Pacheco apresenta PEC para criminalizar porte de todas as drogas

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou, hoje, uma PEC  para criminalizar a posse e o porte de todas as drogas – incluindo a maconha. O texto afirma que a Lei das Drogas (Lei 11.343/2006) tem uma “dupla criminalização” que determina como crimes tanto o tráfico de drogas quanto o porte para consumo pessoal. Segundo Pacheco, tal compreensão está sendo “desafiada” no Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do portal Poder360.

Um dos argumentos usados pelos ministros do STF para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal é que, como não há definição de quantidade, pessoas negras (pretas e pardas) e pobres são mais enquadradas como traficantes. A jornalistas, Pacheco disse que não é possível corrigir uma injustiça com um texto que pode livrar pequenos traficantes.

Veja outras postagens

O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) reagiu à revelação, em reportagem publicada pelo Metrópoles na noite de ontem (9), de um esquema estruturado para atacá-lo, que envolveria pagamentos via Pix feitos por uma Bet sediada em Caruaru. Em vídeo publicado nas redes sociais no início da tarde desta quinta-feira (10), João classificou o caso como “muito grave” e questionou se houve dinheiro público envolvido nas ações.

“Não dá para colocar isso embaixo do tapete. Quem está financiando por isso? Tem dinheiro público envolvido nisso?”, questionou João. Ele também afirmou que já moveu ações judiciais contra pessoas citadas no caso e que uma nova ação seria apresentada. “Isso não pode ficar impune. A polícia precisa investigar, a Justiça tomar as decisões e nenhuma candidatura pode tolerar isso, porque não vale tudo na política”, declarou.

Sebrae - Fazer dar certo

A Polícia Federal apontou ao Supremo Tribunal Federal (PF) que o ex-marqueteiro do candidato à Presidência da República pelo PL, Flávio Bolsonaro, fez um repasse de R$ 1 milhão para a Go Up Enterteinment, empresa produtora do filme “Dark Horse” — que narra a trajetória política de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a PF, dados do Conselho de Atividade Financeira (Coaf) apontam “movimentações consideradas atípicas” em contas correntes da empresa entre novembro de 2025 e dezembro de 2015. As informações são do g1.

Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a operação contra nomes ligados ao financiamento do filme Dark Horse no dia 3 de setembro, antes do afastamento do diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues.

A decisão do ministro, assinada na semana passada, foi divulgada nesta quinta-feira (10). A operação foi realizada nesta manhã e mirou 29 alvos de mandados de busca e apreensão, entre eles o deputado Mario Frias (PL-SP) e a empresária Karina Gama, responsável pela produção do filme Dark Horse, cinebiografia sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são da CNN Brasil.

Caruaru - Minha rua nova

O bairro Cavalete 1, em Araripina, recebeu uma multidão durante uma caminhada política realizada na noite de ontem (9), liderada pelo prefeito de Araripina, Evilásio Mateus (PDT). O ato contou com a participação do deputado federal Fernando Filho (União Brasil) e da deputada estadual Roberta Arraes (PP).

Moradores acompanharam o percurso pelas ruas do bairro, saindo de suas casas e participando da mobilização. Durante o encontro, Evilásio Mateus falou sobre as obras realizadas no Cavalete 1. “É muito emocionante voltar ao Cavalete 1 e ver esse bairro transformado. São várias ruas asfaltadas, uma escola que entregamos e tantas outras ações que melhoraram a vida das pessoas. E nós sabemos que essas conquistas também tiveram a participação dos nossos parceiros. Fernando Filho e Roberta Arraes estiveram ao nosso lado, ajudando Araripina a buscar recursos e investimentos”, disse.

“Hoje é dia de agradecer. Agradecer ao povo do Cavalete 1 por todo esse carinho e por acreditar no nosso trabalho. Cada rua asfaltada, cada obra entregue representa uma conquista de vocês. E quando temos parceiros como Fernando Filho e Roberta Arraes, que têm compromisso com Araripina, conseguimos fazer ainda mais”, continuou.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (10), Karina Gama, produtora do filme Dark Horse, tem sido pressionada a fechar acordo de delação premiada. As informações são da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Produtora da cinebiografia de Jair Bolsonaro, Karina é proprietária do Instituto Conhecer Brasil (ICB) e da Academia Nacional de Cultura (ANC), também alvos da PF.

Segundo apurou a coluna, Karina já teria sido procurada até mesmo por lideranças religiosas, que sugeriram que ela fechasse acordo de delação premiada no caso Dark Horse.

