A vereadora de Caruaru, Perpétua Dantas (PV), que sofreu perseguição política após sair da base de apoio e do partido da então prefeita Raquel Lyra (PSDB) – atual governadora de Pernambuco – hoje compartilhou nas suas redes sociais a luta travada contra a tucana e seus aliados. Além disso, reforçou a vitória que obteve no TSE, que manteve o seu mandato.
Confira o texto da parlamentar:
Estamos em pleno século XXI, mas para nós mulheres, em alguns lugares, a política se comporta como se ainda estivéssemos no início do século XX, na época dos coronéis, onde “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, como diz o ditado popular.
Leia maisExercer um mandato eletivo na Câmara de Vereadores nunca foi um desafio tão grande para nenhum edil na história da Capital do Agreste, como tem sido para mim. Sou a primeira vereadora da história de Caruaru que precisou ingressar na Justiça Eleitoral para conseguir exercer a Vereança de forma livre, plena, democrática, e é o que tenho feito nesses três anos de caminhada.
A perseguição pessoal contra a minha pessoa se deu simplesmente por discordar de projetos de lei do executivo, de fazer fiscalização e cumprir à risca minhas funções parlamentares previstas na Constituição Federal, afinal, foi para isso que fui eleita num processo democrático.
Fui chamada de traidora, de ingrata, mas as pessoas que usavam o senso comum para me atacar não tinham a menor ideia das violências que eu vinha sofrendo, tudo de forma subliminar com o uso dos mecanismos de silenciamento tão comuns contra aqueles e aquelas que ousam discordar dos caminhos do absolutismo moderno.
A verdade venceu! Venceu primeiro no TRE onde ganhei a ação por unanimidade, onde pedia minha desfiliação [do PSDB] justamente em virtude da perseguição pessoal travada contra a minha pessoa. Mas não se conformaram com a derrota acachapante e recorreram!
No dia de ontem 21/11/2023 virei uma importante jurisprudência na mais alta corte eleitoral do nosso país, numa decisão histórica!
Que nossa luta fortaleça a luta de outras mulheres que não se submetem à tutela nem ao mandonismo local, e que por isso, sofrem perseguição e violência política. Que o medo não nos neutralize, que a nossa coragem, a fé na justiça e na verdade sejam nossas maiores armas!
Minha gratidão ao Partido Verde em Caruaru e seus integrantes, aos meus advogados Bruno Teixeira a e Gustavo Gesteira, ao Deputado Clodoaldo Magalhães, apoio fundamental que confiou na minha história de luta, aos meus assessores e assessoras, a minha família, ao povo da minha cidade e a Deus!
Leia menos