João Alfredo promove o maior lançamento do Agreste Setentrional

João Alfredo, a 108 km do Recife, foi palco ontem do maior e mais concorrido lançamento da biografia de Marco Maciel no Agreste Setentrional. O plenário lotou logo cedo e quem chegou depois teve que acompanhar o evento do lado de fora, na rua. 

Anfitrião, o prefeito José Martins (PSB) levou secretários, diretores de escolas e vereadores da sua base. Mas encontrei por lá muitos leitores do blog e ouvintes do Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia. Até vereadores de Bom Jardim, município vizinho, foram lá adquirir o livro e pegar o meu autógrafo. Confira as imagens!

Veja outras postagens

Depois de ouvir ministros e aliados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve nomear o atual advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, para o Ministério da Justiça e da Segurança Pública ainda nesta semana. Com bom trânsito entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ele assumirá a vaga de Ricardo Lewandowski, que pediu demissão e deixou o cargo na sexta-feira (9). Apesar da pressão de alas do PT, Lula não vai dividir o ministério. A eventual criação da pasta da Segurança Pública entrará como proposta da campanha à reeleição.

Uma das preocupações de Lula para escolher o novo titular do MJ era que o indicado tivesse bom relacionamento com ministros do STF, que era um dos atributos de Lewandowski, egresso da Corte. O Valor confirmou que Wellington tem bom trânsito com magistrados do STF. Um ministro do Supremo o definiu como “culto, cordato e conciliador”. As informações são do Valor Econômico.

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) entrou com um novo recurso no do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (12) voltando a pedir que o voto do ministro Luiz Fux que absolveu o ex-presidente prevaleça e a condenação dele seja anulada.

No pedido, os advogados também tentam levar o caso para o plenário completo da corte, com os 11 ministros —atualmente, o colegiado tem dez ministros, com a cadeira vaga de Luís Roberto Barroso.

Fux, único a votar pela absolvição de Bolsonaro na fase da análise do mérito da ação, deixou a Primeira Turma a seu pedido e não participa da análise dos recursos. As informações são da Folha de S. Paulo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira que vai aguardar “gestos concretos” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de definir se apoiará o projeto de reeleição do petista no pleito deste ano.

A declaração foi dada à imprensa durante evento em João Pessoa em que o ministro do Turismo e aliado do deputado, Gustavo Feliciano, oficializou o apoio do governo federal ao pré-carnaval da capital paraibana. As informações são da CNN.

Caruaru - IPTU 2026

O republicano Donald Trump informou nesta segunda-feira (12) que os Estados Unidos irão aplicar tarifas de 25% sobre países que realizarem comércio com o Irã.

A medida terá efeito imediato, escreveu o presidente em uma postagem na Social Truth. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O presidente estadual do Partido Liberal em Pernambuco, Anderson Ferreira, afirmou que, este ano, a sigla não aceitará ser feita de “guarda-chuva de palanque”. Para o líder do diretório estadual do PL, o partido tem densidade o suficiente para não aceitar ser coadjuvante e sim protagonista de qualquer projeto político. As informações são do Blog da Folha.

“Andando pelo estado de Pernambuco todo, conversando com várias lideranças políticas, vejo esse jogo de montagem de palanques para ver o que é que a gente pode compor e ajudar. Mas eu quero até dar um recado que a direita em Pernambuco não vai ser usada, né? Quem pensa que vai usar a direita para poder servir de guarda-chuva, não vai”, disse em entrevista á Rádio Folha 96,7.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) se reúne na próxima quarta-feira (14), às 11h, com a finalidade de distribuir três dos quatro projetos enviados pelo Governo do Estado à Casa durante o período extraordinário. No encontro, serão definidos os relatores de cada proposta. O edital de convocação deve ser publicado no Diário Oficial desta terça-feira (13), 24 horas antes da reunião.

