De bigu com a modernidade

Os veículos mais econômicos de cada categoria

Com o aumento dos preços dos combustíveis e a crescente conscientização ambiental, a economia de combustível se tornou um fator determinante na escolha de um veículo. A busca por carros que ofereçam desempenho eficiente e menor consumo de combustível é uma tendência em ascensão no mercado automobilístico brasileiro. Por isso, a Instacarro, plataforma de compra e venda de carros usados no Brasil, fez para a coluna um ranking dos cinco veículos mais econômicos em três categorias populares: hatch, sedã e SUV.

5 hatches mais econômicos

  • Fiat Mobi: com motorização 1.0 de 75 cv e 9,9 kgfm de torque, tem consumo com gasolina de 13,5 km/l (cidade) e 15 km/l (estrada) e com etanol de 9,6 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada);
  • Chevrolet Onix: com motorização 1.0 de 80 cv e 9,8 kgfm de torque, tem consumo com gasolina de 13,3 km/l (cidade) e 16,6 km/l (estrada) e com de 9,4 km/l (cidade) e 11,6 km/l (estrada);
  • VW Polo TSI Manual: com motorização 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, tem consumo com gasolina de 14 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada) e com etanol de 9,6 km/l (cidade) e 11,5 km/l (estrada);
  • Peugeot 208: com motorização 1.0 de 82 cv e 10,6 kgfm de torque, tem consumo com gasolina de 14,7 km/l (cidade) e 16,3 km/l (estrada) e com etanol: 10,4 km/l (cidade) e 11,3 km/l (estrada);
  • Renault Kwid: com motorização de 1.0 de 71 cv e 10 kgfm de torque, tem consumo com gasolina de 15,3 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada) e com etanol: 10,8 km/l (cidade) e 11 km/l (estrada)

5 sedãs mais econômicos

  • Fiat Cronos: com motorização 1.0 aspirada de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque, tem consumo com gasolina de 14 km/l (cidade) e 16,1 km/l (estrada) e com consumo com etanol de 9,9 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada);
  • Chevrolet Onix Plus: com motorização 1.0 três cilindros de 82 cv e 10,6 kgfm de torque, tem consumo com gasolina de 13,6 km/l (cidade) e 17,5 km/l (estrada) e consumo com etanol de 9,5 km/l (cidade) e 12,4 km/l (estrada);
  • Toyota Camry Hybrid: com motorização 2.5 a gasolina de 178 cv e 22,5 kgfm de torque + três motores elétricos de 120 cv, tem consumo com gasolina de 17,4 km/l (cidade) e 15,3 km/l (estrada);
  • Toyota Corolla Hybrid: com motorização 1.8 flex de até 101 cv e 18,9 kgfm de torque + motor elétrico de 72 cv, tem consumo com gasolina de 17,9 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada) e consumo com etanol 11,8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada);
  • Honda Civic Híbrido: com motorização 2.0 aspirado a gasolina + dois elétricos (143 cv ou 184 cv), tem consumo com gasolina de 18,3 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada) 

5 SUV’s mais econômicos:

  • Fiat Pulse 1.0 turbo: com motorização 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, tem consumo de gasolina de 12,1 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada) e com etanol de 8,4 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada);
  • Honda HR-V: com motorização 1.5 flex de até 126 cv e 15,8 kgfm de torque, tem consumo de gasolina de 12,7 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada) e consumo com etanol de 8,8 km/l (cidade) e 9,8 km/l (estrada);
  • Fiat Pulse 1.3: com motorização 1.3 flex de até 107 cv e 13,7 kgfm de torque, tem consumo com gasolina de 12,8 km/l (cidade) e 14 km/l (estrada) e com etanol de 8,9 km/l (cidade) e 10,6 km/l (estrada);
  • KIA Stonic Hybrid: com motorização 1.0 turbo de 118 cv e 17,1 kgfm de torque + sistema híbrido de 48V (120 cv e 20,4 kgfm), tem consumo de gasolina de 13,7 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada);
  • Toyota Corolla Cross XRV Hybrid: com motorização 1.8 flex de até 101 cv e 18,9 kgfm de torque + motor elétrico de 72 cv, tem consumo de gasolina de 17,8 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada) e com etanol de 11,8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada).

