Dobradinha João e Victor projeta Recife como a melhor gestão do Nordeste
A cidade do Recife, administrada inicialmente por João Campos (PSB) e agora Victor Marques (PCdoB), conquistou a primeira colocação entre as nove capitais do Nordeste avaliadas pelo Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA) no ano de 2026.
Com uma nota geral de 6,90, a capital pernambucana apresentou o melhor desempenho do ranking regional, superando cidades como Fortaleza, Aracaju e Salvador.
Leia maisA pontuação final é calculada a partir da média de três dimensões estruturais analisadas pelo indicador: Finanças, Gestão e Desempenho. O grande diferencial do município ocorreu na dimensão de Gestão, área em que a cidade obteve a nota 8,58, registrando uma das pontuações mais altas do seu grupo.
Nos demais critérios, Recife marcou 6,55 em Finanças e 5,56 em Desempenho. Para o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Emerson Arantes, o destaque municipal reflete a adoção de boas práticas de governança, indicando que os recursos públicos estão sendo geridos com planejamento e responsabilidade.
O diretor também ressaltou que a profissionalização administrativa é essencial para ampliar a transparência e a eficiência dos serviços prestados à população. Criado há uma década, o IGM-CFA tem como propósito mensurar e acompanhar a qualidade da gestão pública nas cidades do Brasil, avaliando indicadores ligados à gestão fiscal, capacidade administrativa e entrega de resultados reais.
TRANSPARÊNCIA – Para garantir rigor técnico, transparência e confiabilidade, o índice compila e analisa dados provenientes de fontes oficiais e públicas importantes, como IBGE, Secretaria do Tesouro Nacional (STN), DATASUS e Atricon. Além de monitorar as gestões, o indicador busca fornecer informações estratégicas para estimular o aprimoramento contínuo das políticas públicas em todo o País.

Coesão continua – Novo prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB) assumiu em 6 de abril com a renúncia de João Campos para concorrer ao Governo do Estado. Ele vem mantendo todos os projetos em andamento, o ritmo de entregas e investimentos estruturais. “João tem uma das principais virtudes que enxergo em pessoas públicas: a capacidade de tomar decisões ouvindo o seu time e dando autonomia para os seus gestores. O máximo que poderia ser feito dentro de uma gestão foi feito, porque existia uma coesão muito grande que está tendo continuidade”, disse ao blog.
Bem longe de Pernambuco – A Justiça de Pernambuco decidiu que o detento Evanilson José da Silva, conhecido como “Bambam” e líder do “Comando Litoral Sul”, continuará detido no Penitenciária Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O desembargador Marcos Antônio Matos De Carvalho, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco, autorizou em caráter excepcional a renovação da permanência de Evanilson José, que está desde 2022 no sistema penitenciário federal, “pela necessidade de resguardar a ordem pública”.
As razões da justiça – A partir de um relatório policial, revelado pelo Diário de Pernambuco, o magistrado entendeu que Ivanilson mantém relevância sobre integrantes da organização criminosa Comando Litoral Sul/Comando Litoral Norte (CLS/CLN), antigamente conhecida como Trem Bala. “A facção permanece em plena atividade territorial e o retorno do custodiado ao sistema estadual potencializaria a reorganização operacional do grupo. Os fundamentos que motivaram a transferência originária em maio de 2022 não apenas persistem, como se revelam agravados pelo recrudescimento das disputas territoriais identificadas em abril de 2026”, escreveu o desembargador na decisão, à qual o jornal pernambucano teve acesso.

O dedo de Sidônio – A operação da Polícia Federal que teve como alvo o senador Jaques Wagner (PT-BA) expôs fissuras no círculo mais próximo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo apelidado de “República da Bahia” saiu chamuscado após a investigações do caso do Banco Master chegar ao líder do governo do Senado e empurrar o PT e o Palácio do Planalto para dentro do escândalo envolvendo as fraudes de Daniel Vorcaro. O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, é apontado por quatro governistas como um dos que levou diretamente ao presidente a necessidade de Wagner deixar a liderança, o que Sidônio nega. Outros auxiliares de Lula no Palácio do Planalto reforçam o coro, alegando ser importante diferenciar um problema pessoal do parlamentar do governo como um todo, sobretudo às vésperas da eleição.
CURTAS
OS DOIS LADOS – De um lado, Sidônio trabalha para tirar do colo de Lula o desgaste do envolvimento de Wagner na investigação do Master, uma das linhas principais de estratégia do PT para desgastar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na corrida presidencial. De outro, Wagner resiste a deixar o posto e se fia na amizade de mais de 40 anos com Lula.
ACORDÃO – Principal rival do PT na Bahia, o grupo político de ACM Neto (União Brasil) optou por não explorar publicamente o escândalo envolvendo Jacques Wagner. O PT baiano e o grupo do ex-prefeito de Salvador, que também teve a campanha impactada após a revelação de pagamentos do Master, selaram um acordo nos bastidores para deixar o caso Daniel Vorcaro fora da disputa eleitoral estadual deste ano.
NO NORDESTE – Convidada do podcast Direto de Brasília de amanhã, a ex-ministra do Planejamento, Simone Tebet, agora no PSB, disputou a Presidência da República em 2022 pelo MDB como opção de terceira via e obteve perto de 5 milhões de votos, exatos 4.915.423, totalizando 4,16% dos votos válidos. No Nordeste, seu melhor desempenho foi em Alagoas, obtendo 3,91% dos votos, e Sergipe, com 3,24%. Agora, será candidata a senadora por São Paulo, Estado que teve 1.625.596 votos como candidata à Presidência, 6,34% dos votos válidos.
Perguntar não ofende: Quem será o novo líder do Governo no Senado?
Leia menos









