De bigu com a modernidade

Os 20 seminovos mais procurados (e valorizados) em 2022

A Mobiauto, start-up do segmento automotivo e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, acaba de fazer um levantamento que mostra os melhores negócios, sob o ponto de vista financeiro, de todo o mercado de usados do país. A pesquisa aponta os vinte veículos mais acessados na plataforma durante o ano passado, o que já é uma ótima pista para quem quer se nortear em relação a bons negócios. Além disso, os pesquisadores apuraram cotações de mercado em dezembro de 2021 e repetiram a checagem um ano depois, compondo o percentual de variação de preços. Na média desses campeões de vendas, a equipe de estatística da Mobiauto calculou uma depreciação de 2,45%. Cada um desses veículos foi verificado nas mais variadas versões de acabamento, com anos-modelos de 2019 a 2022, o que compôs um total de 227 automóveis pesquisados. E os campeões? A Renault faz “barba e cabelo”. O modelo mais valorizado da pesquisa, considerando a média das versões, foi o Logan 2019, com valorização de 6,37% no decorrer de 2022. Veja a lista dos dez mais.

Por essa tabela, observa-se o predomínio de duas marcas: Volkswagen (quatro modelos) e Hyundai (três). E é de chamar a atenção a composição dos tipos de veículos, com larga vantagem aos hatches compactos, que colocaram seis exemplares entre os dez mais. São mais três sedãs e uma picape. Já o veículo mais valorizado do Brasil em 2022 foi o Renault Sandero Authentique 1.0 12V SCe 2019, que aumentou seu preço em 11,16%. Curiosamente, essa versão nem existe mais nos showrooms de zero km da rede autorizada da marca. O único modelo com motor 1000 remanescente da família é o Sandero S Edition, como uma série especial de “despedida”. Em 2023, só o Stepway permanecerá em produção.

A lista de versões mais valorizadas denota um perfil mais eclético, embora repita uma característica em relação à anterior: a solidez da Hyundai. Ela é dona de metade dos modelos que mais ganharam preços entre o Top Ten.

E qual a explicação?

O que deixou os pesquisadores da Mobiauto perplexos, no entanto, foi que os resultados positivos colhidos pela dupla de compactos da Renault só ocorreram com os modelos 2019. Enquanto o Logan deste ano aumentou a cotação em mais de 6%, o 2020 perdeu cerca de 5%. E os mais novos foram ainda piores. Como explicar isso?

O consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, foi buscar a explicação em seus registros exatamente um ano atrás. “Ambos são veículos com vendas expressivas para locadoras. Em dezembro de 2021, algumas empresas colocaram uma grande quantidade de unidades desses dois veículos à venda, o que achatou momentaneamente as cotações pelo excesso de ofertas. Quando você parte de uma base baixa, com seus preços bem inferiores aos dos concorrentes, a recuperação acaba acontecendo”, opina. Ele lembra que tanto Logan como Sandero, nos demais anos-modelos, já tiveram performances bem diferentes. “É o que eu chamo de soluço mercadológico”.

Exportações de automóveis crescem 27,8% – Um balanço divulgado pela Associação Nacional dos Veículos Automotivos (Anfavea) mostra que as exportações de veículos somaram 480,9 mil unidades, ou 27,8% em relação a 2021. A entidade projetava uma alta de 22%. No entanto, mesmo com esse crescimento expressivo, a instituição prega que é preciso investir em infraestrutura para continuar progredindo. Segundo Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada no comércio exterior, ainda é necessário aguardar pelas novas medidas anunciadas pelo novo governo Luiz Inácio Lula da Silva. As previsões para o ano em curso apontam para uma redução de 2,9% nas exportações, devido aos impactos da Argentina, mas a Anfavea estima que a exportação total será de 467 mil unidades. Mesmo assim, a produção tem apresentado resultados positivos, atingindo 2,37 milhões de unidades em 2022, com alta de 5,4% em relação ao ano anterior. Além disso, as expectativas para a produção automobilística este ano é um crescimento de 2,2%.

Harley-Davidson trará mais quatro novos modelos – A Harley-Davidson começou a celebrar seu 120º aniversário com boas notícias para os apaixonados pela marca de Milwaukee (EUA). A linha 2023, por exemplo, tem como destaque o modelo CVO Road Glide Limited Anniversary e mais cinco edições limitadas – principalmente em relação à estética, com pintura, acabamentos premium e detalhes exclusivos. Também foram apresentadas a novíssima custom esportiva Nightster Special, atualizações da performance cruiser Breakout, que se juntam à recém-apresentada Sportster S e à Low Rider ST na lista de lançamentos que chegam ao Brasil em 2023.

A edição superpremium CVO comemorativa vem com pintura vermelha aplicada sobre uma base negra e terá apenas 1.500 exemplares para distribuição global (30 para o mercado brasileiro). E virá com número de série gravado a laser no console do tanque de combustível. A pintura especial do 120º aniversário, em um esquema diferente, será oferecida em outros cinco modelos Harley-Davidson de produção limitada, com cores e combinações de design inspiradas nas primeiras motocicletas Harley-Davidson. Cada uma apresenta um tipo clássico de pintura vermelha reluzente como cor base.

