Sai à meia noite pesquisa Potencial na Folha para governador

A Folha de Pernambuco traz, daqui a pouco, exatamente à meia noite, pesquisa do Instituto Potencial sobre a sucessão para o Governo de Pernambuco. Este blog vai trazer os números neste mesmo horário. Aguarde!

Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Mais uma pesquisa que não cumpriu a legislação eleitoral foi impugnada pela Coligação PERNAMBUCO NA VEIA sob a alegação de erros insanáveis, similares à da Pesquisa Real Time Big Data, e teve decisão favorável pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Desta vez, a sondagem que foi suspensa pela Justiça Eleitoral foi a da empresa Simplex Consultoria Econômica e Empresarial, sediada em Caruaru, que seria divulgada nesta terça-feira (25).

De acordo com a decisão do Desembargador Dario Rodrigues Leite Oliveira, a pesquisa Simplex, registrada sob o número PE-00518/2022, foi formulada de forma a induzir o entrevistado a erro, e contaminou a higidez da pesquisa. A Justiça Eleitoral ainda determinou a proibição da veiculação da pesquisa sob pena de multa de R$ 10 mil por dia.

PESQUISAS FALSAS– Desde o início do segundo turno, a Justiça Eleitoral já condenou quatro apoiadores de Raquel Lyra pela divulgação nas redes sociais de pesquisas falsas, todas elas atribuindo à candidata tucana percentuais inexistentes, sempre à frente de Marília Arraes. Todos também foram multados em R$ 53.205.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Nesta segunda-feira, a seis dias do segundo turno das eleições, o Metrópoles entrevistou o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

O presidente falou sobre pesquisas eleitorais, orçamento secreto, ataque a tiros e granadas que o ex-deputado Roberto Jefferson fez contra policiais federais, reajuste de servidores e pandemia, entre outros temas.

A entrevista foi conduzida pela diretora-executiva do grupo Metrópoles, Lilian Tahan, ao vivo, no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Em reunião no último sábado, 22, a maioria dos integrantes do diretório estadual do PSDB paulista decidiu declarar apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial no segundo turno. A informação foi enviada a reportagem por integrantes da Executiva tucana.

Após a divulgação da informação, o presidente estadual do partido, Marco Vinholi, enviou outra nota negando que tenha havido uma declaração de apoio oficial. O diretório decidiu liberar os filiados. O desencontro de informações causou mal-estar na cúpula do partido. As informações são do Estadão.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber, marcou para amanhã o julgamento para definir se a Corte confirma ou não decisão do ministro Edson Fachin que rejeitou pedido para derrubada de trechos de uma resolução do TSE aumenta poderes do Tribunal para remover conteúdos das redes sociais.

A norma foi aprovada pela Corte eleitoral na última 5ª feira (20.out). A PGR (Procuradoria Geral da República) questionou a medida no Supremo, e o ministro Fachin rejeitou o pedido para suspender a eficácia de trechos da resolução. As informações são do Poder360.

Palmares - Natal Encantado 2025

José Cláudio Oliveira, da Procenge, ao lado de Adson Carvalho, da IT, e José Belarmino Alcoforado, da Elógica, é um dos empresários do que hoje chamamos de Tecnologia da Informação, que podem carregar a marca de visionários pelo que empreenderam num mundo em que a palavra “informática” ainda estava se popularizando, e que falar computador era falar de IBM e de Unisys com suas salas envidraçadas abrigando máquinas futurísticas movimentadas por profissionais que falavam de uma linguagem estranha.

Pouca gente (mesmo no Porto Digital) conhece a história de Carvalho, um empresário negro que dominou o mercado de processamento de dados de compensação de cheques prestando serviços à Caixa Econômica. As informações são do colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) será transferido para o presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8, na zona oeste do Rio de Janeiro. É a mesma unidade em que ele ficou preso até janeiro, após ter obtido direito a prisão domiciliar.

A transferência foi decidida na audiência de custódia feito pela STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-deputado por videoconferência. O juiz auxiliar do Supremo Aírton Vieira decidiu manter a prisão de Jefferson. As informações são da Folha de S.Paulo.

Com a confirmação do prefeito Ricardo Nunes (MDB) de que haverá o passe livre no transporte público municipal de São Paulo no próximo domingo (30), no segundo turno das eleições 2022, já são pelo menos 22 capitais que oferecerão o benefício ao eleitor.

Além da capital paulista, já estão confirmadas: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AM), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e Vitória (ES). As informações são da Folha de S.Paulo.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai monitorar até a véspera do segundo turno as redes sociais do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e do deputado federal André Janones (Avante-MG).

Corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves determinou nesta segunda-feira (24) que a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE deve apresentar relatórios diários para detectar conteúdos que já foram avaliados como irregulares pelo tribunal. As informações são da Folha de S.Paulo.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso deferiram liminares, nesta segunda-feira (24/10), em que revogam o afastamento de Paulo Dantas do cargo de governador de Alagoas.

Na decisão, Gilmar Mendes disse que o Código Eleitoral permite a adoção de medidas cautelares, como o afastamento do político, 15 dias antes do 1º turno até as 48 horas após o 2º turno. Paulo Dantas (MDB) disputa a reeleição contra Rodrigo Cunha (União Brasil). As informações são da coluna Grande Angular, do Metrópoles.