A quarta matéria encaminhada pelo Poder Executivo é a Lei Orçamentária Anual (LOA), mas a orientação da Procuradoria da Alepe é de que a LOA passe apenas pela Comissão de Finanças, porque é de natureza orçamentária. Ainda não há data para o colegiado se reunir. O grupo é presidido pelo deputado Antônio Coelho (UB), da oposição.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Diversos líderes europeus e latino-americanos pediram para falar por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para saber qual é a posição do Brasil acerca da atual situação na Venezuela, após a captura de Nicolás Maduro. As informações são da CNN.

Auxiliares do petista afirmaram à CNN Brasil que entre os pedidos estão os do presidente francês, Emmanuel Macron, e do português Marcelo Rebelo de Sousa, que devem ligar para Lula nesta semana.

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, disse que o Banco Central concordou com a inspeção da Corte e dará acesso aos documentos sobre a liquidação do Banco Master.

Vital do Rêgo reuniu-se com o presidente do BC, Gabriel Galípolo, nesta segunda-feira (12), após a repercussão envolvendo a inspeção determinada pelo ministro Jhonatan de Jesus. O relator voltou atrás e mandou o caso ao Plenário, que deve julgar os embargos do BC na quarta-feira (21), primeira sessão após o recesso. As informações são do Metrópoles.

Por Domingos Melo

Não se fala em outra coisa no mercado de trabalho. A inteligência artificial já faz parte da realidade de muitos profissionais. O Brasil é o 3º maior usuário de inteligência artificial no mundo. Apesar disso, observo que muitos profissionais ainda não exploram o potencial que essas novas ferramentas podem ter em sua atuação. O conhecimento limitado sobre como funciona uma IA generativa faz com que muitas pessoas percam a oportunidade de ter um trabalho mais produtivo e leve.

Essa é a hora em que muitos podem pensar que falo sobre terceirizar nossas habilidades e competências profissionais para esses robôs. Admito que isso não é verdade. Pelo contrário, a ideia é usar nossas habilidades com sabedoria e deixar a IA fazer a parte mais mecânica do processo. Atualmente, um jornalista, por exemplo, tem a possibilidade de usar uma ferramenta de IA para pesquisar notícias atuais com fontes seguras relacionadas a um assunto que pode virar pauta.

Em um dos últimos atos de Ricardo Lewandowski à frente da pasta, o Ministério da Justiça encaminhou à Polícia Federal um pedido de uma deputada do PT para investigar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

O motivo foi uma publicação nas redes sociais de Flávio, pré-candidato à Presidência em 2026, associando o presidente Lula ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, que preso em uma operação dos Estados Unidos. As informações são do Metrópoles.

Idealizada pelas cúpulas partidárias para formar a maior força política do país, a federação entre União Brasil e PP caminha para ser formalizada em meio a um processo de desidratação. O movimento expõe as dificuldades de negociações desse porte e serve de alerta a legendas que avaliam alianças como forma de driblar a cláusula de barreira.

União e PP já entregaram o pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para que a federação esteja em vigor na eleição, em 4 de outubro, a solicitação precisa ser aceita até seis meses antes da data. O acordo, porém, acontece em meio a disputas internas em ao menos 13 estados, e parlamentares insatisfeitos já anunciam uma debandada. Entre as exigências para os partidos que compõem a federação estão seguir a mesma posição em eleições por no mínimo quatro anos e atuar como se fossem uma legenda só no Congresso, compartilhando o mesmo líder partidário. As informações são do jornal O GLOBO.

Ao completar o primeiro ano do seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Abreu e Lima, o prefeito Flávio Gadelha (PSB) tem a administração aprovada por 58% da população do município, segundo pesquisa do Instituto Opinião. O levantamento aponta ainda que 25,8% dos entrevistados desaprovam a forma como o gestor vem administrando a cidade, enquanto 16,2% não souberam ou preferiram não responder.

Na estratificação por região, os índices de aprovação contrastam: na zona urbana 60,7% aprovam, enquanto na zona rural o percentual é de 26,8%.
Estratificando por gênero, a gestão municipal é aprovada por 62,7% das mulheres e por 53,6% dos homens.