Com novo valor de R$ 5,20 em vigor a partir desta segunda-feira (13), Salvador tem a tarifa de ônibus mais cara entre todas as capitais do Nordeste. João Pessoa (PB) vem em segundo com R$ 4,70, seguida por Fortaleza (CE), Natal (RN) e Aracaju (SE) que cobram R$ 4,50. São Luís (MA), o valor chega a R$ 4,20, e em Recife (PE), R$ 4,10. Já em Teresina (PI) e Maceió (AL), custa R$ 4,00, mas a capital do Alagoas tem duas tarifas, a mais barata de R$ 3,49 não faz integração.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, é justamente a integração entre modais (metrô, BRT e ônibus) que faz com que a tarifa em na capital baiana seja mais cara e o valor poderia ser ainda maior se não tivesse o subsídio de R$ 0,58 pela prefeitura de Salvador. Com isso, a passagem passou de R$ 4,90 para R$ 5,20, mas chegaria a R$ 5,78 se não tivesse o aporte municipal. As informações são do Portal Muita Informação.
Leia mais“A gente precisa entender as diferenças, sobretudo, das questões de integração entre as cidades. Por exemplo, Maceió não tem o sistema de metrô, então não compartilha, não divide a tarifa. Hoje, quando você pega ônibus em Salvador, pega o metrô, depois pega um ônibus ou BRT, você paga a mesma tarifa. E essa tarifa fica apenas 31% para os ônibus. Nas outras cidades, o valor da tarifa fica integralmente para o ônibus”, explicou Muller em entrevista ao jornal da Manhã, na TV Bahia.
“Fortaleza não há integração entre os modais. Você para integrar, tem que pagar uma tarifa a mais. Em Salvador, você tem uma integração só. Essa, eu diria, que é a principal diferença que acaba fazendo essa consequência para a cidade. É por um lado bom para o usuário que ele não paga R$ 1,00 a mais na integração com outros modais, porém, isso traz uma consequência em alguma medida no valor da tarifa”, completou o secretário.
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