SUV Bolt 100% elétrico: como ele se comporta?
O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil teve o melhor semestre da série histórica da ABVE, a associação que reúne os fabricantes desses modelos. Foram 32.239 emplacamentos de janeiro a junho de 2023 – o que representa um crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022. O grande desafio das empresas fabricantes – e seu universo ao redor, como revendedores de combustíveis etc – é estimular a instalação de eletropostos públicos ou semipúblicos para viagens mais longas, de lazer. Mas, falta estrutura nas estradas.
Por isso, esse colunista usou um Chevrolet Bolt EUV 100% elétrico num teste simples: ele aguenta, dependendo do ‘relacionamento’ do motorista, uma ida-e-volta a Pirenópolis, cidade a 151km do centro da Brasília? O Bolt EUV saiu da capital marcando uma autonomia de 384. Numa velocidade normal, usando-se bem o processo de regeneração, principalmente nas lombadas e pardais e ladeiras, chegou a Pirenópolis com o alerta de autonomia de 219. Na volta a Brasília, pelo mesmo percurso, e com um cuidado maior nas acelerações e desacelerações, o Bolt EUV (da sigla Electric Utility Vehicle, ou veículo utilitário elétrico) chegou ao Memorial JK com 41km. Sem estresse, sem medo de ‘pane seca’ – apenas um cuidado redobrado na quilometragem anunciada num cluster bem mais renovado, por sinal. Foram, no geral, a velocidade média entre 110km/h a 120km/h.

Como é o modelo – O SUV compacto da Chevrolet custa R$ 280 mil, um pouco acima dos concorrentes elétricos médios e compactos – boa parte, principalmente os chineses que desembarcam neste meio de ano, não chega a esse patamar.
O modelo nasceu baseado no pioneiro hatch Bolt EV, na intenção de ser maior, com proposta familiar (mais espaço e autonomia): ficou, por exemplo, 161mm mais longo e ganhou 75 mm a mais na distância entre-eixos. É um carro com interior de padrão superior, não se comparando ainda com a maioria dos Chevrolet à venda por aqui. Tem, por exemplo, uma central multimídia mais moderna das usadas pela marca por anos e anos a fio (agora é 10,2″ com espelhamento Android Auto e Apple Car Play). Os bancos são agradáveis ao toque e no uso e, de quebra, tem teto solar de acionamento elétrico panorâmico de verdade.
O espaço interno é bom – inclusive para quem usa os bancos traseiros, devido ao assoalho (onde ficam as baterias). O porta-malas tem boa capacidade, com 462 litros. Também é bem equipado: ar-condicionado de duas zonas, carregador sem fio para smartphones, câmera de visão 360º etc. Mas chama a atenção, principalmente, o pacote semiautônomo de segurança, com frenagem de emergência automática, alerta de colisão frontal, assistente de permanência com aviso de saída de faixa, indicador de distância, troca automática de farol alto-baixo e frenagem dianteira com alerta para pedestres. São, por exemplo, 10 airbags. Mesmo com a intenção declarada de economizar, o passeio a Pirenópolis reservou boas arrancadas e ultrapassagens. Afinal, o melhor ofertado pelos elétricos é o torque imediato. Isso permitiu também se avaliar que a carroceria – mesmo sendo um SUV – é rígida nas curvas, sem se desgarrar, que a suspensão foi bem resolvida e que o isolamento acústico, bem ajustado. A bateria do Bolt EUV é de íon-lítio e tem 288 células, 68 kWh e aceita recarga com potência de 11 kW em corrente alternada AC ou até 55 kW em corrente direta (DC). O motor elétrico dianteiro gera 203cv, com 36,7 kgfm de torque.

Kicks XPlay chega às lojas por R$140.490 – A série especial Nissan Kicks XPlay acaba de voltar ao mercado. Como sempre acontece com essas customizações de fábrica, a versão tem visual cheio de adereços e elementos exclusivos, todos com apelo esportivo. Mas apenas 1.360 unidades serão produzidas, sendo 1.000 para o Brasil e as demais para Argentina e Paraguai. O preço é de R$ 140.490. O Kicks XPlay. já como linha 2024, vem pintura Vermelho Malbec no teto, no para-choque, nas saias laterais e nas capas dos retrovisores. O aerofólio preto é integrado. Curioso: o número de ordem de fabricação da unidade vem estampado na grade. Internamente, costuras vermelhas duplas no painel, apoio de braço e bancos – com detalhes semelhantes na base do volante e nas bordas das saídas de ar e nos tapetes e soleiras. Do ponto de vista de segurança e equipamentos de conforto, nada de diferente das (boas) adotadas pela demais versão. O XPlay vem, por exemplo, com chave presencial, partida por botão, controles de estabilidade e tração e câmera de ré. Os faróis têm acendimento automático, o carregador de celular é por indução, as luzes diurnas são em LED e a central multimídia tem tela de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto. Em termos de segurança, são 6 airbags. Tem também sistema inteligente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus etc. O motor é o conhecido 1.6 aspirado de 113cv e 15,3kgfm de torque. A transmissão é automática do tipo CVT com 6 marchas simuladas.

