O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) aparece com 49% dos votos válidos na disputa ao Governo de Minas Gerais, mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º).
Por esse critério, o ex-prefeito de Belo Horizonte Patrus Ananias (PT) registra 20% dos votos válidos, enquanto Alexandre Kalil (PDT), que também já governou a capital mineira, marca 13%. As informações são da Folha de S. Paulo.
Os votos válidos são calculados excluindo brancos, nulos e indecisos. O procedimento é comparável ao utilizado pela Justiça Eleitoral para contabilizar e divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos válidos mais um voto.
Leia maisO Datafolha ouviu presencialmente 1.204 eleitores com 16 anos ou mais em 55 municípios do estado de Minas Gerais de segunda (28) até esta quinta. A margem de erro máxima para é de três pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
Flávio Roscoe (PL) e Mateus Simões (PSD) têm 5% cada um. Gabriel Azevedo (MDB) marca 3%, e Ben Mendes (Missão), 2% —também no cálculo de votos válidos.
Têm 1% cada Tulio Lopes (PCB), Rafael Duda (PSTU), Indira Xavier (UP) e Henrique Áreas (PCO).
O levantamento foi contratado pela pela Folha e pela Globo e protocolado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números MG-09729/2026.
Em votos totais, Cleitinho mantém a liderança, com 40%. Patrus tem 16%, e Kalil, 11%.
Há uma semana, Cleitinho apresentava 40% das intenções de voto totais no primeiro turno na pesquisa Datafolha, ante 15% de Patrus e 9% de Kalil.
Flávio Roscoe e Simões registram cada um 4% em votos totais, e Gabriel, 2%, enquanto Ben Mendes, Túlio Lopes, Rafael Duda, Indira Xavier e Henrique Áreas aparecem com 1% cada um.
Brancos e nulos são 9%; indecisos, 8%.
Na simulação de segundo turno entre Cleitinho e Patrus, o senador venceria o petista por 60% a 24%. Já se o adversário fosse Kalil, o candidato do Republicanos marcaria 56%, ante 27% do pedetista.
Na pesquisa de voto espontânea, quando os nomes dos candidatos não são previamente a presentados aos eleitores, Cleitinho marca 27%, ante 10% de Patrus e 5% de Kalil.
Aparecem com 1% cada um Simões, o ex-governador do estado e presidenciável, Romeu Zema (Novo), Flávio Roscoe, Gabriel e menções ao “candidato do PT”.
Outras respostas somam 7%. Brancos ou nulos são 5%, e indecisos, 41%.
Rejeição
No quesito rejeição, 32% dizem que não votariam de jeito nenhum no primeiro turno em Patrus. Na sequência, aparecem Kalil, com 23% das menções, Flávio Roscoe, com 19%, e Simões, com 16%.
Cleitinho tem 15% de rejeição, Ben Mendes, 14%, e Gabriel e Rafael Duda, 12% cada um. Marcam 11% cada Henrique Áreas, Indira Xavier e Túlio Lopes.
Outros 5% votariam em qualquer um, 4% rejeitam todos os candidatos e 15% não opinam.
Leia menos
