Essa linha comemorativa e de produção limitada estará disponível para pré-venda ainda em janeiro e será oferecida da seguinte forma:

· Ultra Limited Anniversary (produção de 1.300 unidades globalmente, sendo 12 para o mercado brasileiro)

· Street Glide Special Anniversary (produção de 1.600 unidades globalmente, sendo 6 para o mercado brasileiro)

· Road Glide Special Anniversary (produção de 1.600 unidades globalmente, sendo 6 para o mercado brasileiro)

· Fat Boy 114 Anniversary (produção de 3.000 unidades globalmente, sendo 30 para o mercado brasileiro)

· Heritage Classic 114 Anniversary (produção de 1.700 unidades globalmente, sendo 18 para o mercado brasileiro)

A nova Breakout 2023 chega com um estilo mais brilhante em seu característico perfil chopper. Além de novidades no design, apresenta o powertrain Milwaukee-Eight 117 V-Twin, maior conjunto de torque e cilindrada em um motor Harley-Davidson oferecido de fábrica.

A nova Nightster Special, segundo a marca, vai iniciar um novo capítulo na história da Sportster. É uma motocicleta totalmente nova, que combina a silhueta clássica da Sportster com o desempenho do novo motor Revolution Max 975T e uma série de itens de tecnologia. De porte médio, ela traz uma série de atualizações de design, conveniência e tecnologia. A Nightster Special estará disponível em breve para pré-venda e tem preço sugerido a partir de R$ 111.900.

Novo motor

O V-Twin Revolution® Max 975T, de 60 graus, refrigerado a líquido, foi ajustado para produzir alto torque em baixas rotações e fornecer aceleração e potência robusta na faixa intermediária de rotação. Para minimizar o peso total da motocicleta, o motor é integrado ao veículo como elemento central do chassi.

Ficha Técnica

Cilindradas: 975 cc

Potência do motor: 90 cv a 7.500 rpm

Torque máximo: 9,7 kgfm a 5.000 rpm

Os balanceadores internos ajudam a reduzir a vibração do motor para aumentar o conforto do motociclista e aumentar a durabilidade do veículo. Os balanceadores são calibrados para produzir vibração suficiente e fazer a motocicleta se sentir “viva”.

Kawasaki faz recall – A fabricante Kawasaki Motores do Brasil está convocando os donos das motocicletas Z1000 e Z1000 R Edition modelo 2022 a agendar uma visita a uma das concessionárias autorizadas Kawasaki para substituição da alça do assento do garupa. Nelas, por um problema de resistência abaixo do especificado, a alça pode quebrar ao receber uma tração vertical, podendo gerar desequilíbrio no passageiro e causar um acidente fatal. Os agendamentos estarão disponíveis a partir de 23/01/2023 e o tempo estimado para a realização do reparo gratuito é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Para mais informações, ligue 0800-773-1210, das 9h às 17h.

Rodovias: pontos críticos aumentam 50% – Em 2022, foram registrados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) 2.610 pontos críticos nas rodovias brasileiras. ‘Ponto crítico’ são aqueles velhos problemas na infraestrutura, que tanto interferem na fluidez dos veículos quanto oferecem riscos à segurança dos usuários, aumentando de forma significativa a possibilidade de acidentes. Sem falar que ainda eleva os custos do transporte. Esse quantitativo é 50% maior do que o identificado em 2021 (1.739 ocorrências). São problemas graves, que se multiplicam a cada ano e se concentram, majoritariamente, em rodovias sob gestão pública, segundo a publicação Transporte Rodoviário, lançada pela CNT nesta terça-feira (17). O estudo, que traz a série histórica da Pesquisa CNT de Rodovias de 2012 a 2021 e é complementado por uma edição do Radar CNT do Transporte, com a atualização dos dados relativos a 2022.

Minas Gerais, como sem sido visto nas últimas análises estatísticas, foi a unidade da Federação que mais se destacou quanto a quedas de barreira (123) e erosões na pista (182). Já o Pará teve o maior registro de buracos grandes (291). De qualquer forma, os governos, por mais desinformados que estejam, sabem onde estão localização, quantidade, tipo e densidade de pontos críticos registrados nas rodovias federais e estaduais do país – assim como as condições de sinalização.

A série histórica apresentada nas publicações evidencia o panorama da degradação da malha rodoviária brasileira: em 2012, o usuário encontrava, em média, um ponto crítico a cada 372,4 quilômetros percorridos; em 2022, passou a se deparar com uma ocorrência a cada 44 quilômetros. Em geral, as rodovias estaduais públicas destacaram-se negativamente quanto à densidade de pontos críticos. Em 2021, por exemplo, se sobressaíram as rodovias CE-183, PA-447 e MA-303, com, respectivamente, 4,83, 4,29 e 3,23 pontos críticos a cada 10 quilômetros pesquisados – sendo todos esses casos trechos com ocorrências de buracos grandes.

Além da série histórica, a CNT ainda apresenta, no estudo, as características e causas do surgimento dos pontos críticos. E, claro, as ações que julga necessárias para solucioná-los, que contemplam medidas emergenciais a serem adotadas quando surge um ponto crítico e orientações gerais de como corrigi-lo.

