De bigu com a modernidade

Os motoristas (distraídos) e as novas tecnologias

Para muitos motoristas, usar dispositivos eletrônicos que nada têm a ver com a condução do veículo é uma prática comum. Para piorar, essas ferramentas estão se tornando mais complexas e acessíveis a cada dia que passa. Telefones celulares e computadores de bordo são bons exemplos. “Usar um smartphone enquanto dirige tornou-se uma parte normal da vida cotidiana. Porém, o número de possíveis distrações nos veículos está aumentando”, diz Lucie Bakker, diretora de Sinistros da Allianz Versicherungs-AG. “Embora muitos motoristas estejam cientes do perigo, eles não transferem essa percepção para a condução do dia a dia. É isso que está no cerne do problema e pode ser fatal. A distração ao dirigir não deve ser um hábito.” Por exemplo: mais e mais pessoas estão lendo e escrevendo mensagens de texto ao volante. “O estudo da Allianz mostra que a proporção de motoristas que pegam seus smartphones para ler ou enviar um texto aumentou quase dois terços entre 2016 e 2022, de 15 para 24%”, pontua Christoph Lauterwasser, head do Allianz Center for Technology (AZT). “Esse desenvolvimento é preocupante e perigoso. Qualquer pessoa que envie mensagens de texto enquanto dirige aumenta o risco de um acidente em mais de 50%.”

Computadores de bordo – Em 2016, apenas um terço dos motoristas possuía um veículo com display central, para operar as funções de comunicação, entretenimento e conforto (computador de bordo). De lá para cá, essa proporção aumentou para quase 50%. Cerca de metade dos entrevistados no estudo da Allianz confirmou que se distrai ao operar o computador de bordo. O risco de acidentes aumenta em 44%. Algumas funções são particularmente arriscadas. Por exemplo, aqueles que abusam de uma função de direção assistida, como o sistema de assistência à faixa, para liberar as mãos do volante por períodos mais longos, têm uma chance 56% maior de sofrer um acidente. Se o rádio for operado por meio do computador de bordo, o risco quase duplica (89%).

Celular para jogar e ouvir música – O estudo também observa um aumento de riscos causados por outras distrações tecnológicas – em particular quando as pessoas fazem uso de funções ou aplicativos que vão além de mensagens de texto, chamadas telefônicas ou navegação. “Telefones celulares ou outros dispositivos eletrônicos portáteis estão sendo cada vez mais usados para jogar, selecionar músicas, ver fotos, navegar na internet ou outros propósitos. Em nossa pesquisa de 2016, apenas 6% admitiram realizar essas atividades enquanto dirigem. Em 2022, um em cada cinco (22%) afirmou fazer isso”, declara Lauterwasser.

Condução distraída – Em 2021, a categoria “Distração” foi integrada pela primeira vez aos relatórios de acidentes policiais na Alemanha. Agora, estamos vendo a relevância desse movimento nos dados oficiais alemães. De acordo com o Federal Statistical Office, em 2021, 8.233 pessoas ficaram feridas em acidentes provocados pela distração ao volante e, dessas, 117 morreram, o que representa pouco menos de 5% de todas as mortes (2.562) decorrentes de acidentes. “No entanto, a coleta de dados oficial adota uma abordagem muito defensiva. São registrados apenas casos em que a atenção do motorista é claramente desviada do tráfego e o termo “distraído” não é usado. Altos padrões de evidência são exigidos no local do acidente, por isso o número de casos não notificados também é muito alto. Contudo, foi confirmado pela primeira vez na Alemanha que a distração é a causa mais subestimada de acidentes em nossas estradas”, afirma Jörg Kubitzki, pesquisador de Segurança do Allianz Center for Technology (AZT) e autor do estudo da Allianz. Os números de acidentes nos primeiros dez meses de 2022 também são motivos de preocupação. Por exemplo, o número de acidentes causados pela distração ao volante, que resultaram em ferimentos pessoais, aumentou em um quarto (23,5%) em comparação com o mesmo período de 2021.

Motoristas jovens – Os condutores com idades entre 18 e 24 anos correm um risco particular de condução distraída; 30% dos motoristas nesta faixa etária dizem que usam o smartphone enquanto dirigem, enquanto, dentre todos os motoristas, esse número é de 16%. Quatro em cada dez afirmam enviar ou ler mensagens eletrônicas com o celular na mão – um aumento de 2,5 vezes entre 2016 e 2022.

