Conversei, há pouco, com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), sobre a visita amanhã ao município do pré-candidato à Presidência da República pelo PSD, Ronaldo Caiado. Informou que ele só confirmou a presença no início da tarde e que chegará a Caruaru para conhecer a estrutura dos festejos juninos no horário do jogo do Brasil, entre 19 e 21 horas.
“Vou recebê-lo com o maior prazer, tanto ele quanto Gilberto Kassab, nosso presidente nacional”, disse Rodrigo. Ele não soube informar se a governadora Raquel Lyra (PSD) estará presente. “Ela não me informou nada sobre a agenda dela nem hoje nem amanhã”, afirmou.
Um homem de 32 anos morreu vítima de intoxicação por metanol na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, que emitiu uma nota sobre o caso.
De acordo com a pasta, a vítima, que não teve o nome divulgado, morreu no último dia 19 de maio, nas proximidades de um shopping. Desde então, a causa da morte estava sendo analisada e só foi confirmada após laudos da Polícia Científica. “As informações oficiais foram repassadas na última semana, após a realização de exames que identificaram a intoxicação por metanol como causa do óbito”, afirmou a secretaria. As informações são da Folha de Pernambuco.
Agora, as autoridades competentes trabalham na identificação e procedência da bebida consumida pela vítima. Com a mais recente confirmação, Petrolina contabiliza quatro casos de intoxicação por metanol. Do total, dois evoluíram para óbito.
A Secretaria de Saúde reforça o alerta sobre os riscos do consumo de bebidas de origem desconhecida ou possivelmente adulteradas.
Casos de intoxicação por metanol
A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para obter dados atualizados sobre casos de intoxicação por metanol no estado, mas não teve retorno até o momento.
Em um balanço divulgado em dezembro de 2025, a pasta estadual contabilizava 23 notificações de mortes suspeitas associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Do total, cinco foram confirmadas e 14, descartadas.
Além de Pernambuco, no último ano, foram registrados casos nos estados do Piauí, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Fiscalizações envolvendo diversos órgãos ocorreram em depósitos e fábricas de bebidas com o objetivo de identificar a adulteração.
Sintomas
Os sintomas da intoxicação por metanol costumam aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão, ou antes, quando a quantidade ingerida é grande. Entre os mais comuns estão dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental e, principalmente, visão turva repentina ou até cegueira.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um servidor da vice-governadora Priscila Krause (PSD) sendo vaiado ao tentar tumultuar uma agenda do pré-candidato a governador João Campos (PSB) em Gravatá, no Agreste. José Ronaldo Moura da Silva aparece gritando palavras de ordem enquanto filma um colega fazendo o mesmo perto da comitiva do PSB dentro do Mercado Público da cidade. Durante o episódio, a dupla ainda teria dado uma cotovelada em um apoiador de João Campos.
Até o primeiro trimestre deste ano, José Ronaldo era secretário de Turismo da gestão de Ramos (PSD), prefeito eleito com as digitais da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2024 e que faz a pior gestão da história de Paulista. Desde 19 de março deste ano, porém, ele está nomeado como gerente-geral administrativo no gabinete da vice-governadora Priscila Krause.
Após alguns segundos gritando, ele passou a ser vaiado por apoiadores de João Campos e por populares que recebiam o pré-candidato do PSB com entusiasmo. O gesto só demonstra a truculência e o desespero dos aliados de Raquel diante da recepção positiva a João Campos.
O neodireitista Túlio Gadêlha vem chamando a atenção não apenas por estar mais alinhado do que nunca ao campo da direita e dos conservadores, mas também porque, nas pesquisas divulgadas até o momento, seu nome não ultrapassou a faixa de 7% das intenções de voto. O que parecia ser um “alavantú”, um movimento para a frente, tem se transformado em um verdadeiro “anarriê”, passo atrás!
Em vez de avançar, sua pré-candidatura demonstra dificuldades para ganhar tração, permanecendo estagnada nas pesquisas. Esse desempenho alimenta especulações sobre sua viabilidade eleitoral e sobre a possibilidade de deixar a chapa majoritária, em meio ao que alguns classificam como um “ostracismo ideológico”.