Nordeste: etanol já subiu 4,75% em janeiro – O mais recente Índice de Preços Ticket Log (IPTL) mostra que a região Nordeste apresentou, na primeira quinzena do ano, o maior aumento do país no preço médio do litro do etanol. Segundo o levantamento, o combustível registrou acréscimo de 4,75% e foi comercializado a R$ 4,43.  Já a gasolina foi encontrada a R$ 5,37, após aumento de 1,74%. O diesel, por sua vez, foi comercializado a R$ 6,78, o tipo comum, após recuo de 0,80%; o S-10 foi encontrado a R$ 6,86, após baixa de 0,58% no valor médio. “A Bahia apresentou o maior aumento do país para o diesel comum, S-10 e para o etanol. Já a Paraíba foi o estado que registrou o menor valor para a gasolina em todo o território nacional, encontrada a R$ 4,93, enquanto o Ceará apresentou o maior aumento para o mesmo combustível, de 7,25%, que foi comercializado a R$ 5,76”, comenta Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

Fiat Argo ganha câmbio CVT – Disponível nas versões Drive e Trekking, nova transmissão com três modos de condução e sete velocidades completa o portfólio do modelo e expande ainda mais a cobertura de mercado na categoria. O Argo já se consolidou como um dos veículos mais vendidos do Brasil (ficou com a 3ª posição em 2022) e já possui mais de 385 mil unidades comercializadas desde seu lançamento. Em cinco anos de mercado, ele ganhou novas versões, cores e tecnologia. Agora, traz como novidade a combinação do câmbio CVT de sete velocidades com a potência de 107 cv do motor Firefly 1.3, o que resulta em eficiência e desempenho competitivos para a categoria. Com consumo de até 13,9 km/l, ele é um dos veículos automáticos mais econômicos do segmento. A transmissão CVT oferece três modos de condução: automático, manual e sport, que é voltado para quem busca uma condução ágil. Assim, a central eletrônica promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O retorno do motor fica mais ágil ao simples toque no acelerador e as marchas são alongadas. Além disso, as trocas são feitas em rotações mais altas, característica típica de uma direção mais esportiva.

Preços

Linha completa do Fiat Argo para todo o país

  • Entry 1.0:  R$ 78.590
  • Drive 1.0:  R$ 81.990
  • Trekking 1.3: R$ 89.990
  • Drive 1.3 Automático: R$ 90.990
  • Trekking 1.3 Automático: R$ 96.990

Enfim, o Jimny de 4 portas – A Suzuki enfim mostrou ao mundo, num evento em Nova Déli, na Índia, o novo Jimny de 4 portas. A A HPE Automotores, detentora dos direitos de produção e venda da Suzuki no Brasil negocia a vinda dele, mas ‘a longo prazo’. As principais mudanças são nas dimensões. O atual mede 3,45m de comprimento; o estreante, 3,98m. O entre-eixos ganhou 34cm e foi para 2,59m. Algo pouco valorizado nas versões anteriores, o sistema de som muda: tem agora 9 polegadas e pareia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. E tem até câmera de ré. A marca também apresentou um novo SUV, o Fronx. E apresentou um conceito, o eVX – um SUV 100% elétrico que deve ser comercializado globalmente a partir de 2025.

Honda Civic híbrido – A montadora japonesa, que havia descontinuado a produção do sedã Civic brasileiro, agora decidiu importá-lo da Tailândia. A 11ª geração custa R$ 245 mil. É versão única, sem opcionais, e faz parte do pacote de quatro lançamentos da marca para 2023. Destaque para a segurança: ele vem com a nova versão do Honda Sensing, de auxílio à condução, com novidades no piloto automático adaptativo e no assistente de faixa e na frenagem automática de emergência e farol-alto automático. Além disso, tem airbags frontais, laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, lembrete de objetos no banco traseiro e monitor de atenção do motorista.

Financiamento de veículos – As vendas financiadas de veículos em dezembro de 2022 somaram 483 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 5,6% em relação a novembro do ano passado. No entanto, registra uma queda de 3,8% na comparação com dezembro de 2021. No segmento de autos leves, a alta foi de 6,3% em relação ao mês anterior. Comparado com dezembro de 2021, o número de financiamentos caiu 7,4%. Já o financiamento de veículos pesados teve crescimento de 18,8% na comparação com novembro e recuo de 1%, considerando o mesmo período de 2021. O segmento de motos oscilou positivamente em 0,3% no número de financiamentos em relação a novembro, com 103 mil unidades, e cresceu 9,4% na comparação com dezembro de 2021.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Veja outras postagens

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou, nessa sexta-feira (24), ao prefeito de Ouricuri, Victor Coelho (Republicanos) regularizar, no prazo máximo de 10 dias, o pagamento dos salários dos servidores públicos e aposentados, bem como dos pensionistas. As queixas apresentadas à 2ª Promotoria de Justiça de Ouricuri apontam que houve atraso no pagamento do salário de dezembro de 2024 para todos os servidores lotados na Secretaria de Saúde, além dos aposentados e pensionistas.

Para garantir a regularização dos pagamentos, o Promotor de Justiça Márcio Freitas orientou a gestão municipal a não efetuar gasto de verbas públicas com a realização de festividades, locação de veículos ou máquinas e, caso seja necessário, remanejar verbas orçamentárias destinadas a despesas não prioritárias até a quitação dos débitos.

“O recebimento do salário em dia decorre de sua natureza alimentar, sendo um direito assegurado a todos os trabalhadores. E cabe ao prefeito bem gerir os recursos públicos, de modo a efetuar os pagamentos em dia, sob pena de ofensa aos princípios da administração pública”, alertou Márcio Freitas, no texto da recomendação.

Por fim, o MPPE recomendou à gestão municipal estabelecer um canal de comunicação com os representantes sindicais e servidores, a fim de promover reuniões regulares para atualização das ações em andamento; bem como assegurar a transparência dos atos administrativos e das finanças públicas

Conheça Petrolina

Depois do anúncio da disposição da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), de entrar na disputa pela presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o que foi confirmado ontem no final da tarde, surgiu, há pouco, outro pré-candidato, desta feita num movimento da região do Sertão de Itaparica, em torno do nome do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques.

