Congresso analisa vetos de Lula ao Marco Temporal

Por Magno Martins – exclusivo para a Folha de Pernambuco

O Congresso Nacional analisa, hoje, a partir das 10h, os vetos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez ao sancionar, em 20 de outubro, a Lei 14.701 de 2023, conhecida como Marco Temporal das Terras Indígenas.

Entre os vetos do presidente ao texto aprovado em setembro no Congresso, serão analisados pelos deputados e senadores os seguintes: o que estabelecia a data da promulgação da Constituição, em outubro de 1988, como marco temporal para a demarcação de terras indígenas; os que previam a possibilidade de cultivo de produtos transgênicos e de atividade garimpeira em terras indígenas; e o que possibilitaria a construção de rodovias em áreas indígenas.

Veja outras postagens

A Justiça Eleitoral determinou, neste domingo (13), que a governadora Raquel Lyra (PSD) remova um vídeo com um direito de resposta falso postado em suas próprias redes sociais. Conforme a decisão, a candidata buscou induzir o eleitorado ao erro ao usar estratégias visuais e discursivas similares às de uma concessão de direito de resposta real, fazendo parecer que havia obtido vitória judicial contra João Campos (PSB). Onze páginas que reproduziram o vídeo também terão o conteúdo removido.

A liminar foi concedida pelo desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira a pedido da Frente Popular de Pernambuco. De acordo com a coligação que representa João Campos, a campanha da governadora se aproveitou do conteúdo falso para atacar o candidato do PSB, usando expressões como “mentiras de João Campos”, “desesperado”, “imaturo” e “despreparado”. Na ação, também foram questionados aspectos técnicos, como o uso de inteligência artificial sem a devida rotulação e o impulsionamento de conteúdo negativo contra um adversário político, que é proibido.

Sebrae - Fazer dar certo

O deputado federal e líder do Republicanos na Câmara, Augusto Coutinho, candidato à reeleição, publicou um vídeo nas redes sociais nesta manhã em que destaca sua atuação na área da saúde em Pernambuco. Na peça, o parlamentar cita recursos destinados a unidades de saúde e ações realizadas em municípios do estado, além de mencionar projetos relacionados a pessoas com diabetes tipo 1 e à isenção de impostos para medicamentos e equipamentos médicos.

Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026

Por Agência O Globo

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou neste domingo (13) a remessa de cópia do conteúdo integral do celular do banqueiro Daniel Vorcaro ao seu gabinete. O material deverá ser entregue ao gabinete do ministro até as 23 horas de hoje. Zanin ainda encaminhou cópia da determinação do presidente da Corte, Edson Fachin.

O ministro expediu a determinação sob o argumento de que deseja “formar a sua convicção para estar apto” para o julgamento de terça (15). Zanin entende que, para tanto, precisa conhecer o material que originou o relatório requisitado por André Mendonça, “independentemente de outras implicações que o material possa indicar”.

Caruaru - Minha rua nova

O candidato ao Senado e deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP) participou, neste domingo (13), de uma grande carreata pelo Litoral Norte do Estado, ao lado da governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD), da vice-governadora e candidata à reeleição Priscila Krause (PSD), do também candidato ao Senado Túlio Gadêlha (PSD), do deputado federal e candidato à reeleição Guilherme Uchoa Jr. e do candidato a deputado estadual César Ramos. A mobilização começou em Itamaracá, passou por Itapissuma e terminou em Igarassu.

A carreata percorreu três municípios do Litoral Norte e reuniu candidatos, apoiadores e moradores da região. Durante a agenda, Eduardo da Fonte destacou a importância da participação do grupo na região e defendeu a continuidade de ações voltadas ao desenvolvimento dos municípios pernambucanos.

