Quarto mandato de Lula sinaliza maior presença do Estado na economia digital (parte I)

Por Luiz Queiroz – Capital Digital

Depois de quase quatro anos dedicados à reconstrução das políticas públicas de ciência, tecnologia, inovação e indústria, um eventual quarto governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende inaugurar uma nova etapa do desenvolvimento brasileiro.

Se o terceiro mandato foi marcado pela recuperação da capacidade de planejamento do Estado, pela recomposição dos instrumentos de financiamento e pela retomada da política industrial, as diretrizes reunidas no documento “Plano Participativo pelo Brasil pelos Brasileiros – Diretrizes para o Plano de Governo 2027-2030” mostram que a estratégia para um eventual quarto mandato amplia significativamente essa agenda.

Veja outras postagens

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), usou as redes sociais, nesta sexta-feira (21), para acusar o Governo Raquel Lyra (PSD) de uma suposta tentativa de intimidação após viaturas da Polícia Militar pararem, com as sirenes ligadas, em frente à sede da Prefeitura durante o horário de expediente.

No vídeo, o gestor afirma que os veículos fazem parte do grupo de 20 novas viaturas enviadas ao 20º Batalhão e diz que não havia ocorrência policial que justificasse a movimentação no local. “É lógico que essa intimidação visa claramente tentar me calar ou me diminuir. […] E quem deu a ordem para que eles parassem na frente da Prefeitura e fizessem essa operação?”, questionou. Assista:

No primeiro levantamento do Datafolha após o início oficial da campanha presidencial e o registro das candidaturas, Lula (PT) marca 39% e Flávio Bolsonaro (PL), 33% no primeiro turno. Numa segunda rodada, o petista lidera por 47% a 43%.

A distância entre os principais rivais na disputa caiu quatro pontos percentuais de junho para cá. A margem de erro dos levantamentos é de dois pontos para mais ou menos.

O principal fato político nesta semana foram as revelações de suspeitas envolvendo negócios do filho de Lula, Fábio Luís, o Lulinha. Elas começaram na terça (18), dia do início do levantamento que acabou na quarta (19). Mas elas se adensaram a partir da quinta (20).

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira (21) mostra um cenário praticamente inalterado em relação às medições feitas no início de agosto. A governadora Raquel Lyra (PSD) registrou 47% das intenções de voto, oscilando um ponto para baixo. Já o ex-prefeito João Campos (PSB) pontuou 40%, uma oscilação de dois pontos. Ambos os movimentos ocorreram dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ivan Moraes (PSOL), Renan Hallais (Missão), Professora Camila (UP) e Guilherme Fonseca (PSTU) têm 1%. Professor Jeremias do Banco (Democrata) e Victor Assis (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos foram 5%, e indecisos, 1%.

O Datafolha ouviu 1.204 eleitores entre os dias 18 e 21 de agosto. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PE-01528/2026.

Caruaru - Transparência 2026

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o ator, cantor, compositor e violeiro Jackson Antunes, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Ipojuca - Na palma da sua mão

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (21) mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tenta a reeleição, tem 45% das intenções de voto em cenário de primeiro turno e mantém a liderança na disputa contra Fernando Haddad (PT), que tem 27%.

Em um eventual segundo turno entre os dois, de acordo com o levantamento, Tarcísio venceria Haddad por 54% a 35%. As informações são da Folha de S. Paulo.

Na pesquisa desta sexta, 4% dos entrevistados disseram que pretendem votar no primeiro turno em Vera Lúcia (PSTU). Carlos Machado (PCB) obteve 3%, mesmo percentual de Policial Edjane (Agir). Vivian Mendes (UP) ficou com 2%. Izadora Dias (PCO), 1%. Brancos, nulos e os que afirmam que não votarão em ninguém somaram 11%, e 4% dos entrevistados se declararam indecisos.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Marcada na véspera, a ligação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump nesta sexta-feira teve uma menção sutil do americano ao processo eleitoral brasileiro, segundo relatos. Temas controversos, como a concessão da autorização para o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Daniel Perez, assumir seu posto no Brasil, foram deixados de lado.

