Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
Candidatos a vices em chapas opostas no Recife, Victor Marques (PCdoB) e Mariana Melo (PSDB) disputam a primeira eleição de suas vidas em uma situação de contraste. Enquanto o primeiro é vice do prefeito João Campos (PSB), que pode vencer logo no primeiro turno, já que tem 75% das intenções de voto, a segunda está bem distante de um resultado positivo, já que disputa ao lado de Daniel Coelho (PSDB), que aparece com 7%.
Victor e Mariana concorrem para buscar um espaço na gestão de uma das capitais mais importantes do País, com orçamento de R$ 8,2 bilhões e uma população de 1,5 milhão de habitantes (IBGE 2022). Mas, diferente de Victor, que tem chances reais de virar vice, Mariana está distante de vislumbrar essa possibilidade, primeiro em razão da desvantagem de Daniel, segundo porque só viria a governar o Recife numa eventual candidatura de Daniel após uma eventual reeleição dele.
Leia maisExperiência
Jovens e com pouca experiência em administração pública, compartilham o fato de serem apreciados pelos grandes fiadores do pleito deste ano. Victor é um dos melhores amigos do prefeito João Campos, que busca a reeleição.
Já Mariana Melo goza de grande admiração, carinho e respeito da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Ao longo de 2024, em algumas agendas públicas, inclusive, Raquel chegou citar com entusiasmo a história de vida de Mariana, quando ainda não se sabia nem se Daniel Coelho seria mesmo oficializado como candidato do Palácio do Campo das Princesas.
É o que se sabe até agora de concreto que teria sido fundamental para as escolhas de seus nomes: a confiança de João Campos e de Raquel Lyra. Mas, o que teriam para contribuir com o Recife? Estão tecnicamente preparados para tamanho desafio? Qual serão seus papéis nas campanhas de João Campos e de Daniel Coelho? São perguntas que ainda levarão tempo para terem respostas sólidas.
Victor está há três anos na Prefeitura do Recife, onde era chefe de gabinete do prefeito João Campos (PSB). Mariana foi secretária executiva de Relações Internacionais e, por aproximadamente 11 meses, foi secretária estadual da Mulher.
Novas rotinas
A reportagem deste blog tentou obter informações sobre a rotina de Victor Marques após ser oficializado como vice de João Campos, em convenção no último domingo (4), para saber que papel ele vai desempenhar nesta pré-campanha e na campanha em si, que começa dia 16 de agosto. Mas a assessoria não enviou informações.
Já Mariana Melo começou uma escuta da população pelo bairro de Coqueiral, onde foi criada. Ela teve, junto com Daniel, encontros com lideranças e candidatos a vereador e vereadoras da chapa, na última semana, após ser oficializada como vice, em convenção no último sábado (3).
Mariana tem encontrado lideranças femininas para alinhar propostas e diretrizes para o Programa de Governo. Ela tem ressaltado sua alegria em disputar a eleição e representar mulheres, negras e da periferia. “Eu sou nascida e criada em comunidades. Minha participação nesta eleição com Daniel nasce da luta que tive para que mulheres ocupem espaços de tomada de decisão.” Esse é o discurso que ela tem adotado até o momento.
Leia menos