Avante participa de lançamento de nova linha de crédito rural em Chã Grande

O município de Chã Grande sediou, nesta sexta-feira (26), uma edição especial do Conexão de Negócios, iniciativa do Governo de Pernambuco voltada à interiorização de serviços e ao fortalecimento da economia. Durante o evento, foi lançada a Agro AGE, nova linha de crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), criada para ampliar o acesso ao financiamento de produtores rurais em diferentes regiões do Estado.

O presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, participou da programação e afirmou que a iniciativa busca ampliar o acesso ao crédito para o setor agrícola. “A Agro AGE vai fazer a catraca girar para o lado de quem mais precisa. O time do Avante e a governadora Raquel Lyra têm um olhar diferenciado para os produtores rurais, que levam comida à mesa dos pernambucanos. O acesso ao crédito é fundamental para que eles possam investir, crescer e gerar emprego e renda”, declarou. O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre, destacou que a linha foi estruturada para atender às demandas dos produtores do interior.

O evento reuniu o prefeito de Chã Grande, Sandro Advogado, os prefeitos Araújo (Amaraji), Padre Joselito Gomes (Gravatá) e Jeyson Cavalcanti (Primavera), além do presidente da Câmara Municipal de Chã Grande, Ademir Batista, secretários municipais, lideranças políticas, representantes do setor produtivo e produtores rurais.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

O Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), em Limoeiro, está concluindo a instalação de um novo aparelho de raio-X digital adquirido por meio de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil destinada pelo deputado estadual Henrique Filho (PP). O equipamento entrará em funcionamento durante as obras de reforma, ampliação e modernização da unidade. Nesta semana, o parlamentar visitou o hospital e acompanhou a instalação ao lado do diretor-geral, o médico Jaciel Soares.

Segundo Jaciel Soares, o novo equipamento é totalmente informatizado e permitirá ampliar a capacidade de atendimento da unidade. “É um equipamento totalmente moderno, computadorizado, que proporciona imagens de melhor qualidade e amplia nossa capacidade de atendimento. A emenda do deputado Henrique Filho foi fundamental para que esse investimento se tornasse realidade e para que a população passe a contar com um serviço mais eficiente”, afirmou. O deputado também destacou que o investimento busca fortalecer a estrutura da saúde pública e melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Referência para o Agreste Setentrional e a Mata Norte, o Hospital Regional José Fernandes Salsa realiza mais de seis mil atendimentos por mês e passa por obras de reforma, ampliação e modernização. De acordo com o Governo de Pernambuco, a intervenção prevê investimentos próximos de R$ 30 milhões. O hospital também recebeu, em 2021, cerca de R$ 400 mil em emendas parlamentares destinadas por Henrique Filho para a aquisição de equipamentos e mobiliário para a unidade.

Petrolina - São João 2026

Depois de gastar milhões com a instalação e adesivação de tapumes de obras, a gestão da governadora Raquel Lyra (PSD) começa, quase que literalmente, a “rasgar” dinheiro público. Nesta sexta-feira (26), funcionários a serviço do Governo de Pernambuco foram vistos raspando a estrutura metálica que cerca o Memorial Arcoverde, em Olinda. O objetivo é inviabilizar a leitura da marca da atual gestão por conta da proximidade do período eleitoral, que impõe restrições à publicidade governamental.

A partir de 4 de julho, os sites e as redes sociais da administração estadual terão que ficar fora do ar ou só veicular informações de interesse público que não resultem em promoção da gestão, como campanhas de saúde. Além disso, todas as aparições do logotipo do Governo Raquel Lyra em placas, veículos e prédios públicos terão que ser encobertas ou substituídas pelo brasão do Estado em sua forma original e neutra, sem estilizações que permitam identificar o governo de Raquel.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), realizou, nesta sexta-feira (26), uma caminhada pelo centro de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Durante a agenda, ele percorreu o comércio da Avenida Siqueira Campos, conversou com comerciantes e moradores, visitou o Mercado Público de Paratibe e participou de um almoço com lideranças políticas do município.

Durante a visita, João Campos afirmou que pretende manter atenção às demandas da cidade e da Região Metropolitana. “O dia hoje foi de caminhar em Paulista, no Mercado de Paratibe, no comércio da Siqueira Campos, de conversar com as pessoas e reafirmar o nosso compromisso de cuidar de Pernambuco, de Paulista, da Região Metropolitana. Conheço bem essa realidade. Governei o Recife por cinco anos, fui o deputado mais votado de Paulista e aqui vocês têm o meu compromisso de que vão ter um governador de verdade, que trabalha e sabe tirar do papel aquilo que é importante”, declarou.

A agenda contou com a participação do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), da pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT), dos deputados estaduais Júnior Matuto (Republicanos), ex-prefeito de Paulista, Mário Ricardo (Podemos), ex-prefeito de Igarassu, e Francismar Pontes (PSB), além de vereadores e outras lideranças que apoiam a Frente Popular.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O Sebrae Pernambuco realiza, na próxima quarta-feira (1º), a edição especial Quartas de Sucesso: Conexão Afro, das 9h às 17h, na sede da instituição, no Recife. Gratuito, o evento reunirá palestras, painéis, mentorias, feira de negócios e atividades de networking voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo negro na Região Metropolitana do Recife e no Arquipélago de Fernando de Noronha. As inscrições podem ser feitas pela Loja Virtual do Sebrae/PE.

