Último ato de Castro no governo permitiu a aliados influenciar na sucessão da Alerj

Os superpoderes conferidos à Secretaria estadual da Casa Civil do Rio na segunda-feira (23), último ato do ex-governador Cláudio Castro antes de renunciar, permitiram que o grupo ligado a ele continuasse fazendo uso político da máquina para influenciar na sucessão da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e na disputa para o mandato-tampão no Palácio Guanabara. Anteontem à noite (26), a Justiça suspendeu o decreto de Castro, ao alegar que a medida dava à pasta competências exclusivas do governador, como um amplo controle de nomeações e exonerações no Executivo.

De segunda-feira até ontem, no entanto, já tinham sido publicadas em Diário Oficial 125 exonerações assinadas pelo secretário Marco Simões, muitas delas em órgãos como a Secretaria de Educação e o Detran-RJ, que concentravam indicações do deputado cassado Rodrigo Bacellar (União), que voltou a ser preso ontem. Nomeado na segunda-feira, Simões substituiu Nicola Miccione, homem de confiança de Castro. As informações são do jornal O Globo.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol), foi internada ontem (21) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP), para investigação após suspeita de um quadro infeccioso. De acordo com publicação nas redes sociais de Guajajara, ela apresentou quadro de mal-estar, febre alta e dor abdominal.

A ministra segue hospitalizada em observação, realizando exames complementares e sob acompanhamento clínico. “Desde a admissão, apresenta evolução clínica favorável, com melhora dos sintomas e estabilidade dos sinais vitais”, diz a nota. As informações são do portal Metrópoles.

Petrolina - São João 2026

Uma mulher de 38 anos, suspeita de matar a facadas o próprio pai, 86 anos, com ajuda da namorada de 26 anos, na tarde de ontem (21), em Guzolândia (SP), não demonstrou arrependimento, informou a Polícia Civil. As duas foram presas ainda ontem em um bar, para onde foram beber cerveja, depois do crime.

O aposentado Antonio Fernandes Bezerra, 86 anos, foi atingido, dentro da própria casa, por golpes de faca no rosto pela filha e pela namorada dela, de acordo com a Polícia Civil. A vítima também foi espancada. As duas suspeitas estavam em saída temporária do presídio de Tremembé. As informações são do portal g1.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Por Thomas Traumann
Do jornal O Globo

A política é a única atividade em que se pode ressuscitar sem precisar morrer antes. Em três anos e três meses como ministro da Fazenda do terceiro governo Lula, Fernando Haddad morreu e reviveu meia dúzia de vezes. Foi torpedeado por outros ministros, abandonado pelo Congresso e viu seu sobrenome transformado em “Taxad”, numa chacota com a alta dos impostos.

Ao mesmo tempo, ajudou a aprovar a ambiciosa reforma tributária, tirou do papel a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais e comandou o crescimento do PIB por três anos seguidos, os maiores feitos de Lula 3. Na última quinta-feira (19), depois de meses de suspense, Haddad anunciou que será novamente candidato do PT ao governo de São Paulo. Com chances reduzidas de vitória, o criticado Haddad se transformou, ironicamente, na principal cartada para Lula conseguir no estado de São Paulo os votos necessários para um Lula 4.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Romeu Zema (Novo) renuncia neste domingo (22) ao Governo de Minas Gerais, que passa a ser tocado em definitivo por seu vice, Mateus Simões (PSD).

A posse de Simões está marcada para 10h. A cerimônia acontecerá na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e será conduzida pelo deputado estadual Tadeu Leite (MDB), atual presidente da Casa. Senadores, ex-governadores e outras autoridades devem participar do evento. Há previsão de discurso de Simões. As informações são do portal UOL.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, anunciou ontem (20) que deixará o cargo para disputar a reeleição como deputada federal por São Paulo. Segundo a ministra, o último dia à frente da pasta deve ser 30 de março. Eloy Terena, secretário-executivo do ministério e número dois da pasta, deve assumir o cargo após a saída de Sônia.

Em entrevista, a ministra falou sobre sua gestão e sobre os desafios dos últimos três anos, como o enfrentamento com o movimento indígena. “Eu acho que [o legado] é a retomada da demarcação das terras indígenas, a desintrusão de invasores dos territórios, mas eu acho que, sobretudo, é trazer a pauta indígena para a centralidade do debate público, para a centralidade da política pública”. As informações são do portal g1.

Palmares - 147 anos

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, acertou a filiação com o PSB para disputar as eleições por São Paulo. Em 12 de março, Tebet anunciou que iria disputar uma vaga ao Senado por São Paulo durante o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, em Campo Grande (MT). A mudança vinha sendo costurada nas últimas semanas pela ministra e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Filiada ao MDB há quase três décadas, Tebet deixa a legenda para entrar no partido do vice-presidente Geraldo Alckmin e deve integrar a chapa liderada por Fernando Haddad (PT).

“São Paulo é atravessar um rio, é atravessar uma ponte, é onde fiz meu mestrado, onde tive projeção política”, disse. “Política é missão, e eu vou com muita tranquilidade disputar um processo eleitoral que eu entendo muito importante para o Brasil”, disse Tebet ao participar do evento em Campo Grande. As informações são do jornal O Globo.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Aliado do governador Cláudio Castro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou, hoje, que a convivência do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), com o presidente Lula “está fazendo ele gostar e defender bandido”. Principal adversário do grupo político de Flávio na disputa ao governo do Rio neste ano, Paes aumentou o tom das críticas contra a política de segurança pública de Castro, em meio às operações policiais deflagradas em ano eleitoral. Uma delas que mirou o ex-secretário de Paes, Salvino Oliveira.

“A convivência do Eduardo Paes com o Lula está fazendo ele começar a gostar de bandido. Defender criminosos perigosos. Obviamente, ele já subiu no palanque. O Rio combate os marginais de forma séria, técnica e competente”, afirmou. As informações são do portal Estadão.

Camaragibe - Forró da Vila

Por Estadão Conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a transferência de Domingos Brazão e de Rivaldo Barbosa para o Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro. Eles foram condenados em fevereiro pelo assassinato da vereadora Marielle Franco. A decisão foi tomada na última sexta-feira (13), e entrou no sistema do STF ontem (14).

Atualmente, ambos cumprem as penas em presídios federais. Brazão está detido em Porto Velho (RO) e Barbosa em Mossoró (RN). Eles foram presos preventivamente em 2024 e encaminhados ao sistema penitenciário federal, com regras mais rígidas, para não interferirem nas investigações. Depois do julgamento no mês passado, as defesas argumentaram que esse risco não existe mais, justificativa aceita por Moraes.

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) esteve, ontem, em São Paulo, onde recebeu a bênção do bispo Samuel Ferreira, presidente da Assembleia de Deus do Brás (AD Brás). A visita também contou com a presença do deputado estadual Cleiton Collins (PP) e da presidente da Arena de Pernambuco, a missionária Michele Collins (PP).

Também participaram do encontro o deputado federal Cezinha de Madureira (PP) e o presidente da AD Brás Pernambuco, Eliseu Virgínio. A visita marcou um momento de oração e alinhamento espiritual para o próximo ciclo político, com foco nas eleições de 2026.

“Foi um momento de fé e gratidão. Receber essa bênção fortalece nossa caminhada e renova nosso compromisso de seguir trabalhando pelo povo de Pernambuco”, afirmou Eduardo da Fonte.