Quem vai para a Festa da Selma?

Por Adriano Oliveira*

Os manifestantes que invadiram diversas instituições no dia 8 de janeiro de 2023 foram convidados para a Festa da Selma. Os que foram sabiam que não iriam encontrar cerveja, tira-gosto e músicas de Priscila Sena. Os que estavam acampados nas portas dos quarteis também estavam cientes de que balada pacífica não ocorreria. Portanto, todos adentraram nas instituições sem autorização e sabiam o que estavam fazendo.

Os manifestantes não eram militantes do lulismo e do petismo. Eram bolsonaristas radicais que não aceitavam o resultado da eleição democrática. Acreditavam na possibilidade de golpe militar, o qual poderia ter acontecido, caso o presidente Lula tivesse aceitado a sugestão inapropriada de convocar o Exército para a retirada dos invasores dos prédios públicos.

Veja outras postagens

Marcelo Gouveia e Gustavo Gouveia, ambos do Podemos, promovem na próxima sexta-feira (5) o lançamento oficial de suas pré-candidaturas para as eleições de 2026. Marcelo disputará uma vaga na Câmara dos Deputados, enquanto Gustavo buscará a reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O evento está marcado para as 19h, no estacionamento privado de São Severino do Ramos, e deve reunir lideranças políticas, prefeitos, vereadores e apoiadores.

Ex-prefeito de Paudalho e ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia é presidente estadual do Podemos. Já Gustavo Gouveia exerce mandato de deputado estadual. Segundo a organização, o encontro marcará o início da agenda política da dupla para a disputa eleitoral do próximo ano.

Por Mônica Bergamo
Da Folha de S.Paulo

Aos 85 anos, Boris Casoy não pensa em se aposentar. “Enquanto aguentar fisicamente e, especialmente, mentalmente, eu não pretendo. Brinco que quero morrer em frente a uma câmera.”

Em 2020, o jornalista passou a apresentar o Jornal do Boris, atração diária transmitida pelo YouTube, com cerca de meia hora. E acaba de voltar ao Grupo Silvio Santos, onde atuou de 1988 a 1997.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

Por Blog da Folha

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) participou, neste domingo (31), da 32ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte.

Durante a atividade, que ele realizou ao lado da esposa, a deputada Tabata Amaral (PSB), e de aliados políticos, o ex-prefeito do Recife exaltou a importância da valorização das tradições sertanejas, expressadas na fé e na cultura popular.

Petrolina - São João 2026

Gilson Machado e Gilson Filho também estiveram presentes, neste domingo (31), na Cavalgada à Pedra do Reino, evento turístico e cultural tradicional realizado anualmente no Sítio Histórico da Pedra do Reino, em São José do Belmonte. Patrimônio cultural do Sertão pernambucano, a festa chega à 32ª edição neste ano.

Em um trajeto de cerca de 30 quilômetros, milhares de cavaleiros participam da cavalgada. “Ela já entra no calendário como a maior cavalgada do Nordeste”, destacou o ex-ministro do turismo e cultura e pré-candidato a deputado federal, Gilson Machado Neto.

“Isso daqui é Pernambuco, isso daqui é história, é cultura. Bonito demais de conhecer e precisa ser mais divulgado”, ressaltou Gilson Filho, pré-candidato a deputado estadual.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A Prefeitura de Caruaru se pronunciou após o protesto realizado por Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) na abertura do São João 2026, quando a categoria cobrou a aplicação da Lei nº 15.326/2026 e o pagamento do piso nacional do magistério.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que a legislação não prevê o enquadramento automático de auxiliares e monitores na carreira do magistério, interpretação que está no centro da disputa entre a gestão municipal e os profissionais da educação infantil.

Veja nota na íntegra:

Caruaru - São João na Roça

Por Nayla Valença*

O que é o São João? É uma festa popular e religiosa celebrada principalmente no mês de junho, ligada ao nascimento de São João Batista. Mas, para nós nordestinos, especialmente sertanejos, o São João sempre foi muito mais do que uma data no calendário.

São João é cheiro de fogueira, milho assado, sanfona tocando ao longe. É quadrilha, xadrez, bandeirinhas coloridas, reencontros, fé e pertencimento.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Mantendo a tradição a pré-candidata ao Senado, Marília Arraes (PDT), participou, mais uma vez do encerramento da Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte, no sertão pernambucano. Ao lado do pré-candidato ao Governo, João Campos (PSB), Marília prestigiou o evento que celebra a identidade sertaneja, a cultura popular e o legado literário de Ariano Suassuna.

Consolidada como patrimônio cultural do Sertão pernambucano, a festa, que completa sua 32ª edição, reuniu milhares de pessoas em torno de tradições que misturam história, religiosidade, música, poesia e o universo armorial inspirado na obra “O Romance d’A Pedra do Reino”.

