“O que eu quero é a informação”, diz Waldemar Borges sobre novo empréstimo do governo

Por Laura Carvalho
Do Blog da Folha

A possibilidade de uma trégua entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o Palácio do Campo das Princesas parece cada vez mais distante. Os ânimos seguem acirrados diante do novo pedido de empréstimo feito pelo governo estadual, no valor de R$ 1,5 bilhão.

Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 nesta segunda-feira (26), o deputado estadual Waldemar Borges (PSB) voltou a criticar a falta de transparência do Executivo em relação a destinação dos recursos provenientes de empréstimos já autorizados e, agora, sobre o novo pleito.

Veja outras postagens

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), realizou, nesta sexta-feira (26), uma caminhada pelo centro de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Durante a agenda, ele percorreu o comércio da Avenida Siqueira Campos, conversou com comerciantes e moradores, visitou o Mercado Público de Paratibe e participou de um almoço com lideranças políticas do município.

Durante a visita, João Campos afirmou que pretende manter atenção às demandas da cidade e da Região Metropolitana. “O dia hoje foi de caminhar em Paulista, no Mercado de Paratibe, no comércio da Siqueira Campos, de conversar com as pessoas e reafirmar o nosso compromisso de cuidar de Pernambuco, de Paulista, da Região Metropolitana. Conheço bem essa realidade. Governei o Recife por cinco anos, fui o deputado mais votado de Paulista e aqui vocês têm o meu compromisso de que vão ter um governador de verdade, que trabalha e sabe tirar do papel aquilo que é importante”, declarou.

A agenda contou com a participação do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), da pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT), dos deputados estaduais Júnior Matuto (Republicanos), ex-prefeito de Paulista, Mário Ricardo (Podemos), ex-prefeito de Igarassu, e Francismar Pontes (PSB), além de vereadores e outras lideranças que apoiam a Frente Popular.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

A estética do sorriso vai muito além da simples aparência, pois ela está profundamente ligada à autoestima e às relações sociais. Cuidar da saúde bucal não é apenas uma questão de vaidade, mas um aspecto crucial do autocuidado que pode influenciar significativamente a vida cotidiana das pessoas. 

Problemas bucais, como cáries e gengivite, podem gerar desconforto físico e emocional, levando ao isolamento social e à diminuição da confiança.

Qual a relação entre sorriso e autoestima?

Especialistas demonstram que um sorriso saudável está diretamente associado a uma autoestima elevada. Quando as pessoas se sentem bem com a aparência de seus dentes, tendem a sorrir mais e a se sentirem mais confiantes em interações sociais. 

Petrolina - São João 2026

BLOG DO FREDSON PAIVA

Em uma região onde a água representa sobrevivência, produção agrícola e desenvolvimento econômico, a regularização de poços artesianos junto à Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) tem sido alvo de duras críticas por parte de agricultores, criadores e proprietários rurais do Sertão do Araripe.

Segundo relatos de usuários do sistema, o processo para obtenção da outorga de uso da água subterrânea tornou-se excessivamente burocrático, caro e demorado. Pequenos produtores afirmam que precisam desembolsar entre R$ 7 mil e R$ 10 mil para reunir toda a documentação técnica exigida, contratar consultorias especializadas, realizar testes de vazão, levantamentos geológicos, mapas, coordenadas geográficas e demais estudos necessários para instruir o pedido.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O Sebrae Pernambuco realiza, na próxima quarta-feira (1º), a edição especial Quartas de Sucesso: Conexão Afro, das 9h às 17h, na sede da instituição, no Recife. Gratuito, o evento reunirá palestras, painéis, mentorias, feira de negócios e atividades de networking voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo negro na Região Metropolitana do Recife e no Arquipélago de Fernando de Noronha. As inscrições podem ser feitas pela Loja Virtual do Sebrae/PE.

A programação será dividida em dois eixos temáticos — Identidade, posicionamento e protagonismo e Mercado, vendas e futuro dos negócios — e contará com a participação de especialistas, empreendedores, representantes de instituições públicas e parceiros estratégicos. Entre os destaques estão a Expo Afro, feira dedicada a produtos e serviços de empreendedores pretos e pardos, além de rodadas de negócios, mentorias individualizadas, apresentação de pitches e atividades voltadas ao acesso a crédito e ampliação de redes de relacionamento.

O Conexão Afro é o primeiro evento do projeto homônimo, criado pelo Sebrae/PE para incentivar o empreendedorismo negro na Região Metropolitana do Recife e em Fernando de Noronha. Segundo a gestora de Projetos do Sebrae/PE, Andréa Viana, a iniciativa busca fortalecer a atuação dos afroempreendedores por meio da integração entre territórios e da ampliação das oportunidades de negócios. “O projeto pretende incentivar e consolidar um ecossistema colaborativo de afroempreendedorismo na região. O desenvolvimento ocorre quando integramos territórios, valorizamos histórias, ampliamos redes de suporte e criamos oportunidades concretas para mais negócios liderados por pessoas negras crescerem de forma sustentável”, afirmou.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O pré-candidato ao Senado e presidente da Federação União Progressista (UP/PP), Eduardo da Fonte, visitou, hoje, o Hospital Regional de Palmares (HRP), na Mata Sul de Pernambuco. Durante a agenda, defendeu a interiorização da saúde como prioridade para reduzir a dependência da população em relação aos serviços da Região Metropolitana do Recife.