Monitoramento do motorista – A maioria dos condutores ainda tem dúvidas sobre o monitoramento eletrônico do automóvel, que visa detectar o estado de consciência do motorista. Por exemplo, apenas 39% dos entrevistados aprovam uma câmera ou varredura infravermelha dos olhos, rosto ou cabeça, em que a tecnologia pode detectar distração. “Ainda há um argumento a ser feito para o monitoramento do motorista”, diz Christoph Lauterwasser. “Não deve ser sobre controle e restrições, mas sobre suporte. As mais recentes tecnologias de veículos e tráfego permitem avisar aos motoristas quando eles estão distraídos. Esse feedback só pode contribuir para uma mudança positiva de comportamento. Devemos fazer uso desses desenvolvimentos para tornar o tráfego rodoviário mais seguro para todos nós.”

Linha 2025 do Sentra fica mais segura – O Novo Nissan Sentra 2025 chega ao mercado brasileiro com uma leve reestilização visual e mais equipamentos de série – muitos deles inéditos entre os modelos com três volumes do segmento e agora também disponíveis para a versão Advance. Essa versão passa a contar com monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa e faróis automáticos inteligentes. As duas versões – Advance e Exclusive – ainda incorporam sistema de travamento automático das portas com o carro em movimento, destravamento das portas em caso de acidente, nova chave I-Key, entre outros. O preço sugerido do novo sedã japonês começa em R$ 156.390 (Advance) e vai até R$ 178.390 (Exclusive com interior premium). A versão topo de linha não sofreu alterações nos valores apesar das novidades.

As novidades de design estão concentradas na área frontal. A grade “V-motion” da Nissan ganhou acabamento cromado brilhante, deixando o sedã ainda mais imponente. A entrada de ar frontal dessa área agora é preenchida com filetes horizontais que vão da extremidade do capô até a do para-choque. Os faróis são de LED com luzes de condução diurna (DTRL). Ainda em relação ao design, toda a linha ganha o novo logotipo da Nissan na frente e na tampa traseira e chave I-Key redesenhada.

Segundo a Nissan, as linhas da carroceria também ajudam a reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%. Para isso, designers e a engenharia imaginaram uma grade com dimensão reduzida, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas “A” de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô.

O Sentra 2025 tem também teto solar, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 17 diamantadas. Como é mais largo que seus concorrentes, o modelo tem interior espaçoso e confortável. Ambas as versões têm aletas para troca de marchas manuais e o acionamento do piloto automático inteligente – só está disponível para a versão Exclusive.

Segurança – O Sentra 2025 tem um bom pacote de segurança – a maioria para monitorar, reagir e proteger os ocupantes e são parte integrante do Nissan Safety Shield, conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista, como alerta avançado de colisão frontal etc. Sem falar dos equipamentos e tecnologias tradicionais, como seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.

Força – O motor continua sendo o 2.0 movido a gasolina que desenvolve 151 cavalos de potência e 20kgfm de torque. A Nissan explica que o acabamento interno dele é espelhado para reduzir atrito dos cilindros e melhorar o resfriamento e, assim, aumentar potência e torque. Essa tecnologia de aço spray utilizada é usada no superesportivo Nissan GT-R. O trem de força do novo Sentra tem quatro programas de modo de condução: Normal (melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição), Sport (mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas), Manual (para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante) e Eco (ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%).

Preços

  • Advance 2.0 CVT – R$ 156.390
  • Exclusive 2.0 CVT – R$ 176.690
  • Exclusive 2.0 CVT Interior Premium – R$ 178.390

Novo Mini: 100% elétrico por R$ 295 mil – E o renovado Mini Countryman SE ALL4 já está à venda no Brasil em duas versões: Exclusive e Top. O modelo cresceu em relação à geração anterior e agora tem 4,43 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 1,64 metros de altura – e um entre-eixos de 2,69 metros, garantido mais espaço interno tanto para os ocupantes da frente quanto para os de trás. O porta-malas agora oferece 460 litros de capacidade – ou 1.450 litros com os bancos rebatidos. O Mini Countryman é equipado com dois motores elétricos – que, juntos, geram 306cv de potência e 49,4kgfm de torque. Com isso, faz de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h. A bateria de 66,45 kWh proporciona um alcance de até 320 quilômetros (Inmetro), com capacidade de carregamento rápido que permite recarregar de 10% a 80% em menos de 30 minutos.

Preços 

Mini Countryman SE ALL4 Exclusive – R$ 295 mil 

Mini Countryman SE ALL4 Top – R$ 340 mil 

Nova Ford F-150 – A Ford anunciou para o segundo semestre a chegada da nova F-150. E deve ampliar o catálogo de versões, segundo apuração da revista Autoesporte. A Tremor, com apelo off-road, poderia ser uma configuração escolhida: ela tem pneus de uso misto, rodas escurecidas e grade exclusiva com acabamento de plástico preto. São vendidas atualmente as opções Lariat e Platinum. A F-150 é equipada com motor V8 5.0 Coyote e câmbio automático de 10 marchas – os mesmos do Mustang. Ele gera 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, tornando a picape uma das mais potentes do Brasil. Também virá edição Black, como linha 2025. Ela terá dois conjuntos mecânicos: 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 41,3 kgfm de torque e V6 3.0 de 250 cv e 61,2 kgfm.

