Padilha se junta a Haddad em defesa de manutenção da meta fiscal

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se juntou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na defesa da manutenção da meta fiscal. Os dois tiveram uma reunião no Ministério da Fazenda, ontem. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e setores do PT ainda defendem uma flexibilização da meta.

Responsável pela articulação política do governo, Padilha avalia que não há motivos para mudar a meta agora, na discussão do orçamento de 2024. A posição da Secretaria de Relações Institucionais é manter a meta de zerar o déficit público no ano que vem e, se for o caso, revisá-la em março do ano que vem, por meio de um PLN (Projeto de Lei do Congresso Nacional), uma prerrogativa do Executivo para fazer mudanças orçamentárias. As informações são do G1.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ministro da Justiça Flávio Dino se tornou alvo de um grupo de 45 deputados da oposição que irão protocolar, na Câmara Federal, mais um pedido de impeachment. A reação ocorre após duas visitas da “dama do tráfico amazonense” em sua pasta. Luciane Barbosa Farias é esposa do Clemilson dos Santos Farias, líder do Comando Vermelho mais conhecido como Tio Patinhas. O caso foi inicialmente divulgado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

Entre os parlamentares, há 12 filiados a partidos da base do governo Lula (PT): União Brasil (5), PSD (1), Republicanos (3), PP (1) e MDB (2) que, juntos, lideram dez ministérios. Apesar de serem de siglas da base do governo, este grupo se identifica com a oposição e raramente vota com o Planalto. As informações são do O Globo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que entrou com uma representação na Justiça contra o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Segundo o parlamentar, Teixeira estaria incentivando as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

“Entrei há pouco com representação contra o ministro do MDA, Paulo Teixeira, por incitação e por apologia ao crime, @jairbolsonaro. Um ministro de Estado, responsável pela implementação da política pública, da reforma agrária não pode incentivar o cometimento de atos criminosos”, escreveu o líder da bancada ruralista no X (antigo Twitter), em resposta a uma postagem do ex-presidente Jair Bolsonaro. As informações são do Correio Braziliense.

Caruaru - Super Refis

Em nome da família, falei, há pouco, na missa em memória do meu pai Gastão Cerquinha, que Deus chamou há exatamente um ano. A celebração ocorre na catedral de Afogados da Ingazeira, a 398 km do Recife. Meu pai foi longevo, graças a Deus. Morreu aos 100 anos e sete meses no dia 15 de novembro do ano passado, por falência múltipla dos órgãos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Recife ganha um novo espaço para eventos, shows e confraternizações. O Mirante do Paço, localizado no rooftop do edifício garagem do Paço Alfândega, resgata um dos mais tradicionais pontos de encontro da sociedade pernambucana.

Sob a liderança do empresário Álvaro Jucá, em parceria com Ronald Menezes, o Mirante do Paço tem 4 mil metros quadrados de área e capacidade para receber até 2.500 pessoas. O investimento na reforma e revitalização arquitetônica foi de R$ 7 milhões. A inauguração oficial será nesta quinta (16), para convidados, e o primeiro evento aberto ao público será na sexta (17), com o show do cantor José Augusto.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) ficou sem energia na manhã desta terça-feira, na sessão para depoimento de Max Xavier Lins, diretor-presidente da Enel São Paulo. O depoimento é parte da investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a atuação da companhia, inclusive por falhas no fornecimento de energia.

O colegiado foi instalado em maio, para apurar “possíveis irregularidades e práticas abusivas” cometidas pela companhia, em especial “quedas de energia, a cobrança de valores, a atuação operacional, o suporte aos consumidores e prefeituras, a execução da tarifa social, os contratos assinados, a execução dos investimentos e das obras previstas, bem como o estado de conservação da rede de infraestrutura e de distribuição energética”. As informações são do Estadão.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) validou trechos da Lei de Organizações Criminosas, de 2013, que é usada no combate ao crime organizado no país. Os ministros analisam, no plenário virtual, uma ação apresentada em 2016 pelo Partido Social Liberal (PSL), atual União Brasil, que questiona quatro pontos da norma.

O caso começou a ser analisado em junho de 2020, mas foi adiado com o pedido de vista (mais tempo de análise) do ministro Gilmar Mendes. Em junho deste ano, um pedido de vista do ministro Dias Toffoli voltou a interromper o julgamento. A deliberação foi retomada na última sexta-feira (10) com o voto do magistrado. As informações são do G1.

Ipojuca - Acerte as contas

Representantes de vários setores da economia do município de Belém de São Francisco foram recebidos, hoje, pelo deputado Alberto Feitosa (PL). No encontro, apontaram os impactos negativos que a economia local tem sofrido diante da demora na conclusão que compreende 43 km da PE-460. A Rodovia estadual liga Belém do São Francisco a Salgueiro e é a principal rota de escoamento da produção local, inclusive, para estados vizinhos de Pernambuco.

Com 43 km de rodovia em condições precárias, uma viagem de transporte de mercadoria representa 1.200 km a mais percorridos no mês. “Em boas condições, seria uma economia de tempo, preservando a qualidade das mercadorias transportadas, ressaltou Manoel Nogueira, profissional autônomo da região, conhecida pela produção de goiabas, uvas e tomates.

Do Painel da Folha de S. Paulo

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), indicou nesta segunda-feira (13) que pretende disputar a Presidência da República em 2026. Ele foi homenageado em um jantar do Grupo Voto, em um hotel de São Paulo. Na plateia, havia cerca de 200 empresários e representantes do mercado financeiro.

“Obviamente a gente recebe um troféu como esse como um sintoma de que estamos no caminho correto, e principalmente com a responsabilidade de corresponder às expectativas que as pessoas colocam sobre a gente. Enquanto o povo gaúcho, ou quem sabe eventualmente, o povo brasileiro entender que é o meu papel dar a minha contribuição, podem contar comigo”, declarou Leite.

Responsável por agendar audiências no Ministério da Justiça e Segurança Pública que contaram com a participação da mulher do líder do Comando Vermelho no Amazonas, a advogada e ex-deputada estadual pelo PSOL no Rio de Janeiro, Janira Rocha, recebeu pagamentos da facção criminosa. A informação foi revelada pelo Estadão, hoje.

O jornal destaca que esse fato contraria a versão do Ministério da Justiça sobre as reuniões como Luciane Barbosa Farias (foto, ao centro), mais conhecida como a “dama do tráfico amazonense”. Segundo a reportagem, o encontro foi solicitado por Janira, segundo o próprio secretário de Flávio Dino e os registros na agenda oficial. Em nota assinada por [Elias] Vaz, o Ministério da Justiça alegou que não tinha como saber de antemão dos pagamentos do Comando Vermelho à ex-deputada. A Polícia Civil do Amazonas sabia. As informações são do O Antagonista.