Para Eduardo da Fonte, percorrer o Litoral Norte é também reafirmar o compromisso de estar perto das pessoas e transformar a força das ruas em trabalho por Pernambuco. “Cruzamos três cidades em uma só carreata, levando nossa mensagem e, principalmente, recebendo o carinho e a energia do povo do Litoral Norte. Essa região tem uma força enorme e precisa continuar avançando. Ao lado de Raquel e Guilherme Uchoa Jr., queremos ampliar essa união e levar para Brasília uma representação ainda mais forte, capaz de defender os interesses de Pernambuco e trabalhar por mais desenvolvimento para os nossos municípios”, afirmou Eduardo da Fonte.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só foi eleito em 2022 porque conseguiu desidratar Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os três estados com mais eleitores do Brasil. Agora, em 2026, as pesquisas indicam que o petista terá desempenho praticamente igual ao de quatro anos atrás entre os paulistas e se sairá um pouco melhor entre os fluminenses. Entre os mineiros, há uma leve piora que tende a neutralizar a subida no RJ. Mas, na soma, tudo tende a ficar quase na mesma.

Só que há um problema: petistas avaliam que haverá uma deterioração, mesmo que pequena, do presidente em outras regiões do país. O Nordeste é a principal preocupação, ainda que seu quadro esteja melhor no Norte. De acordo com essa leitura, se Lula repetir em SP, MG e RJ a quantidade de votos que teve em 2022 e perder um pouco de apoio entre os nordestinos, não terá votos suficientes para vencer a eleição. As informações são do Poder360.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O vereador de Caruaru e candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP) participou de um ato político na noite de ontem (12), no bairro Cidade Alta, em Caruaru. O encontro reuniu moradores da localidade, apoiadores de outros bairros e lideranças políticas de municípios da região.
“Depois de mais uma semana intensa de muito trabalho, percorrendo diversos bairros de Caruaru e cidades vizinhas, é muito bom ser recebido com tamanho carinho por tanta gente, de todas as idades, querendo nos ouvir, querendo saber das nossas propostas e, acima de tudo, nos apoiar pelo nosso projeto para deputado estadual”, disse.

Palmares - Forró Mares 2026

Da Folha de S.Paulo

Mensagens coletadas pela Polícia Federal e obtidas pela Folha mostram conversas no WhatsApp atribuídas ao ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), com o ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL), tratando de processos de seu interesse.

Nos diálogos, trocados na noite de 11 de novembro de 2022, Castro escreve a Mendonça, às 19h37: “Amigo, preciso falar com urgência” e completa “caso Cabral” — numa referência ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral. Em seguida, Castro encaminha dois arquivos com pedidos de habeas corpus e alvará de soltura, objeto de julgamento do STF.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Juliana Dal Piva e André Uzêda
Do ICL Notícias

O Banco Master e o Fundo de Investimento Reag pagaram R$ 7,3 milhões para o advogado que administrava o escritório de Gustavo Rocha (Republicanos-DF), candidato a vice na chapa de Celina Leão (PP-DF) e que durante seis anos foi secretário da Casa Civil do governador Ibaneis Rocha (MDB) no Distrito Federal. Celina assumiu o governo do Distrito Federal após Ibaneis renunciar ao cargo em março deste ano. Rocha diz que o escritório estava inativo e colocou “amigo” para gerir para “não perder CNPJ”.

Entre junho de 2024 e dezembro de 2025, o escritório individual do advogado Engels Augusto Muniz emitiu nota fiscal de quatro repasses milionários de três fontes pagadoras investigadas pela Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2025. O núcleo investigativo do ICL Notícias teve acesso às notas fiscais eletrônicas do escritório de Engels e checou a veracidade delas no site do governo federal.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Por Vitória Floro
Da Folha de Pernambuco

Centenas de pessoas se reuniram na orla de Boa Viagem, no Parque Dona Lindu, para celebrar a 25ª edição da Parada da Diversidade de Pernambuco, neste domingo (13). Em ano eleitoral, o evento trouxe como lema a conscientização a respeito da importância do voto. Com o tema “De pé, com o orgulho – Nossos corpos existem, nosso voto decide”, a edição de 2026 terá como um dos principais focos a participação política da população LGBTQIA+, no âmbito das Eleições 2026.

A proposta é relacionar a defesa de direitos e a representatividade à importância do voto e da participação nas decisões que afetam a sociedade. “Estamos vivendo um momento de muito retrocesso e conservadorismo. Por isso, estamos trazendo a importância da conscientização política para a população LGBTQIA+”, ressaltou Lucas Lira, um dos organizadores da Parada.

O cantor Rey Vaqueiro sofreu ferimentos leves após o avião em que estava sair da pista e pegar fogo neste domingo (13), em Parelhas, no Rio Grande do Norte. Segundo a esposa do artista, Thaynan Farias, ele machucou as costas e o pé, mas está bem.