Ao escolher um veículo com economia de combustível, os consumidores brasileiros não apenas economizam dinheiro a longo prazo, mas também contribuem para a redução das emissões de carbono e para a promoção de um transporte mais sustentável. “Levar em fator em conta significa que estamos apoiando a transição para um futuro mais limpo e eficiente no setor automotivo brasileiro” comenta Luca Cafici, CEO da InstaCarro

Seguro sobe para homem e cai para mulher – A Minuto Seguros, uma das principais corretoras do país, constatou que em novembro foi registrado um aumento de 39,7% nos valores das apólices de carros para o perfil masculino. Já o perfil feminino apresentou uma queda de 4,8%. O ranking abrange 11 capitais brasileiras e é elaborado de acordo com a lista divulgada pela Fenabrave, a federação dos distribuidores de veículos. Entre os destaques do mês, estão:

  1. A localidade com os menores preços médios para o perfil masculino, dentre os 10 modelos analisados, foi Florianópolis, onde o valor é R$  2.484,22 (+16,1%). Para o perfil feminino, a capital foi Porto Alegre, onde o custo é de R$  1.784,88 (-24,1%).
     
  2. O Rio de Janeiro obteve os maiores preços médios no perfil masculino, chegando a R$ 9.838,22 (+39,6%). Enquanto isso, Salvador registrou os maiores preços no perfil feminino, atingindo R$ 3.063,33 (+3,05%).
     
  3. A média geral para todos os modelos e capitais é de R$ 5.199,92 (+39,7%) para o perfil masculino, e R$ 2.264,53 (-4,8%) para o perfil feminino.

Entre as variações mais expressivas dos valores para os modelos mais vendidos, nas capitais analisadas, estão:

  1. O Novo Polo Comfortline fica pelo terceiro mês consecutivo em primeiro na lista dos mais vendidos, registrando um aumento considerável no perfil masculino e uma queda no feminino. No masculino, o modelo atinge o valor médio do seguro de R$ 4.806,98 (+46,3%). Já no feminino, o preço médio é de R$ 1.856,25 (-10%).

    A maior variação do modelo para os homens ocorre em Goiânia, alcançando R$ 7.381,75 (+172,6%), enquanto para as mulheres ocorre em Recife, alcançando R$ 1.430,00 (-33,1%).
     
  2. O Kwid Intense subiu de oitavo para sétimo veículo mais vendido na lista e registra o maior aumento na média dos valores para o perfil masculino (+55,4%), enquanto sofre uma queda no perfil feminino (-8,5%). A maior variação no masculino se dá em Vitória, onde chegou a R$ 6.458,78 (+186%), e no feminino ocorre em Recife, chegando a R$ 1.455,14 (-31,7%).

    A média dos valores é R$ 4.890,62 (masculino) e R$ 2.005,70 (feminino).
     
  3. O Novo Tracker, que cai de sétimo para oitavo na lista, registra um aumento no perfil masculino, atingindo o valor de R$  4.633,92 (+15,2%), enquanto apresenta a maior queda do feminino, chegando a R$  2.212,41 (-21,5%) na média.

    A maior variação para o perfil masculino é em Salvador, onde chega a R$  9.739,22 (+90,5%). No feminino, a maior variação se dá no Rio de Janeiro, onde o valor é de R$ 2.285,63 (-42,8%).

“Diferente dos meses anteriores, notamos que as apólices para o perfil masculino sofreram um aumento expressivo. É possível entender como uma regulação do mercado, já que estamos vindo de um ano com quedas mensais consecutivas em ambos os perfis”, explica Márcia Camacho, diretora de operações da Minuto Seguros.

54% dos motoristas querem um SUV – Pesquisa da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento, mostra que 74% dos respondentes que adquiriram um automóvel usado  consideram o carro como uma necessidade em sua rotina. Já 56% dos entrevistados que escolheram comprar um veículo zero quilômetro consideram como fatores fundamentais a comodidade, segurança, autonomia e liberdade. Realizado pelo Webmotors Autoinsights, o estudo visa entender as preferências dos brasileiros em relação a veículos novos e usados. Os dados também revelam quais os atributos que mais chamam a atenção no momento de adquirir um automóvel. De modo geral, o preço acessível está em primeiro lugar como fator decisivo na hora da escolha, à frente do conforto (2°) e do baixo consumo de combustível (3°). Já especificamente entre aqueles que compraram um carro 0km (21%), o conforto é o mais importante, seguido por preço (2º) e tecnologia (3°). 

Em relação à preferência por carroceria, entre os que já possuem um carro, 36% são donos de um modelo hatch e 48% almejam trocar seu veículo por um SUV. Desses, 54% querem um zero quilômetro e 48% um seminovo dessa categoria. Dos respondentes da pesquisa, 79% têm automóvel e, desses, a maioria possui um veículo usado (70%). Para 46% dos entrevistados, o intervalo de tempo em que pretendem realizar a troca do carro é de até um ano. Entre as motivações para a compra, 38% destacam a necessidade de ter outro automóvel, além da comodidade (19%) e da realização de um sonho (15%). O levantamento foi realizado com cerca de 2 mil usuários da plataforma – a maioria homens (92%) com idade entre 46 a 55 anos (29%).

