“Não me arrependo”, diz Glauber Braga sobre agressão a militante do MBL

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) disse não se arrepender de ter agredido e expulsado um militante do MBL da Câmara dos Deputados nesta terça-feira. Em vídeo publicado em seu perfil no X (ex-Twitter), o congressista afirmou que o youtuber e motorista de aplicativo Gabriel Costernaro “tem histórico de agressão a mulheres” e que já o provocou em outras ocasiões.

“Nós não podemos aceitar esse tipo de intimidação de militante fascista do MBL. Não vamos aceitar. Eles tentam nos intimidar, tentam, através do medo, fazer com que a gente recue. Nós não vamos recuar para militante fascista nem do MBL, nem de organização nenhuma. Não me arrependo de nada do que eu fiz”, declarou. Confira o vídeo do Poder360.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos

Do Poder360

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente da Associação de Empresários do Brasil (AEBR), Fernando Mendonça, fez um apelo pela preservação das praias ao divulgar um vídeo em que aparece recolhendo lixo na areia: “Todos nós somos responsáveis pela limpeza desse mar. A gente se alimenta dos peixes, temos que ser educados, mas acima de tudo ter a consciência de que o mar é para todos e de que quem suja está prejudicando”, afirmou.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A OAB Subseccional de São José do Egito inicia amanhã (17) e segue na terça-feira (18) um dos roteiros institucionais mais extensos de 2025, com ações simultâneas em cinco municípios do Sertão do Pajeú. A programação reúne inaugurações, requalificações de equipamentos públicos, instalação de Casas de Justiça e Cidadania, entrega de títulos de cidadania e etapas do projeto Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). As atividades começam em São José do Egito, com a inauguração do Núcleo da Defensoria Pública e a entrega de títulos de propriedade a famílias do conjunto habitacional Júnior Valadares.

Na terça-feira (18), a agenda segue por Tuparetama, Santa Terezinha, Brejinho e Itapetim, com a presença de magistrados, autoridades municipais e estaduais e representantes da advocacia. Em Tuparetama, serão entregues títulos de cidadania ao desembargador Mozart Valadares e à presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, além da instalação da Casa de Justiça e Cidadania. Em Santa Terezinha e Brejinho, novas homenagens reconhecem o trabalho de defensores, promotores, delegados e lideranças da advocacia, enquanto Itapetim recebe requalificação do fórum e inauguração de mais uma Sala da OAB.

O encerramento ocorre em São José do Egito, com audiência pública do Moradia Legal, reforçando o compromisso regional com a regularização fundiária e o direito à moradia. Para a presidente da Subseccional, Hérica Nunes Brito, o roteiro representa “um dos maiores ciclos de entregas institucionais já realizados no Sertão do Pajeú”, fruto da parceria entre OAB, TJPE, Defensoria e gestores municipais. Segundo ela, a participação da presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, homenageada em duas cidades, reforça o compromisso da Seccional com a interiorização da advocacia.

Palmares - Festival do Livro

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, cumpre agenda na COP30, em Belém (PA), amanhã (17). Ele participa de um painel sobre a “Proteção social flutuante e territorial das populações vulneráveis no contexto da crise climática”, quando apresentará ao público a política do PREVBarco no atendimento a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Também participam do Painel o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, e a Secretária-Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (Conselhão), Raimunda Monteiro.

Criado com o objetivo de levar o atendimento de serviços previdenciários a populações de regiões mais remotas e isoladas da Região Norte do Brasil, o PREVBarco existe há 28 anos e já transformou a vida de mais de 2 milhões de pessoas, que antes precisavam enfrentar longas e custosas viagens para chegar a uma agência física. Em 2025, as cinco embarcações em funcionamento pelo INSS percorrerão mais de 100 municípios brasileiros.

Previdência Social e os impactos climáticos

Nos últimos 10 anos, 83% dos municípios brasileiros sofreram com desastres naturais. Só em 2023, a Previdência Social fez um repasse emergencial de R$ 1,21 bilhão aos municípios que enfrentaram desastres associados a eventos extremos, como as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 e os deslizamentos em Petrópolis (RJ) em 2023.

No último dia 7, o estado do Paraná, atingido pelo tornado que assolou o município de Rio Bonito do Iguaçu, o INSS agiu rapidamente e promoveu três ações para atender a população local: antecipou o pagamento para o próximo dia 24 para todos os beneficiários; disponibilizou como empréstimo renda extra no valor de um benefício – sem juros e com o prazo de até 90 dias para começar a pagar; e está priorizando a análise dos requerimentos de benefícios dos moradores do município atingido.

Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

Do Poder360

Por Antônio Magalhães*

Meu amigo Magno Martins é um atleta. Não corre apenas atrás de notícias. Corre, literalmente, como exercício diário da saúde, para manter em dia o equilíbrio emocional e físico.

Fiquei aqui a matutar e conclui: suas corridinhas diárias de 8 km em 186 municípios dá em torno de 1.488 km, uma ida e volta Recife/Salvador. Com o gasto de R$ 5 mil em sapatos, tênis e alívio de muitas calorias queimadas.

Parabéns, campeão.

*Jornalista