BYD suas duas versões do elétrico Dolphin – O veículo elétrico mais vendido da história do Brasil ganhou novas versões: o Dolphin Plus e o Dolphin Diamond. No foco, cores e performance. Para quem quer cor mais sóbria, o Diamond é exclusivo na cor preta do modelo. Já Plus chega com quatro opções de cores duplas. Essa versão é mais esportiva e potente – e vem com teto panorâmico, rodas 17” com design só dela e um motor de 204 cavalos. Com bateria de 60,48 kWh, possui autonomia de 427 quilômetros. O novo modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e atinge velocidade máxima de 160 km/h. Nela, há teto panorâmico de acionamento elétrico e outros opcionais, como multimídia de 12,8”, câmeras 360° e visão panorâmica. O modelo também conta com Apple Carplay e Android Auto. Além de comandos de voz em que o motorista pode solicitar ações como: “ Hi BYD, ligue o Spotify” e “Hi BYD, me guie para casa”, que executa as tarefas de forma descomplicada.
Com o aplicativo BYD, você pode abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e até verificar o nível da bateria sem estar dentro do veículo. O novo modelo vem com piloto automático adaptativo, sistema de detecção de ponto cego, assistente de faixas, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego cruzado dianteiro, e traseiro com auxílio de frenagem e sensor de pressão nos pneus.
Diamond: configurações – Só tem diferente a cor preta e traz as mesmas configurações do Dolphin lançado em junho deste ano e que já vendeu cerca de 5 mil unidades. Até o design, desenvolvido por Wolfgang Egger e Michele Paganetti, é o mesmo. Ele usa e-Platform 3.0, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. Além de melhorar a segurança e aumentar a autonomia, proporciona uma distância entre eixos de 2,7m, que deixa o veículo mais espaçoso internamente. Isso faz com que os passageiros do banco traseiro tenham mais espaço para as pernas.
Preços e cores – O Dolphin Diamond estará disponível na cor preta pelo preço de R$ 149.800. O Dolphin Plus tem preço especial de lançamento de R$ 179.800, com 4 opções com cores duplas (Azul Surfing com Cinza Dolphin, Preto Delan com Cinza Atlantis, Rosa Afterglow com Cinza Dolphin e Branco Ski com Cinza Dolphin) Garantia – Para os dois modelos, é de oito anos – ou 200 mil km rodados para os motores elétrico e controller. A bateria Blade conta ainda com garantia de oito anos sem limite de quilometragem. Outro grande diferencial BYD é que toda a linha de automóveis 100% elétricos da marca conta com 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil km.

E-Pace 2024 chega por R$ 466.026 – A Jaguar acaba de anunciar no Brasil o lançamento da linha 2023 do crossover E-Pace. Oferecido em versão única de acabamento, batizada de R-Dynamic HSE, o modelo desembarca com preço sugerido de R$ 466.026. No visual, poucas novidades – as mesmas adotadas em 2021, com a grade dianteira preenchida com nova malha em formato de “diamante” e entradas de ar laterais na parte inferior do para-choque. Os faróis têm iluminação full-LED e contam com nova assinatura para as luzes diurnas, dispostos em dois filetes iluminados atravessando o conjunto óptico. Na cabine, destaque para equipamentos como sistema de entretenimento Pivi Pro com tela sensível ao toque de 11,4 polegadas, bancos dianteiros elétricos com 16 ajustes, controle de ar-condicionado dual zone, iluminação interna em LED e sistema de som Meridian (opcional). O pacote de segurança também inclui sistemas semiautônomos de condução. O motor é um 2.0 turboflex com 249cv de potência e 37,2kgfm de torque – e transmissão automática de 9 marchas e tração integral. Dados de fábrica apontam 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e máxima de 229 km/h.


Nova BMW R 1300 GS define futuro da marca – Modelo ganha renovador motor boxer e nova suspensão, tem peso reduzido e, consequentemente, passa a ter mais capacidade. A BMW Motorrad estabeleceu um novo segmento de Enduro Touring há mais de quatro décadas, com a R 80 G/S. De lá para cá, os modelos BMW GS com motor boxer têm ocupado a liderança indiscutível no campo competitivo. Para garantir que isto continue a acontecer no futuro, a BMW Motorrad optou por um design quase completamente novo para a nova R 1300 GS, com uma impressionante redução de peso de 12 kg em comparação ao modelo anterior. A peça central é mais uma vez o lendário motor boxer de dois cilindros. O seu novo design é mais compacto do que nunca, graças a uma caixa de velocidades localizada sob o motor e a uma nova disposição do eixo de comando. Com exatamente 1.300 cc, produz uma potência de 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. Isso o torna, de longe, o motor boxer BMW mais potente já produzido em série. Ainda não há previsão de chegada. O modelo mais próximo desta é a atual R 1250 GS, montada em Manaus (AM) e continuará à venda normalmente.
Os municípios e os acidentes de trânsito – O Ministério dos Transportes vai premiar os municípios brasileiros que cumprirem as metas de redução de sinistros previstas no plano de redução de mortes, o chamado Pnatrans. Até 2030, a intenção é reduzir em 50% o número de feridos e mortos nas vias do país. Segundo levantamento da Senatran, quase 80% das mortes registradas no trânsito em todo o Brasil estão concentradas em cerca de 20% dos municípios brasileiros – são quase 1,2 mil cidades, em sua maioria com mais de 30 mil habitantes. No auxílio aos órgãos locais de trânsito, a secretaria vai também atuar como consultora de projetos, apresentando as melhores práticas no setor. Ao mesmo tempo, o Governo Federal pretende colocar em consulta pública, até o fim do ano, uma nova versão do Pnatrans, com foco na maior participação dos municípios na elaboração de diretrizes; ampliação da transparência e do acesso aos dados nacionais, bem como na definição de metas locais no universo das localidades que concentram o maior número de ocorrências.
Igualdade entre mulheres e homens no trânsito – Condicionar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) à realização de curso e de exame sobre a igualdade entre mulheres e homens no trânsito é tema de um Projeto de Lei que tramita no Senado Federal. De autoria do senador Fabiano Contarato (PT/ES), o PL pretende incluir o tema da “igualdade entre mulheres e homens no trânsito” no curso de formação de condutores e no exame escrito aplicado pelos órgãos executivos de trânsito como requisito para tirar a CNH. No texto do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passará a constar que a formação de condutores deverá incluir, obrigatoriamente, curso de direção defensiva, de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito e de igualdade entre mulheres e homens no trânsito.
IPVA: inadimplência cresceu 13% – Estudo realizado pela Zapay, especializada no parcelamento de débitos veiculares, identificou um crescimento de 13% no número de inadimplentes em comparação ao mesmo período do ano anterior em relação ao pagamento do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, o IPVA 2023. Apesar da alta, a maioria dos motoristas ainda paga o imposto em dia. A questão está no parcelamento do valor. O estudo levou em consideração o número de pagantes e detalhou a situação de cada estado considerando o percentual de inadimplentes e quitados. Entre os estados, São Paulo, que possui a maior frota do país, com 32 milhões de veículos, segundo dados do IBGE, ocupa a primeira posição, com índice de 32%. Lá, 68% dos contribuintes estão em dia com o imposto. Minas Gerais vem em segundo lugar. Este é o único estado em que os 64% do índice de inadimplência supera o número de pagamentos em dia (36%). Em terceiro lugar está o Rio de Janeiro, com um índice de inadimplência de 31% e 69% dos contribuintes com pagamento em dia. No que diz respeito aos meses com maior incidência de inadimplência do IPVA 2023, o estudo trouxe destaque para o mês de março, com participação de 47%. Já abril teve 37%. Por outro lado, os meses de janeiro e fevereiro apresentaram a menor incidência de inadimplência em 2023, com 13% e 23%, respectivamente.

Verão: como cuidar dos bancos de couro – Hidratar os bancos de couro do automóvel é essencial para garantir sua beleza e vida útil. No verão, essa manutenção deve ser redobrada, pois o sol é um dos grandes vilões. Para quem costuma ir à praia, a água salgada, a areia e o protetor solar também são nocivos para esse tipo de banco. Para evitar o ressecamento e que os bancos craquelem, a DryWash dá dicas sobre como tratá-lo. O especialista Ítalo Rogério diz que o tratamento completo e profissional deve ser feito a cada quatro meses, mas a manutenção pode ser feita em casa a cada 30 dias. Isso garante o fim do ressecamento dos bancos. Dicas que prolongam a vida – A manutenção e conservação dos bancos não é apenas uma questão de luxo. Essa prática mantém o carro valorizado.
Não estacione sob o Sol – A incidência do sol é um dos grandes vilões, então buscar locais frescos e com sombra é o ideal.
Cuidado com os produtos – Aplique nos bancos produtos adequados, que não sejam à base de álcool, principalmente.
Forma de aplicar – Nunca aplique o produto quando o banco estiver quente ou molhado. Isso pode manchá-lo. Outro cuidado é evitar aplicar o produto diretamente. Deve-se sempre colocar primeiro em um pano de algodão, depois passar.
Evite roupas molhadas – Essa combinação não dá muito certo. Então sempre tenha algo para proteger os bancos nas saídas da praia.
Manter a rotina – Hidratar os bancos deve ser uma rotina. Essa prática vai deixar o carro bonito e confortável, além de mantê-lo com o seu preço de mercado sempre valorizado.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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