“Teve um machucado nas costas e machucou o pé. Mas ele está bem, está todo mundo bem. Graças a Deus, ninguém se feriu. Deus colocou a mão, Nossa Senhora Aparecida colocou a mão e está todo mundo bem, graças a Deus”, relatou.

Além de Rey Vaqueiro, outras sete pessoas estavam na aeronave e foram retiradas em segurança, segundo o Corpo de Bombeiros. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai apurar as causas da ocorrência.

O cantor havia se apresentado em Moreno, no Grande Recife, e faria um show em Parelhas durante a madrugada. Após o acidente, foram canceladas as apresentações que ele faria neste domingo em Custódia, no Sertão de Pernambuco, e em Canhotinho, no Agreste.

João Campos (PSB) participou, neste domingo (13), da tradicional Missa do Vaqueiro, em Canhotinho, no Agreste. O candidato ao Governo de Pernambuco pela Frente Popular circulou entre o público, conversou com moradores e parou diversas vezes para fotos, cumprimentos, abraços e manifestações de apoio.

“É bonito demais ver Canhotinho assim, com tanta gente reunida, famílias inteiras, crianças, jovens, idosos e vaqueiros celebrando a fé e uma tradição que faz parte da nossa história. A gente sente o carinho das pessoas em cada abraço, em cada encontro. Tenho um respeito enorme pelo vaqueiro e por tudo que essa celebração representa para Pernambuco. Estar aqui hoje é uma alegria muito grande”, afirmou João.

A Missa do Vaqueiro reúne diferentes gerações em torno da fé e de uma tradição profundamente ligada à cultura nordestina. Cavalos, gibões e chapéus de couro compõem o cenário da celebração, que todos os anos leva famílias e visitantes a Canhotinho.

João esteve acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco e candidato à reeleição, Álvaro Porto; pelo candidato a deputado federal Gabriel Porto; pela prefeita de Canhotinho, Sandra Paes; pelos prefeitos Vinícius Marques, de São José do Belmonte, e Erivaldo Chagas, de Lajedo; pelos ex-prefeitos Felipe Porto, de Canhotinho, atual secretário de Turismo do Recife; Neném, de Capoeiras, Alvinho, de Quipapá; e Ricardo, de Saloá; além de outras lideranças da Região.

Áudio vazado da reunião de Raquel Lyra (PSD) com prefeitos, ontem, revela o vice-presidente estadual do PSD, André Teixeira, primo da governadora, admitindo uma larga vantagem de João Campos (PSB) no Recife, cidade da qual ele foi prefeito. O dirigente partidário chegou a dizer que Raquel precisa atingir 70% das intenções de voto em municípios do interior para não precisar “nem pisar” na capital, em referência à dificuldade de inserção dela no reduto de seu principal adversário.

“No mínimo, o que a gente pode chegar em cada município é a 70% dos votos. Com 70% dos votos, ‘mainha’ não precisa nem pisar no Recife”, disse Teixeira, usando o apelido que o marketing da campanha de Raquel vem tentando atribuir a ela. Percebendo o ato falho, a governadora o repreendeu após essa fala. “Não fala isso, não. Não, não é isso, não”, emendou.

Teixeira ainda admitiu que João Campos tem uma margem de mais de dez pontos à frente de Raquel na capital pernambucana e, embora diminuindo a importância da cidade frente ao interior, concordou com a tese lançada na ocasião de que a governadora terá que dedicar os próximos dias de campanha a tentar reduzir essa diferença, evitando se afastar da Região Metropolitana. “Ela vai ter que estar aqui nos próximos 23 dias para diminuir a diferença no Recife”, sentenciou.

Ainda no áudio, Teixeira aparece esnobando a influência que o presidente Lula (PT) pode ter nas eleições em Pernambuco. Ele fez referência aos 42% de intenção de voto que João Campos atingiu na pesquisa Quaest divulgada na sexta (11). No levantamento, o candidato do PSB apareceu em empate técnico com Raquel, o que alertou a campanha dela. “Ele cresceu o máximo que ele conseguia, esses 42, que é o patamar máximo que ele consegue pegar de Lula”, amenizou.