Engenharia e a mobilidade urbana da RMR

Por Adriano Lucena*

O ato de ir e vir é um direito humano fundamental e está garantido na Constituição Federal de 1988. Também está presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Mas exercer este direito no trânsito do Recife é uma missão árdua. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do IBGE, confirma que, de 2001 a 2015, o tempo de deslocamento casa-trabalho nas regiões metropolitanas aumentou, em média, de 36 para 41 minutos. Na capital pernambucana, passou de 31 para 38 minutos.

Quando o deslocamento é feito com transporte público, os números pioram. O levantamento Mobilidade Urbana no Brasil, feito pela Confederação Nacional das Indústrias, em 2022, comprova que, no Recife e região, o percurso casa-trabalho, leva, em média, uma hora e dois minutos, percorrendo uma distância média de 8,8 quilômetros, ocupando a terceira posição no ranking nacional, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja outras postagens

O deputado federal Eduardo da Fonte demonstrou, mais uma vez, sua força política dentro da federação e, sobretudo, sua consistência eleitoral e legitimidade para ocupar a vaga. Prefeitos, deputados e diversas lideranças políticas receberam a definição com entusiasmo e alívio.

Nos bastidores, a avaliação predominante é de que Eduardo da Fonte é um nome consolidado, competitivo e que não representa qualquer risco ao projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra, mas, ao contrário, tende a fortalecer a chapa majoritária.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

Nota Oficial

O copresidente nacional da Federação União Progressista, senador Ciro Nogueira, referendou integralmente as deliberações aprovadas pela Executiva Estadual da Federação União Progressista em Pernambuco.

Com a decisão, fica ratificada a indicação do deputado federal Eduardo da Fonte como pré-candidato da Federação ao Senado Federal nas eleições de 2026, conforme aprovação da Executiva Estadual.

O referendo da copresidência nacional reforça a legitimidade das decisões adotadas pela direção estadual da Federação, em consonância com seu Estatuto e com as normas que regem a organização partidária.

Petrolina - São João 2026

A reunião da Federação União Progressista em Pernambuco aprovou, há pouco, o nome do deputado Eduardo da Fonte (PP) como pré-candidato ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD). A indicação foi aprovada por cinco votos favoráveis e sem votos contrários. Os representantes do União Brasil, liderados pelo ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, optaram por se abster da votação por entenderem que a deliberação não tinha respaldo jurídico. As informações são do Blog Cenário.

A posição do União Brasil foi reforçada antes mesmo da reunião pelo presidente nacional da federação, Antônio Rueda, que divulgou nota afirmando que qualquer decisão sobre a escolha do candidato ao Senado tomada pela instância estadual não teria validade jurídica nem produziria efeitos no âmbito da federação.

Apesar da aprovação, a disputa pela vaga ao Senado permanece aberta. Miguel Coelho manterá sua pré-candidatura e pretende submetê-la à convenção do União Brasil, enquanto Eduardo da Fonte fará o mesmo no PP. A definição sobre quem representará a Federação União Progressista na chapa majoritária dependerá da direção nacional e das negociações para a composição da aliança em Pernambuco.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) confirmou, há pouco, durante a reunião da executiva estadual da Federação União Progressista, a sua pré-candidatura ao Senado.

“Nosso nome está oficialmente confirmado como o pré-candidato da Federação União Progressista ao Senado Federal nas eleições de 2026. A decisão, aprovada pela maioria da Executiva Estadual, foi referendada pela copresidência nacional da Federação, no nome do senador Ciro Nogueira, reforçando a legitimidade e a unidade do nosso projeto”, postou Dudu em seu Instagram.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

No podcast de amanhã, o advogado Chistopher Goulart, neto do ex-presidente João Goulart, fala com exclusividade sobre o seu livro “E manchado de sangue terás que crescer: uma vida de lutas”, obra que resgata a saga da família no exílio e a trajetória pessoal ligada à história do Brasil, ganhando força a partir das investigações sobre a morte de seu avô, o ex-presidente João Goulart.

Ele vai lançar o livro em Brasília no próximo dia 2, no Sebo Café Amado Jorge, no Cruzeiro, ao lado do seu pai João Vicente Goulart, que na mesma ocasião também autografa “Sonhos de amor, luta e existência”.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Taquaritinga do Norte alcançou o 7º lugar no ranking de Atenção Primária à Saúde do estado de Pernambuco, de acordo com dados do 1º quadrimestre de 2026 divulgados pelo Ministério da Saúde por meio da plataforma Saúde Brasil 360. O resultado representa um avanço de 146 posições em relação a 2024, quando o município ocupava a 153ª colocação.

A evolução foi registrada ao longo de três anos. Em 2024, ainda na gestão anterior, Taquaritinga do Norte figurava na 153ª posição. Em 2025, já sob a administração Gena Lins, subiu para o 56º lugar. No primeiro quadrimestre de 2026, chegou ao 7º lugar no estado. Na divisão por regionais de saúde, o município aparece em 2º lugar entre as 32 cidades que compõem a região, atrás apenas de Poção.

