio, secretários municipais, vereadores, criadores, feirantes e moradores.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Em agenda realizada na manhã de hoje, o prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), recebeu a visita do senador Fernando Dueire (PSD) para uma série de compromissos no município. A programação incluiu visita técnica ao Centro Administrativo da Prefeitura, passagem por prédios públicos e entrevistas em rádios da cidade. A agenda também contou com a presença do ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Edilson Tavares (PP), do vice-prefeito Gil Custódio (PP) e de vereadores da base governista. Durante a visita, Fernando Dueire confirmou a destinação de R$ 1 milhão para a construção do novo Hospital Municipal de Toritama.

A parceria entre o senador e o município vem rendendo resultados importantes nos últimos anos. Entre os principais avanços estão a articulação para a chegada das águas do Rio São Francisco à Capital do Jeans, o apoio às obras da BR-104, incluindo o projeto da travessia urbana no perímetro da cidade, a variante, a entrega do viaduto e a iluminação da Vila Canaã. Somam-se ainda mais de R$ 3 milhões destinados ao custeio de cirurgias e serviços de saúde, além da viabilização de um veículo para a segurança pública, uma máquina retroescavadeira e de um caminhão-caçamba para reforçar a limpeza urbana.

“Tenho a alegria, a satisfação e a honra de receber em Toritama um grande parceiro de Pernambuco e, em especial, da nossa cidade. Fernando Dueire tem contribuído diretamente com ações importantes e recursos para saúde, infraestrutura e lazer. Somos gratos por essa parceria. Depois de 20 anos, Toritama voltou a ter água nas torneiras, resultado de muito trabalho e articulação. E muita notícia boa ainda está chegando por meio do seu mandato”, afirmou o prefeito Sérgio Colin.

Palmares - 147 anos

O pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz (PSD) vem intensificando sua presença nas comunidades rurais de Caruaru durante a programação do São João na Roça, realizada desde o mês de abril. Ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), Anderson tem acompanhado de perto os eventos e circulado pelas localidades, mantendo contato direto com a população em um dos períodos mais tradicionais do calendário cultural do município.

Por onde passa, Anderson tem recebido demonstrações de apoio e carinho dos moradores e comerciantes da zona rural, fortalecendo sua articulação política e ampliando sua visibilidade junto às comunidades. A participação frequente nas festividades juninas também reforça a aproximação do pré-candidato com as pautas e demandas da população do campo. “É ouvindo as pessoas e estando presente nas comunidades que a gente constrói esse caminho”, destacou Anderson Luiz.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregulares as contratações artísticas realizadas pela Prefeitura de Palmeirina para o evento “São João das Tradições”, além de apontar o pagamento de salários abaixo do Piso Nacional do Magistério a Professores contratados temporariamente nos exercícios de 2024 e 2025.

A decisão foi proferida pela Segunda Câmara do TCE, durante sessão realizada no último dia 30 de abril, sob relatoria do conselheiro Marcos Loreto, no âmbito do Processo TCE-PE nº 25101225-6. A prefeita Delegada Thatianne Macedo foi responsabilizada e recebeu multa de R$ 11.184,36. A decisão cabe recurso. As informações são do blog do Carlos Eugênio.

Camaragibe - Forró da Vila

A Prefeitura de Caruaru e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) assinaram, ontem, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) voltado à realização do São João de Caruaru 2026, reafirmando o compromisso conjunto com a organização, a segurança e a garantia das políticas públicas necessárias à execução do maior evento junino do Brasil.

“Mais uma vez, procuramos estabelecer o diálogo com as instituições competentes e os representantes das forças operativas de segurança, afirmando nosso compromisso e responsabilidade pública em torno de um evento grandioso que transcende o entretenimento e movimenta a cultura, o turismo, a economia e a identidade do nosso povo”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O encontro reuniu representantes do MPPE, nas pessoas dos Promotores de Justiça Antônio Rolemberg e Ivo Pereira de Lima, da Prefeitura de Caruaru e do Comitê Gestor do São João 2026, além de representantes das forças operativas de segurança – como Polícia Militar e Polícia Civil, consolidando um amplo pacto institucional em torno da realização responsável e segura da festa. A assinatura do TAC simboliza não apenas o alinhamento entre os órgãos envolvidos, mas também a construção coletiva de um ambiente de segurança jurídica, planejamento integrado e atuação preventiva.

Na última sexta-feira, a Câmara Municipal de Garanhuns realizou uma audiência pública com o intuito de ouvir a população sobre os serviços da Compesa. Embora houvesse um entendimento firmado entre a Câmara e a Companhia de Saneamento para a realização do evento na data solicitada pela própria empresa, nenhum representante compareceu, gerando estranheza e indignação entre os presentes.

A população exige saber quando será regularizado o abastecimento de água em Garanhuns, Por que as obras de ampliação do sistema não foram retomadas, Qual a razão para a Compesa não cumprir a lei municipal que determina a instalação de bloqueadores de ar nos hidrômetros e por que não respeita o prazo legal de 72 horas para o fechamento de buracos e valas abertas? Esses são questionamentos legítimos que permanecem sem resposta.

“Buscaremos todos os meios legais para que a Compesa não continue a prejudicar nosso povo”, declarou o presidente da Câmara, vereador Johny Albino. Durante a audiência, o promotor de Justiça, Domingos Sávio, agendou uma reunião no Ministério Público para o dia 28 de maio. Nessa ocasião, representantes da Prefeitura, da Compesa, do Governo do Estado, da Arpe e da Câmara Municipal serão convocados para buscarem soluções concretas para esta situação.