Filiado ao Republicanos, Fabiano integra o grupo do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Procurado pelo blog, ele confirmou que há um movimento nesse sentido em sua região, que, segundo ele, tem todo direito também de colocar uma alternativa para o comando da entidade que represente o polo Itaparica.

“Fui procurado por alguns colegas e se meu nome aglutinar estará colocado, até porque não tenho visto nenhum nome posto que possa ser objeto de um consenso entre todas as regiões”, disse Fabiano.

Camaragibe Avança 2024

Pousou no aeroporto de Manaus, por volta das 18h de ontem, o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos para o Brasil desde a posse de Donald Trump. A aeronave, com 158 pessoas a bordo, tinha Belo Horizonte como destino final, mas precisou passar por manutenção, cancelando a decolagem para Minas Gerais.

A PF não informou a nacionalidade dos ocupantes, mas, segundo apurado pelo g1 com o Itamaraty, 88 são brasileiros.

A assessoria do aeroporto de Manaus confirmou que o voo fez a conexão na capital amazonense, mas não decolou novamente nesta sexta-feira.

Segundo informações obtidas pela Rede Amazônica, os passageiros estavam reclamando de calor na aeronave. Em resposta, a tripulação acionou a rampa inflável para desembarque, mas o equipamento leva um tempo para voltar ao normal e está em manutenção. Enquanto isso, os passageiros estão em uma área isolada no aeroporto, sendo acompanhados por um delegado da Polícia Federal.

Entre a noite de quinta (23) e a manhã de ontem (24), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, utilizou uma rede social para anunciar que 538 imigrantes ilegais, de diferentes origens, já foram presos desde a posse de Trump — incluindo um suspeito de terrorismo, quatro integrantes da gangue Tren de Aragua e outros indivíduos condenados por crimes sexuais contra menores.

Ela disse, ainda, que “centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares”, marcando o início do que ela chamou de “a maior operação de deportação em massa da história”.

“Promessas feitas. Promessas cumpridas”, escreveu Leavitt, destacando que os voos de deportação já começaram. O anúncio reforça a política anti-imigração prometida pela nova gestão de Trump.

A porta-voz publicou, junto com as declarações, fotos de deportados embarcando em uma avião militar. Não há confirmação, entretanto, se trata do voo com destino ao Aeroporto de Confins.

Trata-se do primeiro voo de deportados com destino ao Brasil desde a posse do novo presidente, mas há a possibilidade de que alguns deles tenham sido detidos ainda na gestão Biden, que chegou ao fim na última segunda-feira (20).

Novas regras contra imigração

Ao tomar posse para um novo mandato na última segunda-feira (20), o presidente americano Donald Trump anunciou uma série de medidas adicionais para restringir a admissão de imigrantes – brasileiros ou de qualquer outra origem.

O texto divulgado pela Casa Branca com as prioridades do mandato cita “medidas ousadas para proteger nossa fronteira e as comunidades americanas”. Entre as ações elencadas, estão:

  • o restabelecimento da política “Permaneça no México”;
  • a retomada da construção do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México;
  • a punição com pena de morte para imigrantes ilegais que assassinarem americanos;
  • o fim do asilo a quem cruza a fronteira ilegalmente;
  • uma grande operação de deportação de imigrantes ilegais;
  • o envio das Forças Armadas, incluindo a Guarda Nacional, para a área da fronteira;
  • e a classificação de cartéis de drogas como “organizações terroristas estrangeiras”, evocando a a Lei dos Inimigos Estrangeiros, de 1798.

Trump também declarou “emergência” na fronteira entre EUA e México, o que significa a autorização do envio de militares à região.

Ainda no primeiro dia de mandato, Trump revogou cerca de 80 decretos do governo de seu antecessor, Joe Biden, referentes ao tema da imigração. Entre os decretos revogados está o que permitia a reunificação de famílias de imigrantes separadas na fronteira.

O republicano também retirou o direito automático à cidadania concedido àqueles nascidos em território norte-americano. E anunciou a suspensão da concessão de refúgios por ao menos quatro meses, além da revisão do sistema para análise desses pedidos.

Do g1 Amazonas.

Caruaru - IPTU 2025

Um jovem de São Bento do Una, internado há cinco meses no Hospital da Restauração, em Recife, após um grave acidente de moto, foi retirado à força de seu leito e está sendo pressionado a ser transferido. O caso gerou grande repercussão nas redes sociais e chamou a atenção da população para as condições atuais dos hospitais e a falta de resposta do Governo estadual diante das necessidades e aflições do povo pernambucano.

Familiares do jovem relatam que a retirada foi feita por seguranças do hospital sem autorização da família, desrespeitando os direitos do paciente e gerando indignação entre amigos e conhecidos. A situação levanta questões sobre a gestão dos hospitais públicos e a proteção dos direitos dos pacientes em momentos tão vulneráveis.

Até o fim desta matéria, o Hospital da Restauração não deu pronunciamento sobre o caso.

Confira o vídeo!

Belo Jardim - Construção do CAEE

Os prisioneiros palestinos que devem ser liberados após o retorno de quatro reféns israelenses neste sábado (25) serão transferidos de dois locais: Prisão de Ofer na Cisjordânia ocupada e Prisão de Ktziot no deserto de Negev, disse o Serviço Prisional de Israel (IPS).

