COP29 fecha acordo climático e chefe da ONU critica resultado

Os participantes da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP29) fecharam um acordo de US$ 300 bilhões por ano que os países ricos deverão doar a países em desenvolvimento, até 2035, para combate e mitigação da crise do clima. O anúncio foi feito na manhã deste domingo (24) em Baku, no Azerbaijão, onde ocorreu o encontro.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que “esperava um resultado mais ambicioso”, pediu que o acordo seja “honrado integralmente e dentro do prazo” e que os compromissos “se traduzam rapidamente em recursos financeiros”. Ainda assim, para ele, o documento final representa a base para manter vivo o objetivo de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C.

Veja outras postagens

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um servidor da vice-governadora Priscila Krause (PSD) sendo vaiado ao tentar tumultuar uma agenda do pré-candidato a governador João Campos (PSB) em Gravatá, no Agreste. José Ronaldo Moura da Silva aparece gritando palavras de ordem enquanto filma um colega fazendo o mesmo perto da comitiva do PSB dentro do Mercado Público da cidade. Durante o episódio, a dupla ainda teria dado uma cotovelada em um apoiador de João Campos.

Até o primeiro trimestre deste ano, José Ronaldo era secretário de Turismo da gestão de Ramos (PSD), prefeito eleito com as digitais da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2024 e que faz a pior gestão da história de Paulista. Desde 19 de março deste ano, porém, ele está nomeado como gerente-geral administrativo no gabinete da vice-governadora Priscila Krause.

Após alguns segundos gritando, ele passou a ser vaiado por apoiadores de João Campos e por populares que recebiam o pré-candidato do PSB com entusiasmo. O gesto só demonstra a truculência e o desespero dos aliados de Raquel diante da recepção positiva a João Campos.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

O neodireitista Túlio Gadêlha vem chamando a atenção não apenas por estar mais alinhado do que nunca ao campo da direita e dos conservadores, mas também porque, nas pesquisas divulgadas até o momento, seu nome não ultrapassou a faixa de 7% das intenções de voto. O que parecia ser um “alavantú”, um movimento para a frente, tem se transformado em um verdadeiro “anarriê”, passo atrás!

Em vez de avançar, sua pré-candidatura demonstra dificuldades para ganhar tração, permanecendo estagnada nas pesquisas. Esse desempenho alimenta especulações sobre sua viabilidade eleitoral e sobre a possibilidade de deixar a chapa majoritária, em meio ao que alguns classificam como um “ostracismo ideológico”.

Petrolina - São João 2026

Se tem uma tradição que não pode faltar no São João é o casamento matuto. E, desta vez, a política também entrou no arraial. No coração do Agreste, Raquel Lyra e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pré-candidato à Presidência da República, estarão juntinhos amanhã em Caruaru, encontro que simboliza o fortalecimento da direita em Pernambuco.

Entre bandeirinhas, sanfona e muito forró, a visita de Caiado à Capital do Forró tem um claro significado político. Um dos principais nomes da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador goiano desembarca no Estado para prestigiar a governadora e reforçar a aproximação entre as lideranças do campo conservador.

O casamento junino tem também padrinho, Gilberto Kassab, presidente do PSD, o partido de Raquel, que deverá ser a testemunha. A expectativa é que a festa também sirva para demonstrar a força e a unidade da direita ao lado de Raquel Lyra, em um dos palcos mais tradicionais do São João brasileiro.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, realizou uma vistoria em um trecho da Adutora do Agreste e denunciou um ato de vandalismo que teria comprometido o abastecimento de água do município e de comunidades da região.

Segundo o gestor, uma peça fundamental do sistema foi furtada, o que teria causado a interrupção e instabilidade no fornecimento de água. “Esse é o real motivo da falta de água na nossa cidade. Uma pessoa roubou essa peça aqui da Adutora do Agreste, que leva água para Itaíba e região”, afirmou o prefeito durante a vistoria.

Pedro Pilota classificou o caso como crime e disse que medidas já estão sendo adotadas junto aos órgãos competentes para identificar os responsáveis. Ele também fez um apelo à população por informações que possam ajudar na investigação.

“Quem souber de alguma coisa, nos comunique. Eu queria dar uma recompensa a quem sabe o paradeiro dessa peça e a pessoa que fez esse ato de vandalismo. Isso é crime e já estamos tomando todas as providências cabíveis”, destacou.

O prefeito informou ainda que entrou em contato com a Compesa, que já trabalha para resolver o problema. Como a peça danificada é específica e fabricada sob medida, a previsão é de que o reparo demande um curto período de produção e substituição. A gestão municipal informou que segue acompanhando a situação e espera a normalização do abastecimento o mais breve possível.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Por Estadão Conteúdo

A assessoria do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), informou nesta terça-feira (23), que não haverá sessões deliberativas no plenário nesta semana. De acordo com a informação, o Senado terá apenas sessões sem votação, assim como a Câmara, em um momento do ano em que os deputados tradicionalmente retornam às suas bases para as festividades de São João.