Novo 2008 – A Peugeot divulgou as primeiras imagens do renovado 2008 a combustão, que chegará ainda este ano ao mercado brasileiro. Elas mostram a dianteira e destacam os faróis de LED e as luzes diurnas de condução verticais – formato semelhante ao usado na versão europeia. Atrás, na tampa, o nome Peugeot e a lanterna horizontal dividida em três blocos luminosos. O novo 2008 será o primeiro veículo Peugeot no país a ostentar a mais atual identidade de marca.

Minivan de luxo Carnival – A Kia Brasil anunciou o início da comercialização da nova Carnival, em versão única, modelo 2025. Quarta geração da minivan de luxo, a Kia Carnival passou por um pequeno facelift com características que combinam inovação, espaço, flexibilidade e estilo. Seu preço público sugerido é de R$ 650 mil. Ela vem com um conjunto de duas telas, em formato panorâmico e curvo, sendo o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas e a tela de infoentretenimento também de 12,3 polegadas integrada em um único painel. Seu sistema de entretenimento é agora também compatível com conexão via Apple CarPlay e Android Auto sem fio (ou por USB). Há ainda portas USB C (2) no console dianteiro para carregamento de equipamentos eletrônicos, sendo uma para transmissão de dados, e porta USB C no encosto do banco dianteiro convenientemente localizadas para manter os dispositivos móveis sempre carregados para os passageiros. Ao completo pacote de segurança e de ADAS, foi adicionado o assistente de estabilidade de reboque, para trazer ainda mais segurança aos que desejam aproveitar ao máximo a versatilidade de uso do veículo.  O motor é um Lambda III MPi seis cilindros a gasolina 3.5, que gera até 272 cv e 33,2kgfm de torque.

Sobe 156% a procura por elétricos usados – Novo levantamento da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revela que as buscas por veículos elétricos com preços abaixo de R$ 300 mil na plataforma cresceram 156% em abril deste ano ante o mesmo mês de 2023. Os dados do Webmotors Autoinsights também apontam um aumento de 357% na procura por carros elétricos 0km, considerando essa mesma faixa de preço, nos últimos 12 meses. Já entre os modelos elétricos com valor acima de R$ 300 mil, o levantamento indica alta nas buscas, mas em proporções menores: as pesquisas por elétricos novos subiram 13% em um ano; entre os usados, a progressão foi de 4% em igual período. “Observamos, a partir do comportamento do nosso usuário, que o mercado de carros elétricos está se tornando cada vez mais popular no Brasil”, analisa a CMO da Webmotors, Natalia Spigai. 

Gasolina e diesel mais baratos no Nordeste – A mais recente análise do índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de abastecimento, trazendo uma média precisa, revelou que o preço médio do litro da gasolina fechou a R$ 6,16 na região Nordeste na primeira quinzena de junho, com recuo de 0,32% ante o consolidado de maio. O diesel comum foi encontrado a R$ 5,97 e o S-10 a R$ 6,05, após recuos de 1,81% e 0,98%, respectivamente. Já o etanol apresentou estabilidade na região, em relação ao mês anterior, porém a média registrada a R$ 4,62 foi a mais alta de todo o país. “Os aumentos identificados no Piauí para o diesel comum, no Rio Grande do Norte para o tipo S-10 e no Alagoas para o etanol foram os maiores de todo o território nacional. Já o recuo para o etanol registrado em Pernambuco foi o mais expressivo entre todos os estados”, destaca Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil. 

5 dicas para garantir o financiamento do seu carro – A bolsa de valores brasileira B3 mostrou que o número de veículos comprados por meio da análise de crédito teve um crescimento de 45% em abril em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram registradas 611 mil vendas nesta modalidade, entre novos e usados, dentre eles automóveis leves, pesados e motos. Acontece que trocar ou comprar o primeiro carro ainda é o sonho de muita gente. No entanto, não são todos que contam com o valor total necessário para conquistar esse tipo de bem, tornando assim o financiamento uma ótima alternativa.  “A análise de crédito de um automóvel é uma quantia em dinheiro concedida pelos bancos ao consumidor que não consegue arcar com a compra à vista de um carro, desde que ele pague de volta em parcelas acrescidas de juros. Essa dinâmica pode ser realizada tanto diretamente pelo banco quanto por intermédio de uma concessionária”, diz Keillor Avelar, fundador e CEO da Trokey, rede especializada na compra e venda de veículos. 

