Coluna da terça-feira

Escândalo no Ministério da Cultura

Não há uma gestão do PT que preze pela ética e a moralidade. Se nos dois governos anteriores de Lula pipocaram escândalos, começando pelo Mensalão, arquitetado pelo ex-ministro José Dirceu, neste terceiro não está sendo diferente. O Estadão publicou, ontem, que o governo federal criou um programa para difusão de cultura nos Estados que beneficia ONGs (Organizações Não Governamentais) ligadas a dois assessores do próprio Ministério da Cultura e a militantes do PT.

Segundo a reportagem, em dois anos, os “comitês de cultura”, instituídos pela ministra Margareth Menezes, serão financiados com R$ 58,8 milhões, ao todo. Entre os contemplados também está, pasmem, um empresário do Mato Grosso que responde por suposto envolvimento com uma quadrilha acusada de crimes como peculato, desvio de recursos e lavagem de dinheiro.

Ele foi alvo da Operação Pão e Circo, do Ministério Público estadual, que investiga desvios milionários na Cultura do Estado. Os primeiros repasses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as ONGs foram viabilizados entre dezembro e julho, perto do início da campanha eleitoral. As próximas parcelas estão previstas para novembro.

Veja outras postagens

A Prefeitura de Olinda intensificou, ontem (1º), as ações de resposta às fortes chuvas que atingiram o município, com atuação direta da prefeita Mirella Almeida (PSD), que esteve em pontos da cidade acompanhando de perto os trabalhos das equipes. Durante o dia, a gestora recebeu a ligação do ministro das Cidades, Vladimir Lima, que garantiu apoio federal e se colocou à disposição para avançar nas obras que já contam com recursos captados e estão em fase de execução.

O contato do ministro reforça a articulação entre o município e o Governo Federal em um momento crítico, assegurando que intervenções estruturais importantes para Olinda possam ganhar celeridade, especialmente aquelas voltadas à drenagem urbana e mitigação de áreas de risco. A sinalização de apoio ocorre enquanto a cidade enfrenta os impactos das chuvas intensas, que elevaram o nível de canais e exigiram respostas rápidas do poder público.

Petrolina - Destino

Uma ode ao Nordeste, ao forró e à poesia: esse foi o tom do encontro entre os cantores, compositores e poetas Maciel Melo, Amazan e Flávio Leandro, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife. Durante a conversa, marcada por elogios e admiração mútua, os artistas entoaram trechos de canções como “Chuva de Honestidade”, de Flávio Leandro, e “Caboclo Sonhador”, de Maciel Melo, e discutiram diferentes formas de composição, do que Maciel definiu como “poesia de caderno” ao repente.

Ipojuca - IPTU 2026

Após as chuvas de ontem (1º), Pernambuco registrou 1.096 desabrigados e 1.094 desalojados, somando mais de 2.190 pessoas fora de suas casas. As informações são da Defesa Civil de Pernambuco, que notificou ainda quatro mortes, sendo duas em Olinda e outras duas no Recife, além de cinco pessoas feridas.

Segundo dados da Defesa Civil, a distribuição das vítimas das chuvas nos municípios ficou assim: Camaragibe registrou 4 desabrigados e 11 desalojados; Goiana, 146 desabrigados e 994 desalojados; Igarassu, 27 desabrigados e 21 desalojados; Limoeiro, 4 desabrigados e 5 desalojados; Olinda, 170 desabrigados, 5 feridos e 2 óbitos; Paulista, 32 desabrigados e 11 desalojados; Recife, 671 desabrigados e 2 óbitos; e Timbaúba, 42 desabrigados e 52 desalojados. As informações são da Folha de Pernambuco.

Caruaru - São João na Roça

Neste livro, de 1985, o empresário de múltipla visão e político Luciano Bivar, que vive mais nos Estados Unidos do que mesmo no Brasil, devido a expansão dos seus negócios, já previa a revolução industrial e tecnológica que se observa hoje na China, objeto de destacada reportagem ontem no Jornal Nacional.

“O fenômeno da China, mostrado, ontem, no JN da Globo, eu já havia previsto num livro que escrevi há mais de 40 anos, quando visitei a China”, disse Bivar, adiantando que chegou a hora de o Brasil também dar um salto para o futuro.

“A simplificação tributária que proponho acabaria com esse imposto declamatório (IVA), pelo qual, por incrível que pareça, estamos querendo aperfeiçoar o obsoleto”, alertou.

Segundo Bivar, os americanos ficaram ancorados num sistema imperial e mudar para um outro sistema implicaria em grandes custos. “É mais uma questão de inércia, mais do que uma questão técnica”, ponderou.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O título desta postagem está no refrão do sambinha “Clareou”, de Xande de Pilares, popularizado na atual novela global. Serve para nos inspirar. Ao invés de me chatear com o imprevisto no voo de ontem, que não pousou no Recife, mas em Natal, estou exercitando, literalmente, os conselhos do sambista neste fim de semana na capital potiguar.