Na semana passada, Alcolumbre havia dito que poderia pautar nesta semana a PEC que estabelece uma aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Após a declaração, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que “semana que vem é muito tempo”.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Por Rudolfo Lago
Do Correio da Manhã

No momento em que é escrito o Correio Político, Jaques Wagner (PT-BA) permanece como o líder do governo no Senado. Há bastidores fortes no sentido de que ele possa entregar o cargo. É possível que sejam mais desejos de alguns — a pressão sobre ele está forte — do que de fato intenção, seja de Wagner seja do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O tempo dirá.

Mas o fato é que o episódio pode promover mudanças na forma como Lula formatou seu terceiro governo na hipótese de vir mesmo a conquistar um cargo. No Lula III, o presidente deu grande espaço e poder para dois grupos, que ficaram conhecidos como República de Curitiba e República do Acarajé. Grupos que, de certa forma, se interconectam.

Palmares - 147 anos

O ex-ministro Moreira Franco lançou, no último sábado (20), em Teresina, seu livro “Política como destino – Caminhos e descaminhos da redemocratização”. O lançamento da obra foi feito na Academia Piauiense de Letras, com apresentação do jornalista e cientista político Zózimo Tavares, ex-presidente da instituição. A sessão de lançamento foi conduzida pelo presidente da APL, professor e historiador Fonseca Neto, e contou com expressivo número de acadêmicos.

Com mais de mil páginas, o livro apresenta a trajetória acadêmica e política do ex-ministro e aborda episódios da chamada Nova República (1985 – 1990). A obra, publicada pela Topbooks, resulta de mais de 100 horas de entrevistasconduzidas pela socióloga Aspásia Camargo, com colaboração do filósofo Denis Rosenfield. A narrativa estrutura-se em formato de diálogo. O livro reúne relatos e bastidores das principais articulações políticas do país nas últimas décadas, além de um rico acervo fotográfico.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (23), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. A medida contempla servidores ativos e comissionados de todas as secretarias, além de aposentados e pensionistas e foi viabilizada por meio do planejamento financeiro da administração municipal.

O prefeito Severino Ramos destacou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para honrar nossos compromissos e valorizar quem contribui diariamente para o funcionamento da cidade. A antecipação da primeira parcela do 13º salário demonstra nosso compromisso com os servidores municipais”, afirmou. Com informações do portal da Prefeitura Municipal de Paulista.

Camaragibe - Forró da Vila

O senador Humberto Costa (PT) entregou, ontem (22), mais uma retroescavadeira ao município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A entrega contou com a presença da prefeita Aninha da Ferbom e de vereadores do município, e marca a segunda máquina adquirida com emendas do parlamentar em um intervalo de apenas dois meses.

O município também recebeu um ônibus de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), conquistado por indicação de Humberto Costa junto ao governo federal, ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados em outras regiões do estado.

O Tribunal de Justiça do RN (TJRN) marcou para 1º de julho, às 9h, a sessão que vai analisar a promoção do juiz Henrique Baltazar ao cargo de desembargador. A pauta envolve o processo de acesso à vaga pelo critério de antiguidade e um incidente de recusa relacionado ao caso.

A definição da data ocorre após determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apontou demora na tramitação e solicitou a realização de julgamento. A vaga está aberta desde a aposentadoria do desembargador Vivaldo Pinheiro, em outubro de 2025. Pelo critério de antiguidade, Henrique Baltazar aparece como o primeiro colocado entre os inscritos no Edital nº 2/2025-TJRN, seguido por outros magistrados.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, terá de decidir qual ministro ficará responsável por analisar uma notícia-crime que tenta vincular o financiamento do filme “Dark Horse” às investigações do Banco Master e à atuação internacional do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A definição foi encaminhada ontem (22) pelo ministro Alexandre de Moraes após a Procuradoria-Geral da República (PGR) defender que o caso seja enviado ao ministro André Mendonça.

A controvérsia surgiu após o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolar uma notícia-crime pedindo a ampliação do escopo do inquérito que investiga Eduardo Bolsonaro por supostos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação e atentado ao Estado Democrático de Direito. As informações são do jornal O Globo.

O ex-ministro do Turismo e pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, Gilson Machado Neto, admite uma contradição que, hoje, marca o campo da direita em Pernambuco. Embora tenha confirmado apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), ele reconhece que o cenário ideal seria vê-la declarar apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República.

Raquel, porém, segue “em cima do muro”. Enquanto esse gesto não acontece, Gilson diz apostar na derrota do PSB como prioridade política. Gilson afirma que a maior parte das lideranças conservadoras do Estado já decidiu caminhar com Raquel em 2026, apesar de a governadora manter a estratégia de não assumir publicamente um palanque presidencial.