Simão anuncia concurso público para Educação de Petrolina

Em um marco significativo para a educação de Petrolina, o prefeito Simão Durando anunciou o maior concurso público da história do município com a oferta de mais de mil vagas. A grande maioria, cerca de 80%, será destinada a professores, mas o concurso também contemplará outras áreas essenciais para o setor educacional, como secretários escolares, psicólogos e assistentes. O anúncio ocorreu durante a abertura oficial do ano letivo de 2025, ontem.

A previsão é de que o edital do novo concurso seja publicado até o início do segundo semestre. Com o novo concurso, o objetivo é expandir o quadro de profissionais, reforçar setores como o do ensino, acompanhamento, psicologia escolar, além de reconhecer o papel fundamental dos trabalhadores da educação no processo de formação dos quase 60 mil estudantes da rede.

De acordo com o prefeito Simão Durando, a medida reflete o compromisso da gestão com a melhoria contínua da qualidade do ensino público na cidade. “Este concurso é um marco para nossa gestão e, principalmente, para a educação de Petrolina. Sabemos que não se faz uma cidade forte sem uma educação forte, e isso passa por garantir que nossos professores e todos os profissionais da educação tenham condições dignas de trabalho e uma carreira estruturada. Hoje, temos a melhor educação de Pernambuco, e em quatro anos, juntos, vamos continuar sendo referência, mas do Nordeste”, afirmou.

Veja outras postagens

Petrolina - Destino

Um avião monomotor realizou um pouso forçado em uma propriedade rural de Macaíba, na Grande Natal, no fim da tarde de quinta-feira (10), e, ao tentar decolar, acabou colidindo com uma cerca. O incidente ocorreu por volta das 17h, nas proximidades das comunidades de Tapará e Ladeira Grande, conforme apurado pela Polícia Militar.

Imagens registraram o momento em que a decolagem fracassou. Após o choque, os ocupantes deixaram a aeronave no local e recorreram à ajuda de moradores vizinhos para alcançar a BR-304. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião, um Cessna U206D, estava com matrícula ativa e regularizado para operação de voo panorâmico.

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

A Prefeitura de Camaragibe sancionou nesta sexta-feira (11) a Lei nº 1046/20225, que institui o Conselho Municipal de Igualdade Racial. O anúncio foi feito pela vice-prefeita Comandante Débora na abertura da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau Caxangá), destinada a debater políticas de combate à discriminação e equidade entre os povos. O novo órgão terá a missão de estabelecer diretrizes e acompanhar programas voltados à promoção da igualdade racial no município.

Segundo o secretário de Assistência Social, Marcos Leite, “não existia em Camaragibe um conselho municipal sobre igualdade racial, uma demanda de muitos anos dos representantes dessas comunidades aqui representadas.” Ele informou que, nos próximos dias, será publicado edital no Diário Oficial do município com as informações e regras para a eleição dos primeiros membros do conselho, prevista para o segundo semestre.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Cidade Americana

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora e compositora Mariana Aydarl ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Em cumprimento a decisão judicial, o deputado federal Mário Frias (PL-SP) publicou em suas redes sociais uma nota de retratação referente a um vídeo postado em abril de 2024, no qual ele fazia referência ao conteúdo publicado pelo prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora (PP-PE) em março do mesmo ano.

Na nota, Frias esclarece que a solenidade tinha “o objetivo de anunciar a ampliação do atendimento da adutora do Agreste para três distritos do município de Brejo da Madre de Deus, os quais estão sendo abastecidos com a água do Rio São Francisco” e que, portanto, “não se trata de inauguração de um chuveiro”. A decisão consta nos autos do processo n.º 0000412-07.2024.8.17.2340, em tramitação na Vara Única da Comarca de Brejo da Madre de Deus (PE).

A retratação decorre de ação movida pelo próprio prefeito Asfora, que contestou a piada de Frias. Segundo o gestor, “ele publicou uma piada dizendo que o prefeito inaugura um chuveiro, fazendo um pouco do nordestino na minha pessoa. Aí meti ele na justiça”.

Paulistana, mas apaixonada pelo tempero da música nordestina desde criança, a cantora e compositora Mariana Aydar é a convidada do Sextou de hoje, programa musical que ancoro às sextas-feiras no horário do Frente a Frente pela Rede Nordeste de Rádio.

Voz linda, incrível e apaixonante, Maryana Aydar fez seu primeiro mergulho na música nordestina quando, ainda criança, viu sua mãe produzindo shows para Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Mais tarde, ganhou notabilidade interpretando canções de Gonzagão e de outros artistas da região, principalmente Dominguinhos, a quem homenageou com a composição “Para Dominguinhos”.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

O senador Fernando Dueire foi homenageado nesta sexta-feira (11) com o título de cidadão de Passira, município do agreste pernambucano. A solenidade foi realizada na Câmara de Vereadores da cidade, em reconhecimento aos serviços prestados pelo parlamentar ao município e à região.

O título foi proposto pelo vereador Maurício Firmino e aprovado por unanimidade. Foi entregue pelo prefeito Severino Silvestre, que destacou o compromisso de Dueire com o desenvolvimento de Passira.“O senador Fernando Dueire é um parceiro de longa data do nosso município. Sempre esteve atento às nossas demandas e atuou diretamente para garantir recursos que hoje se traduzem em melhorias concretas para a população. Esta homenagem é mais que justa, é um gesto de gratidão”, afirmou o prefeito.

Em seu discurso de agradecimento, o senador destacou a importância de Passira para o Agreste e reafirmou seu compromisso com a região. “Receber este título é motivo de orgulho e responsabilidade. Passira é uma terra de gente trabalhadora, que representa o melhor do interior de Pernambuco. Reafirmo aqui meu compromisso de seguir trabalhando por mais investimentos e oportunidades para o município”, disse Dueire.