O especialista ainda revela que obter um financiamento pode ser desafiador e sugere que o interessado por esse tipo de negócio se planeje. “Antes de buscar esse caminho para garantir um carro novo, é fundamental se preparar. As instituições de crédito querem ter a segurança de que irão ver o retorno desse dinheiro, o que implica em certas burocracias. Outro ponto de atenção é a sua saúde financeira. Indo atrás de um sonho é muito fácil se perder em dívidas e acabar comprometendo seu patrimônio”, revela o CEO. O executivo listou abaixo as cinco principais dicas para quem quer ter sucesso no financiamento sem prejudicar o bolso. Confira abaixo: 

Entenda o que você precisa – Não adianta comprar o primeiro automóvel que ver pela frente ou aquele que tem a solicitação aprovada. Ao dar esse passo, é imprescindível entender as próprias necessidades. “A utilização de um carro é diferente para cada pessoa. Jovens solteiros não têm as mesmas prioridades do que um casal com filhos, que precisa de um porta malas maior, por exemplo. Já para um representante comercial, que usa o bem com mais frequência, é melhor optar por uma alternativa econômica e de manutenção barata”, explica. 

Respeite o seu bolso – Quem vai financiar um veículo deve ter um planejamento financeiro, levando em conta quanto tem à disposição para a entrada e para o pagamento das parcelas. “O ideal é não comprometer mais do que 30% da renda líquida. Aqui, é importante lembrar também que essa aquisição envolve outras despesas como combustível, manutenção, seguro e impostos”, pontua o fundador. 

Cuide do seu score – O score é um sistema de pontuação usado pelos bancos para classificar as pessoas que cumprem com os seus compromissos financeiros. São aqueles que estão com as contas no azul e com a organização monetária em dia. Portanto, quem estiver com poucos pontos, terá uma maior dificuldade em ter a concessão do empréstimo. “Se o seu score está negativo, entenda o motivo. Veja se tem contas atrasadas ou que prescreveram há mais de cinco anos porque sair do Serasa não significa que o seu nome esteja limpo. Tente pagar os boletos com antecedência. Busque melhorar”, declara Keillor. 

Vá a uma loja – Para garantir que você terá acesso às melhores opções, o indicado é realizar o processo de financiamento via concessionária. “Procure uma boa loja e exponha as suas necessidades e condições. Em cima do cenário apresentado, o vendedor irá fazer uma série de simulações e conseguirá te mostrar a solução mais compatível com a sua realidade. Lembrando que quanto mais novo o carro, melhor – já que neste caso se paga juros menores por conta da preferência das instituições financeiras, além de exigir menos reparos”, afirma o especialista. 

Corra de encrencas – Ações revisionais e empresas que prometem melhorar o score podem parecer um bom caminho, mas na verdade são uma armadilha. “Quando o consumidor começa a duvidar de que irá conseguir cumprir com os pagamentos das parcelas, a ação revisional do contrato feito com o banco pode vir à mente – só que não são uma boa pedida. As instituições de crédito são privadas e conversam entre si. Por isso, o seu nome pode ficar marcado como um mal pagador nos cadastros internos. Caso não consiga arcar com os custos, é melhor ir negociar a venda do carro em uma loja de confiança exigindo a quitação. Por sua vez, as empresas que fazem promessas de melhoria no seu score na realidade não agem com transparência de como irão conseguir isto, e quando conseguem, esta é feita de forma obscura, podendo envolver o seu nome em atos ilegais, e logo seu score cairá. O Ideal é você mesmo pagar suas contas em dia, de preferência com 5 dias de antecedência, e não deixar nunca nenhuma conta atrasar, assim a sua pontuação sempre estará boa, as instituições entenderão que você honra seus pagamentos em dia e lhe ofertarão taxas menores, bem como valores maiores”, finaliza o executivo. 

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

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O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) recusou o pedido de doações feito pelo ex-ministro Gilson Machado (PL) e disse que não precisa de ajuda para se manter nos Estados Unidos. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar agradeceu a iniciativa, mas rejeitou a campanha. As informações são do portal JC Online.

“Não estou pedindo doações, não estou pedindo Pix. Agradeço a todo mundo, mas não é necessário, eu consigo me sustentar aqui nos Estados Unidos. Agradeço ao Gilson Machado, nosso eterno ministro do Turismo, por ter feito um vídeo falando isso daí, mas neste momento a gente não precisa desse tipo de iniciativa”, declarou Eduardo na gravação, compartilhada ontem.