SUVs elétricos – Outro estudo inédito da Webmotors mostra que a busca por veículos SUVs elétricos usados na plataforma cresceu 204% de janeiro a novembro de 2023 na comparação com os mesmos meses do ano passado. O levantamento indica também um aumento de 184% na procura por modelos novos dessa categoria. No ranking geral dos elétricos novos e usados mais pesquisados pelos usuários da Webmotors de janeiro a novembro de 2023, o BYD Yuan Plus desponta em primeiro lugar entre os SUVs elétricos 0km, enquanto o Audi e-tron lidera a lista dos modelos eletrificados usados.

Alternativas ao financiamento automotivo – A inadimplência dos financiamentos de veículos é a maior desde fevereiro de 2015, chegando a 5,4% dos contratos com atrasos no pagamento há pelo menos 90 dias, de acordo com o Banco Central. Já segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), atualmente 63,8% dos carros estão sendo comprados à vista, número que estava na casa dos 40% em 2021. Alinhada a essas mudanças estão os juros de financiamentos, que podem chegar a 57% ao ano em algumas instituições, de acordo com o Banco Central. Em paralelo, a taxa Selic saltou de 2% em 2020 para os atuais 12,25%.

Em 2023, pelo menos duas alternativas aos financiamentos ganharam destaque para os consumidores. De um lado, os aluguéis e assinaturas se tornaram opções para quem precisa de um carro para o dia a dia – onde o usuário pode escolher entre um aluguel por horas, dias ou semanas, além de uma assinatura mensal, trimestral ou anual. Do outro lado, os consórcios se destacam como uma opção de compra planejada e sem juros com prazo de até 100 meses. Um levantamento recente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) mostra que esse serviço cresceu mais de 16% neste ano, saltando de 91 mil veículos em dezembro de 2021 para mais de 106 mil neste ano. Já uma projeção do BTG aponta que o Carsharing deve chegar a 402 mil veículos no Brasil até 2032. 

De acordo com Luiz Bonini, Chief Growth Officer da Turbi, empresa de aluguéis e assinaturas de carros 100% digital, além de fugir das taxas de financiamento, algumas outras vantagens também estão atraindo os consumidores para essa nova tendência. “Quando se assina um carro, não precisa se preocupar com licenciamento, IPVA, depreciação, renovação de seguro. Além disso, o modelo de assinatura oferece uma solução completa, incluindo assistência 24 horas, manutenção, seguro, carro reserva, e a gestão da documentação e IPVA”, explica o executivo. Quanto aos consórcios, a modalidade já existe no Brasil há mais de 60 anos e atingiu números recordes de adesão em 2023, ultrapassando os 10 milhões de consorciados. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (Abac), 43,6% desse montante possui um consórcio automotivo.

De acordo com Eduardo Rocha, CEO do Klub, única fintech autorizada pelo Banco Central a operar com consórcios no país, além de evitar a taxa de juros, o consórcio é muito inclusivo, pois tem um elevado índice de aprovação. “Também não se perde dinheiro com a inflação, já que existe uma correção anual no valor dos planos para garantir o poder de compra”, diz ele. Outro ponto relevante é a contribuição da modalidade com o planejamento financeiro. Na adesão de um plano, os clientes podem escolher o valor do crédito e o número de mensalidades que desejam, o que facilita a gestão financeira.

De acordo com a Abac, os consórcios cresceram cerca de 10% em 2023, sendo 44% da base de clientes formada por jovens entre 18 e 29 anos. 

Verão e ar-condicionado: o que revisar? – Com a temporada mais charmosa do ano em pleno vapor (e calor), como garantir que o sistema de ar-condicionado esteja em perfeitas condições? A revisão cuidadosa desses componentes críticos não apenas assegura viagens mais confortáveis, mas também contribui para a segurança nas estradas. Para tornar a viagem dos consumidores mais segura e confortável, a InstaCarro, plataforma de compra e venda de veículos seminovos, destacou alguns pontos fundamentais a serem verificados antes de embarcar em suas aventuras de verão:

1 – Filtro de ar: certifique-se de que o filtro de ar do sistema de ar-condicionado esteja limpo e em boas condições. Um filtro sujo pode reduzir a eficiência do ar-condicionado, resultando em um fluxo de ar inadequado e comprometendo a qualidade do ar interno.

