Orquestra Criança Cidadã celebra 20 anos com concerto emocionante no Teatro Santa Isabel

Por Alice Lins, Fagner Clemente
Do Jornal do Commercio

Em uma noite marcada pela celebração da memória, o palco do Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, recebeu ontem (24) o concerto de abertura das comemorações pelos 20 anos da Orquestra Criança Cidadã. O espetáculo representou o encontro entre duas décadas de histórias transformadas pela arte, além de reafirmar o papel da música como ferramenta de inclusão social e construção de futuros.

A programação percorreu diferentes momentos da trajetória da instituição, reunindo o coro infantil, grupos de ex-alunos e a Orquestra Sinfônica Jovem em um repertório que transitou entre clássicos da música erudita e composições brasileiras. O concerto para convidados abriu as celebrações, que continuam neste sábado (25) à noite.

Veja outras postagens

O Centro Integrado Infantojuvenil (CIIJ) promoveu, neste sábado (25), um mutirão de saúde que realizou mais de 300 atendimentos, no Cabo de Santo Agostinho. A ação, que teve apoio da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), reuniu cerca de 45 profissionais para oferecer assistência especializada a crianças e serviços de prevenção e autocuidado para mães atípicas.

Ao todo, 120 crianças previamente agendadas passaram por atendimentos com neuropediatra, psicólogo e terapeuta ocupacional, além de participarem de oficinas e das salas terapêuticas de espera, preparadas para proporcionar acolhimento e atividades durante o período de atendimento.

Enquanto os filhos eram acompanhados pela equipe multiprofissional, as mães também tiveram acesso a uma série de serviços voltados ao autocuidado e à prevenção, como consultas com clínico geral, coleta de exame preventivo, testes rápidos, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações em saúde. O mutirão contou ainda com a atuação da equipe de regulação, responsável por encaminhar e dar continuidade às demandas identificadas durante os atendimentos, garantindo mais agilidade no acesso aos serviços da rede municipal.

Para a secretária de Saúde, Ricarda Samara, o diferencial da iniciativa foi olhar para toda a família. “Nosso objetivo não é cuidar apenas da criança. Enquanto ela recebe o atendimento especializado, a mãe também tem a oportunidade de cuidar da própria saúde, realizar exames preventivos e receber orientações. Esse olhar integral fortalece o cuidado com toda a família e amplia o acesso aos serviços de saúde”, destacou.

Sebrae - Fazer dar certo

Por Fernando Castilho
Do Jornal do Commercio

Há pouco mais de um ano, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, precisou esperar três horas numa madrugada fria num hotel da Rede Vila Galé no interior de Portugal para ser recebido pelo empresário e fundador da rede de 54 hotéis, Jorge Rebelo de Almeida. Cabral foi oferecer a operação pela sua companhia do maior hotel que seu município abriga na Reserva do Paiva, fechado há seis anos depois do insucesso de sucessivas operações.

Rebelo recusou a oferta. Mas a insistência de Lula Cabral foi tamanha que acabou vencendo o velho capitão de empresas a ao menos estudar a proposta que evoluiu depois de meses de conversas com o Banco do Espírito Santo.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

A vereadora de Carpina Cássia do Moinho (MDB) oficializou, neste sábado (25), sua candidatura a deputada federal durante a convenção estadual do partido, realizada na Câmara Municipal do Recife. No evento, que confirmou o apoio do MDB à candidatura de João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco, a parlamentar afirmou que pretende representar a Mata Norte no Congresso Nacional. “Quero representar o meu povo de Carpina, Lagoa de Itaenga e de toda a Mata Norte no Congresso Nacional”, declarou.

Caruaru - Transparência 2026

Da CNN Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já trabalha com a expectativa de que o vídeo produzido com inteligência artificial para simular um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), exibido neste sábado (25) na convenção nacional do partido, seja alvo de questionamentos na Corte, segundo fontes ouvidas pela CNN.

O material foi apresentado durante o evento que oficializou a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República. Na gravação, identificada como conteúdo produzido por inteligência artificial, Bolsonaro aparece em uma manifestação de apoio ao filho.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Em vídeo divulgado durante a convenção nacional do PL, neste sábado (25), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência e fez um apelo por união da direita.

A participação marca a primeira manifestação pública de apoio de Michelle à candidatura do enteado após o rompimento entre os dois, encerrado nesta semana com um pedido público de desculpas do senador. No vídeo, Michelle lembrou o lançamento da candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição em 2022, afirmou que não participou do evento porque está em casa cuidando do ex-presidente e disse que a ausência dele “fala muito mais alto” por representar milhões de brasileiros que depositaram confiança em seu governo. As informações são do g1.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Do Metrópoles

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializa, neste sábado (25), a candidatura do ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad ao governo de São Paulo. A convenção estadual, realizada em Campinas (SP), tem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e ex-integrantes do governo.

Em discurso, Haddad fez críticas à gestão do atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em áreas como educação e segurança pública. O ex-ministro da Fazenda afirmou que a Polícia Militar do estado está “contaminada” pelo crime organizado e criticou privatizações. Ele acusou a administração de “desleixo” e “abandono” em relação a políticas públicas. “Nós vamos ter que dizer um sonoro ‘não’ para esse governo”, afirmou o pré-candidato petista.

Palmares - 147 anos

Por Zé Américo Silva*

Se Dom Quixote tivesse de aconselhar os candidatos de 2026, provavelmente diria exatamente o contrário do que grande parte deles pratica

Há pouco mais de quatro séculos, Miguel de Cervantes escreveu uma das mais inteligentes reflexões sobre o exercício do poder. Antes de entregar a Sancho Pança o governo da fictícia Ilha Baratária, Dom Quixote lhe envia uma série de recomendações que, reunidas, formam um verdadeiro código de ética para quem pretende administrar a coisa pública.

Não eram conselhos sobre marketing, pesquisas eleitorais, redes sociais ou alianças partidárias. Eram orientações sobre honestidade, humildade, justiça, respeito ao povo, equilíbrio nas decisões e resistência à sedução do poder.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação da pesquisa Datatrends sobre o cenário eleitoral para o Governo de Pernambuco e o Senado. Conforme a decisão, proferida pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, o levantamento tem indícios de irregularidades metodológicas que podem comprometer o resultado, que tinha divulgação prevista para o fim da noite deste domingo (26).

A liminar foi concedida a pedido do MDB. Segundo o partido, o instituto subdimensionou a margem de erro e não previu a indicação do nível econômico dos entrevistados, embora esse seja um indicador obrigatório por lei para pesquisas do tipo. A Justiça concordou com as alegações, avaliando que a análise dos documentos revela indícios que “tornam o registro [da pesquisa] irregular”.

“A veiculação de dados estatísticos possivelmente viciados alcança de forma irreversível o eleitorado, sendo replicada por veículos de comunicação e redes sociais, o que pode comprometer a paridade de armas e a liberdade de escolha consciente do cidadão”, afirmou o desembargador, determinando a suspensão da divulgação do levantamento e estipulando uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.

Camaragibe - A prefeitura mudou

Do g1

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ministro Edson Fachin afirmou que as declarações do presidente da Argentina, Javier Milei, sobre o ministro Alexandre de Moraes se trata de “referência desrespeitosa a magistrado da mais alta Corte do País, feita em solo brasileiro”. Em nota, o ministro afirmou ainda que o tribunal “deplora manifestações incompatíveis com a civilidade que deve caracterizar as relações entre os Estados”.

Javier Milei foi um dos convidados que discursaram na convenção do Partido Liberal (PL), que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência neste sábado (25) em São Paulo. O presidente argentino chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de “lixo careca” após ter negada uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Javier Milei foi um dos convidados que discursaram na convenção do Partido Liberal (PL), que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência neste sábado (25). Em um discurso inflamado, o presidente argentino fez críticas ao socialismo, valorizou a chamada “onda azul” na América do Sul e chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de “lixo careca” após ter negada uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Confio plenamente em meu amigo Flávio”, disse Milei enquanto fazia críticas às políticas econômicas adotadas por governos anteriores na Argentina. Também disse acreditar que o Brasil se juntaria a outros países da América Latina ao eleger um presidente de direita. As informações são do g1.

A convenção nacional do Partido Liberal (PL) que oficializou a candidatura à presidência da República do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não pôde contar com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar. Pelo menos, não fisicamente.

Apesar disso, Jair esteve presente em vários dos discursos ao longo do evento e também marcou sua presença em uma versão feita por inteligência artificial. Já no final das apresentações, em meio a fala de Flávio, os apresentadores da convenção anunciaram uma surpresa para o candidato. Foi quando Jair apareceu no telão. Desde o início, o vídeo deixa claro que não se trata de uma fala gravada do ex-presidente, provavelmente para evitar problemas com a justiça. As informações são do jornal O Globo.

Do g1 – Blog do Valdo Cruz

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) negou os pedidos de visto solicitados pelos diplomatas Riley M. Barnes, secretário-assistente, e Samuel Samson, subsecretário-assistente do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Os dois foram citados em reportagem do jornal “The Washington Post” como reponsáveis por uma estratégia para questionar a integridade e a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro. A negativa do governo foi feita ontem (24), antes da publicação da reportagem.