“A Cavalgada à Pedra do Reino é muito mais do que uma festa. É a celebração da nossa identidade, da força da cultura sertaneja e da riqueza histórica que faz de Pernambuco uma referência para o Brasil. Preservar tradições como essa é valorizar quem somos e garantir que as futuras gerações conheçam e se orgulhem das suas raízes. Além disso, eventos desse porte movimentam a economia, fortalecem o turismo, geram emprego e renda e mostram que a cultura também é um poderoso instrumento de desenvolvimento para o Sertão e para todo o nosso estado”, destacou Marília.

Palmares - Casa Azul

O município de Araripina recebe, nesta semana, a Carreta Cuida PE Mulher, importante iniciativa do Governo de Pernambuco voltada ao fortalecimento da saúde da mulher. A ação foi recebida pelo prefeito Evilásio Mateus e pela deputada estadual Roberta Arraes, que destacaram a importância da parceria para ampliar o acesso aos serviços especializados de saúde no Sertão do Araripe. Os atendimentos seguem durante a semana na AEDA, beneficiando centenas de mulheres do município e de toda a região.

Instalada na AEDA, a carreta oferece atendimentos gratuitos como mamografia, ultrassom de mama, telemastologia, consultas ginecológicas, colposcopia e biópsias de colo de útero e mama, garantindo mais prevenção, diagnóstico precoce e cuidado às mulheres araripinenses.

O prefeito Evilásio Mateus destacou o compromisso da gestão municipal com a saúde pública. “Estamos trabalhando para aproximar cada vez mais os serviços de saúde da população, especialmente das mulheres, que merecem atenção, cuidado e acesso digno aos atendimentos. Essa parceria com o Governo do Estado e com a deputada Roberta Arraes é fundamental para fortalecer a saúde em Araripina”, destacou o prefeito.

A deputada Roberta Arraes também celebrou a chegada da ação ao município. “É uma alegria ver Araripina recebendo um serviço tão importante para a saúde da mulher. Seguiremos trabalhando junto ao Governo do Estado e à Prefeitura para garantir mais ações e melhorias para o povo do Araripe”, afirmou a parlamentar.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e da vice-governadora Priscila Krause (PSD), o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos), participou na noite de ontem (30) da abertura oficial do São João de Caruaru 2026. Acompanhado da esposa e secretária de Turismo, Esportes e Eventos de Arcoverde, Nerianny Cavalcanti, o gestor sertanejo foi recebido pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), no tradicional Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, palco principal do evento. As informações são da Folha das Cidades.

A presença de Zeca Cavalcanti ao lado da governadora reforça a estreita relação política e administrativa construída entre Arcoverde e o Governo de Pernambuco. A participação na abertura do São João de Caruaru integra uma série de agendas institucionais cumpridas por Zeca Cavalcanti em diferentes regiões do Estado nos últimos meses.

Por Betânia Santana
Do Blog da Folha

Quem acompanhou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), na abertura do São João de Caruaru na noite de ontem (30), acredita que a gestora tenha sinalizado os nomes que vão compor a chapa na disputa pela reeleição.

Raquel Lyra pediu para registrar a imagem com ela, a vice-governadora Priscila Krause (PSD) e os pré-candidatos ao Senado Miguel Coelho (União Brasil) e Túlio Gadêlha (PSD). Os mais próximos ouviram quando ela disparou sem cerimônia: “É a foto da chapa da vitória”.

Por Américo Lopes, o Zé da Coruja*

Magno, belíssimo texto sobre o seu pai, sobre a humildade, cheio de ensinamentos e virtudes.

Quando você diz que ele foi um carpinteiro, sábio e humilde, você imediatamente remete esse grande ser humano a São José, também carpinteiro, pai terreno de Jesus — um extraordinário pai de família, o símbolo dos pais em todo o mundo.

O caminho da salvação de José e de sua Sagrada Família naqueles desertos selvagens para o Egito, mais parece o Caminho de Santiago de Compostela, mais parece o caminho de Gastão Cerquinha na educação e salvação de sua querida família, grande família, cujo comando, reconheçamos, era de Dona Margarida.

O Hospital Agamenon Magalhães, localizado no bairro de Casa Amarela, zona Norte do Recife, voltou a registrar um problema estrutural neste domingo (31). Menos de uma semana após a queda de parte do teto na triagem obstétrica da unidade, uma nova ocorrência foi registrada, desta vez na área vermelha da emergência, setor destinado ao atendimento dos casos mais graves e que necessitam de socorro imediato.

Imagens feitas no local mostram a área isolada por lonas pretas improvisadas e placas de manutenção. O cenário chamou atenção de pacientes, acompanhantes e profissionais que estavam na unidade.