Governo Ibaneis tem escândalos na saúde e educação, afirma líder do PL no Senado

Embora gravitem no mesmo campo político, o senador Izalci Lucas (PL-DF) tem disparado críticas ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por este blogueiro, o parlamentar falou em escândalos nas áreas de saúde e educação, embora reconheça que o gestor tenha realizado muitas obras na capital federal.

“Olha, tem que apurar. Eu participei da CPI da Covid e fiz um capítulo específico da saúde. O secretário de Saúde do Distrito Federal foi preso e a área ainda não foi ajustada, então tem que aprofundar a investigação. Fiz um relatório de 500 páginas para dizer como a saúde aqui funcionava, com muito desvio de recursos e sem controle. Até hoje não tem controle, não tem nem controle de estoque de medicamentos, não tem integração nenhuma entre os hospitais da rede de saúde, está um caos”, disparou Izalci, atualmente líder do PL no Senado.

O parlamentar também mirou no legado de Ibaneis na educação. “A população acha que está tudo bem, porque a escola está alimentando os filhos, mas 70% dos jovens estão saindo do ensino médio sem saber matemática, 60% sem saber português. Como é que pode?”, atacou.

Eleito senador pelo PSDB em 2018, em chapa de oposição à de Ibaneis, Izalci ingressou no PL este ano e tenta um espaço na chapa majoritária, que tem nomes como a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro e a deputada Bia Kicis interessados nas duas vagas para a Casa Alta. Já Ibaneis tenta o apoio do PL para compor a chapa junto de Michele, tendo sua vice-governadora, Celina Leão (PP), como nome para a sucessão. Os liberais, entretanto, se dividem entre lançar uma chapa puro-sangue e firmar uma aliança com Ibaneis.

Veja outras postagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de protestos na noite da última sexta-feira (1º), durante o show da banda americana Guns N’ Roses, realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).

Durante o intervalo da apresentação, o público iniciou um coro contra o presidente, com gritos de “Ei, Lula, vai tomar no c*”. A manifestação foi registrada por centenas de pessoas, de diferentes pontos do estádio, com os vídeos sendo publicados nas redes sociais. As informações são da Gazeta Pernambucana.

As imagens mostram a plateia entoando o grito, em tom de protesto, enquanto aguardava a retomada do show. A banda não se pronunciou sobre o ato.

A apresentação fez parte da turnê da banda no Brasil, que já passou por outras capitais e reuniu milhares de pessoas nas arenas. Esta não é a primeira vez que o presidente Lula é vaiado ou alvo de manifestações durante eventos culturais ou esportivos com grande público.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por AFP

Os Estados Unidos não enviarão nenhum representante de alto nível à COP30, a cúpula climática que começa em 10 de novembro em Belém do Pará, anunciou a Casa Branca neste sábado (1º), enquanto o presidente Donald Trump se concentra em impulsionar a indústria de combustíveis fósseis.

“Os Estados Unidos não enviarão nenhum representante de alto nível à COP30”, disse um funcionário da Casa Branca sob condição de anonimato.

“O presidente está dialogando diretamente com líderes de todo o mundo sobre questões energéticas, como evidenciado pelos acordos históricos de comércio e paz, que têm um foco significativo em parcerias energéticas”, afirmou o funcionário.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Belo Jardim 12 novos veículos
Ipojuca - No grau

Uma ação conjunta entre a Compesa e a Secretaria de Defesa Social (SDS) resultou, na noite de ontem (31), na prisão de um dos envolvidos e na recuperação do motor de uma bomba furtada de uma unidade de bombeamento da companhia em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. O equipamento foi localizado no município de Glória do Goitá, na Zona da Mata.

Segundo a Compesa, a resposta rápida foi possível graças aos investimentos em segurança patrimonial e à instalação de tecnologias de monitoramento nas unidades operacionais. Mesmo com os danos causados pela invasão, o abastecimento de água de Limoeiro segue em funcionamento, embora com uma redução de cerca de 60% da capacidade. A previsão é que o sistema seja totalmente restabelecido até a próxima terça-feira (4).

Durante o crime, os assaltantes fizeram o operador refém, furtaram cabos, componentes elétricos e uma bomba recém-adquirida, além de vandalizar o local. A vítima não sofreu agressões e passa bem.

A Compesa registrou Boletim de Ocorrência, e a Polícia Civil deve instaurar inquérito para identificar os demais envolvidos. A empresa estima prejuízo superior a R$ 100 mil e destacou que a atuação conjunta das forças de segurança foi essencial para conter os danos e recuperar o equipamento furtado.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) determinou que Luciano Hang, dono das lojas Havan, pague R$ 33 mil de indenização por danos morais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O empresário foi processado pelo patrocínio de faixas levadas por aviões com frases ofensivas ao político, em 2019. Entre as mensagens, estavam “Lula cachaceiro, devolve meu dinheiro”. A condenação aconteceu após a votação na 1ª Câmara Civil, na quinta-feira (30), e foi confirmada pelo advogado do presidente, Miguel Novaes, ontem (31).

Na época dos fatos, Lula havia recém deixado a prisão após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O petista acionou a Justiça, que negou o pedido de indenização em primeira instância. A decisão dos desembargadores foi unânime. As informações são do portal g1.

O processo iniciou em 2019, quando a defesa de Lula ajuizou uma ação na 2ª Vara Cível da Comarca de Navegantes sobre o tema. “O réu consumou a prática do ato, sendo as faixas veiculadas nos céus do litoral norte catarinense na temporada de verão 2019/2020. Consoante as fotografias anexadas em réplica, os textos ostentavam os seguintes dizeres: ‘Lula cachaceiro devolve meu dinheiro’, ‘Lula na cadeia, eu com o pé na areia’, ‘Melhor que o verão é o Lula na prisão’ e ‘Lula enjaulado é Brasil acordado’.”

Hang pode recorrer da decisão. O g1 procurou a defesa do empresário e aguardava retorno até a última atualização desta reportagem.