De bigu com a modernidade

Picape Strada Ultra 1.0 turbo de 130cv: como anda o ‘foguetinho’? 

A picapinha Fiat Strada chegou ao mercado brasileiro em 1998. Desde então, só dá alegrias aos gestores e acionistas da Fiat, liderando de forma consistente as vendas e sendo campeã de todas as categorias (fechou 2023 com mais de 120 mil unidades). Pois bem: e como anda a versão com motor 1.0 turbo? De antemão, pode-se garantir: muito bem. Por isso, entenda melhor. O motor, que garante um bom conjunto de potência e torque, é um turbo 200 flex – que a deixou com a primazia de ser a primeira picape compacta turbo flex no mundo. São até 130cv e torque de 20,4 kgfm, garantindo que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os concorrentes. 

Ele tem de três cilindros, que estreou no Pulse, foi para o Fastback, e se ajusta rapidamente às  demandas do motorista de forma bem ativa mesmo. E a versão ainda vem também com o chamativo botão vermelho Sport no volante. Com ele acionado, a picape fica ainda esperta – principalmente em vias planas. Não à toa, ganhou o apelido de ‘foguetinho’ nas redes sociais. Afinal, vale relembrar: esse propulsor é bem melhor que o 1.3 Firefly, o aspirado usado na versão Endurance, por exemplo: são 23 cv e 6,7 kgfm a mais de oferta de potência e torque. Essa motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e mais outros dois modos de condução (automático e manual).

E o consumo? – Mesmo no modo ‘normal’, o conjunto de motorização age bem logo em baixas rotações, algo bem interessante para o dia no trânsito. Nos poucos momentos em que foi testada na estrada, deu para perceber sua esperteza nas retomadas e ultrapassagens – principalmente no modo esportivo, com giros mais altos e, claro, mais barulho. Como a Ultra pesa 1.251kg, a relação peso-potência é de excelentes 9,62 kg/cv. O consumo é padrão para o segmento: segundo o Inmetro, de 12,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, são 12,1 km/l e 8,3 km/l, respectivamente.

Vida a bordo – A versão Ultra, já existente na linha Toro e a novidade da família Strada, tem cara mais esportiva e, como topo da linha, é confortável, ideal para o dia a dia urbano. Os bancos, principalmente os dianteiros, se ajustam bem ao corpo – e ainda são bonitos, com o nome da versão escrito/bordado em vermelho. O banco do motorista só tem regulagem em altura, mas traz um apoio central dobrável para o cotovelo. Na fila traseira, espaço confortável para duas pessoas; um terceiro de 1,70m sofrerá com as pernas e a cabeça, por exemplo. Mas ele terá, felizmente, um conector USB exclusivo para o banco traseiro.

O volante segue uma tendência inteligente: é multifuncional, com acesso via dedos a itens como controle do som, reduzindo a displicência do motorista e aumentando a segurança. A base é achatada, bem mais bonita. Aliás, no modelo é possível se ajustar a altura do volante, não a profundidade – o que é ruim. Em compensação, a direção é elétrica, leve e de fácil manuseio. A soma da câmera de ré com os alertas sonoros de proximidade facilita a vida – eis a expressão novamente – urbana diária. 

A tela do sistema multimídia Uconnect é de 7 polegadas, passando a impressão (ou a certeza, para quem gosta de carros) de ser muito antiga e acanhada. Mas há ‘recompensas’: o espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e o carregamento do smartphone pode ser por indução. Já o quadro de instrumentos é analógico, com um conta-giros pequeno.  Como ‘carro urbano’, espaço que a Strada certamente já conquistou, tem vários porta-objetos disponíveis para celular, garrafinhas de águas e outros possíveis. Externamente, destaque para a arrojada grade com friso vermelho, o que traz ainda mais diferenciação ao visual do modelo.

E o preço? – A versão Ultra está no configurador do site da Fiat por R$ 136.990. Para cores metálicas, como cinza Silverstone ou prata Bari, o consumidor deve acrescentar R$ 2.290, subindo o valor final, enfim, R$ 139.280

Segurança – A Fiat Ultra é equipada com recursos de segurança importantes, como controle eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. Ainda há o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores. Falta, porém, recursos de condução semi autônoma, como alerta de colisão e de saídas de faixas – até pelo preço final da versão. 

Carga – Mesmo sendo ‘quase’ um carro urbano, a Strada Ultra tem boa capacidade de carga: oferece 650kg e 844 litros, com capacidade de reboque de 400 kg.