2 – Níveis de refrigeração: verifique os níveis de refrigerante do ar-condicionado. Níveis baixos podem sobrecarregar o sistema, reduzindo sua eficácia. Um técnico qualificado pode avaliar e recarregar o refrigerante, se necessário. 

3 – Correias e polias: assegure-se de que as correias e polias associadas ao sistema de ar-condicionado estejam em boas condições. Correias desgastadas ou polias danificadas podem levar a um funcionamento inadequado do sistema.

4 – Compressor do ar-condicionado: o compressor é o coração do sistema de ar-condicionado. Certifique-se de que ele esteja funcionando corretamente para garantir a circulação adequada do refrigerante e, consequentemente, o ar fresco no interior do veículo.

5 – Inspeção visual: realize uma inspeção visual do sistema de ar-condicionado em busca de vazamentos, conexões soltas ou outros problemas aparentes. Corrigir pequenos problemas antes de se tornarem grandes pode economizar tempo e dinheiro no longo prazo. 

6 – Verificação geral do sistema elétrico: um sistema elétrico saudável é crucial para o funcionamento eficiente do ar-condicionado. Certifique-se de que todas as conexões elétricas estejam seguras e que não haja problemas elétricos que possam afetar o desempenho do sistema.

“Ao realizar essas verificações antes de sair para as viagens de verão, os consumidores não apenas garantem um ambiente mais agradável no interior do veículo, mas também promovem a segurança e confiabilidade do mesmo”, comenta Luca Cafici, CEO da InstaCarro.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

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Em um ano, o governo de Pernambuco reduziu em pouco mais de R$ 1,2 bilhão o volume de gastos com investimentos em assistência hospitalar e ambulatorial. Um levantamento da TV Globo com base em dados do Portal da Transparência mostra que, em 2023, o estado investiu R$ 6,54 bilhões na área. Em 2022, o total investido foi de R$ 7,75 bilhões. Uma redução de 15%.

Essa é a primeira vez em 16 anos que houve queda nos aportes feitos na rede pública de saúde do estado. O valor reduzido é quase o dobro do que foi gasto, por exemplo, com a construção da Arena de Pernambuco, que custou mais de R$ 740 milhões na época das obras. As informações são do portal G1/PE.

Além disso, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os principais hospitais públicos de Pernambuco, como os da Restauração, Getúlio Vargas e Barão Lucena, sofreram cortes de financiamento. Por lei, os recursos que foram cortados deveriam ter sido aplicados em despesas com internações e tratamento ambulatorial, incluindo exames de laboratório.

O problema chama a atenção diante da superlotação das UTIs pediátricas e neonatais devido ao aumento no número de casos de síndrome respiratória em crianças, o que fez o estado decretar situação de emergência em abril.

Hoje, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) divulgou uma nota expressando preocupação e cobrando medidas para lidar com a crise, que se repete desde o ano passado. “A rede estadual de saúde precisa se precaver com mais leitos de UTI pediátricos, uma melhor distribuição de medicamentos e recursos médicos suficientes para evitar futuras tragédias”, afirmou a entidade no texto.

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que a assistência hospitalar e ambulatorial é uma subfunção dentro do orçamento da saúde e disse que houve alterações na classificação dessas despesas de 2022 para 2023, sem detalhar as mudanças.

Com a redução dos valores, o percentual de participação dos gastos com assistência hospitalar e ambulatorial em relação ao total de investimentos feitos pelo estado, que já vinha caindo desde 2021, também diminuiu no último ano, voltando ao patamar de 2014.

Cortes nos hospitais públicos

Os cortes no financiamento da área atingiram os principais hospitais da rede pública estadual no Recife entre os anos de 2022 e 2023. Entre eles, estão:

  • Hospital da Restauração, maior unidade de saúde pública da cidade, localizada no bairro do Derby – recebeu 5,74% de recursos a menos (de R$ 136,9 milhões para R$ 129 milhões);
  • Hospital Getúlio Vargas, unidade de referência em traumatologia, cirurgias vasculares e bucomaxilares, localizada no bairro do Cordeiro – teve redução de 7,25% de recursos (de R$ 63,6 milhões para R$ 58,9 milhões);
  • Hospital Barão de Lucena, maior emergência pediátrica do estado, no bairro da Iputinga – teve perda de 13,8% de recursos (de R$ 48 milhões para R$ 41,4 milhões).