Se tem uma tradição que não pode faltar no São João é o casamento matuto. E, desta vez, a política também entrou no arraial. No coração do Agreste, Raquel Lyra e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pré-candidato à Presidência da República, estarão juntinhos amanhã em Caruaru, encontro que simboliza o fortalecimento da direita em Pernambuco.
Entre bandeirinhas, sanfona e muito forró, a visita de Caiado à Capital do Forró tem um claro significado político. Um dos principais nomes da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador goiano desembarca no Estado para prestigiar a governadora e reforçar a aproximação entre as lideranças do campo conservador.
O casamento junino tem também padrinho, Gilberto Kassab, presidente do PSD, o partido de Raquel, que deverá ser a testemunha. A expectativa é que a festa também sirva para demonstrar a força e a unidade da direita ao lado de Raquel Lyra, em um dos palcos mais tradicionais do São João brasileiro.
O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, realizou uma vistoria em um trecho da Adutora do Agreste e denunciou um ato de vandalismo que teria comprometido o abastecimento de água do município e de comunidades da região.
Segundo o gestor, uma peça fundamental do sistema foi furtada, o que teria causado a interrupção e instabilidade no fornecimento de água. “Esse é o real motivo da falta de água na nossa cidade. Uma pessoa roubou essa peça aqui da Adutora do Agreste, que leva água para Itaíba e região”, afirmou o prefeito durante a vistoria.
Pedro Pilota classificou o caso como crime e disse que medidas já estão sendo adotadas junto aos órgãos competentes para identificar os responsáveis. Ele também fez um apelo à população por informações que possam ajudar na investigação.
“Quem souber de alguma coisa, nos comunique. Eu queria dar uma recompensa a quem sabe o paradeiro dessa peça e a pessoa que fez esse ato de vandalismo. Isso é crime e já estamos tomando todas as providências cabíveis”, destacou.
O prefeito informou ainda que entrou em contato com a Compesa, que já trabalha para resolver o problema. Como a peça danificada é específica e fabricada sob medida, a previsão é de que o reparo demande um curto período de produção e substituição. A gestão municipal informou que segue acompanhando a situação e espera a normalização do abastecimento o mais breve possível.
A Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (23), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. A medida contempla servidores ativos e comissionados de todas as secretarias, além de aposentados e pensionistas e foi viabilizada por meio do planejamento financeiro da administração municipal.
O prefeito Severino Ramos destacou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para honrar nossos compromissos e valorizar quem contribui diariamente para o funcionamento da cidade. A antecipação da primeira parcela do 13º salário demonstra nosso compromisso com os servidores municipais”, afirmou. Com informações do portal da Prefeitura Municipal de Paulista.
O senador Humberto Costa (PT) entregou, ontem (22), mais uma retroescavadeira ao município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A entrega contou com a presença da prefeita Aninha da Ferbom e de vereadores do município, e marca a segunda máquina adquirida com emendas do parlamentar em um intervalo de apenas dois meses.
O município também recebeu um ônibus de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), conquistado por indicação de Humberto Costa junto ao governo federal, ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados em outras regiões do estado.
Ainda na cidade, Humberto visitou o recém-reformado Mercado Municipal, e se comprometeu com a população a levar novos investimentos ao espaço público. “Nazaré da Mata merece investimento de verdade, e é isso que estamos fazendo. Cada máquina entregue representa estradas mais transitáveis, obras que saem do papel e qualidade de vida para o povo desta cidade. Vamos continuar trabalhando para que Pernambuco receba o que lhe é de direito”, afirmou o senador.
Mais cedo, Humberto Costa esteve reunido com o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, que declarou apoio à reeleição do parlamentar ao Senado Federal, ao lado de 13 vereadores do município. “O apoio do prefeito Vinícius Labanca e dos parlamentares de São Lourenço nos alegra e nos dá mais confiança para seguir em frentes”, disse Humberto.
Nesta terça-feira (23), véspera de São João, Humberto inicia a agenda em Ribeirão, na Mata Sul, onde faz a entrega de um trator. Depois, segue para um encontro com lideranças em Palmares e, em seguida, entrega uma patrol em São Benedito do Sul. A agenda se encerra no Sítio da Trindade, no Recife, onde Humberto participa da festa de São João da cidade ao lado do time de Lula em Pernambuco.
Na antevéspera de São João, dois pré-candidatos ao governo de Pernambuco botaram lenha na fogueira para não perder a chama da competitividade. Para isso, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) contaram com os aliados, em municípios estratégicos.
Raquel Lyra prestigiou a festa em Gravatá, no Agreste, ao lado do prefeito Padre Joselito (Avante) e da primeira-dama, Viviane Facundes (PSD). “Há boas décadas, como filha de Caruaru, frequento o São João de Gravatá e tenho a alegria de hoje mais um ano como governadora estar nessa festa que a cada ano vem se reinventando”, declarou à imprensa.
A governadora já participou de festejos juninos em Caruaru, Bezerros, Salgueiro, Araripina e avisou que nos próximos dias estará em Surubim e Carpina. Ontem chegou com a vice Priscila Krause; os prefeitos de Amaraji, Araújo Guimarães; Jaboatão, Mano Medeiros; de Passira, Severino Silvestre, e alguns secretários.
João Campos ficou “em casa” e repetiu a programação de quando era gestor do Recife. Depois de circular no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, no domingo, participou ontem do 21º São João 60+, festa para quem tem 60 anos ou mais, realizada no Classic Hall, e que reuniu mais de seis mil pessoas.
“Hoje é dia de dançar forrar e agradecer porque a gente é nordestino”, disse, ao lado do prefeito Victor Marques (PCdoB); do secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho; e do Rei e Rainha 60+, Ivan Ribeiro, 70 anos, e Maria das Dores, 92 anos.
De novas, as viaturas policiais que desfilaram ontem por avenidas do Recife só têm mesmo a fabricação. Na prática, não acrescentam nada à frota da segurança pública estadual, que está apenas passando por uma troca de carros de uma categoria mais elevada — as SUVs Renault Duster locadas em 2023 — pelas minivans Chevrolet Spin de 2026.
Ainda assim, a três meses das eleições, o Governo Raquel Lyra segue promovendo medidas de impacto visual para enganar desavisados, em uma demonstração de que ações de fachada são mesmo uma especialidade desta gestão.
O problema, porém, vai além dos artifícios pirotécnicos e envolve um aumento injustificado de gastos com a mesma quantidade de viaturas. O contrato de 2023, dos veículos Duster, tinha um custo mensal de R$ 3.747,49 por carro. Já o de 2026, das Spin, chega a R$ 6.239,64, o que representa 66,5% de sobrepreço.
Não à toa, o valor global da contratação saltou de R$ 99,8 milhões, no primeiro ano do atual governo, para R$ 209,2 milhões em 2026, um incremento de 109,5%. Quem vai ter que apurar por que o governo de Raquel está pagando mais que o dobro por carros menores e em quantidade igual à das viaturas que já existiam antes são os órgãos de controle, que costumam precisar de mais tempo para se debruçar sobre as burocracias dos contratos.
Já o eleitorado, que terá que tomar uma decisão sobre os rumos de Pernambuco em pouco mais de 90 dias, precisará refletir se os desfiles de viaturas são suficientes para botar bandidos na cadeia. As estatísticas dizem algo diferente. Nelas, Pernambuco aparece como o terceiro estado mais violento do país.
Pelo visto, até aqui, a pirotecnia não vem servindo ao povo. Esses números negativos jogam por terra o marketing de qualquer governo. São tão tóxicos quanto os tetos que caem sobre as cabeças de pacientes nos hospitais públicos ao mesmo tempo em que as fachadas são cuidadosamente pintadas a tempo do período eleitoral.