A Cruz Vermelha então transportará os prisioneiros palestinos da prisão de Ofer para pontos de libertação na Cisjordânia, semelhante à libertação da semana passada.

As forças de segurança israelenses também escoltarão os prisioneiros libertados para a passagem de fronteira de Kerem Shalom, ou Karam Abu Salem, acrescentou o IPS.

Ainda não está claro para onde os prisioneiros libertados irão depois de chegarem à passagem controlada por Israel, na intersecção das fronteiras de Israel, Gaza e Egito.

Na sexta-feira (24), o Hamas disse que espera que Israel liberte cerca de 200 prisioneiros palestinos, incluindo 120 prisioneiros cumprindo penas perpétuas e outros 80 com sentenças altas no sábado como parte do acordo de cessar-fogo e libertação de reféns.

O IPS disse que recebeu a lista dos prisioneiros, mas ela ainda não foi divulgada.

Da CNN.

O deputado federal Coronel Meira (PL) publicou vídeo em suas redes sociais, nessa sexta-feira (24), onde esclarece os entraves que encontrou, ao disponibilizar as emendas parlamentares, para realizar as obras no Hospital da Polícia Militar e melhorias nas áreas de segurança pública e em escolas militares em Pernambuco.

No vídeo, o parlamentar comprova que disponibilizou as emendas ao Governo do Estado, no valor total de R$ 27.764.886,00, sendo R$ 26.063.586,00 destinados à Polícia Militar de Pernambuco, em documento entregue pessoalmente à governadora Raquel Lyra.

“Emenda Parlamentar não é dinheiro, é um crédito escritural que, após todos os trâmites, é efetivamente transferido para a Conta Única do Estado. Fiz a disponibilização dos valores, porém, as Secretarias do Governo do Estado, infelizmente, não preencheram a tempo as informações necessárias para a transferência dos valores. Acreditamos, como já dissemos diversas vezes, que a Governadora Raquel Lyra continua sendo muito mal assessorada”, afirma Meira.

O deputado continua com os projetos apresentados e com os recursos para transformá-los em realidade. “Nada posso fazer sem o aval da governadora Raquel Lyra. Ela é Poder Executivo Estadual, nós somos Legislativo Federal. Não adianta querermos disponibilizar recursos, para o que quer que seja, se os governadores ou prefeitos não estiverem de acordo com o que queremos realizar. O trabalho segue, continuamos firmes buscando outras maneiras de levar à família militar e às famílias pernambucanas ações que possam trazer melhorias nas áreas da saúde, educação e assistência social,” complementa.

O Hamas entregou quatro mulheres soldados israelenses mantidas em cativeiro em Gaza por 15 meses para a Cruz Vermelha neste sábado (25).

A entrega acontece durante a segunda libertação de reféns sob um acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo militante. Cerca de 200 prisioneiros palestinos devem ser libertados em troca.

Militantes do Hamas entregaram as mulheres para a Cruz Vermelha na Praça Palestina da Cidade de Gaza logo após as 11h, horário local.

Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy — todas com 20 anos — e Liri Albag, 19, estão detidas em Gaza desde 7 de outubro de 2023.

As quatro estavam entre as sete mulheres soldados sequestradas da base militar de Nahal Oz, onde serviam como vigias das Forças de Defesa de Israel (IDF), observando as atividades dentro de Gaza.

Entenda o cessar-fogo entre Israel e Hamas

O acordo de cessar-fogo, elaborado após meses de negociações mediadas pelo Catar e Egito e apoiadas pelos Estados Unidos, interrompeu os combates pela primeira vez desde uma trégua que durou apenas uma semana em novembro de 2023.

Na primeira fase de seis semanas do acordo, o Hamas concordou em libertar 33 reféns, incluindo crianças, mulheres, homens mais velhos, doentes e feridos, em troca de centenas de prisioneiros palestinos em cadeias israelenses, enquanto as tropas israelenses se retiram de algumas de suas posições na Faixa de Gaza.

Em uma fase subsequente, os dois lados negociariam a troca dos reféns restantes, incluindo homens em idade militar, e a retirada das forças israelenses de Gaza — que está em grande parte em ruínas após 15 meses de combates e bombardeios israelenses.

Israel lançou sua campanha militar em Gaza após o ataque do Hamas em 7 de outubro, quando combatentes mataram 1.200 pessoas e levaram mais de 250 reféns de volta para Gaza, de acordo com contagens israelenses. Desde então, mais de 47 mil palestinos foram mortos em Gaza, de acordo com autoridades de saúde locais.

Após a libertação no domingo dos reféns Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher e a recuperação do corpo de um soldado israelense desaparecido há uma década, Israel disse que 94 israelenses e estrangeiros permanecem presos em Gaza, embora não esteja claro quantos deles ainda estão vivos.

Da CNN.

Maior centro metropolitano do País, São Paulo, capital do também mais habitado e importante Estado brasileiro, completa hoje 471 anos. O cantor e amigo Silvio Brito, que já me deu o privilégio de uma entrevista para o Sextou, programa musical que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, me enviou, há pouco, a bela música de sua autoria em homenagem a São Paulo.

Confira!

Por Cláudio Soares*

O governo do presidente dos EUA começou de forma avassaladora, mas não sem gerar controvérsias e revolta no mundo inteiro. Com uma série de decretos que muitos consideram alarmantes, ele tem implementado normas que ferem não apenas a constituição norte-americana, mas também a dignidade humana.

