Fux vota por manter ministros em processo de Bolsonaro

O Luiz Fux votou nesta tarde para manter os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin no julgamento da denúncia da PGR contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados dele por tentativa de golpe. Fux apresentou seu voto depois de Nunes Marques, que também rejeitou as ações. Os ministros que são alvos dos pedidos de afastamento se declararam impedidos nos processos em que tem atuação questionada.

Já o ministro André Mendonça votou pelo impedimento de Dino e Moraes, divergindo de todos seus colegas. O ministro se manifestou na noite desta quinta divergindo nos casos de Dino e Moraes. Já nos casos de Zanin, Mendonça — que foi indicado por Bolsonaro à vaga do STF — acompanhou o relator. As informações são do UOL.

Os processos foram julgados no plenário virtual do Supremo. O placar final do julgamento foi 9 a 1.

“Em primeiro lugar, quanto às alegações de impedimento e/ou suspeição, destaco que a análise é de competência do Presidente desta Corte (na forma do art. 278 do Regimento Interno do STF), tal como exercido na decisão agravada. Ademais, não tendo sido acolhidas as arguições pelo Ministro Presidente, tampouco reconhecidas pelos Ministros arguidos no exercício legítimo de sua íntima convicção e de sua independência judicial, acompanho o voto do Ministro relator”, afirmou Fuz em seu voto.

Veja outras postagens

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe hoje o artista Antônio Nóbrega, reconhecido pela versatilidade. Multifacetado e excelente em tudo que faz, Nóbrega é ator, dançarino, violinista, cantor e pesquisador das manifestações culturais populares do Brasil.

Em 1971, convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial, após ser visto interpretando Bach no violino, Nóbrega iniciou uma trajetória de imersão nas expressões da cultura popular, como caboclinho e cavalo-marinho. Atualmente, ao lado da esposa Rosane Almeida, coordena o Instituto Brincante, em São Paulo.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

Afiliada da Globo em Caruaru, a TV Asa Branca deu uma importante contribuição para o sucesso da noite de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte” ontem na Câmara de Vereadores da capital do Agreste. Clique e veja!

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Na minha ida, ontem, a Câmara de Vereadores de Caruaru, um detalhe me deixou curioso: o gabinete de um vereador que adotou o apelido de um animal na campanha e se deu bem: Thiago Macaco, do Podemos. Não esteve no lançamento do meu livro, mas no seu gabinete o casal de macaquinhos, ao lado do seu nome, soa hilário.

Independente do lado pitoresco e engraçado, o fato que também desperta curiosidade é o bom gosto na montagem do gabinete, que é um luxo: sofás de espera extremamente confortáveis, uma foto em destaque ao lado do prefeito, num sinal de extrema lealdade.

No seu primeiro mandato, Thiago Macaco teve 2.603 votos, sendo o décimo quarto mais votado numa Casa Legislativa composta por 23 vereadores.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

Mais uma semana de verdadeira maratona de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte” será encerrada hoje em Vertentes, no Agreste Setentrional, a 185 km do Recife. A noite de autógrafos, a partir das 19 horas, está marcada para Escola Municipal Ivan Márcio Bezerra Cavalcante, com o apoio do prefeito Israel Ferreira (PSD) e do presidente da Câmara, Paulo de Lu (PSD).

Com estes quatro compromissos, sobe para 21 o número de municípios que já receberam “Os Leões do Norte” em alto estilo, um livro de pesquisa, destinado às escolas e às novas gerações. A obra é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022.

Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.