Na semana passada, o pernambucano Gilson Machado pediu novas doações para Jair Bolsonaro e afirmou que um dos destinos dos recursos seria o custeio das despesas de Eduardo nos Estados Unidos.

“Eu vi ele [Jair Bolsonaro] preocupado com alguns números. Aumentou a despesa dele, principalmente porque ele está tendo Eduardo Bolsonaro lá nos Estados Unidos, que ele está ajudando também, não é barato morar no Estados Unidos”, disse Gilson na filmagem.

Eduardo disse que frequentemente recebe mensagens aconselhando a lançar uma campanha para angariar recursos para manter a família fora do Brasil, mas reforçou que não precisa de ajuda neste momento.

“Tenho outros projetos nos Estados Unidos que a gente está tentando colocar adiante, e a gente segue com todas as pautas que vocês conhecem”, declarou o filho de Jair Bolsonaro, acrescentando que não há vergonha em pedir ajuda quando se precisa.

Eduardo Bolsonaro está licenciado do mandato de deputado federal desde março, quando protocolou o pedido para permanecer no exterior, com prazo até julho. No entanto, o deputado não descarta permanecer nos Estados Unidos por mais tempo e pedir prorrogação da licença.

À época, Eduardo afirmou que deixaria o Brasil por temer uma eventual prisão, denunciando “excessos” cometidos pela Justiça do Brasil contra aliados do pai. O deputado também afirma que a Justiça brasileira viola direitos humanos pelas condenações dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.

Bolsonaro já recebeu R$ 17 milhões

Ao lançar a nova campanha de doação para Bolsonaro, Gilson Machado lembrou que o ex-presidente já recebeu R$ 17 milhões via Pix dos apoiadores em uma ação anterior. O ex-ministro apontou que Jair teria gasto quase a metade dos valores e que, por causa disso, precisaria de mais dinheiro.

“Foi depositado em torno de R$ 17 milhões na conta dele e já foi embora metade disso. Em praticamente um ano, já se foi gasto com advogado, despesa, tudo, quase R$ 8 milhões, e agora aumentou a despesa dele”, complementou.

Ainda no vídeo, Gilson afirmou que as doações seriam “pelo Brasil”. “Não é por mim, não é por você, não é pelo presidente Bolsonaro. É pelo nosso país, porque o Brasil tem jeito sim”, enfatizou.

Câmara do Recife - Nova Sede

O presidente da Câmara Municipal de Igarassu, vereador Maguila, esteve, ontem, no gabinete do segundo secretário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Lula da Fonte (PP), em Brasília. A visita teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional e apresentar as principais reivindicações da população de Igarassu, especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Maguila destacou a importância da parceria com o deputado, que tem sido um aliado da gestão da prefeita, professora Elcione, e viabilizado recursos para Igarassu através de emendas.

Jaboatão dos Guararapes - Empreendedora

As frentes ‘Brasil Popular’, ‘Povo Sem Medo’ e as Centrais Sindicais lançam, hoje, às 18h, um plebiscito popular com o objetivo de debater a defesa da redução da jornada de trabalho, o fim da escala 6×1, a taxação dos super ricos e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil.

Segundo o deputado federal Carlos Veras (PT), um dos idealizadores do projeto, o plebiscito é um processo de escuta, formação e construção coletiva. “Quando o povo participa e se organiza, a democracia se fortalece e as transformações se tornam possíveis”, disse o parlamentar.

Dulino Sistema de ensino

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, se posicionou, ontem, sobre a proposta da Prefeitura do Recife que vai tramitar na Câmara dos Vereadores para baixar a alíquota do ISS para as bets, as chamadas casas de aposta. Segundo Anderson, “O povo não vai aceitar esse argumento de que outras cidades vão fazer o mesmo e que o Recife precisa ser competitivo. Não pode ser vale-tudo por dinheiro”.

“Vários setores da sociedade têm nos procurado manifestando indignação com o assunto e cobrando que, se tiver que fazer uma reavaliação de alíquota, que ela também beneficie outros setores, sobretudo os mais vulneráveis em função, sobretudo, da crise econômica no país. É ter sensibilidade e entender, porque são pessoas que trabalham e sustentam famílias”.

Para Anderson, a jogatina das bets vem sendo um tema polêmico, porque tem sido amplamente questionada. “No fundo, tira de forma sorrateira, embora espontânea, o dinheiro das famílias, gerando endividamento naqueles que, sem alternativa, tentam encontrar no fácil caminho da aposta algum ganho”. Ele reforça que a medida precisa ser amplamente discutida, porque, da forma como está sendo conduzida, vai provocar reações de toda a sociedade.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

A movimentação no transporte aéreo em abril superou novamente os recordes de fluxo para o mês, com 7,9 milhões de passageiros processados no mercado doméstico e 2,1 milhões no mercado internacional, totalizando cerca de 10 milhões de passageiros. É também a primeira vez que o setor internacional supera 2 milhões de passageiros no período de abril desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 2000. Os números podem ser consultados na nova atualização do relatório de demanda e oferta disponibilizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A movimentação de passageiros domésticos representa um crescimento de 9,6% em relação a abril de 2024, enquanto a internacional marca um aumento de 17,2%. A movimentação total, por sua vez, teve uma variação positiva de 11,1% em relação a abril do ano anterior.

A demanda doméstica, medida em passageiros por quilômetros transportados, cresceu 13,4% em relação a abril de 2024, enquanto a oferta, medida em assentos por quilômetros oferecidos, aumentou 7,6%. O aumento da demanda internacional ficou em 14,4%, enquanto a oferta internacional teve crescimento de 12,2%

A movimentação de carga internacional foi de 74,8 mil toneladas, um crescimento de 4,4% em relação a abril de 2024. A movimentação de carga doméstica foi de 35,9 mil toneladas, 12,5% abaixo do total movimentado em abril do ano anterior.

“Os números recordes da movimentação de passageiros aéreo em abril confirmam que o setor aéreo segue em rota de crescimento, com mais brasileiros voando dentro e fora do país. É um reflexo direto dos investimentos em infraestrutura, da ampliação da malha aérea e do compromisso do governo do presidente Lula em promover a conectividade e a eficiência do transporte aéreo nacional. Seguiremos trabalhando para garantir um setor cada vez mais acessível, seguro e competitivo para todos. Será o melhor ano da história”, comemora o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Ipojuca - No Grau 2025

O Sextou de desta semana traz um ícone da MPB e do Forró, a cantora e compositora Anastácia, ex-esposa de Dominguinhos. Anastácia e Dominguinhos gravaram mais de 260 músicas em 12 anos, tempo que durou a relação amorosa e parceria na vida artística. Entre tantos sucessos, “Eu só quero um xodó”, “Tenho sede”, “Amor entre quatro paredes” e “Você é meu xamego” – com x mesmo.

A cantora, aos 84 anos, continua nos palcos da vida com a mesma voz aveludada. O Sextou vai ao ar na próxima sexta-feira, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir o Sextou pela internet, clique no link do Frente a Frente no alto da página deste blog ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Caruaru - São João na Roça

A demissão de Fábio Wajngarten – advogado e marqueteiro de Jair Bolsonaro (PL) – do Partido Liberal (PL) foi um pedido expresso da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e é um efeito colateral das divisões na direita sobre a disputa de 2026. As informações são do blog da Andréia Sadi.

O pedido foi feito após a divulgação de conversa de WhatsApp em que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, ironiza a possibilidade de Michelle ser candidata em 2026. Wajngarten respondeu a Cid dizendo que não apoiava Michelle e que achava que os filhos do ex-presidente também não aprovavam o nome dela para uma disputa presidencial.

O episódio mostra que o racha na direita sobre quem herdará os votos de Jair Bolsonaro (PL) em 2026 e a tentativa de construção de Michelle como um nome viável como candidata a qualquer cargo eletivo vêm desde antes do ex-presidente ser tornado inelegível.

As conversas em questão ocorreram em janeiro de 2023. Bolsonaro foi tornado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho daquele ano. Esse racha opõe:

  • de um lado, a família Bolsonaro, que quer alguém do grupo na cabeça da chapa que disputará a Presidência em 2026, o que é visto como garantia de que o ex-presidente será indultado caso condenado por golpe de Estado. E, neste cenário, Michelle é vista como um nome potencial, ainda que com ressalvas (leia mais abaixo);
  • e de outro, uma ala da direita que entende que esse cenário tem se tornado cada vez mais inviável politicamente diante do avanço da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tentativa de golpe de Estado. Wajngarten e Cid estão nesse grupo, que vê Michelle como um bom nome para disputar o Senado.

Há, ainda, a divisão na própria família do ex-presidente. No começo de 2025, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o mais pragmático dos filhos, indicou nos bastidores que prefere Michelle a alguém de fora na disputa pela presidência, caso ela se mostre viável. Mas essa hipótese não é cogitada por outros filhos do ex-presidente.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, hoje, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República. Aprovado de forma simbólica, o texto propõe aumentar o tempo de mandato para todos os cargos eletivos (10 anos para senadores e 5 anos para os demais). Além disso, a PEC também unifica a data das eleições municipais e gerais a partir de 2034. As informações são do portal G1.