É importante lembrar que, em uma democracia, o poder do presidente é limitado. Assim como em qualquer país democrático, os Estados Unidos possuem os poderes constituídos como o legislativo e o judiciário, que devem agir como freios e contrapesos ao poder executivo.

Infelizmente, as recentes decisões do presidente, caracterizadas por uma postura autoritária, arrogante e prepotente, levantam preocupações sobre a saúde da democracia norte-americana.

As ações do presidente, que muitos consideram misóginas e ditatoriais, estão se traduzindo em um crescente número de processos judiciais e protestos populares. Esse comportamento não é apenas inaceitável, mas também perigoso, pois mina os fundamentos da sociedade democrática.

Ao mesmo tempo, os EUA enfrentam uma necessidade sempre de mão de obra para realizar trabalhos básicos, especialmente em setores essenciais. No entanto, a abordagem cruel e desumana adotada em relação aos imigrantes — que inclui tortura emocional e até física — é intolerável e deve ser abolida.

Essa política não apenas desumaniza os indivíduos, mas também prejudica a imagem dos Estados Unidos no cenário global. O medo e a situação de milhões de imigrantes é de penúria.

A resposta a essa tirania precisa ser firme. É um momento fundamental para que o povo norte-americano se una em repúdio a essas medidas e exija respeito aos direitos humanos e à dignidade de todos.

A democracia americana deve ser defendida com vigor, e é essencial que ações que ferem seus princípios fundamentais sejam contestadas e revertidas. O futuro do país e o bem-estar de milhões dependem disso.

*Advogado e jornalista

Por Marcelo Tognozzi

Colunista do Poder360

O governo Lula 3 perdeu o principal ativo dos mandatos anteriores: o encantamento. Esfumou-se. De 2003 a 2011, o presidente comandou um país muito diferente do Brasil de hoje. O país é outro, novos atores, novas demandas.

A realidade se impõe sem nunca precisar pedir licença. Simplesmente acontece e pronto. E a realidade de Lula 3 é muito distinta daquela dos tempos de Dilma Rousseff, Michel Temer ou mesmo Jair Bolsonaro. Não foi só o Brasil a mudar, mas o mundo todo. O que tinha relevância há 20 anos, hoje serve para muito pouco ou quase nada.

As pessoas estão deixando de usar papel moeda, de assistir TV aberta com a mesma frequência de antes, quando era possível ouvir um uníssono bip bip da Globo nos intervalos do Jornal Nacional nos bairros mais povoados, seja na Selva de Pedra do Leblon ou na Cidade de Deus, em Jacarepaguá. O brasileiro de 2025 se informa pelas redes sociais, portais de notícias, assiste YouTube, Netflix e Prime, passa muitas horas colado no celular. Sabe o que é e gosta da liberdade de expressão.

As transformações não param. A diplomacia de Lula 3 remou contra a maré, alinhando-se ao Irã, aos terroristas do Hezbollah e do Hamas, tolerando ditaduras como a de Maduro, na Venezuela, e Daniel Ortega, na Nicarágua, ou defendendo o regime cubano. O muro de Berlim, símbolo da guerra fria, durou 28 anos (1961-1989), a ditadura Cubana já dura 66, completados neste mês de janeiro.

Lula e sua diplomacia acreditaram que iriam mudar o mundo, mas veio o presidente da Ucrânia, deu um freio de arrumação e afirmou aos jornalistas, durante coletiva em Davos, que o presidente brasileiro perdeu o encanto e “não é ator relevante na solução do conflito com a Rússia e nem será com o retorno de Donald Trump”.

O amigo de Trump é Javier Milei, cujo governo vem revertendo o quadro desastroso deixado pelas sucessivas administrações peronistas. Milei, diferentemente de Lula, tem colhido resultados muito melhores com sua diplomacia, que o aproximou de Trump, de Giorgia Meloni, Elon Musk e os grandes players internacionais. A inflação argentina está caindo e o Estado encolhendo, diferentemente do que estamos vendo e vivendo no Brasil.

Uma série de infográficos produzidos por este Poder360 mostra a realidade nua e crua do que tem sido este 3º governo Lula para o Brasil e os brasileiros. Um deles mostra um aumento de 414% de mortes por dengue. Em 2024, o mosquito matou mais do que o vírus da covid-19.

O mais incrível é que temos uma ministra da Saúde vinda da Fundação Oswaldo Cruz, cujo fundador erradicou a febre amarela no Rio há mais de 100 anos, combatendo justamente um mosquito. Infelizmente, não existe vacina para a incompetência.

Há outros recordes tão ou mais sinistros, como o aumento das queimadas depois da volta de Marina Silva ao comando do Ministério do Meio Ambiente. Só no Pantanal a alta foi de 1.037%, quando a promessa era fogo zero.

Prejuízo recorde nas estatais, com rombo de mais de 9 bilhões, o maior do século.

A última foi a decisão do TCU em suspender os repasses para o programa Pé de Meia, criado pelo ministro da Educação Camilo Santana. O ministro foi governador do Ceará, eleito e reeleito, não poderia jamais dar uma derrapada destas. O Pé de Meia, principal entrega do seu ministério (o ministro deu a Lula no Natal um par de meias com o logotipo do programa), acabou atropelado pela ineficiência, como mostrou o TCU.

Lula não tem herdeiro político. Nunca teve, seguindo a tradição da política brasileira. Getúlio não teve herdeiro político, assim como JK, Jânio, Carlos Lacerda, João Goulart, Leonel Brizola, FHC, Collor e tantos outros atores políticos dos últimos 100 anos.

