Lavareda

14/09


2011

Dilma defende melhor gestão dos recursos da saúde

 A presidente Dilma Rousseff defendeu hoje "melhor gestão dos recursos da saúde", mas avisou que são necessários mais recursos para o setor, sem querer defender a recriação de um novo imposto, como a CPMF, para evitar desgastes públicos com o tema. Depois de comparar que os investimentos em saúde per capita do Brasil são menores do que na Argentina e no Chile, a presidente Dilma declarou: "se você quiser um sistema universal, gratuito e de qualidade, vamos ter de colocar dinheiro na saúde e colocar gestão na saúde. As duas coisas".

De acordo com a Agência Estado, Dilma falou da necessidade da abertura de uma discussão ampla sobre o tema, envolvendo todos os setores. "O que não é possível é a tese no Brasil de que é possível ter saúde de qualidade sem mais dinheiro per capita. Não é. Isso é uma obrigação minha explicar. Porque eu não posso fazer uma demagogia com a população. Por isso que a discussão tem que ser aberta, por isso que a discussão tem que todo mundo participar e tem que ter esse compromisso legal: não pode desviar dinheiro da saúde", disse. Ela se referia principalmente à inclusão, por parte dos Estados, de uso de recursos de outros setores, classificando-os como gastos em saúde.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

14/09


2011

Campanha pela divisão do Pará terá que ser refeita

 No primeiro dia de campanha autorizada pela Justiça Eleitoral, a frente que defende a criação do Estado de Tapajós a partir da divisão do Pará anunciou que irá recolher todo o material gráfico já produzido e impresso para se adequar à legislação. O tesoureiro da frente, Edivaldo da Silva Bernardo, afirmou que o setor jurídico percebeu que não poderia adotar a mesma campanha do grupo favorável à criação do Estado de Carajás, como havia sido planejado.

Consultado ontem à noite pela Folha de SP, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará disse que as frentes podem desenvolver campanhas juntas, desde que ambas se identifiquem na propaganda. A parceria funciona como se fosse uma coligação de partidos, segundo o tribunal. Em dezembro, os eleitores do Pará vão votar em um plebiscito para decidir se aceitam ou não a criação dos dois novos Estados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

S. C. B. M.

COM TANTOS PROBLEMAS DE MAIS NECESSIDADES QUE O PAIS ESTA PRECISANDO,PREOCUPAR-SE EM ARRUMAR MAIS DESPESAS PARA SEREM PAGOS COM NOSSOS IMPOSTOS.SERA MAIS UMA PORTA ABERTA PARA OS corruPTos.


Abreu no Zap

14/09


2011

Marta nega ter congelado painel do Senado

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) informou hoje, por meio de sua assessoria, que não foi ela quem congelou as informações do painel eletrônico do plenário do dia 1º ao dia 6 de setembro. Ela teria feito isso, sim, em ''duas outras ocasiões'' e não em setembro, segundo reiterou o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que ontem, pediu providência ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), contra o procedimento que considera ''uma manobra perigosa, sobretudo para a oposição''. No caso, porque permitiria a votação de matérias pelo quórum eletrônico, mesmo que o plenário estivesse vazio.

Segundo a Agência Estado, Jarbas disse que, nas duas vezes, Marta Suplicy, primeira vice-presidente do Senado, atendeu ao pedido do líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR). ''Na primeira vez, eu comentei com o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Na outra, falei com o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP)'', informou Jarbas. ''Ela deferiu um pedido do líder do governo, sem consultar o plenário e nem o colégio de líderes'', afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

S. C. B. M.

É UMA PETISTA OU NÃO É.NÃO É DE CASO DE ESPANTO,É REALIDADE,É O PT EM AÇÃO.


Banco de Alimentos

14/09


2011

Guerra critica atrasos nas obras para a Copa

Rivânia Queiroz, repórter especial

Faltam mil dias para a Copa de 2014 e os problemas infraestruturais preocupam. O que se vê por todo o País são obras atrasadas, licitações emperradas e projetos que sequer saíram do papel. “O Governo Dilma (Rousseff) esqueceu quais são as prioridades do País”, observou o deputado Sérgio Guerra (PSDB), ao criticar os atrasos nas obras do mundial.