A produtora, contudo, resiste à ideia. A quem a procurou sugerindo o acordo, Karina tem argumentado que não teria o que delatar, uma vez que não teria feito nada errado.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Hoje foi realizado o primeiro debate entre candidatos ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. Promovido pelo Simpol, Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, o encontro reuniu os candidatos convidados para discutir segurança pública e as demandas dos profissionais da área.

Todos foram convidados. João Campos confirmou presença e participou. Raquel Lyra, mais uma vez, preferiu não encarar o debate. A ausência virou meme nas redes sociais e a cadeira vazia acabou sendo a protagonista do encontro.

Palmares - Forró Mares 2026

Do g1 – Blog da Camila Bonfim

A Polícia Federal (PF) apreendeu sete armas de fogo durante a operação deflagrada nesta quinta-feira (10), que apura suspeitas de desvios de recursos de emendas parlamentares e mira o deputado federal Mario Frias (PL-RJ).

A ação autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem como objetivo investigar o repasse de R$ 2 milhões em dinheiro público pelo deputado federal Mario Frias para organizações ligadas à proprietária da produtora do filme “Dark Horse”, cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Depois de semanas de notícias negativas com a crise no Supremo Tribunal Federal (STF), que respinga na imagem do presidente da República, o governo Lula torce para que agora a operação desta quinta-feira (10) da Polícia Federal passe a atrair as atenções sobre o possível uso de recursos públicos no financiamento do filme Dark Horse. A produção é uma cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro, bancada em boa parte com recursos de Daniel Vorcaro.

A equipe de campanha de Lula está orientando petistas e influenciadores ligados ao PT a explorarem a operação de hoje, na linha de que o candidato do PL, Flávio Bolsonaro, precisa explicar suas relações com Vorcaro. O senador do PL do Rio foi quem pediu ao banqueiro recursos para bancar a produção do filme sobre o pai. Agora, há a suspeita de recursos de emendas parlamentares também poderiam ter financiado as filmagens.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a aplicação de medidas cautelares contra o deputado federal Mario Frias (PL-SP), proibindo o parlamentar de deixar o país e de manter qualquer contato com os demais investigados no inquérito que apura desvios de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares.

As medidas foram determinadas hoje, no âmbito da Operação Make Up, realizada conjuntamente pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). A ação cumpriu 49 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e no Distrito Federal. As informações são do portal G1.

Uma corrente de solidariedade está sendo mobilizada para ajudar Daniele, moradora de Petrolina, mãe de João Guilherme, uma criança acamada que teve o seu Benefício de Prestação Continuada (BPC) cortado. Mesmo com o laudo médico e as receitas atualizadas, ela briga na justiça pela manutenção do benefício, mas sem sucesso.

Quem puder colaborar para a compra de fraldas e suplementos, pode contribuir com qualquer valor ou entrar em contato diretamente com a família. As doações podem ser feitas via Pix pelo número (87) 9.9102-8701. Informações e outras formas de ajuda também podem ser obtidas pelo WhatsApp: (87) 9.9139-4056. Qualquer contribuição será de grande importância.

Por João Batista Rodrigues*

Nesta quinta-feira, 10 de setembro, ingressam nos cofres das prefeituras, sob a forma de parcela adicional do FPM, recursos correspondentes a 1% do produto da arrecadação federal do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, do Imposto sobre Produtos Industrializados e, na redação constitucional atual, do Imposto Seletivo.

O repasse constitui importante conquista municipalista, incorporada ao texto constitucional pela Emenda Constitucional nº 112/2021, que acrescentou a alínea “f” ao inciso I do art. 159 da Constituição Federal. A parcela deve ser entregue no primeiro decêndio de setembro de cada ano.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), anunciou e cancelou em seguida um pronunciamento que faria, às 11h de hoje, um dia após o presidente da corte, Edson Fachin, tirar dele a relatoria do inquérito das fake news.

Moraes controlou o inquérito, cercado de controvérsias, durante mais de sete anos. As informações são da Folha de São Paulo.

A manifestação do ministro não seria transmitida, como costuma ocorrer em outros pronunciamentos e nas sessões do Supremo. Ele não divulgou o teor da sua fala, que seria a primeira após a divulgação de mensagens trocadas com Daniel Vorcaro pouco antes da prisão do então dono do Banco Master.

Pouco depois do anúncio do pronunciamento, a assessoria do STF informou que ele foi cancelado e que será “remarcado para data oportuna”.