Mopar – A picape pode ser incrementada com vários acessórios Mopar, principalmente para dar mais versatilidade e funcionalidade à caçamba, como a Fiat Box, o extensor com três funções (rampa, extensor e organizador) e o organizador.

Compass fica mais potente e mais barato – O SUV médio Compass, da Jeep, acaba de ganhar boas novidades. Nas versões topo de linha, a Overland e a Blackhawk, ele adota o conhecido motor de 272 cv da Ram Rampage. O modelo também ganhou mais equipamentos de segurança de série e, em alguns casos, ficou até mais barato que o anterior. Desta forma, ficaram assim os preços sugeridos: Sport 1.3T flex (R$ 179.990), Longitude 1.3 flex (R$ 196.990), Série S 1.3T flex (R$ 236.990), Limited 1.3T flex (R$ 216.990), Limited 2.0 turbodiesel 4×4 (R$ 249.990), Overland 2.0 turbo a gasolina 4×4 (R$ 266.990) e Black Hawk 2.0 turbo a gasolina 4×4 (R$ 279.990). O tempo de garantia do Compass também mudou e agora é 5 anos no total. 

O motor Hurricane-4 2.0 turbo a gasolina, a principal novidade da linha 2025, entrega 272cv e 40,8kgfm de torque. Ele possui bloco e cabeçote de alumínio, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas. Consegue acelerar de 0km/h a 100 km/h em 6,3 segundos, com velocidade máxima declarada de 228 km/h. O Inmetro avaliou o consumo e registra 8,3 km/l em vias urbanas e 11 km/l na estrada. As versões mais simples do Compass continuam com o 1.3 turbo flex T270 (até 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio manual de seis marchas) e o 2.0 turbodiesel (170 cv e 35,7 kgfm). Todas as versões 4×4 têm seletor de modos de condução, como lama, areia etc. 

O pacote de itens de série melhorou. Agora, todas as versões, à exceção da Sport (de entrada), têm sistema de som Beats, painel de instrumentos com tela de 10,25″ e multimídia com tela de 10,1″ – e espelhamento sem fio. 

Em relação à segurança, mais ganho para o consumidor: desde a versão Longitude 1.3 flex o SUV passa a ser equipado sempre com assistentes de condução de nível 2, com assistente de centralização de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, farol alto automático, detector de fadiga do motorista, aviso de mudança de faixa, aviso de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e até reconhecimento de placas de trânsito. E mais: felizmente, o pacote é opcional na versão de entrada Sport.

Garantia maior para os Jeep – E a Stellantis resolveu mudar algumas estratégias de pós-venda dos modelos Jeep no Brasil. E não só para o SUV Compass, como marcado acima, sobre garantia de fábrica. A partir de agora, toda a linha nacional – incluindo o Renegade e o Commander – terá garantia de 5 anos. A cobertura anterior era de apenas 3 anos (ou somente 1 ano no caso do Renegade na versão básica). A nova cobertura vale para todos os exemplares 0km ano-modelo 2025 do Compass e do Commander (recém-lançados em nova gama), além de unidades a partir de 2024 do Renegade. “Só uma marca que confia no seu produto é capaz de oferecer um benefício como esse”, comentou Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a América do Sul.

Novo Chevrolet Trailblazer – A General Motors aproveitou o fim do Big Brother para mostrar o novo Chevrolet Trailblazer High Country 2025, que ainda está em fase de pré-lançamento. O modelo foi dado ao Davi, vencedor desta edição, e vem para concorrer com o Toyota SW4. Ele tem poucas mudanças, mantendo o estilo da picape S10, com faróis em LEDs, detalhes cromados e uma grade bastante destacada. O motor é 2.8 turbodiesel de 207 cv e 52 kgfm de torque. O câmbio automático, assim como na S10, é novo: um 8 marchas, com tração 4×4 e reduzida. 

Atualização do GWM Haval – E começa a chegar às concessionárias o GWM Haval H6, linha 2025, com apenas mudanças no nome das versões e modificações no gerenciamento do sistema híbrido. Mas, e isso é bem importante, a atualização será aplicada também para as unidades já vendidas, de forma online. Confira os preços: HEV2, R$ 214 mil; PHEV34, R$ 279 mil; GT, R$ 319 mil 

G63 por R$ 2.247.900 – Topas? A Mercedes-Benz acaba de anunciar o lançamento do Mercedes-AMG G63 numa edição limitada chamada Grand Edition de apenas 1.000 unidades em todo o mundo. Ela conta com diversos elementos visuais exclusivos e teve reservados somente 16 exemplares para o Brasil, ao custo unitário de R$ 2.247.900. Todos já foram pré-vendidos, mas se você insistir a marca pode dar um jeito, quem sabe?, de trazer um. 

Fotos da CNH – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu alterar as normas em vigor que vedam o uso de itens de vestuário religiosos ou que cobrem a cabeça de pessoas em tratamento de saúde em fotos usadas para emissão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a mudança, fica mantida a restrição ao uso de óculos, bonés, chapéus e outros adereços que cubram parte do rosto ou da cabeça, exceto em casos de itens de vestuário relacionados à crença ou religião, como véus e hábitos religiosos, e àqueles ligados à queda de cabelo do condutor, em decorrência de patologias ou tratamento médico. No entanto, só será permitido o uso de tais itens se mantiverem a face, a testa e o queixo perfeitamente visíveis. A mudança passa a ser aceita em todo o território nacional.

O vai-e-volta da placa Mercosul – E o projeto de lei (PL) que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas dos veículos foi aprovado essa semana pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Com a adoção do modelo de placa veicular do Mercosul, obrigatório em todo o país desde 2020, a informação sobre estado e município deixou de ser colocada. Mas, agora, por iniciativa do senador Esperidião Amin (PP-SC), o projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro para prever que as placas veiculares voltem a informar o município e o estado nos quais o veículo está registrado. Segundo Esperidião Amin, a apresentação do projeto foi motivada pelo fato de essas informações facilitarem o trabalho de fiscalização das autoridades policiais e de trânsito. O senador observou que a matéria, por reforçar a segurança, recebeu apoio do governo federal. 

Ônibus escolar – E o programa Caminho da Escola, do governo federal, é o que mais movimenta o segmento de ônibus no país. A Iveco Bus, por exemplo, acaba de ter aprovadas mais de 1,3 mil compras pelo programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Por estado, são 200 para a Bahia, 220 para o Mato Grosso e 355 para Pernambuco.

Manutenção preventiva de automóvel: 5 dicas essenciais (parte I)

Esse processo, popularmente conhecido como revisão periódica, serve para fazer um check up de todos os componentes do veículo e, assim, permitir que o funcionamento ‘normal’ do automóvel seja conservado. Dessa forma, aumenta-se a vida útil do carro. Se ela já é considerada essencial para os donos de veículos, é ainda mais importante em relação à frota de uma empresa. Isso porque ela é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e, ainda, oferece outros benefícios para o negócio. No entanto, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre quais itens devem ser analisados durante esse tipo de manutenção, assim como os próprios condutores. Por esse motivo, os especialistas da LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, separaram para este blog cinco dicas essenciais (na próxima semana traremos mais cinco). 

Mas, por que ela é importante? – Como a manutenção preventiva ajuda a evitar problemas mecânicos, ela é essencial para evitar gastos com reparos e, ainda, contribui para a segurança dos condutores. Para uma empresa que tem uma frota de veículos, ela é ainda mais importante, pois oferece benefícios ligados aos custos, produtividade e segurança. As principais vantagens são: 

  • diminuição do risco de acidentes e multas por irregularidades;
  • elevação da vida útil dos veículos;
  • redução do número de reparos caros e do tempo de inatividade dos carros, que gera prejuízo para a empresa e prejudica o fluxo de trabalho;
  • aumento da produtividade;
  • eliminação de imprevistos na gestão de frotas, visto que os veículos tendem a funcionar mais adequadamente.

Enfim: quando se dá a devida atenção à manutenção preventiva da rota, é possível ter uma gestão muito mais eficaz, além de reduzir custos operacionais.

Quais itens devem ser analisados? – Antes, vale lembrar: não há prazo fixo, pois depende principalmente do modelo do veículo ou da quilometragem rodada. Então, o ideal é acompanhar o manual dos fabricantes e, assim, planejar a manutenção dentro do que é recomendado pela montadora. As primeiras revisões costumam ser mais simples e exigir menos componentes a serem verificados. Com o passar do tempo e da rodagem dos veículos, esses itens são ampliados.

Confira o checklist a seguir para saber quais são os itens mais comuns:

1. Alinhamento da direção – Significa ajustar o ângulo das rodas para deixá-las alinhadas com o volante. Desse modo, quando o volante estiver na posição neutra, todas as rodas estão na mesma linha e, assim, seguirão precisamente o comando do motorista. Como o desalinhamento ocorre de forma lenta e gradual, é normal que os condutores possam não perceber o problema. Por esse motivo, é essencial que esse item seja analisado na revisão.

Sintomas apresentados:

  • desvio de direção, desvio de direção em frenagens (volante puxando);
  • desgaste precoce dos pneus;
  • direção curta.

Como evitar:

  • evitar pistas com irregularidades;
  • evitar encostar o pneu no meio fio (guia);
  • evitar passar por buracos em alta velocidade.

2. Balanceamento e geometria

Enquanto o alinhamento corrige o ângulo das rodas, o balanceamento garante que elas não oscilem nem trepidem durante o movimento do carro. Por sua vez, a geometria ajusta o ângulo que as rodas formam com o solo para que o veículo consiga trafegar em linha reta e obedeça aos comandos do condutor.

Sintomas apresentados:

  • trepidação das rodas;
  • vibração no volante;
  • desgaste precoce dos pneus

Como evitar:

  • calibre os pneus regularmente (a cada uma semana);
  • faça o rodízio de pneus;
  • evite arrancadas e freadas bruscas

3. TWI dos pneus

Os sulcos dos pneus são os responsáveis pela aderência ao solo. Dessa forma, são essenciais para a segurança do veículo. Para isso, eles devem estar com a profundidade adequada. Quando estão abaixo do ideal, é o que chamamos de “pneu careca”.

Para conferir a profundidade desses sulcos, o profissional irá analisar o TWI (Tread Wear Indication), que é uma marca presente na banda de rodagem de todos os pneus.

Sintomas apresentados:

  • marca do TWI rente a área de atrito do pneu;
  • derrapagens involuntárias em frenagens ou ao arrancar com o veículo;
  • aquaplanagem.

Como evitar:

  • manter os pneus sempre calibrados;
  • alinhamento e balanceamento sempre em dia;
  • evitar freadas ou arrancadas bruscas.

4. Bateria

Ao revisar a bateria, será analisada a presença de resíduos de oxidação nos polos, que é um tipo de sujeira formada pela reação química entre o metal da bateria, ácido e o oxigênio do ar.

Sintomas apresentados:

  • dificuldade na partida (motor fraco);
  • luzes do painel fracas ai virar a chave;
  • oxidação da bateria (zinabre nos conectores).

Como evitar:

  • não usar o rádio com motor desligado;
  • desligar todos os equipamentos elétricos antes de dar a partida no carro;
  • não instalar acessórios eletrônicos que o veículo não tem capacidade.

5. Sistema elétrico

Além da iluminação do carro (faróis, painel e lanternas), também é preciso analisar o alternador, luzes das setas, as travas elétricas, sistema de alarme e som do veículo.

Sintomas apresentados:

  • Luzes queimando com frequência;
  • Bateria descarregando sem motivo aparente;
  • Luzes piscando descontroladamente (seta).

Como evitar:

  • Não instale lâmpadas que não são originais do veículo;
  • Não instale acessórios eletrônicos que não homologados pelo fabricante;
  • Evite partidas constantes e longas.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

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Férias vapt-vupt dos congressistas  

A partir de hoje, deputados e senadores devem começar a esvaziar os corredores do Congresso Nacional, em Brasília, para aproveitar um “recesso informal” até o próximo dia 5. Largam o trabalho deixando paralisadas as votações de projetos importantes, como a regulamentação da reforma tributária.

Outras demandas políticas, no entanto, devem continuar trabalhando intensamente: é o caso das campanhas municipais e da “pré-campanha” pelas presidências da Câmara e do Senado. Pela Constituição, os parlamentares têm direito a dois recessos formais ao longo do ano, entre 23 de dezembro e 1º de fevereiro e entre 18 e 31 de julho, condicionado à aprovação conjunta do Congresso do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) — que orienta o Orçamento do ano seguinte.

Com frequência, nos últimos anos, o Congresso tem desrespeitado o pré-requisito para o recesso do meio do ano. Por isso, neste ano, será um recesso informal: nenhuma sessão é convocada, ninguém comparece, e tudo volta ao normal no começo de agosto. Desde 1989, o Congresso deixou de aprovar a LDO no prazo estabelecido pela Constituição em dez ocasiões.

Esta será a 11ª vez. Lideranças do Planalto já avaliam que, com otimismo, o texto somente deverá ser votado em setembro. Sem a aprovação das diretrizes do Orçamento do ano que vem, os parlamentares não poderão contar com uma das vantagens do recesso oficial: a suspensão dos prazos regimentais. Ou seja: o cronômetro das medidas provisórias e das urgências constitucionais enviadas pelo presidente Lula seguirá rodando.

REFORMA PREJUDICADA – Isso afetará, entre outros temas, a regulamentação da reforma tributária. O assunto ainda está sob urgência constitucional, que prevê um prazo para que as Casas votem um projeto sob pena de trancar a pauta. Segundo lideranças da Câmara, a Casa foi a primeira a se despedir dos trabalhos. Por acordo, já não houve sessões desde a última segunda-feira e haverá um calendário pré-definido de sessões entre agosto e setembro a fim de conciliar os trabalhos e os compromissos de deputados nas eleições municipais.

Regras para IA só em agosto Diversos outros assuntos pendentes e elencados pelos presidentes das duas Casas — deputado Arthur Lira (PP-AL) e senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) — como prioritários para este ano devem ficar somente para depois de agosto. Estão nessa lista, por exemplo, a segunda parte da regulamentação da reforma tributária e o projeto que cria regras para a inteligência artificial no Brasil.

Calendário especial – A retomada dos trabalhos no Congresso deve ocorrer somente a partir da segunda semana de agosto — em meio ao início da campanha eleitoral, marcado para o dia 16. Com pressão dos parlamentares para que os trabalhos legislativos não atrapalhem os compromissos de campanha, Câmara e Senado já definiram um calendário prévio de sessões. Do lado dos deputados, em reunião na última semana, os líderes definiram que, entre agosto e setembro, somente haverá votações entre 12 e 14 de agosto, entre 26 e 28 de agosto e entre 9 e 11 de setembro.

Alcolumbre de volta – Além dos compromissos nas eleições municipais, também a partir de agosto, as atenções dos congressistas passarão a estar voltadas à disputa pelas sucessões de Lira e Pacheco nos comandos da Câmara e do Senado. Arthur Lira e Rodrigo Pacheco vão se despedir dos cargos no início de 2025, com a eleição de novos presidentes para as duas Casas. Os senadores enfrentam um cenário mais pacificado. Ex-presidente da Casa, fiador da eleição de Pacheco à presidência e atual comandante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o senador Davi Alcolumbre (União-AP) é quase uma unanimidade entre os colegas.

Indefinição na Câmara – Se de um lado há calmaria, do outro as articulações estão apenas começando. A Câmara reúne cinco principais pré-candidatos à cadeira de Lira e deverá assistir à consolidação de candidaturas ao longo de agosto. A principal expectativa está em torno do anúncio do atual presidente da Casa sobre a escolha do seu candidato à sucessão. Lideranças avaliam que o espólio de Arthur Lira pode auxiliar e impactar significativamente no resultado da disputa. Bem relacionado com todas as siglas e deputados de alto e baixo escalão, Lira se reelegeu com a maior votação da história da Casa (464 votos).

CURTAS

DOIS NOMES – Aliados de Lira sempre apontaram que há, por parte do deputado alagoano, uma predileção a Elmar Nascimento (União-BA). Nos últimos meses, porém, afirmam que o atual presidente deu sinalizações de que ainda não há decisão fechada — o que pode beneficiar um dos outros dois nomes que lideram as menções entre deputados: Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Antonio Brito (PSD-BA).

DÍVIDAS – Em agosto, os líderes fecharam indicativo de que poderá ser analisada a proposta que cria um novo programa de financiamento da dívida dos estados com a União. Apresentado por Pacheco, o texto ficará para as sessões pré-definidas do próximo mês. A relatoria será de Davi Alcolumbre.

MUNICÍPIOS – Segundo o líder do PL, senador Carlos Portinho (RJ), em agosto também deverá ser votada a Proposta de Emenda à Constituição que pode aliviar as contas das prefeituras. O texto é relatado por Portinho, que ainda negocia mudanças junto ao Ministério da Fazenda.

Perguntar não ofende: Com o esquentar da campanha a partir de agosto, o Congresso vai ficar às moscas?

A segunda edição do livro de fotografia artística “Vencedores” tem lançamento previsto para novembro. A obra destaca a trajetória e o intenso dia a dia de atletas brasileiros em preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O livro foca em atletas que, apesar de enfrentarem deficiências congênitas ou adquiridas, desejam ser reconhecidos apenas pelo seu desempenho esportivo.

Idealizado pelo renomado fotógrafo Sergio Dutti, que já ocupou cargos de chefia em veículos de grande destaque como Caras, Época e O Estado de S. Paulo, e também integrou a equipe de fotógrafos da revista Veja, o livro conta com textos do jornalista Renato Ferraz, pernambucano radicado em Brasília e ex-membro da equipe da Veja e do Correio Braziliense. A produção é de Elaine Justino e, assim como a primeira edição que cobriu os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, a publicação conta com a parceria da Caixa Econômica Federal.

O deputado federal Fernando Rodolfo, pré-candidato do PL à Prefeitura de Caruaru, se reuniu hoje com Jair Bolsonaro em Brasília. Durante o encontro, Fernando apresentou ao ex-presidente suas propostas para o município, abordando temas como saúde, educação, desenvolvimento econômico e urbano, além do resgate do protagonismo regional e nacional da cidade.

“Bolsonaro tem acompanhado o cenário político brasileiro, e vem acompanhando o debate em Caruaru. Ele fez uma observação sobre os gastos estratosféricos envolvendo alguns artistas que se apresentaram no São João desse ano, um verdadeiro absurdo”, afirmou Fernando Rodolfo.

“Isso incomodou ao presidente. Foi Bolsonaro quem colocou o forró como patrimônio nacional, e isso presume que deveríamos prestigiar os forrozeiros no São Joao. Ele disse que o Brasil precisa respeitar suas raízes “, concluiu o deputado.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi diagnosticado com Covid-19 nesta quarta-feira. Ele cancelou um discurso que estava marcado para um evento em Las Vegas. A Casa Branca afirmou que o democrata ficará em isolamento.

Biden era esperado para discursar para o público latino, mas não compareceu ao evento. Um membro da organização confirmou que ele estava doente.

Em um comunicado, o governo dos Estados Unidos afirmou que o presidente testou positivo para a Covid-19 após apresentar sintomas respiratórios leves, incluindo coriza, tosse e mal-estar. “Seus sintomas permanecem leves, sua frequência respiratória está normal em 16, sua temperatura está normal em 97,8 [36,5ºC] e sua oximetria de pulso está normal em 97%”, afirmou a Casa Branca.

Os médicos do presidente ainda aguardam o resultado de um exame PCR. Enquanto permanecer isolado, Biden ficará em uma residência no estado de Delaware. A Casa Branca afirmou que o presidente tomou todas as vacinas contra a Covid-19.

O pré-candidato do União Brasil à Prefeitura de Surubim, Cleber Chaparral, anunciou em suas redes sociais que dará amanhã uma entrevista, às 11h44, na casa de eventos Light House. “Espero você amanhã para a transmissão de um comunicado importante para todos os Surubinenses”, escreveu. Será que vai anunciar que está fora do páreo ou revelar o seu candidato a vice?

A Associação dos Moradores do Viana, em Camaragibe, recebeu na noite da última terça-feira uma reunião plenária promovida por Diego Cabral, pré-candidato à Prefeitura de Camaragibe.

Diego, que já atuou como secretário de Serviços Públicos do município, expressou gratidão pela participação dos moradores. “Garanto a vocês que, ao chegar na Prefeitura, darei uma atenção especial aos serviços urbanos que precisamos trazer aqui para o Viana. Podem contar comigo”, afirmou Diego.

A reunião foi a quinta edição do encontro “Atitude Camaragibe”, organizado por Diego em comunidades da cidade para ouvir as demandas da população. “Estamos colhendo as demandas e as sugestões da população, que passarão a compor o nosso plano de Governo. E vamos apresentar esse Plano logo que oficializemos a nossa candidatura a prefeito de Camaragibe”, explicou o pré-candidato.

A pré-candidata à prefeitura de Araripina, Camila Modesto (Podemos), esteve na tarde desta quarta-feira, ao lado prefeito Raimundo Pimentel e da deputada estadual Socorro Pimentel, no Palácio do Campo das Princesas para um encontro com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Durante a reunião, Pimentel agradeceu à governadora pela solidariedade demonstrada após a intervenção da executiva nacional do PDT no processo eleitoral de Araripina, que impediu a pré-candidatura de Ana Paula Ramos. Em publicação nas redes sociais, o prefeito destacou o apoio de Raquel.

“É com a força e a garra das mulheres que seguiremos nossa caminhada. Seguiremos em frente juntamente com Camila, Ana Paula, Dra. Socorro e todas as mulheres da nossa cidade”, declarou Pimentel.

Além do apoio político, a pauta do encontro incluiu pedidos de infraestrutura e serviços essenciais. O prefeito solicitou à governadora o recapeamento das rodovias estaduais que ligam Araripina aos distritos de Rancharia, Gergelim e Nascente, e a rodovia que conecta o município ao Ceará, além da rodovia que liga Araripina ao município de Salitre-CE. Outra demanda apresentada foi a normalização do abastecimento de água em Araripina, um problema recorrente que afeta a qualidade de vida dos moradores.

Por Blog da Folha

A missa de sétimo dia em memória de Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes e bisavó do atual prefeito do Recife, João Campos, será realizada amanhã, às 19h.

A cerimônia ocorrerá na Igreja de São José dos Manguinhos, localizada na avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, Zona Norte da capital pernambucana.

Familiares, amigos e diversas lideranças políticas de Pernambuco se reunirão para prestar suas últimas homenagens, destacando a importância de Magdalena na história e na política do estado.

A missa será um momento para honrar e celebrar a vida de Magdalena Arraes, reconhecendo o significativo legado que ela deixa para a família e para a comunidade pernambucana.

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) acionou a Procuradoria-Geral da República contra o também parlamentar Mario Frias (PL-SP) por conta do repasse de verbas do mandato para o diretor de um filme sobre Jair Bolsonaro, de quem Frias é aliado de primeira hora. O deputado paulista transferiu quase R$ 20 mil da cota parlamentar para a empresa Dori Produções, responsável pela produção de um documentário sobre a vida do ex-presidente.

“Um deputado federal usar a cota parlamentar para bancar um filme sobre Bolsonaro parece piada, mas não é”, escreveu Gadêlha no Instagram. “Denunciamos o caso à PGR e cobramos a responsabilização do parlamentar por improbidade administrativa”, prosseguiu o pernambucano.

Em seguida, Gadêlha lembrou a condenação de Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tornou o ex-presidente inelegível por oito anos por conta de ataques ao sistema eleitoral durante reunião com embaixadores e por abuso de poder em atos pelo Sete de Setembro de 2022, às vésperas do pleito daquele ano. “A cota parlamentar deve ser usada em atividades inerentes ao mandato e não em documentário para promover a imagem de aliado considerado inelegível pelo TSE”, pontuou o filiado à Rede.

Em nota divulgada nesta quarta, Mario Frias negou qualquer irregularidade no uso das cotas parlamentares. Ele afirmou que nenhum “tipo de recurso público” teria sido “utilizado na produção, gravação e divulgação” do documentário sobre Bolsonaro.

As notas fiscais das transferências, no valor total de R$ 19.932, indicam que os repasses seriam destinados a impressão de 36.100 folders e para a “produção e finalização de vídeos” que deveriam ser publicados nas redes sociais do deputado. Entre os dias 4 e 19 de abril, foram destinados para a produtora R$ 9.432,00 da verba recebida pelo deputado para custear despesas típicas do exercício do mandato. Novas transferências, nos valores de R$ 7,5 mil e R$ 3 mil, foram realizadas de 17 a 20 de junho.

Destinatário final das transferências, o dono da produtora, Doriel Franscisco, está encarregado de produzir o documentário “A Colisão dos Destinos”, que reúne histórias da vida de Bolsonaro contadas por familiares e políticos aliados. O primeiro trailer da produção foi divulgado neste sábado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro em seu perfil na rede social X. No conteúdo, Mario Frias aparece como responsável pelo argumento do filme, isto é, pela estruturação da história a ser contada.

Do Jornal O Globo.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou nesta quarta-feira o afastamento do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Luís Cesar de Paula Espíndola.

A medida foi tomada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, que decidiu investigar o magistrado por “discurso potencialmente preconceituoso e misógino” durante uma sessão de julgamento realizada no dia 3 de julho.

Durante o julgamento sobre assédio envolvendo uma menor de 12 anos, o desembargador disse que as “mulheres estão loucas atrás dos homens” e criticou o que chamou de “discurso feminista desatualizado”. Na sessão, o magistrado também votou contra a concessão de medida protetiva à adolescente.

“Se Vossa Excelência sair na rua hoje, quem está assediando, quem está correndo atrás de homens são as mulheres, porque não tem homem. Hoje em dia, o que existe é que as mulheres estão loucas atrás dos homens, porque são muito poucos. A mulherada está louca atrás de homem”. afirmou.

O afastamento foi motivado por uma ação da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná. No entendimento do corregedor, o desembargador não pode continuar no cargo, exercendo a presidência da 12ª Câmara Cível, destinada ao julgamento de causas de família.

“Diante da gravidade do caso e a premente necessidade de prevenir situações futuras em caso de permanência do desembargador à frente da Câmara que atua nesta mesma matéria, com atitudes reiteradas de contrariedade às políticas e normativos encampados por este conselho”, afirmou o ministro.

Em nota divulgada após o episódio, o desembargador disse que não teve a intenção de “menosprezar o comportamento feminino”.

“Esclareço que nunca houve a intenção de menosprezar o comportamento feminino nas declarações proferidas por mim durante a sessão da 12ª Câmara Cível do tribunal. Afinal, sempre defendi a igualdade entre homens e mulheres, tanto em minha vida pessoal quanto em minhas decisões. Lamento profundamente o ocorrido e me solidarizo com todas e todos que se sentiram ofendidos com a divulgação parcial do vídeo da sessão”, declarou.

Com informações da Agência Brasil.

O Sextou desta semana traz uma mistura maravilhosa dos dois ritmos bem pernambucanos, frevo e forró, expressados na voz da forrozeira, carnavalesca e compositora Fabiana, a Pimentinha do Nordeste, que está comemorando 40 anos de carreira. Fabiana canta tudo, do frevo a autêntica ciranda de Lia de Itamaracá.

Em quatro décadas no palco, gravou 25 discos. Frevo menina, sua canção autoral mais conhecida, ganhou o mundo, batendo a casa dos 250 mil discos vendidos. Há pouco, regravou Anjo Querubim, de Petrúcio Amorim, numa versão que vem fazendo muito sucesso.

Fabiana ganhou o título de Pimentinha do Nordeste pela desenvoltura nos palcos e pelos figurinos como Maria Bonita, Carmem Miranda e Clara Nunes. A cantora também se destacou no teatro de Pernambuco, participando de espetáculos como Um Sábado em 30 e Saltimbancos.

O Sextou vai ao ar na próxima sexta-feira, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente em destaque acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

O número de brasileiros investigados ou condenados pelo atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 que pediram refúgio na Argentina dobrou no último mês, passando de 60 para cerca de 120, segundo estimativas de integrantes da Polícia Federal. Ao todo, são aproximadamente 180 foragidos alvos de inquéritos e ações penais envolvendo os ataques aos Três Poderes, grande parte deles estando no país vizinho.

O objetivo desses requerimentos é garantir a permanência provisória, com autorização para moradia, trabalho, estudo, além de acesso a serviços públicos, como assistência médica e social na Argentina. Todos os solicitantes alegam que estão com os seus “direitos fundamentais violados ou em risco” no Brasil por causa das investigações conduzidas pela PF em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com as investigações, ao decidirem evitar o cumprimento da pena no Brasil, os foragidos deixaram de se apresentar à Justiça, danificaram as tornozeleiras eletrônicas e buscaram foram para países como Uruguai, Paraguai, Peru e Argentina.

Apesar de Buenos Aires, capital da Argentina, ser o local onde está a maioria dos que recorreram à condição de refugiado, há brasileiros também espalhados por outras cidades como La Plata, Palermo, Códroba, Sarandí e Monserrat.

Os inquéritos apontam que, para chegar a Argentina, os foragidos pela invasão e depredação dos prédios públicos da Praça dos Três Poderes, em Brasília, usaram vias fluviais e terrestres, incluindo longos deslocamentos a pé.

Entre as rotas, há quem tenha preferido passar pelo Rio Grande do Sul, chegar ao Uruguai e de lá pegar um barco para Buenos Aires.

Outros optaram por uma viagem de 2 horas e 45 minutos feita de ferry-boat a partir do Mercado del Puerto, em Montividéu, no Uruguai. Pelo trajeto, há passagens disponíveis na internet por cerca de US$ 90, o que equivale à cerca de R$ 515.

A PF aponta ainda que alguns dos brasileiros fizeram de balsa a travessia entre Presidente Franco, margem paraguaia do Rio Paraná, e Puerto Iguazú, margem argentina do Rio Iguaçu.

Os investigadores compilam as informações coletadas também por meio de cooperação internacional com as polícias dos países vizinhos para, a partir da identificação do destino dos foragidos, fechar uma lista para envio ao Supremo Tribunal Federal (STF) e então ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça.

Com informações da Agência O Globo.