Em Pernambuco, a situação não é diferente. Aqui, o deputado Sérgio Guerra está apreensivo quanto ao andamento dos serviços no Aeroporto Internacional dos Guararapes, uma das cinco obras atrasadas para o evento. “Como é que uma das principais portas de entrada do País, cartão postal do Nordeste, pode estar tão atrasado?”, questiona.

Na avaliação do tucano, é um desrespeito ao povo nordestino, ao pernambucano e também aos estrangeiros, “que terão de esperar muito para ter um aeroporto com infraestrutura e padrões de um evento internacional como a Copa”, considerou Guerra.

 

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/09


2011

Projeto Rota 232 lança guia do artesanato em Caruaru

 
















O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, e o prefeito de Caruaru, José Queiroz, lançaram hoje, o programa Rota 232 – Artesanato. O evento, realizado no Museu do Barro de Caruaru atraiu mais de 250 pessoas, entre artistas, gestores públicos e empresários de todo o Estado. “É extremamente importante mostrarmos aos turistas e aos próprios pernambucanos toda a riqueza da nossa produção cultural. Temos trabalhado em pareceria com o governador Eduardo Campos em diversos projetos este, certamente, é muito importante por dinamizar toda a cadeia produtiva do turismo”, disse Queiroz.

A diretora comercial da Empetur, Luciana Fernandes, apresentou as peças e folheteria que compõem o material de divulgação da Rota232. O destaque vai para o Guia do Artesanato, que apresenta a produção de 11destinos ao longo da rodovia BR 232. “São destinos que se diferenciam pela qualidade, representatividade e beleza: Glória do Goitá, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Bezerros, Encruzilhada de São João, Caruaru, Belo Jardim, Pesqueira, Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Adilson

Uma coisa chamou minha atenção nessa história de "rota 232": por que não BR 232?? É até mais forte e tradicional. Mas, Eu acho que é macaqueamento dos filmes EUA que lá é Route, sendo a mais famosa a route 66.



14/09


2011

Instituto Xingó abandona complexo de astronomia no Sertão

 














Petrolândia, no Sertão de Itaparica, poderia ter avançado muito mais como centro astronômico se o Instituto Xingó, vinculado a  Chesf, não tivesse abandonado a contrução de mais dois centros de pesquisas ao lado do Impacton, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Trata-se do Centro de Observatório de Cometas e Asteróides, um dos mais modernos do mundo e um dos poucos do hemisfério Sul do planeta.

O Centro de Observatório atrai para a caatinga os principais astrônomos do País e pesquisadores estrangeiros. Lá, a elite de cientistas passou a pesquisar asteróides, estrelas e a mapear o céu. Olhando o céu de Itacuruba, um dos mais belos do mundo, é possível saber qual a chance de um desses corpos celestes se chocar com a Terra. A Prefeitura do Município confiou na palavra do Instituto Xingó, mas há quatro anos as obras dos dois novos observatórios, que formariam um complexo astronômico, atraindo turistas e estudiosos, pararam.

 














"O Instituto não nos dá satisfação. Já estivemos várias vezes na Chesf", relata o prefeito de Itacuruba, Romero Magalhães (PSB). Mesmo aliado e filiado ao partido do governador Eduardo Campos, Magalhães não consegue o apoio do Estado para retomar o projeto. Resultado: o mato invadiu os dois prédios e vem servindo, nos últimos dias, para abrigo de marginais na região.  Segundo o prefeito, com apenas R$ 200 mil o Governo concluiria os dois centros, incluindo as obras físicas e os telescópios.

Há 22 anos, a cidade de Itacuruba, localizada no meio da caatinga pernambucana, a 481 km de Recife, foi inundada pelas águas do rio São Francisco. O Velho Chico foi represado para a construção da barragem de Itaparica. Todos os moradores foram transferidos para a nova Itacuruba, uma espécie de cidade cenográfica construída sob medida, com casinhas coloridas, praças bem cuidadas e jardins floridos.
