Principal unidade de saúde da Mata Sul, o HRP atende cerca de 22 municípios e funciona 24 horas por dia com serviços de urgência, emergência e ambulatório. O hospital conta com 173 leitos de média e alta complexidade, distribuídos entre Clínica Médica, Cirurgia, Traumato-Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e UTIs Adulto e Neonatal. A estrutura inclui ainda centro cirúrgico, centro obstétrico, agência transfusional, CME e 46 leitos de observação.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O escritório Gabriela Rollemberg e Pedreira Advocacia e sua fundadora, a advogada e cientista política Gabriela Rollemberg, foram selecionados entre os melhores do país na área de Direito Eleitoral pelo prestigiado ranking internacional Chambers and Partners.

A publicação, que mapeia os principais nomes do mercado jurídico global, classificou Gabriela Rollemberg na categoria máxima (Banda 1), destacando a atuação da advogada como uma das principais referências nacionais do setor. O escritório também foi condecorado na Banda 2, consolidando a forte presença no Judiciário e precisão técnica em questões estratégicas na capital federal.

Palmares - 147 anos

De passagem por Surubim, na noite de ontem, a governadora Raquel Lyra (PSD) parabenizou o prefeito, Cleber Chaparral (UB), pela festa junina do município, que bateu recorde de público e “travou a cidade”. Ontem, subiram ao palco Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land.

Segundo Raquel, “o Chapa botou pra torar”. O prefeito estava acompanhado da primeira-dama do município, ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal, Juliana de Chaparral (União Brasil). Hoje, o Parque Haras J. Galdino recebe os shows de Henrique & Juliano, Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A contratação de 831 profissionais temporários para a rede estadual de Saúde de Pernambuco tem gerado dúvidas entre candidatos aprovados na seleção simplificada promovida pelo Governo do Estado. Embora o edital estabeleça que o processo seletivo terá validade de 24 meses, prorrogável por igual período, profissionais convocados afirmam que, no momento da assinatura dos contratos, foram informados de que todos os vínculos terão prazo máximo até 31 de março de 2027.

O edital, publicado em fevereiro deste ano, prevê que a seleção permanecerá válida por até quatro anos, a depender de prorrogação, e que os contratos temporários teriam duração de até 12 meses, também passíveis de prorrogação, nos termos da Lei Estadual nº 14.547/2011.

Camaragibe - Forró da Vila

Nem a garoa e o frio da noite de ontem foram capazes de diminuir o entusiasmo do público que lotou o Polo Multicultural do São João de Arcoverde. Em uma das apresentações mais aguardadas da edição 2026, o cantor João Gomes protagonizou um show marcante, levando milhares de fãs a cantar do início ao fim um repertório repleto de sucessos que o consolidaram como um dos maiores nomes da música brasileira da atualidade.

Natural de Serrita, no Sertão pernambucano, João Gomes transformou o Pátio de Eventos da Estação em um grande coro popular. A emoção tomou conta da plateia, que permaneceu firme mesmo sob a garoa, demonstrando a força do artista e o prestígio do São João de Arcoverde. A noite também contou com apresentações de Will e Nágylla Ferreira, completando a programação do Polo Multicultural.

Por Rinaldo Remígio*

Logo cedo, ao ler os noticiários, deparei-me com uma excelente informação: Petrolina conquistou, pela primeira vez, a Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), alcançando 99% de consistência nas informações enviadas ao Governo Federal. Confesso que essa notícia me levou a uma importante reflexão sobre o verdadeiro significado das grandes conquistas.

Ao longo da minha trajetória profissional, aprendi que os grandes resultados nunca são fruto do trabalho de uma única pessoa. Toda conquista sólida nasce da competência, do compromisso e da dedicação de uma equipe.

Por Thiago Medeiros*

Durante muito tempo, a indústria do Rio Grande do Norte foi analisada a partir de setores tradicionais. Petróleo, sal, alimentos, têxtil e mineração sempre ocuparam o centro das discussões econômicas. São atividades fundamentais e continuarão sendo pilares importantes da nossa economia. Entretanto, insistir em enxergar apenas esse retrato significa ignorar que um novo ciclo já começou.

O novo normal da indústria não está apenas na produção de bens. Está na incorporação da tecnologia, da inovação, da sustentabilidade e da inteligência como fatores centrais da competitividade. A indústria do século XXI é mais conectada, mais eficiente e depende cada vez mais de conhecimento, pesquisa e mão de obra qualificada.

Do G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, que o mundo vive um cenário de instabilidade, defendeu que o Brasil invista em defesa, e criticou o presidente norte-americano Donald Trump por ameaçar anexar regiões como o Canal do Panamá e a Groenlândia.

“Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa […]. Está cheio de nego maluco no mundo. Agora mesmo, o presidente americano, ele quer tomar a Groelândia, o Canadá, que vai virar estadunidense. Vai tomar o Canal do Panamá, sabe, onde que nós estamos?”, questionou Lula.