Palmares - IPTU 2026

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

É muito difícil alguém ir a Copacabana e não cruzar em algum momento a rua Barata Ribeiro. Ela está lá há mais de 100 anos. De uma simples picada aberta no fim do século 19, início do 20, ela virou uma das principais ruas do Rio, com seus 2.600 metros e um nome com muita história por trás.

Em 1920, a rua foi batizada com o nome de Cândido Barata Ribeiro (1843-1910), médico baiano que fez careira em São Paulo e depois no Rio. Era neto do jornalista e revolucionário Cipriano Barata (1762-1838), que no fim do século 18 e início do 19 participou de pelo menos três revoltas importantes: a Revolta dos Búzios ou Conjuração Baiana de 1798, a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador em 1824, encerrada com o enforcamento de Frei Caneca.

O Desenrola ainda enrolado

Em mais uma cartada eleitoral com vistas à reeleição, o presidente Lula (PT) anunciou a criação do que ele chamou de “Novo Desenrola Brasil” em pronunciamento na véspera do 1º de maio, Dia do Trabalhador. O programa é um novo pacote de medidas para reduzir o endividamento das famílias por meio de renegociações com bancos.

O presidente afirmou que vai lançar na próxima segunda-feira. O que se sabe já de antemão é que deve permitir a troca de dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal sem garantia por um contrato mais barato.

Perdi a noção do tempo que viajo de avião, não só de carreira. Já voei de Sênica (bimotor), Xingu, Bandeirantes e muito de helicóptero também. Foi num helicóptero, acompanhando uma visita a uma obra com o então governador Joaquim Francisco, de quem fui secretário de Imprensa, que por pouco não perdi a vida.

O piloto não havia visto um fio de alta tensão e fez um procedimento emergencial depois de um grito do governador. Na manobra, meu estômago embrulhou. Vindo do Chile, enfrentei um temporal passando pela Cordilheira dos Andes com tamanhas turbulências que as aeromoças, servindo o jantar, viram as bandejas serem jogadas longe e por pouco não se feriram.

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), e a governadora Raquel Lyra (PSD) realizaram vistoria conjunta na obra do Canal do Fragoso, na tarde desta sexta-feira (1⁰). Com o objetivo de garantir melhor escoamento das águas pluviais, foi realizada uma abertura emergencial em um dos trechos do serviço.

“A governadora Raquel Lyra acabou de sair daqui, junto com a gente, em um dos trechos da obra do Canal do Fragoso que a gente viu a necessidade de fazer uma abertura para minimizar esses danos causados”, comentou Mirella.

As gestoras reforçaram que a obra está em andamento. “Seguimos aqui, ouvindo a população e trabalhando juntos para definir ações que realmente façam a diferença na vida dos moradores”, afirmou Mirella.

A prefeita de Olinda afirmou que as equipes seguirão de prontidão 24h. “Vamos continuar trabalhando dia e noite para superarmos os desafios juntos. Em situação de emergência, acione a Defesa Civil pelo 0800.081.0060 ou no 9.9266.5307 (WhatsApp)”, completou.

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, lamentou a morte de mãe e filho no Passarinho, após fortes chuvas. “Recebo com profunda tristeza a notícia de que uma mãe e seu filho perderam a vida após um deslizamento em Passarinho. Me solidarizo com os familiares e me uno à dor de todos neste momento tão difícil”, declarou.

Nesta sexta-feira (1º), uma ocorrência de deslizamento de barreira deixou uma mulher de 20 anos e um bebê mortos na localidade.

Ainda de acordo com a gestora municipal, todas as pessoas que vivem em áreas de risco devem buscar local seguro, seja em um abrigo da Prefeitura de Olinda ou na casa de familiares e amigos. “Preservar vidas é a nossa prioridade”, afirmou Mirella Almeida. As informações são da Folha de Pernambuco.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor Neno o Magnífico, um dos vocalistas mais duradouros e marcantes da banda Magníficos, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

A governadora Raquel Lyra (PSD) se manifestou, há pouco, nas redes sociais, sobre as mortes provocadas pelas fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife, na noite desta sexta-feira (1º). A publicação ocorreu cerca de uma hora após o blog noticiar que ela ainda não havia se solidarizado com as vítimas. No texto, Raquel lamentou as mortes de mães e crianças em Dois Unidos, no Recife, e em Passarinho, em Olinda, prestou condolências às famílias e afirmou que o governo segue mobilizado, com equipes atuando em resgates e na assistência à população afetada.