Lula voltou ao governo porque era o único capaz de vencer Bolsonaro, o político que deu relevância à direita brasileira, até então sustentada por políticos sem votos. Tivemos uma direita patricinha de Luiz Eduardo Magalhães e Cesar Maia, transformada em povão por Bolsonaro.

Ele tem seus herdeiros políticos, a começar pelo governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, além dos filhos, claro, e outros filhotes como Pablo Marçal. Lula não tem, o que deixa a esquerda dependente de um homem com quase 80 anos e problemas de saúde. É o político mais experiente em atividade no país, sabe que sua maior chance é um outro confronto direto com Bolsonaro. Por isso, fala do adversário dia sim e outro também. Mas o que será de um governo comandado por um Lula com mais de 80?

A realidade de 2025 é completamente diferente daquela de 2006 ou 2010, quando o presidente estava no auge do seu vigor físico e mental. Lula deu nó em pingo de éter com luva de boxe ao escapar do escândalo do Mensalão, que carregou meio mundo político a começar por José Dirceu. Foi reeleito na sequência e fez Dilma, um poste de saias, sua sucessora. Hoje, enfrenta uma oposição aguerrida e um deputado de 28 anos consegue atordoar o governo com apenas um vídeo.

Ao voltar para o governo, Lula não virou orixá como Sarney, FHC e até mesmo Itamar Franco. Sarney continua sendo um oráculo, uma espécie de Delfos brasileiro onde gente de todos os partidos vai beber da sua lucidez. Lula poderia ter sido maior ainda, mas preferiu outro caminho ou foi obrigado a segui-lo, sei lá por quais motivos, acordos ou supremos entendimentos. Um dia esta história será contada em detalhes.

Enquanto isso, Lula 3 se parece cada vez mais com um rei Lear do século 21, aquela história de Shakespeare repleta de confusão, traições, ambições e no fim todo mundo morre ou sai perdendo.

Muito provavelmente levado por seu instinto, Lula tem pensado numa reforma ministerial mais ampla, na qual o Centrão tenha lugar de honra, partidos como o PSD, o PP e o Republicanos ganhem relevância, porque 2026 está logo ali. Será que ainda dá tempo?

No PL de Pernambuco, quem vai encarar a “missão 2026”?

Larissa Rodrigues
Repórter do blog

Muito se fala da disputa entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), pelo Governo do Estado, em 2026. Mas nenhum dos dois, hoje, representa o campo bolsonarista, que detém uma fatia do eleitorado pernambucano, embora os dois tenham um voto aqui e outro ali de eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Raquel, inclusive, foi eleita graças à votação da extrema direita. Mas vem se aproximando cada vez mais do presidente Lula (PT).

Na última semana, um dos deputados estaduais do PL, Renato Antunes, defendeu que a legenda é grande e por isso não pode ficar de fora do pleito no Estado. Precisa lançar candidato, o que seria interesse do próprio presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, que quer nomes do PL liderando em todos os Estados.

Em entrevista à Rádio Folha, na última quinta-feira (23), o parlamentar reforçou: “precisamos de um jogador para jogar em 2026. Sou adepto de que a governadora Raquel Lyra tem feito um bom trabalho, mas partido grande como o PL não pode ficar de fora, até porque Pernambuco é importante para o debate nacional. Precisamos ter palanque aqui”.

Com a possibilidade de o presidente Lula (PT) subir nos palanques de Raquel e de João ao mesmo tempo, como apontam as articulações até aqui, ficará difícil para o eleitor mais alinhado à extrema direita de Pernambuco escolher entre a governadora e o prefeito.

Embora com as chances reduzidas, o PL poderia representar uma terceira via. O problema é a falta de nomes para encarar a missão. O ex-ministro Gilson Machado (PL), que tem o nome cogitado para o Senado, tem chances de se eleger facilmente para deputado federal. Os irmãos Ferreira, de Jaboatão dos Guararapes, também. O casal Tércio deve tentar renovar os mandatos, Clarissa para federal e Júnior para estadual.

Os outros deputados estaduais também buscarão suas vagas na Assembleia Legislativa. Quem entrar na disputa pelo Partido Liberal vai encarar sabendo que os dois palanques principais, de Raquel e de João, chegarão fortes e é muito pequena a possibilidade de um dos dois não sair vitorioso.

Raquel tem a máquina estadual nas mãos e o apoio de vários prefeitos. João tem a Prefeitura da capital e a chancela das urnas em 2024, que o fizeram prefeito novamente com quase 80% dos votos. Quem no PL de Pernambuco vai topar entrar nessa parada? E se o PL não tiver candidato próprio, vai subir no palanque de quem, com Lula nos dois principais?

TRÊS NOMES NO RADAR – Para Renato Antunes, a chapa deveria ser Gilson Machado para governador e Anderson Ferreira para senador. Mas o deputado estadual coronel Alberto Feitosa também teria chances de disputar o Estado por ter sido o mais votado nas últimas eleições. “De toda forma, vai ter que ter um candidato por causa da conjuntura nacional. Temos entre 30% e 40% do eleitorado que se identifica com a direita e essas pessoas precisam ter em quem votar. Também ajuda na construção das chapas proporcionais. O PL hoje tem quatro deputados federais, queremos ampliar para cinco e temos cinco deputados estaduais e queremos ampliar para seis ou sete. Isso só será possível se tivermos candidatura própria”, considerou o parlamentar.

Por falar em Raquel – Mal voltou do recesso e a governadora já caiu em campo pegando a estrada em Pernambuco, na companhia de prefeitos e deputados. A gestora foi ao Litoral Sul do Estado, onde realizou uma vistoria técnica nas rodovias PE-09, PE-60 e PE-51, na cidade de Ipojuca. Estiveram com ela o deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV) e os deputados estaduais France Hacker (PSB), Jefferson Timóteo (PP) e Romero Sales Filho (UB). Também estiveram ao lado da governadora os prefeitos Carlos Santana (Republicanos), de Ipojuca; Fátima Borba (PSDB), de Cortês; Carol Jordão (PSB), de Ribeirão; Neto Melo, em exercício de Palmares; Carlinhos da Pedreira (PP), de Barreiros; Barbosa (PSD), de São José da Coroa Grande; Manoel da Retífica (Podemos), de Sirinhaém; e Berg de Hacker (PSDB), de Rio Formoso.

Sobre a Educação – Apesar de especulações em torno de nomes técnicos e políticos para a Secretaria de Educação, a governadora vem defendendo que a escolha deve combinar ambas as características. “Todo mundo tem que fazer as duas coisas”, declarou Raquel Lyra ao ser questionada sobre o assunto. A governadora não está com pressa para resolver e defendeu o trabalho do secretário interino. “O secretário de educação está designado. Gilson tem ampla experiência, já trabalhou na área e está lá desde o início do nosso mandato e está respondendo pela Secretaria. Estamos trabalhando para a volta às aulas e já já a gente começa a entregar nas escolas, fardamento e kit escolar”.

Canal do Sertão – Um movimento em defesa do projeto do Canal do Sertão de Pernambuco vem ganhando força nos últimos meses e promete cobrar mobilização da classe política do Estado para tirar a iniciativa do papel. Entre os defensores da obra está o ex-deputado estadual Antônio Fernando (PP), de Ouricuri, no Sertão do Araripe, que inclusive já elaborou um abaixo-assinado endereçado ao presidente Lula (PT). O documento solicita a retomada das obras, paralisadas desde 2003.

Amupe pegando fogo – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), está se posicionando como uma das principais candidatas à presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A decisão foi definida em uma reunião realizada nesta sexta-feira no Recife, que contou com a presença de prefeitos e ex-prefeitos de diversos municípios do estado. A eleição promete ser disputada, já que outros nomes também aparecem no cenário. Entre eles, o atual presidente da Amupe e ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, e o prefeito de Aliança, Pedro Freitas. Márcia Conrado já comandou a Amupe em gestões anteriores, sendo amplamente elogiada por sua atuação à frente da associação.

CURTAS

Medidas contra a impopularidade – O Governo Federal avalia reduzir as alíquotas de importação sobre alimentos que estejam mais caros no mercado interno do que no exterior, informou, ontem (24), o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A declaração foi realizada em coletiva de imprensa após reunião com o presidente Lula (PT) para tratar do tema. Com a popularidade em queda, Lula tenta realizar mais ações de repercussão no bolso do povo.

José Múcio – O pernambucano José Múcio Monteiro, ministro da Defesa, deve deixar a pasta por vontade própria para se dedicar mais à família. Ele comunicou seu desejo ao presidente Lula desde o fim do ano passado. Na bolsa de apostas de quem o substituirá há, pelo menos, cinco nomes, entre eles o do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Múcio já declarou a interlocutores que gostaria de sair antes da reforma ministerial que Lula deve promover no início de fevereiro.

Carlos Veras defende Hugo Motta – Em entrevista à Folha de Pernambuco, o deputado federal Carlos Veras (PT) destacou a postura republicana e a capacidade de diálogo do deputado Hugo Motta (Republicanos), um dos mais cotados para suceder Arthur Lira (PP) no comando da Câmara dos Deputados. “Acredito que irá construir uma relação producente com o governo Lula, preservando a autonomia entre os poderes, assegurando o desenvolvimento do Brasil e fortalecendo a democracia”, disse. 

Perguntar não ofende: quem vai topar ficar sem mandato para cumprir a missão de abrir um palanque do PL em Pernambuco, em 2026?

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, visitou o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, nesta sexta-feira (24). Em pauta, ações e investimentos federais para a cidade. O presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade, também esteve na reunião, que contou ainda com secretários municipais.

Em seguida, o ministro e o prefeito vistoriaram a Escola Professor Merval dos Santos Oliveira. O equipamento público municipal foi construído a partir de uma verba de mais de R$ 10 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), viabilizados pelo ministro.

“Trabalhamos pelos portos, aeroportos e hidrovias do Brasil. Mas trabalhamos também muito por Pernambuco! A gente tem trabalhado muito ao lado do presidente Lula ajudando o país. Mas, ao longo do ano de 2025, eu quero andar nosso estado também mostrando todas as ações e obras que estamos trazendo para Pernambuco. Essa escola está pronta para receber agora em fevereiro mais de 300 alunos. Essa escola será muito importante em Nossa Senhora do Ó para o desenvolvimento da Educação da cidade”, pontuou Silvio Costa Filho.

Antes, Silvio se reuniu com o prefeito na sede do Executivo municipal, quando se colocou à disposição para trabalhar por Ipojuca em Brasília. “Ministro, obrigado pela parceria de sempre com Ipojuca. Vamos trabalhar muito”, comentou o gestor.