Prefeitura divulga programação do 2º Festival do Morango nesta quinta

Brejo da Madre de Deus se prepara para dar início ao 2º Festival do Morango com um evento especial de lançamento que será realizado na quinta-feira (29), às 19h, no auditório da Prefeitura Municipal. O festival, que ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro, promete agitar a cidade com uma programação cultural diversificada, feira gastronômica, visitas aos plantios e shows de grandes nomes da música nacional.

A cerimônia de lançamento será transmitida ao vivo pelas plataformas da Estação TV e Nova FM e contará com a apresentação do jornalista e radialista Atahanderson Mesquita. A Secretária de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Mônica Asfora, revelará os nomes das candidatas a Rainha do Morango e as atrações musicais. O Secretário Executivo de Turismo, Cali Oliveira, destacará a estrutura, logística e programação cultural do evento.

Veja outras postagens

Os trabalhadores da Compesa que deflagraram uma greve contra o processo de privatização parcial da companhia, anunciado pelo Governo de Pernambuco, estão reunidos, neste momento, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde acontece uma audiência de conciliação entre a empresa e os servidores. O objetivo da audiência, segundo nota enviada pela Compesa, é buscar um acordo entre os grevistas e a companhia.

Petrolina - Destino

O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, há pouco, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja atendido pela médica Marina Grazziotin Pasolini em casa, onde cumpre prisão domiciliar, após uma nova crise de soluços.

A defesa de Bolsonaro protocolou o pedido em razão do “agravamento de episódios persistentes de soluços”. Segundo o despacho do ministro, a profissional está agora autorizada a atender o ex-presidente “sem necessidade de prévia comunicação” ao Supremo.

“Saliento, ainda, que, havendo necessidade, o réu está autorizado a receber qualquer tratamento médico em seu domicílio, da mesma maneira que poderá ser internado nos casos de urgência, sempre com a obrigatoriedade de comunicação do juízo em até 24 horas, com a devida comprovação”, escreveu Moraes. Ele ressalta que os veículos de visitantes devem passar por vistorias, conforme decisão anterior, do mês de agosto.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

A Casa Akotirene, em Ceilândia, no Distrito Federal, recebe nesta terça-feira (15) a palestra “Cidadania, Jornalismo e Educação Midiática”, ministrada por Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta. A atividade integra uma série de ações do Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia, voltadas ao combate à desinformação e à promoção da educação midiática. Patrícia abordará estratégias para identificar golpes virtuais e reconhecer conteúdos falsos. “Vivemos em um mundo conectado e precisamos aprender a interpretar e acessar informações de qualidade. Essas habilidades nos protegem da desinformação e fortalecem o exercício da cidadania”, destacou.

A palestra faz parte de uma mobilização apoiada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), que busca ampliar o alcance social do jornalismo e incentivar o pensamento crítico em diferentes públicos. Segundo Kátia Cubel, idealizadora do Prêmio Engenho, “o objetivo é fomentar o jornalismo como ferramenta de cidadania e fortalecer a luta contra as fake news”. Outras ações semelhantes ocorrerão no IESB e no Instituto Reciclando Sons, na Estrutural, após atividades recentes no UniCEUB, que envolveram alunos de Jornalismo, Direito e Ciências da Computação.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A plataforma Bora Impactar, da Prefeitura do Recife, foi reconhecida nacionalmente com o Selo ODS Brasil, na categoria Honraria, concedido pelo Instituto Vozes da Inclusão. O reconhecimento destaca a iniciativa, gerida pela Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, como uma das mais relevantes do país na mobilização e fortalecimento do terceiro setor, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A entrega do selo aconteceu durante a segunda imersão do Bora Impactar, no auditório da Neurotech, no Moinho Recife, reunindo representantes de organizações sociais para trocar experiências e consolidar a rede de solidariedade que atua na cidade.

Durante o evento, foi lançado o programa Jornada Conecta ODS, que será ministrado pelo Selo ODS Brasil e visa aprofundar o conhecimento sobre os objetivos globais, integrar entidades e atrair novas parcerias com empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Segundo o secretário Rafael Cunha, o reconhecimento “reforça um novo jeito de fazer política pública, conectando tecnologia, inovação e impacto social para transformar realidades”. A iniciativa, destacou ele, reafirma o papel do Recife como referência em sustentabilidade e colaboração entre poder público e sociedade civil.

Palmares - No ritmo do desenvolvimento

O médico Bruno Marques, filho do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, recebeu o apoio dos ex-prefeitos Neguinho e Marly Quental, duas das principais lideranças políticas de Cedro, no Sertão de Pernambuco. O anúncio foi feito durante encontro no município, reunindo aliados e apoiadores locais. A aliança consolida Bruno como o nome de consenso do grupo político para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2026.

Em Cedro, Bruno fará dobradinha com o deputado federal Fernando Filho (União Brasil), fortalecendo a base eleitoral do grupo no Sertão. “Foi uma recepção calorosa e muito especial. Reafirmo meu compromisso com Cedro e com todo o povo sertanejo”, declarou o pré-candidato. Para os ex-prefeitos, a união representa um movimento de renovação e fortalecimento da representação regionall.

Os professores aprovados no concurso público de 2023 da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realizam, nesta terça-feira (15), um ato em frente à sede do Executivo municipal para cobrar a convocação dos aprovados e a renovação do certame. O protesto, marcado para o Dia do Professor, tem como objetivo pressionar a gestão do prefeito Mano Medeiros a ampliar o número de nomeações e garantir a valorização da categoria.

De acordo com os organizadores, a insatisfação cresce diante do ritmo considerado lento das convocações. A última, em dezembro de 2024, contemplou apenas 128 professores — sendo 109 para Professor I e 19 para Professor II — de um total de cerca de 2 mil aprovados. Enquanto isso, apontam os docentes, a rede municipal enfrenta falta de profissionais em várias escolas, mesmo com a manutenção de cargos comissionados e contratos temporários, o que, segundo eles, compromete a qualidade do ensino.

Com validade até novembro de 2025, o concurso pode expirar sem que todos os classificados sejam chamados. Por isso, os professores do cadastro reserva reivindicam uma convocação mais ampla e imediata, além da prorrogação do prazo de validade do certame.