Na Restauração, onde recentemente um paciente foi morto após roubar a arma de um vigilante e assassiná-lo a tiros, acompanhantes de pessoas internadas foram encontrados dormindo em pedaços de papelão do lado de fora do prédio.

No Getúlio Vargas, funcionários denunciaram diversas falhas de estrutura no local, incluindo goteiras e acúmulo de lixo no primeiro andar do prédio, conhecido como “corredor da morte”.

Já no Barão de Lucena, o principal problema é a falta de insumos básicos, o que motivou o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) a abrir um processo contra o governo do estado.

‘Impacto é real’, diz pesquisadora

De acordo com a médica sanitarista Bernardete Coelho, que é pesquisadora e especialista em saúde coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), embora os recursos não sejam destinados para a contratação de pessoal e a distribuição de medicamentos, eles devem ser usados para garantir o suporte aos pacientes.

“O impacto é real. O sofrimento de quem precisa de internação num ‘leito’, esperando 30, 50, 60 dias… Quem espera sete dias, 14 dias, por um leito de UTI, chega muito grave… É uma situação crônica o ano todo, mas que principalmente essa época do ano precisa ser planejada por causa das doenças respiratórias, pelas chuvas sazonais”, afirmou a especialista.

Para Bernadete Coelho, a solução para melhorar a saúde pública em Pernambuco passa por um aumento do orçamento para a área, mas deve ir além:

“Aumentar [os recursos financeiros] privatizando não é saída; sem integrar com a necessidade das pessoas, não é saída. Tem que integrar planejamento, gestão e financiamento com base territorial, se aproximando das pessoas reais e de seus sofrimentos e adoecimentos reais”, pontuou a médica sanitarista.

Profissionais relatam cenário ‘devastador’

A presidente em exercício do Cremepe, Claudia Beatriz Andrade, disse que a redução dos gastos também deixa impactos nos profissionais que atuam na linha de frente.

“Estamos ouvindo relatos de médicos que, em tantos anos de servidor público, nunca viram um cenário tão devastador quanto o atual, quando se fala de desabastecimento, que chega ao momento de fazerem cotas para comprar a medicação do paciente naquele momento”, afirmou.

Segundo a médica, esse cenário deixa os trabalhadores esgotados. “Temos um quadro de profissionais que estão tão esgotados, estão desacreditados de uma esperança num futuro próximo, que estão querendo abandonar os postos de trabalho”, contou.

O que diz o governo de Pernambuco

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que:

  • O orçamento da saúde é subdividido em subfunções de governo, e a Assistência Hospitalar e Ambulatorial é uma delas;
  • Aumentou em R$ 100 milhões os investimentos em toda a área de saúde em 2023;
  • Em 2022, os gastos foram classificados na subfunção de Assistência Hospitalar, mas, no ano seguinte, houve alterações na classificação dessas despesas;
  • Não houve diminuição dos serviços ou dos investimentos financeiros na saúde do estado;
  • Em 2023, o total de investimentos na área foi de R$ 8,4 bilhões, e em 2022, foi de R$ 8,3 bilhões.

A reportagem perguntou à SES quais foram as alterações feitas na classificação dos gastos com assistência hospitalar, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Paulista - Prêmio Sebrae

Instituir o dia 09 de janeiro como o dia do preso político, foi a proposta debatida, hoje em audiência pública, realizada na Câmara dos deputados. A criação da data está prevista no Projeto de Lei 214/24, do deputado federal Coronel Meira (PL), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, a proposição reforça a memória dos mais de mil presos políticos e demais detidos de forma injusta e sem o devido processo legal, referente aos atos do dia 8 de janeiro de 2023: atualmente, ainda há cerca de 40 presos políticos na Papuda, presídio federal de Brasília.

O evento contou com a presença do desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, de advogados da Associação dos Familiares e Vítimas de 8 de janeiro (ASFAV), além de vários parlamentares da oposição – senadores e deputados federais – que criticaram a condução do ministro Alexandre de Moraes nos inquéritos dos presos no Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) proferiu um discurso criticando o Ministro Alexandre de Moraes e a inação, segundo ele, do Congresso Nacional diante de casos de injustiças. “Chega, Alexandre! O senhor não irá ganhar essa batalha. Por toda a tirania, tivemos impérios que subiram, mas foram derrotados. Temos agora uma ‘Alexandria’ que será derrotada. Eu tenho certeza disso”, afirmou. Representando Pernambuco, o deputado estadual Abimael Santos (PL) e o advogado Paulo Abou Hana, discursaram em defesa da Liberdade e do Estado Democrático de Direito, fazendo alertas sobre o perigo do autoritarismo do judiciário.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

Contrariando a pretensão do ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Camaragibe pelo Podemos, Jorge Alexandre, o promotor Leandro Gomes Matos, representante do Ministério Público Eleitoral (MPE) no município, elaborou parecer manifestando o entendimento de que não há infração à legislação eleitoral nos materiais de divulgação do Movimento Viva Camaragibe, entre os quais banners e adesivos de carro com chamados à participação nas ações da organização.

