Conversei, há pouco, com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), sobre a visita amanhã ao município do pré-candidato à Presidência da República pelo PSD, Ronaldo Caiado. Informou que ele só confirmou a presença no início da tarde e que chegará a Caruaru para conhecer a estrutura dos festejos juninos no horário do jogo do Brasil, entre 19 e 21 horas.
“Vou recebê-lo com o maior prazer, tanto ele quanto Gilberto Kassab, nosso presidente nacional”, disse Rodrigo. Ele não soube informar se a governadora Raquel Lyra (PSD) estará presente. “Ela não me informou nada sobre a agenda dela nem hoje nem amanhã”, afirmou.
Um homem de 32 anos morreu vítima de intoxicação por metanol na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, que emitiu uma nota sobre o caso.
De acordo com a pasta, a vítima, que não teve o nome divulgado, morreu no último dia 19 de maio, nas proximidades de um shopping. Desde então, a causa da morte estava sendo analisada e só foi confirmada após laudos da Polícia Científica. “As informações oficiais foram repassadas na última semana, após a realização de exames que identificaram a intoxicação por metanol como causa do óbito”, afirmou a secretaria. As informações são da Folha de Pernambuco.
Leia maisAgora, as autoridades competentes trabalham na identificação e procedência da bebida consumida pela vítima. Com a mais recente confirmação, Petrolina contabiliza quatro casos de intoxicação por metanol. Do total, dois evoluíram para óbito.
A Secretaria de Saúde reforça o alerta sobre os riscos do consumo de bebidas de origem desconhecida ou possivelmente adulteradas.
Casos de intoxicação por metanol
A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para obter dados atualizados sobre casos de intoxicação por metanol no estado, mas não teve retorno até o momento.
Em um balanço divulgado em dezembro de 2025, a pasta estadual contabilizava 23 notificações de mortes suspeitas associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Do total, cinco foram confirmadas e 14, descartadas.
Além de Pernambuco, no último ano, foram registrados casos nos estados do Piauí, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Fiscalizações envolvendo diversos órgãos ocorreram em depósitos e fábricas de bebidas com o objetivo de identificar a adulteração.
Sintomas
Os sintomas da intoxicação por metanol costumam aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão, ou antes, quando a quantidade ingerida é grande. Entre os mais comuns estão dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental e, principalmente, visão turva repentina ou até cegueira.
Leia menos
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um servidor da vice-governadora Priscila Krause (PSD) sendo vaiado ao tentar tumultuar uma agenda do pré-candidato a governador João Campos (PSB) em Gravatá, no Agreste. José Ronaldo Moura da Silva aparece gritando palavras de ordem enquanto filma um colega fazendo o mesmo perto da comitiva do PSB dentro do Mercado Público da cidade. Durante o episódio, a dupla ainda teria dado uma cotovelada em um apoiador de João Campos.
Até o primeiro trimestre deste ano, José Ronaldo era secretário de Turismo da gestão de Ramos (PSD), prefeito eleito com as digitais da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2024 e que faz a pior gestão da história de Paulista. Desde 19 de março deste ano, porém, ele está nomeado como gerente-geral administrativo no gabinete da vice-governadora Priscila Krause.

Após alguns segundos gritando, ele passou a ser vaiado por apoiadores de João Campos e por populares que recebiam o pré-candidato do PSB com entusiasmo. O gesto só demonstra a truculência e o desespero dos aliados de Raquel diante da recepção positiva a João Campos.
O neodireitista Túlio Gadêlha vem chamando a atenção não apenas por estar mais alinhado do que nunca ao campo da direita e dos conservadores, mas também porque, nas pesquisas divulgadas até o momento, seu nome não ultrapassou a faixa de 7% das intenções de voto. O que parecia ser um “alavantú”, um movimento para a frente, tem se transformado em um verdadeiro “anarriê”, passo atrás!
Em vez de avançar, sua pré-candidatura demonstra dificuldades para ganhar tração, permanecendo estagnada nas pesquisas. Esse desempenho alimenta especulações sobre sua viabilidade eleitoral e sobre a possibilidade de deixar a chapa majoritária, em meio ao que alguns classificam como um “ostracismo ideológico”.
Se tem uma tradição que não pode faltar no São João é o casamento matuto. E, desta vez, a política também entrou no arraial. No coração do Agreste, Raquel Lyra e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pré-candidato à Presidência da República, estarão juntinhos amanhã em Caruaru, encontro que simboliza o fortalecimento da direita em Pernambuco.
Entre bandeirinhas, sanfona e muito forró, a visita de Caiado à Capital do Forró tem um claro significado político. Um dos principais nomes da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador goiano desembarca no Estado para prestigiar a governadora e reforçar a aproximação entre as lideranças do campo conservador.
O casamento junino tem também padrinho, Gilberto Kassab, presidente do PSD, o partido de Raquel, que deverá ser a testemunha. A expectativa é que a festa também sirva para demonstrar a força e a unidade da direita ao lado de Raquel Lyra, em um dos palcos mais tradicionais do São João brasileiro.
O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, realizou uma vistoria em um trecho da Adutora do Agreste e denunciou um ato de vandalismo que teria comprometido o abastecimento de água do município e de comunidades da região.
Segundo o gestor, uma peça fundamental do sistema foi furtada, o que teria causado a interrupção e instabilidade no fornecimento de água. “Esse é o real motivo da falta de água na nossa cidade. Uma pessoa roubou essa peça aqui da Adutora do Agreste, que leva água para Itaíba e região”, afirmou o prefeito durante a vistoria.
Pedro Pilota classificou o caso como crime e disse que medidas já estão sendo adotadas junto aos órgãos competentes para identificar os responsáveis. Ele também fez um apelo à população por informações que possam ajudar na investigação.
“Quem souber de alguma coisa, nos comunique. Eu queria dar uma recompensa a quem sabe o paradeiro dessa peça e a pessoa que fez esse ato de vandalismo. Isso é crime e já estamos tomando todas as providências cabíveis”, destacou.
O prefeito informou ainda que entrou em contato com a Compesa, que já trabalha para resolver o problema. Como a peça danificada é específica e fabricada sob medida, a previsão é de que o reparo demande um curto período de produção e substituição. A gestão municipal informou que segue acompanhando a situação e espera a normalização do abastecimento o mais breve possível.
A Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (23), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. A medida contempla servidores ativos e comissionados de todas as secretarias, além de aposentados e pensionistas e foi viabilizada por meio do planejamento financeiro da administração municipal.
O prefeito Severino Ramos destacou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para honrar nossos compromissos e valorizar quem contribui diariamente para o funcionamento da cidade. A antecipação da primeira parcela do 13º salário demonstra nosso compromisso com os servidores municipais”, afirmou. Com informações do portal da Prefeitura Municipal de Paulista.