Palmares - 147 anos

Passados dois meses das últimas chuvas que atingiram a Zona da Mata Norte, o Governo de Pernambuco ainda não desembolsou nenhum auxílio emergencial de R$ 2.500,00 para famílias que foram alojadas ou desabrigadas. Diante do novo alagamento com mais de 480 pessoas desalojadas, moradores voltaram a fazer cobranças. O mesmo aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, na comunidade de Milagres, quando moradores protestaram contra a governadora Raquel Lyra (PSD) pelo atraso no pagamento do auxílio e por não ter sido feito o canal que atende a região.

O número de pessoas atendidas pelo auxílio emergencial também é inferior aos danos causados, chegando a 3.500 benefícios em todo estado. Em 2022, durante as chuvas intensas, apenas a Prefeitura do Recife concedeu mais de 20 mil benefícios para a população. Além da ausência de suporte imediato, o Governo de Pernambuco seguiu sem investir em um conjunto robusto de obras estruturantes.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente nacional da Federação União Progressista, Antônio Rueda, deixou claro que a definição sobre a candidatura ao Senado em Pernambuco não será tomada pela direção estadual da aliança formada por PP e União Brasil. Em nota oficial divulgada há pouco, Rueda afirmou que ainda não há qualquer decisão sobre as candidaturas majoritárias no Estado e ressaltou que as discussões seguem em andamento, incluindo a composição para o Senado e o apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD).

No comunicado, Rueda reforça que qualquer encaminhamento adotado no âmbito local que não seja unânime entre os dois partidos “não produzirá nenhum efeito” perante a Executiva Nacional da Federação União Progressista, a quem cabe a decisão final. A manifestação evidencia que a instância estadual da federação PP/União Brasil não possui poder deliberativo para definir o nome que disputará o Senado, atribuição que permanece concentrada na direção nacional da legenda.

Camaragibe - Forró da Vila

A Compesa mudou o comportamento após privatizar o setor de distribuição de água em Pernambuco. Neste final de semana, um leitor enviou uma cópia de notificação de inadimplência e ficou revoltado. Tudo por conta que o atraso foi apenas de 1 dia, e teve seu nome inserido no cadastro de devedores (SERASA). As informações são do portal Farol de Notícias.

“Clientes da Compesa, após a privatização, se atrasarem um dia, a empresa suja o CPF imediatamente. É o desastre da privatização, que arrebenta o crédito dos cidadãos”, desabafou o cliente, que tem um imóvel alugado em Serra Talhada, e está sendo punido pelas novas regras.

“A partir da privatização da Compesa, todos os clientes estão sujeitos a essa estupidez. As outras empresas enviam notificação, dando um prazo de 15 dias antes de fazer isso. Fui colocado no Serasa por uma dívida de R$ 97,10 do meu inquilino. Isto é que dá a privatização”, disse o serra-talhadense.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Há sempre algo de Shakespeare para ilustrar qualquer fato político. Nas suas peças, o bardo inglês parece ter conseguido prever toda intriga possível. No caso da treta envolvendo a família Bolsonaro, é obrigatório, como já ensaiamos na coluna do fim de semana, não lembrar de Rei Lear. O rei personagem da tragédia de Shakespeare tem três filhas.

O capitão da reserva (se o Superior Tribunal Militar assim o permitir) tem quatro filhos na política e uma esposa. Em um processo de loucura, Rei Lear vê suas filhas o traírem pela sucessão de seu trono. Vai parar debaixo de uma tempestade, acompanhado somente do Bobo da Corte e de um duque seu aliado. Transferida a peça para uma casa em um condomínio do Jardim Botânico, feita de prisão domiciliar, Bolsonaro também parece estar perdendo o controle sobre seu espólio, disputado de forma violenta.

Por Muciolo Ferreira

Intuição, facilidade em expressar ideias, poder de persuasão e grande habilidade de comunicação. Tudo isso caracteriza a personalidade de Joseli Lacerda, a aniversariante de hoje e amiga de “priscas eras”. Jô é uma das pessoas mais estimadas que o Recife acolheu, adotando-a como filha, um verdadeiro presente das Alagoas.

Nossa amizade foi alicerçada no respeito mútuo que sempre existiu entre duas pessoas que se gostam há mais de quatro décadas. Sempre soubemos conviver harmonicamente, aprendendo também com as divergências, prontamente contornadas por longas conversas regadas a demoradas gargalhadas.

Levantamento da Nexus, divulgado hoje, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados em uma eventual disputa de 2º turno, considerada a margem de erro de 2 pontos percentuais. No cenário testado, o petista registra 47% das intenções de votos, enquanto o congressista aparece com 44%.

A pesquisa também simulou disputas de 2º turno entre Lula e Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão). As informações são do portal Poder360.

A pesquisa entrevistou 2.009 pessoas de 26 a 28 de junho de 2026. A margem de erro é 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08521/2026. O estudo custou R$ 164.888,89. Foi pago pelo Banco BTG Pactual S.A.

A pesquisa também fez 2 cenários de 1º turno. Lula pontua 42% em ambos. Flávio vai de 34% a 35%.

As entrevistas foram realizadas após a divulgação da operação da Polícia Federal sobre o Banco Master contra Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a liderança do Governo no Senado, e o vídeo de Michelle Bolsonaro com críticas ao senador Flávio Bolsonaro.