Jorge Alexandre ingressou, por meio do seu partido, com uma representação no Fórum Eleitoral do Município, sustentando que o material do Movimento conteria propaganda eleitoral antecipada em favor de Ednaldo Moura Jr., pré-candidato a prefeito de Camaragibe pelo PSB. De acordo com o representante do MPE, a conduta de Ednaldo está em conformidade com o inciso II do § 2º do art. 37 da Lei 9.504/97, que permite o uso de adesivos em automóveis e janelas residenciais com até 0,5 m².

O parecer aponta ainda que as mensagens nos adesivos não configuram propaganda eleitoral antecipada, pois não há pedido explícito de votos. As frases nos adesivos, como “ame, lute, contribua”, juntamente com referências ao perfil de Ednaldo no Instagram, não são suficientes para caracterizar uma infração eleitoral.

Ednaldo disse ter ficado satisfeito ao tomar conhecimento do parecer, mas preocupado com a reação de adversários que, em vez de construir e de dialogar, apostam na desconstrução. “Nós estamos trabalhando limpo e respeitamos as leis e os poderes constituídos. Também fazemos a disputa com lealdade, respeitando nossos potenciais adversários tanto no trato pessoal quanto nas manifestações públicas. Agora, como eu sei que daqui pra frente ainda vamos incomodar muito, certamente veremos pessoas querendo derrubar um trabalho que tem feito tão bem à cidade, como é o Movimento Viva Camaragibe”, explicou Ednaldo.

Ipojuca - Minha rua top

A atração de indústrias sustentáveis para o Nordeste foi o objetivo do seminário “Nordeste Brasileiro: Oportunidades de Investimento na Indústria Verde e na Transição Energética”, realizado hoje, no quarto dia da missão internacional realizada pela Sudene, pelo Consórcio Nordeste e pela Apex Brasil na Europa. Durante o evento, foram apresentados os instrumentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste para o financiamento de empreendimentos na região, como o FNE, o FDNE e os incentivos fiscais.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou as oportunidades para o Nordeste a partir do potencial regional para a transição energética, associada à instalação de indústrias de baixo carbono. “Os estudos apontam que o Nordeste voltará a crescer em um ritmo mais acelerado do que o Brasil, um movimento político econômico que fará da região parte da solução do Brasil”, enfatizou.

Durante o discurso, Danilo apresentou os eixos estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) – inovação, considerado o “fio condutor”; meio ambiente, desenvolvimento produtivo e social, educação, infraestrutura econômica e urbana e capacidades governativas. “O planejamento para o que se quer para o Nordeste nos próximos anos aponta para a sustentabilidade”, afirmou o superintendente.

Participaram do encontro investidores, representantes do governo alemão, os governadores Fátima Bezerra (RN), presidente do Consórcio Nordeste, Fábio Mitidieri (SE), Jerônimo Rodrigues (BA), o vice-governador Felipe Camarão (MA). Além deles, estavam o embaixador Roberto Jaguaribe, o diretor-presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, o senador Alessandro Vieira, a superintendente da Área de Transição Energética e Clima do BNDES, Carla Primavera.

A missão internacional se encerra nesta sexta-feira (17) com reuniões da comitiva brasileira com a Federação das Indústrias, a Câmara de Comércio Exterior e a Agência Alemã de Cooperação Internacional. Também haverá uma agenda institucional com a International Climate.

Caruaru - Geracao de emprego

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) anunciou, hoje, em plenário, que irá enviar um ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alertando o uso de uma cerimônia pública de posse do deputado licenciado do PT do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, para o cargo de ministro da Secretaria Extraordinária para Reconstrução do Rio Grande do Sul, com claros indícios de palanque político eleitoral.

“Ficou claro que aquilo se tratou de um ato político e não solidário. É um aproveitamento da dor do povo gaúcho. Senhores ministros do TSE, sejam diligentes”, pediu o deputado estadual. Paulo Pimenta foi anunciado como candidato do PT para 2026 no Rio Grande do Sul. “Proíbam antecipadamente toda e qualquer atividade política como palanque nas horas que forem entregues as obras do governo federal”, pediu Feitosa se dirigindo aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral da tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Camaragibe Agora é Led

Por Renato Fonseca*

Numa jornada política repleta de reviravoltas e intrigas, o Blog do Magno se firmou como farol de análises lúcidas e insights acurados. Desde aquele ano emblemático de 2006, quando as páginas virtuais começaram a tecer os primeiros fios da sua influência, sua voz se tornou uma referência incontestável no universo político.