De acordo com relatos, Trump falou sobre a eleição de outubro de maneira informal e superficial na introdução da conversa ao perguntar como andavam as coisas no Brasil. Lula então respondeu que o sistema eleitoral brasileira era confiável, que havia muitos candidatos na disputa e tudo estava indo bem. Não foi discutido se os EUA reconhecerão o resultado. As informações são do jornal O GLOBO.

Palmares - 147 anos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou que os vereadores Carlos Bolsonaro e Jair Renan Bolsonaro voltem a visitar Jair Bolsonaro em prisão domiciliar.

A decisão atende ao fim do prazo estipulado pelo magistrado de suspensão das visitas familiares pelo prazo de 30 dias após o ex-presidente de direita ter desobedecido medida cautelar. As informações são da CNN.

O candidato do PL à sucessão presidencial, Flávio Bolsonaro, porém, ainda está proibido de visitar o pai até depois do primeiro turno da eleição deste ano, em outubro.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe, hoje, o ator, cantor, compositor e violeiro Jackson Antunes, mineiro que construiu uma carreira de destaque na televisão sem deixar de lado a ligação com a música e suas origens no campo.

Na TV, Jackson deu vida a personagens que ficaram na memória do público. Estreou nas novelas da Globo como o jagunço Damião, na primeira versão de Renascer, em 1993, trabalho que lhe rendeu reconhecimento como ator revelação. Depois, participou de produções como O Rei do Gado, Terra Nostra, A Favorita e A Regra do Jogo. Em A Favorita, viveu Léo, marido violento e abusivo de Catarina, personagem que provocou forte repercussão entre os telespectadores.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

A vice-prefeita de Camaragibe, Comandante Débora (PT), declarou, nesta sexta-feira (21), apoio à candidatura de Marília Arraes (PDT) ao Senado. Secretária de Política para Mulheres do município e profissional da área de segurança pública, Débora destacou a trajetória política compartilhada com a pedetista. “Estou com Marília porque, além de ela ser a única mulher disputando ao Senado em Pernambuco nestas eleições, temos uma história em comum de luta aqui em Camaragibe e na defesa dos direitos das mulheres. E não podia ser diferente. Marília tem compromisso e tem lado! Em 2024, ela esteve ao meu lado. Seguimos juntas com muito orgulho”, ressaltou.

Marília agradeceu o apoio. “A Comandante Débora tem um papel muito importante em Camaragibe e em toda a RMR. Mulher, negra, militante progressista e profissional da segurança pública, ela é uma liderança forte e inspiradora. Contar com seu apoio e sua parceria é motivo de muito orgulho e alegria”, afirmou.

O prefeito de Jurema, Branco de Geraldo, anunciou, nesta sexta-feira (21), apoio à candidatura ao Senado do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP). O parlamentar tem ampliado as adesões de lideranças municipais à sua candidatura e, ao longo dos últimos anos, destinou emendas e articulou recursos para municípios pernambucanos.

Eduardo da Fonte agradeceu o apoio e afirmou que pretende levar ao Senado a experiência acumulada na Câmara dos Deputados. “Recebo com muita alegria o apoio de Branco de Geraldo. Essa confiança aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de continuar trabalhando por Jurema e por todo Pernambuco. Quero levar para o Senado a experiência que construí na Câmara e ampliar nossa capacidade de buscar investimentos para os municípios”, afirmou.

Em enorme desvantagem em relação ao candidato João Campos (PSB) no Recife, a campanha da governadora Raquel Lyra (PSD) começa a mostrar as garras palacianas.

A quantidade de pessoas e bandeiras na Avenida Agamenon Magalhães e em outras vias da capital revela o tamanho da preocupação e mostra que, nesse jogo, o limite parece ser o céu. Não vão faltar recursos para a campanha. O que se vê, por enquanto, parece um verdadeiro derrame.

O Projeto de Lei 753/26 obriga fabricantes, importadores e comerciantes a recolher e reciclar painéis solares, baterias e sistemas de armazenamento de energia após o uso. A proposta inclui esses equipamentos no sistema de logística reversa obrigatória da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O projeto é de autoria do deputado federal pernambucano Clodoaldo Magalhães (PV).

Pelo texto, as empresas devem criar sistemas de coleta próprios, sem depender do serviço público de limpeza urbana. As instaladoras também deverão orientar o consumidor sobre como devolver os itens e serão obrigadas a receber equipamentos substituídos durante manutenções para enviá-los a locais licenciados.