Antes de a proposta seguir para votação no plenário principal da Casa, os membros do colegiado votarão trechos em separado – os chamados destaques. Há divergência e tentativa de derrubar os trechos que ampliam os mandatos de políticos. No plenário do Senado, o texto terá de reunir ao menos 49 votos favoráveis, em dois turnos, para ser aprovado. Depois disso, para começar a valer, ainda precisará ser aprovado pela Câmara dos Deputados.

A discussão sobre o fim da reeleição ganhou corpo nos corredores do Senado ao longo da gestão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à frente da Casa. Ao longo dos últimos meses, líderes partidários de diferentes espectros passaram a defender a análise de uma proposta para pôr fim ao instrumento. Da direita à esquerda, senadores têm afirmado que consideram a reeleição um “equívoco”.

A PEC aprovada pela CCJ estabelece marcos diferentes para enterrar a recondução no Executivo:

  • Prefeitos: poderão se candidatar à recondução pela última vez em 2028, desde que tenham sido eleitos para um primeiro mandato em 2024. De 2028 para frente, novos eleitos para prefeituras não poderão mais se candidatar à reeleição.
  • Governadores: poderão se candidatar à reeleição pela última vez em 2030, desde que sejam eleitos para um primeiro mandato em 2026. De 2030 para frente, novos eleitos não poderão mais ser reconduzidos.
  • Presidente da República: também poderá se candidatar à reeleição pela última vez em 2030, desde que seja eleito para um primeiro mandato em 2026. De 2030 para frente, novos eleitos não poderão mais ser reconduzidos.
  • Vereadores, deputados e senadores seguirão sem impedimentos para se candidatar à recondução.

A possibilidade de um chefe do Executivo se reeleger foi introduzida por uma emenda constitucional de 1997. À época, a mudança possibilitou que o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pudesse se candidatar a um segundo mandato e ser reeleito no ano seguinte.

Vinte e três anos depois, o próprio FHC classificou a mudança como um “erro” e passou a defender publicamente que “acabar com o instituto da reeleição” era uma mudança a “ser feita”.

As reconduções registraram recordes nos últimos anos. As eleições de 2024 registraram o maior número de prefeitos reeleitos: 2.461. Dois anos antes, houve recorde também no total de governadores reeleitos: 18.

Entre os presidentes da República, desde 1998, todos os presidentes em primeiro mandato conseguiram se reeleger nas eleições seguintes. A única exceção foi Jair Bolsonaro (PL), derrotado em 2022.

O relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI), avalia que o fim da reeleição pode impulsionar uma renovação política e abrir caminho para que governantes discutam “projetos estruturantes”.

“A experiência acumulada em quase trinta anos de vigência da regra da reeleição não correspondeu às expectativas. O saldo da experiência pode, a nosso ver, ser assim resumido: ao prejuízo, previsível, do retardo no processo de renovação dos quadros políticos, deve-se somar o prejuízo, inesperado, decorrente do viés eleitoreiro que a perspectiva da reeleição induziu no desempenho dos mandatários”, diz Castro.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

Pela primeira vez na história, a prefeitura de Camaragibe montou um plano de contingência, antecipado, para dar respostas rápidas a possíveis ocorrências em função da temporada de chuvas. Desde o início da gestão, a Secretaria de Defesa Social está coordenando um grupo que reúne todas as secretarias municipais na prevenção, monitoramento e ações práticas.

A Secretaria montou um abrigo que está pronto para atender, num primeiro momento, 50 pessoas. Os equipamentos estão equipados com camas e colchões. Já a pasta da Assistência Social fechou um planejamento de alimentação diário com três refeições e três lanches para famílias que necessitem de atendimento, auxiliada pelos servidores da Cozinha Comunitária. Os locais foram pensados também no sentido da acessibilidade.

“Todos os profissionais da Assistência Social estão de prontidão. Do secretário ao auxiliar de serviços gerais, passando pelos assistentes, psicólogos, pedagogos. A secretaria de Saúde também está envolvida no acolhimento das vítimas”, afirma o prefeito Diego Cabral. Os abrigos também terão a assistência de agentes de saúde. Outros locais estão sendo vistoriados para, se necessário, servirem de acolhimento para outras possíveis vítimas. Em caso de urgência, a população pode acionar a Defesa Civil através dos números (81) 2129-9564, 9.9945-3015 (WhatsApp) e 153 (Central da Guarda Civil Municipal).

Olinda - A cada dia, uma nova conquista

Quase 40 anos depois de ser homenageada por José Sarney no Palácio do Planalto, em Brasília, a atriz Fernanda Torres voltou a receber o reconhecimento de um presidente. Ela recebeu a Ordem do Mérito Cultural, entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ontem, no Rio de Janeiro. As informações são do portal Poder360.

Em 1986, Torres recebeu, do então presidente Sarney, a Palma de Ouro de Melhor Atriz conquistada no Festival de Cannes, por sua atuação no filme “Eu Sei que Vou te Amar”, de Arnaldo Jabor. Na época, com apenas 21 anos, Fernanda não pôde ficar até o fim do festival na França e acabou recebendo o prêmio no Brasil.

A cerimônia no Planalto foi criticada pela imprensa, num momento de transição democrática ainda recente. A mídia considerou a entrega do prêmio no Planalto como algo despropositado. Em 1987, ela voltou a ser homenageada pelo governo com o Prêmio Lei Sarney, criado naquele período como forma de valorização das artes nacionais. Vale lembrar, foi no governo Sarney que nasceu o Ministério da Cultura – que em 2025 completa 40 anos.

Ontem, uma nova homenagem: Fernanda recebeu das mãos de Lula e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, a medalha por seu trabalho em “Ainda Estou Aqui”. O filme foi o 1º do Brasil a receber um Oscar. “Por um momento, o país do futebol se tornou o país do cinema”, disse o presidente na cerimônia. Em seu discurso, Lula destacou, além de Fernanda Torres, 2 nomes centrais da obra: o diretor Walter Salles e o escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme homônimo.

Segundo Lula, os 3 artistas foram responsáveis por “lançar luz sobre esse passado que não temos o direito de esquecer”. O evento, que homenageou 112 personalidades e 14 instituições, também marcou a reinauguração do icônico Palácio Capanema, fechado há 10 anos e restaurado com dinheiro do Novo PAC. Além de Fernanda, outros nomes homenageados foram Ary Fontoura, Xuxa Meneghel, Gilberto Gil, e artistas já falecidos como Marília Mendonça e Paulo Gustavo, que receberam a medalha in memoriam.

Toritama - FJT 2025

O projeto que anistia os condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro voltou à discussão na reunião de líderes partidários, ontem, após uma semana de recesso informal na Câmara. No encontro, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse aos parlamentares que não adianta aprovar uma proposta que será considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do portal G1.

Segundo relatos de líderes presentes, parlamentares da oposição estavam na reunião e levaram o assunto à discussão no fim do encontro. Na reunião, de acordo com quatro líderes ouvidos pela Globonews, Motta disse que não adianta o Congresso aprovar um texto, o presidente Lula sancionar e o STF declarar inconstitucional. A sinalização foi lida pela própria oposição como um recado de que o Supremo precisa estar de acordo com o texto.

O líder do PP, Dr. Luizinho (RJ), sugeriu que alguém apresentasse um esboço de relatório alternativo ao texto que vem sendo defendido pela oposição. A versão mais recente do relatório é ampla e perdoa atos do passado ou do futuro que tenham alguma conexão com o dia 8 de janeiro, inclusive crimes eleitorais, e garante os direitos políticos dos condenados (ou seja, a possibilidade de concorrer às eleições). A leitura é que o projeto é direcionado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que se recusa a construir um texto que precise do aval do STF. E lembrou aos parlamentares que já elaborou uma proposta alternativa e mais enxuta, que dá anistia parcial aos envolvidos no dia 8 de janeiro, mantendo apenas as condenações para quem foi filmado destruindo o patrimônio público.

Mais de um líder presente interpretou a fala de Motta como uma tentativa de tirar o assunto do caminho, que tem contaminado qualquer outro assunto da pauta. Avaliam que ele se sensibiliza com penas que considera excessivas, mas que não vai se indispor com o Supremo por conta disso.

Além disso, a avaliação de um líder da base governista é que a sugestão para se criar um novo texto funciona como uma forma de encurralar os deputados do PL para que eles deixem claro que o projeto da anistia não deve valer para Bolsonaro.

Palmares - IPTU 2025

O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, autorizou um reajuste salarial de 6,52% para os servidores públicos municipais. O percentual é superior ao índice previsto pela revisão geral anual, que seria de 5,52%, demonstrando o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais do serviço público.

Além do reajuste, a Prefeitura segue adotando a política de antecipação do pagamento dos salários dos servidores ativos e inativos, com exceção das secretarias de Saúde e Educação, cujos servidores receberão no próximo dia 30.

A atualização salarial segue critérios legais e está baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador oficial utilizado para medir a inflação acumulada. A medida cumpre as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, incluindo disponibilidade financeira e limites de despesa com pessoal.

O reajuste não se aplica aos agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e profissionais do magistério da educação básica, categorias regidas por leis federais específicas. “Assegurar que nenhum servidor receba abaixo do mínimo e ir além da reposição inflacionária demonstra o nosso compromisso com quem faz o serviço público acontecer”, afirmou o prefeito Roberto Asfora.