Lembro-me daquele momento crucial durante a campanha de Pedro Eugênio, quando o blog emergiu como um epicentro de debates e sondagens eleitorais. A ordem do comitê de Humberto Costa ecoou como um sinal inequívoco do poder de influência que Magno exercia. Desde então, tornou-se uma rotina matinal indispensável, um ritual que precede até mesmo o primeiro gole de café.

Concordâncias e discordâncias são inevitáveis, mas nunca se pode negar a paixão e dedicação que transpiram de cada linha escrita por este verdadeiro animal político. Parabéns ao Blog do Magno por atingir a maioridade! Com seus 18 anos, ele não apenas alcançou a maturidade, mas também solidificou seu lugar como um dos pilares do jornalismo político no Brasil. Que continue a nos guiar com sua perspicácia e profundidade nos anos que virão. Parabéns pelo marco histórico!

*Conselheiro de Cultura de Pernambuco

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Em sessão realizada hoje, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, de forma unânime, emitiu parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Pesqueira a aprovação das contas do prefeito Sebastião Leite da Silva Neto, conhecido como Bal de Mimoso, relativas ao exercício financeiro de 2022.

A decisão foi proferida em processo de Prestação de Contas de N° 22100503-1, cujo Relator foi o Conselheiro Marcos Loreto, o qual, em seu voto, destacou cenário preponderante de conformidades na análise das contas do exercício de 2022, o que trouxe à tona a recomendação pela aprovação das contas.

A notícia foi recebida com felicidade pelo prefeito, por representar resultado favorável do esforço adotado em governar o município de modo ético, assim como em conformidade as obrigações estabelecidas em lei e na Constituição Federal.

Vitória Reconstrução da Praça

Você sabia que o Brasil é o país que mais cassa mandatos no mundo? Muitas condenações poderiam ser evitadas. Em tempos de eleições municipais, todo cuidado é pouco para partidos e candidatos.

Para alertá-los, o escritório da advogada Gabriela Rollemberg e a startup “Quero Voce Eleita” lançam, hoje, um manual sobre a publicidade institucional e as condutas vedadas e permitidas em ano de eleição. A publicação tem a intenção de orientar os gestores de forma prática sobre como conduzir a administração pública no processo eleitoral.

Na última terça-feira, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, escapou da cassação de seu mandato no TSE, mas foi condenado a pagar multa por publicações indevidas em site da administração. O tema é polêmico e já implicou em inelegibilidade para o ex-Governador do DF, Agnelo Queiroz.

O Brasil segue reunindo esforços para ajudar o povo gaúcho após fortes enchentes devastar grande parte dos munícipios do estado. Desde que o país se mobilizou em prol do Rio Grande do Sul, centenas de toneladas de donativos foram arrecadados em todas as regiões brasileiras. Para garantir que todas essas doações cheguem ao destino certo, de forma ágil e segura, o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Casa Civil, Ministério da Defesa e demais órgãos federais, montou uma força tarefa responsável pela logística do material pelos modais aéreo e marítimo.

O Porto de Rio Grande, único do estado gaúcho aberto para operações, já recebeu cerca de 460 toneladas para as vítimas das enchentes. A maior parte dos donativos é composta por água mineral, vestuário, colchões, cobertas, produtos de higiene pessoal, de limpeza, dentre outros itens não perecíveis. A partir do recebimento no porto, os donativos são transportados até o cais público, onde são armazenados e distribuídos pela Defesa Civil do Estado, Exército, Marinha e demais entidades envolvidas.

Segundo o ministro do MPor, Silvio Costa Filho, todo material arrecadado no país tem sido transportado sem custos pelas empresas parceiras. “Essa força-tarefa é fundamental para amenizar as dificuldades que nossos irmãos gaúchos vêm passado. Vamos, juntos, continuar trabalhando pela reconstrução do Rio Grande do Sul”, destacou. “Seguimos firmes na colaboração dos trabalhos e no fortalecimento do estado”, acrescentou.

O recebimento de donativos ao Rio Grande do Sul segue em ritmo acelerado. A Portos RS, administradora dos complexos portuários do estado, estima que cerca de 1.480 toneladas de materiais sejam transportadas ao porto nos próximos dias. Segundo a empresa, são remessas que foram arrecadadas no Distrito Federal Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, e Pernambuco em dois navios, um total estimado de 25 contêineres de 40 pés carregados com doações, o que equivale a aproximadamente 700 toneladas.

Para o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, o trabalho colaborativo faz a diferença no momento de extremo desafio vivido pela população gaúcha. “Vivemos um dos episódios mais tristes da história do Rio Grande do Sul e sabemos que nesse momento a união é a melhor forma de superarmos tudo isso. O envio desses materiais até o complexo portuário do Rio Grande demonstra a solidariedade dos brasileiros. Como autoridade portuária não poderíamos ficar atentos apenas a situação dos portos sob a nossa administração”, destaca o presidente.

O envio eficiente de todo material só foi possível graças aos órgãos do governo e empresas que estão à frente da operação logística, considerando que boa parte das doações são realizadas por multimodais. As doações que saem das Bases Aéreas de Brasília e de Anápolis/GO, por exemplo, vão conteinerizadas ao Porto Seco de Anápolis, embarcam em composição ferroviária na Ferrovia Norte Sul direto ao Porto de Santos, onde são embarcadas para cabotagem. É uma verdadeira integração logística orientada para o Rio Grande do Sul.

“Todo o Brasil está mobilizado pelo Rio Grande do Sul. De norte a Sul, estamos juntos com união pela reconstrução do estado”, afirmou Costa Filho.

Com a participação de autoridades de diversos órgãos, a Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa de Pernambuco debateu, ontem, medidas que possam combater a violência em dias de jogos de futebol no Estado. A iniciativa foi proposta pelo deputado Pastor Júnior Tércio (PP), que preside o colegiado.

Para o parlamentar, medidas de combate à violência precisam ser adotadas urgentemente, como a instalação do reconhecimento facial e o reforço do policiamento, assim como a implantação de ações coercitivas, caso seja necessário. Júnior Tércio também se colocou contra a torcida única. “A cultura da paz e o respeito precisam prevalecer nos jogos de futebol, esse esporte que é uma paixão nacional, que une as pessoas. Não existe espaço para violência em nosso futebol”, destacou o deputado Pastor Júnior Tércio.

Por Edward Pena – repórter do Blog

O pedido da Advocacia Geral da União para manter a desoneração da folha de pagamento não beneficia os municípios. Isso porque o texto enviado ao Supremo Tribunal Federal, que pede um prazo de 60 dias, compreende apenas os 17 setores da economia e deixa as cidades de fora. Segundo a decisão que acabou com desoneração, as empresas deveriam ter pago ao INSS 20% sobre a folha de salários do mês de abril já no último dia 20.

O pedido por mais tempo, que preteriu as cidades, não foi recebido bem pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). De acordo com o presidente da entidade, Marcello Gouveia, as articulações seguem em Brasília para tentar nova decisão. “O governo pediu pra um prazo de 60 dias, mas citou apenas os 17 setores. Ele não fala em municípios na peça. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está trabalhando fortemente para ter até segunda algum acordo também para os municípios”, disse ao blog.

“Tivemos uma reunião nesta semana com com o ministro Haddad, e o ministro Padilha. A reunião foi produtiva, mas no ponto da desoneração Haddad foi inflexível, intransigente. Depois, fomos para o Senado e o presidente Pacheco abraçou a nossa causa”, acrescentou Gouveia.

O Brasil perdeu, nas últimas 24 horas, três grandes ícones do jornalismo esportivo: Washington Rodrigues, Antero Greco e Silvio Luiz. As mortes, que aconteceram em menos de 24 horas, deixam um vazio imenso no mundo das coberturas esportivas e geram comoção em todo o país.

Na noite de ontem, aos 87 anos, faleceu o radialista, repórter e comentarista Washington Rodrigues, mais conhecido como “Apolinho” ou “Velho Apolo”. Vítima de um câncer agressivo, ele lutava contra a doença há algum tempo.

Na madrugada de hoje, aos 69 anos, faleceu o jornalista Antero Greco. Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde junho de 2022, em tratamento contra um tumor cerebral.

Já na manhã de hoje, morreu, aos 89 anos, o narrador esportivo Silvio Luiz. Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio, após sofrer um AVC durante a transmissão do jogo entre Palmeiras e Santos pela final do Campeonato Paulista.

Washington Rodrigues, Antero Greco e Silvio Luiz dedicaram suas vidas ao jornalismo esportivo, transmitindo paixão, emoção e conhecimento para gerações de torcedores. Seus trabalhos marcaram a história do esporte brasileiro e deixam um legado inestimável para o país.