PURA MAQUIAGEM – Semanas atrás, o povo pernambucano descobriu que, na saúde, o Governo Raquel Lyra vem usando e abusando de uma maquiagem que já derreteu. Pelo visto, na segurança pública a aposta tem sido a mesma. Quantos inocentes perderão suas vidas por acreditarem em uma falsa sensação de segurança vendida à base de sirenes e carros enfileirados? As estatísticas, menos sujeitas à magia dos retoques, é que vão dizer.
Do alavantú ao anarriê – O neodireitista Túlio Gadelha, pré-candidato ao Senado pelo PSD, vem chamando a atenção não apenas por estar mais alinhado do que nunca ao campo da direita e dos conservadores, mas também porque, nas pesquisas divulgadas até o momento, seu nome não ultrapassou a faixa de 7% das intenções de voto. O que parecia ser um “alavantú”, um movimento para a frente, tem se transformado em um verdadeiro “anarriê”, passo atrás. Em vez de avançar, sua pré-candidatura demonstra dificuldades para ganhar tração, permanecendo estagnada nas pesquisas. Esse desempenho alimenta especulações sobre sua viabilidade eleitoral e sobre a possibilidade de deixar a chapa majoritária, em meio ao que alguns classificam como um “ostracismo ideológico”.
Bolsonaristas com Raquel – O ex-ministro do Turismo e pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, Gilson Machado Neto, admite uma contradição que, hoje, marca o campo da direita em Pernambuco. Embora tenha confirmado apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), ele reconhece que o cenário ideal seria vê-la declarar apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República. Raquel, porém, segue “em cima do muro”. Enquanto esse gesto não acontece, Gilson diz apostar na derrota do PSB como prioridade política. Gilson afirma que a maior parte das lideranças conservadoras do Estado já decidiu caminhar com Raquel em 2026, apesar de a governadora manter a estratégia de não assumir publicamente um palanque presidencial.
Espaço para Flávio no palanque – O ex-ministro disse esperar que haja entendimento entre a governadora e o grupo bolsonarista para que Flávio Bolsonaro tenha espaço no palanque estadual. “Eu espero que Flávio tenha espaço no palanque dela”, declarou. Ainda assim, deixou claro que a decisão de apoiar Raquel independe desse acerto. “Eu vou hoje apoiar a Raquel Lyra.” Questionado se Raquel poderia continuar “em cima do muro”, respondeu que o apoio será mantido desde que ela não declare voto no presidente Lula (PT).
Risco zero de anulação – A defesa do senador Jacques Wagner (PT-BA), líder que balança, mas não cai do Governo no Senado, recorreu ao STF para anular a decisão que autorizou a busca e apreensão contra o parlamentar na semana passada. Mas as chances de anulação são perto de zero. A polícia suspeita da atuação parlamentar do senador em temas de interesse do Master, como na tramitação de propostas sobre crédito consignado e o limite de cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e ainda durante a fiscalização parlamentar sobre a compra do Master pelo Banco Regional de Brasília (BRB). A PF apontou uma correlação entre essas atuações e supostas “vantagens econômicas indevidamente” recebidas por Wagner.
CURTAS
LICENÇA – Jaques Wagner, aliás, vai pedir licença do cargo de líder do governo no Senado, posto que ocupa desde o início do governo Lula. Apesar de Wagner ter dito que continuaria “na liderança até que o presidente peça que eu me retire” e que achava “muito difícil” que Lula o ejetasse, sua permanência se tornou impossível, segundo o colunista Lauro Jardim.
BENESSES – Em meio a discussões sobre benesses concedidas a servidores do Judiciário, juízes e procuradores aprovaram novas regras para permitir que as férias de 60 dias sejam parceladas em 12 vezes no ano. A mudança, na prática, pode aumentar o número de dias de descanso.
A VICE? – Sem alarde, a ex-presidente da Caixa no governo Bolsonaro, Daniella Marques, se filiou ao Republicanos no início do ano. Sua filiação a um partido político leva alguns aliados de Flávio Bolsonaro a especular sobre seu nome como eventual candidata a vice.
Perguntar não ofende: Quem vai ser o segundo senador de Raquel?