Com menos de cinco mil habitantes, a cidade pode ser considerada a mega dos astrônomos. Esse ponto da caatinga foi escolhido para receber o projeto Impacton, do Observatório Nacional, por ter algumas características especiais. Dos 365 dias do ano, a cidade tem sol forte em 208. Se chove pouco, significa que há menos nuvens capazes de atrapalhar a visão do céu. Para os astrônomos, Itacuruba é o que se pode chamar de paraíso da observação.

A paisagem cenográfica de Itacuruba ganhou mais elementos com o projeto Impacton. O Centro de Observatório fincou na cidade uma torre, coberta por uma cúpula de fibra de vidro, que protege um potente telescópio. Tudo funciona com bateria solar. O equipamento importado da Alemanha custou R$ 1 milhão. Coisa de espantar os itacurubenses, acostumados com a paisagem bucólica das plantações de feijão, cebola, tomate e melancia, alimentos que plantam para sobreviver. Dentro da torre, foram instalados modernos computadores, que acabaram com aquela forma quase romântica de observar o céu.
















Hoje, os astrônomos não pregam mais os olhos na ponta do telescópio e ficam procurando planetas e estrelas como quem procura agulha num palheiro. Eles digitam a posição do céu que querem olhar no teclado do computador. O telescópio é automaticamente informado das coordenadas e aponta na direção pedida. Faz imagens daquele ponto e em pouco tempo o cientista recebe o resultado na tela do computador. Seu trabalho é estudar aquilo que o telescópio enxergou no espaço. Essa nova forma de observação permite, por exemplo, que um astrônomo que esteja no Rio de Janeiro possa enviar seu pedido ao Centro de Observatório de Itacuruba sem estar lá. A ordem vai pelo computador e a resposta também vem por ele. E toda essa produção vira um grande arquivo do céu.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Jose Tiago Neto

Magno, Itacuruba não seria a "MECA dos astrônomos"?

claudio viana

MAGNO PRECISA CONHECER OS TRABALHOS DO INSTITUTO XINGÓ PRA NÃO ESCUTAR SO QUEM SEMPRE FALOU MAL DA INSTITUIÇÃO, O PROBLEMA AI DEVE SER DE GESTÃO, O QUE PODE SER CORRIGIDO COM PARCERIAS COMO EXISTE EM FLORESTA (MARI) PETROLÂNDIA (ICÓ MANDANTE) JATOBÁ...

Joao Paulo Ferreira

A única coisa que se vê do observatório de Itacuruba é a rainha-mãe Ana Arraes orbitando o TCU e, ao redor dela, uma centena de corruPTos que lhe prometem votos em troca do perdão das mazelas cometidas com o dinheiro público.

JOÃO JODÉLIO

O município de Itacuruba já foi penalizado por falta de investimentos dos governo. A esperança era esse observatório para desenvolver a cidade, pois iria aquecer não só o turismo da região mas a economia da cidade.



14/09


2011

Recife ganhará contador regressivo para a Copa 2014

Rivânia Queiroz, repórter especial

A cidade do Recife começará, na próxima sexta-feira, uma contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014. Serão exatos mil dias até a abertura dos jogos no Brasil. Para marcar a data, será colocado um relógio contador na Avenida Agamenon Magalhães. A iniciativa é da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 do Governo do Estado, junto com a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 da Prefeitura do Recife.

Dentro da programação, ainda haverá a apresentação de um balanço das obras relacionadas ao torneio mundial de futebol. O evento, que acontece às 9h, no 17º andar do Empresarial Padre Roma (Rua Padre Roma, 120, Parnamirim), ainda prevê o lançamento do concurso de artes visuais sobre a Copa; a apresentação da logomarca e site do Recife enquanto cidade-sede da Copa de 2014, bem como o site da Secopa/PE.

Projeto - Outras duas atividades ligadas ao evento estão previstas para o mesmo dia. Na Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, vereadores da cidade e deputados da Comissão de Esportes e de Mobilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vão conhecer o projeto da Copa. De lá, os parlamentares seguem para a arena que vai sediar os jogos do mundial. O grupo quer conhecer de perto como ficará o estádio, previsto para 2013.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Francisco Sena

Seria legal colocar um contador dos dias para o fim do mandato de João da Costa.