A programação será dividida em dois eixos temáticos — Identidade, posicionamento e protagonismo e Mercado, vendas e futuro dos negócios — e contará com a participação de especialistas, empreendedores, representantes de instituições públicas e parceiros estratégicos. Entre os destaques estão a Expo Afro, feira dedicada a produtos e serviços de empreendedores pretos e pardos, além de rodadas de negócios, mentorias individualizadas, apresentação de pitches e atividades voltadas ao acesso a crédito e ampliação de redes de relacionamento.

O Conexão Afro é o primeiro evento do projeto homônimo, criado pelo Sebrae/PE para incentivar o empreendedorismo negro na Região Metropolitana do Recife e em Fernando de Noronha. Segundo a gestora de Projetos do Sebrae/PE, Andréa Viana, a iniciativa busca fortalecer a atuação dos afroempreendedores por meio da integração entre territórios e da ampliação das oportunidades de negócios. “O projeto pretende incentivar e consolidar um ecossistema colaborativo de afroempreendedorismo na região. O desenvolvimento ocorre quando integramos territórios, valorizamos histórias, ampliamos redes de suporte e criamos oportunidades concretas para mais negócios liderados por pessoas negras crescerem de forma sustentável”, afirmou.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O pré-candidato ao Senado e presidente da Federação União Progressista (UP/PP), Eduardo da Fonte, visitou, hoje, o Hospital Regional de Palmares (HRP), na Mata Sul de Pernambuco. Durante a agenda, defendeu a interiorização da saúde como prioridade para reduzir a dependência da população em relação aos serviços da Região Metropolitana do Recife.

Principal unidade de saúde da Mata Sul, o HRP atende cerca de 22 municípios e funciona 24 horas por dia com serviços de urgência, emergência e ambulatório. O hospital conta com 173 leitos de média e alta complexidade, distribuídos entre Clínica Médica, Cirurgia, Traumato-Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e UTIs Adulto e Neonatal. A estrutura inclui ainda centro cirúrgico, centro obstétrico, agência transfusional, CME e 46 leitos de observação.

Palmares - 147 anos

De passagem por Surubim, na noite de ontem, a governadora Raquel Lyra (PSD) parabenizou o prefeito, Cleber Chaparral (UB), pela festa junina do município, que bateu recorde de público e “travou a cidade”. Ontem, subiram ao palco Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land.

Segundo Raquel, “o Chapa botou pra torar”. O prefeito estava acompanhado da primeira-dama do município, ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal, Juliana de Chaparral (União Brasil). Hoje, o Parque Haras J. Galdino recebe os shows de Henrique & Juliano, Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A contratação de 831 profissionais temporários para a rede estadual de Saúde de Pernambuco tem gerado dúvidas entre candidatos aprovados na seleção simplificada promovida pelo Governo do Estado. Embora o edital estabeleça que o processo seletivo terá validade de 24 meses, prorrogável por igual período, profissionais convocados afirmam que, no momento da assinatura dos contratos, foram informados de que todos os vínculos terão prazo máximo até 31 de março de 2027.

O edital, publicado em fevereiro deste ano, prevê que a seleção permanecerá válida por até quatro anos, a depender de prorrogação, e que os contratos temporários teriam duração de até 12 meses, também passíveis de prorrogação, nos termos da Lei Estadual nº 14.547/2011.

Camaragibe - Forró da Vila

Nem a garoa e o frio da noite de ontem foram capazes de diminuir o entusiasmo do público que lotou o Polo Multicultural do São João de Arcoverde. Em uma das apresentações mais aguardadas da edição 2026, o cantor João Gomes protagonizou um show marcante, levando milhares de fãs a cantar do início ao fim um repertório repleto de sucessos que o consolidaram como um dos maiores nomes da música brasileira da atualidade.

Natural de Serrita, no Sertão pernambucano, João Gomes transformou o Pátio de Eventos da Estação em um grande coro popular. A emoção tomou conta da plateia, que permaneceu firme mesmo sob a garoa, demonstrando a força do artista e o prestígio do São João de Arcoverde. A noite também contou com apresentações de Will e Nágylla Ferreira, completando a programação do Polo Multicultural.

O senador Humberto Costa (PT) cumpriu extensa agenda, ontem, passando pelo Recife e Timbaúba, na Zona da Mata Norte, e encerrou a noite em Carpina, também na Mata Norte, onde recebeu importantes declarações de apoio à sua reeleição. A prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia (PODE), e o deputado estadual Gustavo Gouveia (PODE) formalizaram o apoio ao projeto do senador, reforçando sua base de alianças na região.

A programação teve início em Timbaúba, ao lado do prefeito Marinaldo Rosendo (PP), com visita à ação da Caravana da Saúde do programa Agora Tem Especialistas, do governo Lula, além da participação de ato para anúncio de obras no município. Humberto esteve acompanhado pelo pré-candidato ao governo, João Campos (PSB), o pré-candidato a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos), e a pré-candidata ao Senado, Marília Arraes (PDT).