S. C. B. M.

DEVERIA COLOCAR UM IMPOSTÔMETRO PAR O RECIFENSE SABER QUANTO ESTAMOS PAGANDO DE IMPOSTOS E FICARMOS SABENDO PORQUE TANTO DESCASO COM A SAÚDE HOSPITAIS AS ESTRADAS POR ESTE INTERIOR ESTÃO COM TANTOS DESLEIXOS;CONTADOR REG. POR. NENHUMA.COMO TEM OTÁRIO NESTE PAIS DE TROUXAS.

roberto lima

Iniciativa das mais importantes. Quem sugeriu, deve se orgulhar da brilhante idéia até o fim de seus dias.



14/09


2011

Itacuruba FM passa a retransmitir o Frente a Frente

A partir de hoje, a Rede Pernambucana de Rádio, que retransmite o Frente a Frente, programa apresentado por este blogueiro, das 18 às 19 horas, para todo o Estado de Pernambuco, ganha mais uma emissora: a Itacuruba FM, da cidade de Itacuruba, no Sertão de Itaparica - FM 87,9. Nossas boas vindas à caçulinha da rede:


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

A Itacuruba FM fez muito bem...É audiencia na certa.



14/09


2011

“Sou contrário a uma nova CPMF”, diz Eduardo Campos

Lia Rodrigues, correspondente em Brasília

O governador Eduardo Campos (PSB) defendeu, há pouco, mudanças na partilha de recursos do SUS aos estados tomando como base quanto cada governo investe no setor de acordo com a emenda 29. “Devemos fazer um debate da qualidade dos gastos na saúde e ter uma política para premiar os estados e municípios que estão investindo percentuais significativos no setor, por exemplo, meu estado investe 17,5%. Não é justo que um estado que esteja fazendo investimento de 17,5% seja tratado na partilha do SUS da mesma forma que um estado que esteja colocando 6% da receita”, afirmou ao destacar que a emenda estabelece aos estados investimento de 12%.

Questionado sobre uma fonte de financiamento para a saúde, como defende o Planalto, o governador afirmou ser contrário a volta do imposto do cheque. “Eu, que defendi a prorrogação da CPMF, hoje sou contrário a qualquer tentativa de se votar uma nova CPMF no Congresso Nacional”, disse. Para o governador, recursos já previstos no orçamento dos estados podem ser uma resposta para o setor.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

André Rafael

Eduardo Campos é contra a CPMF???? Acredite, se quiser!!! Mais uma para o anedotário político brasileiro.



14/09


2011

Saída de Novais do Turismo abre guerra no PMDB

 A saída do ministro do Turismo, Pedro Novais, abriu uma guerra no PMDB, informa a Folha Online. Os novatos da bancada de deputados rejeitaram a indicação de nomes apontados como preferidos pelo vice-presidente Michel Temer: Geddel Vieira Lima (BA) e Moreira Franco (RJ). Com o apoio de petistas, os novatos defendem o nome do mineiro Leonardo Quintão para a vaga de Novais. Em reunião na manhã de quarta-feira, eles exigiram a escolha de um deputado para a vaga, reagindo a Geddel e Moreira.  

Segundo petistas, Quintão conta com simpatia da presidente Dilma Rousseff. Pela manhã, seu nome chegou a ser cogitado para constar da lista de indicados. Quintão, porém, enfrenta resistência dos mais antigos da bancada, entre eles o líder, Henrique Eduardo Alves (RN). Segundo peemedebistas, a ala do partido ligada ao presidente do Senado, José Sarney (AP), chegou a trabalhar pela indicação de Gastão Vieira (MA) para o Ministério do Turismo. Mas a ideia sofre restrições entre novatos e a velha guarda da bancada.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

S. C. B. M.

ESTE NOVAS E E QUEM COLOCOU SÃO FARINHA DO MESMO SACO.



14/09


2011

Giro pelo Interior: Petrolândia aumenta número de vereadores

Mais uma Câmara de Vereadores aumenta o número de seus representantes: Petrolândia, no Sertão de Itaparica. Por unanimidade, os nove vereadores que integram a Casa aprovaram a criação de mais duas vagas, passando para 11. "Seguimos uma recomendação nacional, aprovada pelo Congresso", justifica Fabiano Marques (foto), presidente da Câmara, ligado ao prefeito Lourival Simões.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha